Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Raio Passo a Passo Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SABA, Marcelo M.F.

O comportamento dos raios é assunto de constante pesquisa no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Neste artigo o leitor aprenderá um pouco mais sobre este fenômeno.

Palavras-chave: Raio. Descarga. Eletricidade.

Downloads 1085  1085  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Sal Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CHEMELLO, Emiliano.

Apresenta a análise da presença do sal na cozinha, além de uma viagem histórica sobre a sua utilização por povos antigos. Procura fazer uma análise química do sal, explicando a luz das teorias que justificam a formação do composto. Como não bastasse, traz algumas curiosidades.

Palavras-chave: sal, cloreto de sódio, química do sal.

Downloads 2410  2410  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica ZOOM da Editora Cia da Escola –  Site 
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O texto de genética no livro didático de Ciências: uma análise retórica crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO,Tatiana Galieta; MARTINS, Isabel

Neste artigo discutimos o texto de genética do livro didático de Ciências a partir de um quadro teórico-metodológico da análise retórica crítica que privilegia aspectos de interação entre o texto e seu contexto na construção de sentidos pelos sujeitos. Para tanto, utilizamos categorias de análise – exigências, autoria, audiência e ausências – que exploram as relações conceituais entre leitores e autores e, entre estes e o conhecimento científico e seu ensino na escola. A partir de nossos resultados sugerimos reflexões que fundamentem o trabalho do professor com o livro didático em sala de aula.

Palavras-chave: Livro Didático. Análise Retórica. Discurso. Educação em Ciências.

Downloads 1349  1349  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V10(2), pp. 255-278, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID131/v10_n2_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Trabalho com Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SILVA, Andréa Cristina Sousa e.

Ainda que esteja inserida nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Educação Ambiental ainda gera inúmeros questionamentos entre estudiosos e professores da educação básica, acostumados a lidar, respectivamente, com a teoria e a prática do tema em questão. Sabendo-se que a Educação Ambiental não deve ser inserida como uma disciplina nos currículos escolares, então como trabalhá-la? Os PCN’s orientam e afirmam ser a interdisciplinaridade a melhor forma de trabalhá-la verdadeiramente nas Escolas. No entanto, deparamo-nos com professores despreparados para trabalhar de forma interdisciplinar. Para minimizar os problemas, aparecem os projetos de Educação Ambiental, que têm como objetivo trabalhar temas ambientais, através do envolvimento de professores, alunos e comunidade, ensinando a cada um a assumir sua parcela de responsabilidade sócioambiental.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Projetos. Escolas.

Downloads 1484  1484  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-12  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Obesidade e Peso Corporal: riscos e consequências Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SALVE, Mariângela Gagliardi Caro

A manutenção do peso corporal, considerado ideal, é um fator determinante no estado considerado saudável, levando ao bem-estar e melhor qualidade de vida. Em situações que ocorrem desequilíbrio entre a ingestão calórica e a diminuição da prática da atividade física ocorre a obesidade. Essa pode causar vários distúrbios. Como medida de controle, para prevenção da obesidade, é fundamental manter uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente, considerada aeróbia, com envolvimento de grandes grupos musculares, ritmo constante e com intensidade moderada.

Palavras-chave: Peso Corporal. Obesidade, Dieta Alimentar, Atividade Física.

Downloads 1347  1347  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimento & Percepção  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GOMES, Henrique José Polato; OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de.

Muitas estratégias usadas por docentes para tornar o ensino mais atrativo, ou com intenção de facilitálo, na realidade podem se tornar sérios entraves na aprendizagem do ensino científico. Com a equivocada convicção que explicam, metáforas e analogias utilizadas, podem não suscitar interesse pela compreensão do fenômeno. Bachelard chamou esses subterfúgios de obstáculos epistemológicos e o objetivo deste trabalho foi identificá-los em alunos de oitava série do ensino fundamental e de primeiro ano do ensino médio, referentes ao ensino de atomística, procurando compará-los, visto que aprenderam este conteúdo com diferentes materiais didáticos. Para tanto, foram aplicados 291 questionários nos quais foram analisados respostas e desenhos, que evidenciam tais obstáculos.

Palavras-chave: Atomística. Obstáculos epistemológicos. Bachelard. Aprendizagem.

