Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Socialização do Conhecimento Científico: um estudo numa perspectiva discursiva Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MICHINEL, José Luis; BURNHAM, Teresinha Fróes

O foco deste trabalho é o estudo da socialização do conhecimento científico que tem sido produzido pela comunidade da ciência e que se busca comunicar à “comunidade ampliada”. Assumimos tal socialização como uma condição de produção de significados, numa perspectiva discursiva, cujo objetivo é não só o compartilhamento de conhecimento produzido em comunidades científicas, mas também aprofundar a compreensão sobre ações envolvidas neste processo de informação, mediações e meios necessários, para que subsídios gerados em tais comunidades se transforme em conhecimento pessoal de “indivíduos sociais” através da construção de significados relevantes à formação da cidadania. A Análise de Discurso na versão francesa, segundo Pêcheux e Orlandi, foi tomada como referente para pensar o problema, assim como caracterizá- lo teórica e metodologicamente.

Palavras-chave: Socialização do Conhecimento. Análise de Discurso. Educação em Ciências.

Downloads 1320  1320  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(3), pp.369-381, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID177/v12_n3_a2007.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Como Avaliar um Projeto de Pesquisa em Educação em Ciências? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VILLANI, Alberto; PACCA, Jesuina Lopes de Almeida

Neste trabalho pretendemos iniciar o debate sobre esse tema tão importante, uma vez que todos nós fazemos parte da comunidade científica que faz projetos e que os avalia. Pretendemos mostrar que os critérios comumente utilizados para julgar um trabalho de pesquisa não são necessariamente os mais importantes para julgar um projeto de pesquisa e suas perspectivas. Neste caso trataremos de buscar indícios que apontem para uma boa fundamentação e um procedimento adequado presentes em um projeto de pesquisa, que possam mostrar boas perspectivas de sucesso. Focalizaremos os pontos que consideramos fundamentais num trabalho de pesquisa, tentando problematizar as dificuldades que podem ser encontradas, tanto à luz da reflexão metodológica tradicional bem como de uma abordagem mais moderna.

Palavras-chave: Projeto. Critérios de Avaliação. Árbitros. Valor de um Projeto.

Downloads 1323  1323  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI– V6(1), pp. 7-28, 2001  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID67/v6_n1_a2001.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A História da Disciplina Escolar Ciências nas Dissertações e Teses Brasileiras no Período 1981-1995 Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Marcia Serra; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa

O artigo aborda a história da disciplina escolar de ciências, na produção acadêmica brasileira entre 1981 e 1995. Analisa nove dissertações e teses que focalizam o ensino fundamental e que possuem um viés histórico. Com base em Goodson, argumenta que o entendimento do processo de construção social de uma determinada disciplina exige a consideração de fatores internos e externos. Destaca, ao mesmo tempo, a importância de se analisarem, entre os diversos fatores internos, as teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação. Afirma que ainda há muito a ser investigado sobre a área em pauta, uma vez que boa parte dos trabalhos realizados são muito descritivos.

Palavras-chave: Currículo. Ensino de Ciências. História das disciplinas.

Downloads 1334  1334  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO – Vol 03, n. 01, jun. 2001.  Site http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n2/marciantonio.PDF
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Quando Visões de Mundo se Encontram: religião e ciências na trajetória de formação de alunos protest Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SEPULVEDA, Claudia; EL-HANI, Charbel Niño

Este trabalho analisa como educação religiosa e educação científica se relacionam ao longo da trajetória de formação profissional de alunos protestantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A análise foi baseada no mapeamento das concepções de natureza dos alunos investigados e na caracterização de suas estratégias para administrar a convivência entre conhecimento científico e conhecimento religioso em sua visão de mundo.

Palavras-chave: Educação Religiosa. Educação Científica. Concepção de Natureza. Concepção de Ciência. Construtivismo Contextual. Formação de Professores.

