Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Poluição e Tratamento de Água Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AZEVEDO, Eduardo Bessa.

Este artigo discute de maneira geral a poluição do meio ambiente e, mais especificamente,a das águas. Apresenta as várias formas de poluição que afetam as nossas reservas d’água, exemplos de minimização de rejeitos e uma síntese das tecnologias disponíveis para o tratamento de efluentes.

Palavras-chave: Água. Meio ambiente. Poluição. Tratamento de água.

Downloads 392  392  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Química Nova na Escola n° 10, novembro 1999  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Comportamento de restrição alimentar e obesidade Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BERNARDI, Fabiana; CICHELERO, Cristiane CICHELERO e VITOLO, Márcia Regina

A obesidade é uma doença de alta prevalência no mundo e é responsável por sérias repercussões orgânicas e psicossociais, desde a infância até a vida adulta. O comportamento alimentar tem bases biológicas e sociais e, associado, à obesidade, torna-se um processo ainda mais complexo pelos aspectos psicológicos envolvidos, os quais se expressam por meio de humor depressivo, ansiedade, sentimento de culpa e, também, por mecanismos fisiológicos, como a resistência ao jejum na vigência de dietas restritivas. Há evidências de que, em indivíduos obesos, comportamentos de compulsão alimentar e ou restrição são mais frequentes e parecem ser, em parte, responsáveis pelos fracassos observados no tratamento da obesidade. As restrições e auto-imposições das pessoas que fazem dieta, parecem ter um efeito rebote, resultando em compulsão alimentar, a qual pode associar-se a consequências psicológicas, como a perda da auto-estima, mudanças de humor e distração. As reflexões desta revisão sugerem que os programas para redução de peso corporal devem enfocar as bases do comportamento alimentar e desenvolver, efetivamente, ações interdisciplinares que permitam obter resultados eficazes no tratamento da obesidade.

Palavras-chave: Conduta Alimentar. Obesidade. Peso Corporal. Restrição Alimentar.

Downloads 389  389  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Nutrição  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732005000100008
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Estratégia Educacional Complementar de Ensino de Ciên Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALBUQUERQUE, Rodney Cezar de; LEITE, Sidnei Quezada Meireles

O objetivo deste trabalho foi estudar a utilização de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como estratégia complementar de ensino de ciências, usando o Moodle para discutir o uso racional da água em uma disciplina de um curso superior de Ciências Biológicas em uma universidade do noroeste fluminense do estado do Rio de Janeiro. Foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, tendo como bas os registros de acesso da plataforma de Educação à Distância (EAD) Moodle, observações realizadas pelo autor e questionários aplicados aos discentes. Foi constatado que a tecnologia educativa de AVA se mostrou ser uma ferramenta potencial para complementar o ensino de ciências realizado em sala de aula e em laboratórios, bem como um recurso de EAD motivador e inovador para o professor e para o aluno. Nesse
sentido, foi evidenciado um aprendizado dinâmico e participativo, contribuindo para a formação acadêmica e cidadã dos alunos do ensino superior.

Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Plataforma Moodle. EaD. Ensino de Ciências. Graduação. Ensino Superior.

Downloads 369  369  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Aspectos críticos do controle do dengue no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TAUIL, Pedro Luiz.

O dengue é hoje a principal doença re-emergente no mundo. Na ausência de uma vacina preventiva eficaz, de tratamento etiológico e quimioprofilaxia efetivos, o único elo vulnerável para reduzir a sua transmissão é o mosquito Aedes aegypti, seu principal vetor. As dificuldades de combater este mosquito, em grandes e médias cidades, são muitas. Há facilidades para sua proliferação e limitações para reduzir seus índices de infestação, geradas pela complexidade da vida urbana atual. Os objetivos do controle do dengue devem ser estabelecidos com base nos conhecimentos científicos e técnicos disponíveis. Assim, não sendo possível evitar casos de dengue em áreas infestadas pelo A. aegypti, é possível prevenir epidemias de grandes dimensões por meio do aprimoramento da vigilância epidemiológica, e é possível e factível reduzir a letalidade da doença, dos níveis atuais de 5 a 6% para cerca de 1% das formas graves. A elaboração e execução de planos estratégicos de organização da assistência aos casos suspeitos de dengue têm mostrado,tanto em outros países, como em algumas cidades brasileiras, ser um instrumento muito útil na redução da letalidade.

Palavras-chave Controle de vetores. Surto de doenças. Aedes. Dengue. Vigilância epidemiológica.