Downloads 1271  1271  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: 96-109.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Orientação sexual em uma escola: recortes de corpos e de gênero Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALTMANN, Helena.

Este artigo trata da orientação sexual em uma escola municipal de ensino fundamental do Rio de Janeiro. As reflexões acerca de como uma escola desenvolve esse trabalho são desencadeadas a partir da emergência de um recorte de gênero. O fato de um maior número de meninas do que de meninos ter se disponibilizado a conceder as entrevistas conduz a uma reflexão sobre quem aborda esses assuntos com os/as adolescentes e sobre como o tema da sexualidade é focado, delimitado e inserido na escola. Pode-se dizer que há dois temas centrais em torno dos quais são organizadas as aulas sobre sexualidade – gravidez e DST’s/AIDS –, aos quais estão ligados suas formas de prevenção – camisinha e métodos anticoncepcionais. A seguir, são discutidas questões sobre os diferentes modos de a escola recortar e abordar pedagogicamente os corpos de mulheres e de homens, o que é relacionado ao processo histórico de medicalização do corpo da mulher. Por fim, são discutidas algumas
questões sobre alguns paradoxos enfrentados por adolescentes em relação à anticoncepção.

Palavras-chave: Orientação sexual. Escola. Sexualidade. Gênero. Adolescente.

Downloads 443  443  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma cadernos pagu (21) 2003: pp.281-315.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Os caminhos de Newton para a gravitação universal: uma revisão de debate historiográfico entre Cohen Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TEIXEIRA, Elder Sales; PEDUZZI, Luiz O. Q; JR, Olival Freire.

Este trabalho tem como objetivos apresentar uma revisão delimitada sobre os caminhos científicos trilhados por Newton até este chegar à sua lei da Gravitação Universal (GU), a partir das análises feitas por I. Bernard Cohen e Richard S. Westfall, estabelecendo um contraste entre as interpretações desses dois historiadores; e discutir possíveis contribuições que esta revisão pode trazer para o ensino do tópico GU orientado pela História e Filosofia da Ciência (HFC).

Palavras-chave: Gravitação Universal. História da Ciência. Ensino de Física.

Downloads 845  845  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 215-254, ago  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Percepção e Educação Ambiental sobre o Ecossistema Manguezal Incrementando as Disciplinas de Ciênci Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Lauro Lopes; FARRAPEIRA, Cristiane Maria Rocha; RODRIGUES, Rotichilda O. Lopes

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as percepções de alunos de uma escola sobre o ecossistema manguezal, usando elementos didáticos e naturais disponíveis para realizar uma ação de educação ambiental. A percepção prévia dos alunos sobre o ecossistema foi avaliada por meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada com uma visita a um manguezal conservado (Rio Paripe, Itamaracá) e outro impactado (Rio Jiquiá, Recife, perto da escola), sendo aplicados novos questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas. Os estudantes demonstraram um conhecimento prévio relativo sobre o manguezal e a ação educativa demonstrou eficácia na transferência dos conceitos ecológicos sobre o ecossistema, valendo-se do método de aproveitar seu conhecimento cotidiano para incentivá- los a conhecer o lado científico do tema, culminando com o desenvolvimento da consciência ecológica.

Palavras-chave: Manguezal. Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Contextualização. Ensino.

Downloads 1454  1454  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(1), pp.79-93, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID139/v13_n1_a2008.pdf
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa em ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DELIZOICOV, Demétrio

Através de aspectos relacionados à área de ensino de Ciências, tais como existência de cursos e programas de pós-graduação, de periódicos especializados na publicação de resultados de pesquisas e de eventos científicos específicos, constata-se que esta constitui um campo social de produção de conhecimento. A partir de dados contidos em trabalhos que têm como objeto de análise dissertações e teses em ensino de ciências defendidas no Brasil, desde 1972, argumenta-se que o campo se organiza em coletivos de pensamento afinados com os das ciências humanas que investigam problemas relativos à disseminação sistematizada de conhecimentos científicos, que é caracterizada como um processo complexo de interação entre três grandes círculos socioculturais.

Palavras-chave: Teses e dissertações em ensino de Ciências. Coletivos de pensamento. Impacto da pesquisa em ensino de Ciências.

Downloads 1617  1617  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 145-175, ago. 2004  Site http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/21-2/artpdf/a1.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 (17) 18 19 20 21 22 23 24 »