Downloads 1338  1338  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(2), pp. 137-175, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID113/v9_n2_a2004.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Discursos de Professores de Ciências sobre Leitura Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ANDRADE, Inez Barcellos de; MARTINS, Isabel

Neste trabalho, partimos do pressuposto que os professores atuam como mediadores das práticas escolares de leitura e problematizamos suas práticas, sentidos e representações sobre leitura. Investigamos os sentidos que um grupo de professores de Física, Química e Biologia, que atuam em uma escola federal de ensino médio e técnico, atribuem à leitura. Seguindo um quadro teórico-metodológico identificado como a análise do discurso de linha francesa, consideramos que sentidos, conceitos e concepções de leitura são construídos historicamente, através de discursos produzindo efeitos de sentidos que determinam práticas ideológicas. Nossos resultados mostram que, para esse grupo de professores, não existiram, na sua formação, inicial e continuada, oportunidades de refletir sobre o papel da leitura no ensino e na aprendizagem de ciências.

Palavras-chave: Leitura. Análise do Discurso Francesa. Professores de Ciências.

Downloads 1343  1343  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(2), pp. 121-151, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID148/v11_n2_a2006.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JACOBI, Pedro

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.

Palavras-chave: Cidadania. Ecologia. Educação Ambiental.

Downloads 1344  1344  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março 20  Site http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicaçõe Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira

Neste trabalho, como parte de uma pesquisa maior (Harres, 1999), situamos o estado atual da pesquisa, realizada fora do contexto brasileiro, nas Concepções sobre a Natureza da Ciência - CNC. Além de outras pesquisas, sintetizamos os resultados de três importantes revisões anteriores (Ledermann, 1992; Koulaidis e Ogborn, 1995; Porlán e Rivero, 1998) comparando-as com outros resultados mais recentes e destacando as implicações desses resultados para o ensino de Ciências.

Palavras-chave: Concepções dos Professores. Natureza da Ciência. Ensino de Ciências.

Downloads 1346  1346  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V4(3), pp. 197-211, 1999  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID53/v4_n3_a1999.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Obesidade e Peso Corporal: riscos e consequências Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SALVE, Mariângela Gagliardi Caro

A manutenção do peso corporal, considerado ideal, é um fator determinante no estado considerado saudável, levando ao bem-estar e melhor qualidade de vida. Em situações que ocorrem desequilíbrio entre a ingestão calórica e a diminuição da prática da atividade física ocorre a obesidade. Essa pode causar vários distúrbios. Como medida de controle, para prevenção da obesidade, é fundamental manter uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente, considerada aeróbia, com envolvimento de grandes grupos musculares, ritmo constante e com intensidade moderada.

Palavras-chave: Peso Corporal. Obesidade, Dieta Alimentar, Atividade Física.

Downloads 1346  1346  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimento & Percepção  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O texto de genética no livro didático de Ciências: uma análise retórica crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO,Tatiana Galieta; MARTINS, Isabel

Neste artigo discutimos o texto de genética do livro didático de Ciências a partir de um quadro teórico-metodológico da análise retórica crítica que privilegia aspectos de interação entre o texto e seu contexto na construção de sentidos pelos sujeitos. Para tanto, utilizamos categorias de análise – exigências, autoria, audiência e ausências – que exploram as relações conceituais entre leitores e autores e, entre estes e o conhecimento científico e seu ensino na escola. A partir de nossos resultados sugerimos reflexões que fundamentem o trabalho do professor com o livro didático em sala de aula.

Palavras-chave: Livro Didático. Análise Retórica. Discurso. Educação em Ciências.

Downloads 1349  1349  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V10(2), pp. 255-278, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID131/v10_n2_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Redes Cotidianas de Conhecimento e os Museus de Ciência Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GOUVÊA, Guaracira; VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; MARANDINO, Martha

Os crescentes desafios gerados pelos avanços tecnológicos e da informação convocam a educação a cumprir a função de suprir as demandas de ampliação da cultura científica da sociedade. O museu de ciência, enquanto promotor de educação não-formal, exerce seu papel social ao se apresentar como uma instância das redes cotidianas de conhecimento que pode contribuir nessa ampliação. A presente reflexão é fruto das investigações realizadas pela equipe da Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, e se refere particularmente aos estudos sobre a especificidade da instituição museu e às questões ligadas à relação museu – escola.

Palavras-chave: Desafios. Avanços Tecnológicos. Informação. Museu. Ciência.

Downloads 1353  1353  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Parecerias Estratégicas, Brasília, n. 11, 2001. FE  Site http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/redescotidianasartigo9.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 (17) 18 19 20 21 22 23 24 »