Downloads 368  368  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(3):867-871,  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Cirurgia Bariátrica: indicação e importância do trabalho multidisciplinar Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FERRAZ, Edmundo Machado e FILHO, Martins Euclides Dias

Existe consenso na indicação cirúrgica de pacientes portadores de obesidade mórbida em duas situações: 1 - IMC igualou superior a 40; 2 - IMC igual ou superior a 35 na vigência de co-morbidades afetando o paciente. O tratamento cirúrgico deve ser evitado em crianças e adolescentes e em pacientes com doenças incapacitantes como cirrose hepática e o D.P.O.C. ou acima dos 70 anos. Não existe consenso quanto a necessidade e o tempo de tratamento conservador prévio.Outra contraindicação é doença endócrina (síndrome de Cushing), sendo contra-indicações relativas os distúrbios psicóticos, o alcoolismo e a dependência química. Em todos os casos de tratamento cirúrgico recomenda-se preenchimento pelo paciente e/ou seus familiares do consentimento informado.(AU)

Palavras-chave: Obesidade Mórbida/Cirurgia. Gastroplastia. Derivação Gástrica.

Downloads 367  367  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
Auler, Décio e Delizoicov, Demétrio

A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute- se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.

Palavras-chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Downloads 366  366  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Epidemiologia e Medidas de Prevenção do Dengue Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TEIXEIRA, Maria da Glória; BARRETO, Maurício Lima; GEURRA, Zouraide.

O dengue apresenta-se nos grandes centros urbanos de várias regiões do mundo, inclusive do Brasil, sob a forma de epidemias de grande magnitude, e sob a forma hiperendêmica, nos lugares onde um ou mais sorotipos circularam anteriormente. Mesmo considerandose as lacunas dos conhecimentos disponíveis para prever, sob firmes bases científicas, as futuras ocorrências de epidemias das formas graves desta enfermidade,a atual situação epidemiológica e entomológica de extensas áreas de vários continentes evidencia grandes possibilidades para agravamento do cenário atual, pois os fatores que determinam a reemergência destas infecções são difíceis de serem eliminados. O acompanhamento da atual situação de circulação dos quatro sorotipos dos vírus do dengue e o conhecimento das dificuldades que estão sendo enfrentadas para impedir a ocorrência destas infecções e do risco potencial do reflexo destes acontecimentos para a população são fundamentais para que dirigentes e profissionais da rede de serviços do SUS possam discutir, posicionarse e orientar suas estratégias de intervenção neste campo. Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão dos fatores determinantes destas infecções, assim como apresentar e discutir as medidas de prevenção disponíveis, apontando algumas reflexões úteis para o debate.

Palavras-chave: Dengue. Fatores Determinantes. Epidemiologia. Prevenção.

Downloads 363  363  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Informe Epidemiológico do SUS 1999, 8(4):5-33.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A,B,C,D,E de Hepatites para Comunicadores Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Diante do incremento na detecção dos casos de hepatites virais no Brasil, o Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério da Saúde tem empreendido ações de aproximação juntos aos profissionais da comunicação, com o objetivo de contribuir para a divulgação das formas de prevenção e de tratamento, visando também a desconstruir mitos e dirimir preconceitos que envolvem essas doenças e as pessoas por elas atingidas.

Palavras-chave: Hepatite. Prevenção. Vírus.

Downloads 356  356  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ministério da Saúde /ISBN 85-334-1012-3  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise das reflexões da professora de Ciências sobre a sua realação com os alunos e implicações par Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira; JÚNIOR, Álvaro Lorencini; LABURÚ, Carlos Eduardo.

Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas/atividade na escola. Utilizamos a autoscopia trifásica como estratégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a dissolver os preconceitos que criou contra os alunos para melhorar sua ação docente.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Formação Continuada na Escola. Reflexão sobre a Prática.

Downloads 354  354  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.63-  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades de limitações Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos e MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo são apresentados resultados de pesquisa sobre a introdução de aspectos sociocientíficos (ASC) em sala de aula, com o propósito de identificar potencialidades e limitações desse processo e implicações para o currículo e para o processo de formação de professores. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso, em que foram produzidos dados a partir de entrevistas, observações registradas em diário de campo e análise de aulas gravadas em vídeo. As aulas gravadas foram transcritas e interações discursivas de episódios de abordagem de ASC foram analisadas. A investigação teve como objetivos a identificação das estratégias e conteúdos explorados pela professora na abordagem de ASC e dos fatores que facilitaram e dificultaram a abordagem desses aspectos. O estudo foi conduzido em uma escola pública do ensino médio em que a professora adotava o livro didático Química na Sociedade. A análise dos dados evidenciou a importância da preparação do professor na condução de discussões de ASC. Há indicadores de que a abordagem de ASC potencializa o aumento de interações dialógicas em sala de aula e facilita a emergência de situações vivenciais dos alunos e a introdução de atitudes e valores em uma perspectiva humanística. O estudo demonstrou também a importância da adoção de estratégias que envolvam os alunos na discussão de ASC, como o uso de debates por meio de questões abertas e o uso de vídeos de temas sociocientíficos. Ao final, defende-se a introdução de ASC como elemento constitutivo dos currículos de ciências no sentido de seu objetivo de formação para a cidadania.

Palavras-chave: Aspecto sociocientífico. Educação científica humanística. Educação para cidadania. Análise de discurso. Formação de professores.

Downloads 352  352  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID214/v14_n2_a2009.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 (16) 17 18 19 20 21 22 23 24 »