Categoria: Ciências Artigos |
A Socialização do Conhecimento Científico: um estudo numa perspectiva discursiva |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MICHINEL, José Luis; BURNHAM, Teresinha Fróes
O foco deste trabalho é o estudo da socialização do conhecimento científico que tem sido produzido pela comunidade da ciência e que se busca comunicar à “comunidade ampliada”. Assumimos tal socialização como uma condição de produção de significados, numa perspectiva discursiva, cujo objetivo é não só o compartilhamento de conhecimento produzido em comunidades científicas, mas também aprofundar a compreensão sobre ações envolvidas neste processo de informação, mediações e meios necessários, para que subsídios gerados em tais comunidades se transforme em conhecimento pessoal de “indivíduos sociais” através da construção de significados relevantes à formação da cidadania. A Análise de Discurso na versão francesa, segundo Pêcheux e Orlandi, foi tomada como referente para pensar o problema, assim como caracterizá- lo teórica e metodologicamente.
Palavras-chave: Socialização do Conhecimento. Análise de Discurso. Educação em Ciências.
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1320 0 bytes IENCI – V12(3), pp.369-381, 2007 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID177/v12_n3_a2007.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
A História da Disciplina Escolar Ciências nas Dissertações e Teses Brasileiras no Período 1981-1995 |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Marcia Serra; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa
O artigo aborda a história da disciplina escolar de ciências, na produção acadêmica brasileira entre 1981 e 1995. Analisa nove dissertações e teses que focalizam o ensino fundamental e que possuem um viés histórico. Com base em Goodson, argumenta que o entendimento do processo de construção social de uma determinada disciplina exige a consideração de fatores internos e externos. Destaca, ao mesmo tempo, a importância de se analisarem, entre os diversos fatores internos, as teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação. Afirma que ainda há muito a ser investigado sobre a área em pauta, uma vez que boa parte dos trabalhos realizados são muito descritivos.
Palavras-chave: Currículo. Ensino de Ciências. História das disciplinas.
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1334 0 bytes ENSAIO – Vol 03, n. 01, jun. 2001. http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n2/marciantonio.PDF |
Categoria: Ciências Artigos |
Discursos de Professores de Ciências sobre Leitura |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ANDRADE, Inez Barcellos de; MARTINS, Isabel Neste trabalho, partimos do pressuposto que os professores atuam como mediadores das práticas escolares de leitura e problematizamos suas práticas, sentidos e representações sobre leitura. Investigamos os sentidos que um grupo de professores de Física, Química e Biologia, que atuam em uma escola federal de ensino médio e técnico, atribuem à leitura. Seguindo um quadro teórico-metodológico identificado como a análise do discurso de linha francesa, consideramos que sentidos, conceitos e concepções de leitura são construídos historicamente, através de discursos produzindo efeitos de sentidos que determinam práticas ideológicas. Nossos resultados mostram que, para esse grupo de professores, não existiram, na sua formação, inicial e continuada, oportunidades de refletir sobre o papel da leitura no ensino e na aprendizagem de ciências.
Palavras-chave: Leitura. Análise do Discurso Francesa. Professores de Ciências.
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1343 0 bytes IENCI – V11(2), pp. 121-151, 2006 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID148/v11_n2_a2006.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
JACOBI, Pedro A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.
Palavras-chave: Cidadania. Ecologia. Educação Ambiental.
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1344 0 bytes Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março 20 http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicaçõe |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira
Neste trabalho, como parte de uma pesquisa maior (Harres, 1999), situamos o estado atual da pesquisa, realizada fora do contexto brasileiro, nas Concepções sobre a Natureza da Ciência - CNC. Além de outras pesquisas, sintetizamos os resultados de três importantes revisões anteriores (Ledermann, 1992; Koulaidis e Ogborn, 1995; Porlán e Rivero, 1998) comparando-as com outros resultados mais recentes e destacando as implicações desses resultados para o ensino de Ciências.
Palavras-chave: Concepções dos Professores. Natureza da Ciência. Ensino de Ciências.
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1346 0 bytes IENCI – V4(3), pp. 197-211, 1999 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID53/v4_n3_a1999.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Obesidade e Peso Corporal: riscos e consequências |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SALVE, Mariângela Gagliardi Caro
A manutenção do peso corporal, considerado ideal, é um fator determinante no estado considerado saudável, levando ao bem-estar e melhor qualidade de vida. Em situações que ocorrem desequilíbrio entre a ingestão calórica e a diminuição da prática da atividade física ocorre a obesidade. Essa pode causar vários distúrbios. Como medida de controle, para prevenção da obesidade, é fundamental manter uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente, considerada aeróbia, com envolvimento de grandes grupos musculares, ritmo constante e com intensidade moderada.
Palavras-chave: Peso Corporal. Obesidade, Dieta Alimentar, Atividade Física.
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1346 0 bytes Movimento & Percepção |
Categoria: Ciências Artigos |
Redes Cotidianas de Conhecimento e os Museus de Ciência |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GOUVÊA, Guaracira; VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; MARANDINO, Martha Os crescentes desafios gerados pelos avanços tecnológicos e da informação convocam a educação a cumprir a função de suprir as demandas de ampliação da cultura científica da sociedade. O museu de ciência, enquanto promotor de educação não-formal, exerce seu papel social ao se apresentar como uma instância das redes cotidianas de conhecimento que pode contribuir nessa ampliação. A presente reflexão é fruto das investigações realizadas pela equipe da Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, e se refere particularmente aos estudos sobre a especificidade da instituição museu e às questões ligadas à relação museu – escola.
Palavras-chave: Desafios. Avanços Tecnológicos. Informação. Museu. Ciência.
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1353 0 bytes Parecerias Estratégicas, Brasília, n. 11, 2001. FE http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/redescotidianasartigo9.pdf |
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