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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Estratégia Educacional Complementar de Ensino de Ciên Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALBUQUERQUE, Rodney Cezar de; LEITE, Sidnei Quezada Meireles

O objetivo deste trabalho foi estudar a utilização de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como estratégia complementar de ensino de ciências, usando o Moodle para discutir o uso racional da água em uma disciplina de um curso superior de Ciências Biológicas em uma universidade do noroeste fluminense do estado do Rio de Janeiro. Foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, tendo como bas os registros de acesso da plataforma de Educação à Distância (EAD) Moodle, observações realizadas pelo autor e questionários aplicados aos discentes. Foi constatado que a tecnologia educativa de AVA se mostrou ser uma ferramenta potencial para complementar o ensino de ciências realizado em sala de aula e em laboratórios, bem como um recurso de EAD motivador e inovador para o professor e para o aluno. Nesse
sentido, foi evidenciado um aprendizado dinâmico e participativo, contribuindo para a formação acadêmica e cidadã dos alunos do ensino superior.

Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Plataforma Moodle. EaD. Ensino de Ciências. Graduação. Ensino Superior.

Downloads 438  438  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Cirurgia Bariátrica: aspectos clínico-cirúrgicos e psiquiátricos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FANDINO Julia; BENCHIMOL, Alexander K.; COUTINHO, Walmir F. Coutinho; APPOLINÁRIO, José C.

A obesidade grau III é uma doença crônica, de etiologia multifatorial, que acarreta prejuízos importantes à saúde do indivíduo. Devido a sua gravidade e difícil manejo clínico, novas estratégias de tratamento têm sido propostas, dentre as quais destaca-se a cirurgia bariátrica. O objetivo deste artigo é apresentar uma atualização sobre as técnicas cirúrgicas, assim como aspectos clínicos e psiquiátricos envolvidos com este procedimento. Como pacientes com obesidade grave podem apresentar várias complicações clínicas e um aumento da psicopatologia, é de extrema importância uma avaliação multidisciplinar criteriosa visando a reduzir possíveis complicações pós-operatórias.

Palavras-chave: Obesidade Grau III. Cirurgia Bariátrica. Compulsão Alimentar.

Downloads 433  433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082004000100007
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Cirurgia Bariátrica: indicação e importância do trabalho multidisciplinar Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FERRAZ, Edmundo Machado e FILHO, Martins Euclides Dias

Existe consenso na indicação cirúrgica de pacientes portadores de obesidade mórbida em duas situações: 1 - IMC igualou superior a 40; 2 - IMC igual ou superior a 35 na vigência de co-morbidades afetando o paciente. O tratamento cirúrgico deve ser evitado em crianças e adolescentes e em pacientes com doenças incapacitantes como cirrose hepática e o D.P.O.C. ou acima dos 70 anos. Não existe consenso quanto a necessidade e o tempo de tratamento conservador prévio.Outra contraindicação é doença endócrina (síndrome de Cushing), sendo contra-indicações relativas os distúrbios psicóticos, o alcoolismo e a dependência química. Em todos os casos de tratamento cirúrgico recomenda-se preenchimento pelo paciente e/ou seus familiares do consentimento informado.(AU)

Palavras-chave: Obesidade Mórbida/Cirurgia. Gastroplastia. Derivação Gástrica.

Downloads 432  432  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre o aquecimento global antropogênico Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MOLION, Luiz Carlos Baldicero

Segundo o IPCC, é muito provável que o incremento da temperatura média global seja devido ao aumento dos gases de efeito-estufa pelas atividades humanas, que supostamente elevaram a concentração de CO2 a 379 ppmv em 2005, ultrapassando seu limite natural, que seria de 300 ppmv. E, ainda, é muito provável que o aumento médio de temperatura, para a concentração de CO2 dobrada, estaria entre 2 e 4,5°C e que uma das conseqüências seria o aumento do nível do mar de até 0,6 metros. Neste artigo, discutiu-se criticamente a hipótese do aquecimento global antropogênico, demonstrando que ela carece de bases científicas sólidas, e que as projeções catastróficas elaboradas pelo IPCC foram baseadas em resultados de modelos de clima (MCG), cujas equações matemáticas não representam adequadamente os processos físicos que ocorrem na atmosfera, particularmente a cobertura de nuvens e o ciclo hidrológico. Ou seja, as projeções futuras dos MCG, resultantes de cenários hipotéticos, são meros exercícios acadêmicos, não confiáveis e, portanto, não utilizáveis para o planejamento das atividades humanas e o bem-estar social. Argumenta-se que a influência humana no clima global, se existir, seja muito pequena e impossível de ser detectada em face da grande variabilidade natural do clima. Considerando o passado recente, é muito provável que ocorra um resfriamento global nos próximos 20 anos ao invés de um aquecimento.

Palavras chave: Variabilidade climática. ODP. Modelos Climáticos

Artigo sugerido pela professora Maria Lucia Lopes

Downloads 429  429  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFAL  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
Auler, Décio e Delizoicov, Demétrio

A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute- se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.

Palavras-chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Downloads 425  425  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Aspectos críticos do controle do dengue no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TAUIL, Pedro Luiz.

O dengue é hoje a principal doença re-emergente no mundo. Na ausência de uma vacina preventiva eficaz, de tratamento etiológico e quimioprofilaxia efetivos, o único elo vulnerável para reduzir a sua transmissão é o mosquito Aedes aegypti, seu principal vetor. As dificuldades de combater este mosquito, em grandes e médias cidades, são muitas. Há facilidades para sua proliferação e limitações para reduzir seus índices de infestação, geradas pela complexidade da vida urbana atual. Os objetivos do controle do dengue devem ser estabelecidos com base nos conhecimentos científicos e técnicos disponíveis. Assim, não sendo possível evitar casos de dengue em áreas infestadas pelo A. aegypti, é possível prevenir epidemias de grandes dimensões por meio do aprimoramento da vigilância epidemiológica, e é possível e factível reduzir a letalidade da doença, dos níveis atuais de 5 a 6% para cerca de 1% das formas graves. A elaboração e execução de planos estratégicos de organização da assistência aos casos suspeitos de dengue têm mostrado,tanto em outros países, como em algumas cidades brasileiras, ser um instrumento muito útil na redução da letalidade.

Palavras-chave Controle de vetores. Surto de doenças. Aedes. Dengue. Vigilância epidemiológica.

Downloads 425  425  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(3):867-871,  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades de limitações Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos e MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo são apresentados resultados de pesquisa sobre a introdução de aspectos sociocientíficos (ASC) em sala de aula, com o propósito de identificar potencialidades e limitações desse processo e implicações para o currículo e para o processo de formação de professores. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso, em que foram produzidos dados a partir de entrevistas, observações registradas em diário de campo e análise de aulas gravadas em vídeo. As aulas gravadas foram transcritas e interações discursivas de episódios de abordagem de ASC foram analisadas. A investigação teve como objetivos a identificação das estratégias e conteúdos explorados pela professora na abordagem de ASC e dos fatores que facilitaram e dificultaram a abordagem desses aspectos. O estudo foi conduzido em uma escola pública do ensino médio em que a professora adotava o livro didático Química na Sociedade. A análise dos dados evidenciou a importância da preparação do professor na condução de discussões de ASC. Há indicadores de que a abordagem de ASC potencializa o aumento de interações dialógicas em sala de aula e facilita a emergência de situações vivenciais dos alunos e a introdução de atitudes e valores em uma perspectiva humanística. O estudo demonstrou também a importância da adoção de estratégias que envolvam os alunos na discussão de ASC, como o uso de debates por meio de questões abertas e o uso de vídeos de temas sociocientíficos. Ao final, defende-se a introdução de ASC como elemento constitutivo dos currículos de ciências no sentido de seu objetivo de formação para a cidadania.

Palavras-chave: Aspecto sociocientífico. Educação científica humanística. Educação para cidadania. Análise de discurso. Formação de professores.

Downloads 420  420  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID214/v14_n2_a2009.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Astronomia Indígena Popular Versão: pdf
Atualização:  5/2/2013
Descrição:
AFONSO, Germano Bruno

Os conhecimentos astronômicos empíricos dos indígenas, relativos aos movimentos do Sol, da Lua, da Via-Láctea e de suas constelações, associados à biodiversidade local, suficientes para a sobrevivência em sociedade, são desconhecidos por muitos historiadores da ciência. Nesta artigo, apresentamos uma parte desses conhecimentos, que conseguimos resgatar, utilizando documentos históricos, que relatam a importância da astronomia no cotidiano das famílias indígenas; vestígios arqueológicos, tais como a arte rupestre e os monumentos rochosos, que possuem conotação astronômica; diálogos informais e observações do céu com pajés de todas as regiões brasileiras.

Palavras-chave: Astronomia indígena, Astros, constelações.

Downloads 419  419  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica: Um Novo "Paradigma"? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
Auler, Décio

Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Palavras-chave: Alfabetização científico-tecnológica. Abordagem conceitual. Abordagem temática.

Downloads 413  413  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Algo Aqui Não Cheira Bem... A Química do Mau Cheiro Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SILVA, Vitor de Almeida; BENITE, Anna Maria Canavarro; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa.

O presente trabalho busca explorar o universo dos odores como uma forma de oferecer aos professores de ciências uma nova maneira de contextualizar alguns temas da química, explorando, para isso, o sistema olfativo. Culturalmente, associamos o mau cheiro a situações que nos alertam perigo ou a fenômenos que exigem grande cautela. Geralmente essas sensações de estresse psicológico fazem com que o nosso cérebro memorize o odor que está associado a tais situações. Ao relembrar do odor, lembramo-nos do momento vivido e procuramos evitá-lo novamente. É exatamente esse processo de significância que o odor atribui a um momento de estresse ou perigo que o artigo explora que auxiliará na abordagem de conteúdos de ciências. Por meio do olfato, espera-se desenvolver melhor o campo dos modelos mentais pela sensação que o odor é capaz de provocar, desmistificando a ideia de que os experimentos visuais são o tipo que mais apresentam significância aos experimentos de ciências.

Palavras-chave: Mau cheiro. Sistema olfativo. Ensino de química.

Downloads 413  413  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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