Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicaçõe Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira

Neste trabalho, como parte de uma pesquisa maior (Harres, 1999), situamos o estado atual da pesquisa, realizada fora do contexto brasileiro, nas Concepções sobre a Natureza da Ciência - CNC. Além de outras pesquisas, sintetizamos os resultados de três importantes revisões anteriores (Ledermann, 1992; Koulaidis e Ogborn, 1995; Porlán e Rivero, 1998) comparando-as com outros resultados mais recentes e destacando as implicações desses resultados para o ensino de Ciências.

Palavras-chave: Concepções dos Professores. Natureza da Ciência. Ensino de Ciências.

Downloads 958  958  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V4(3), pp. 197-211, 1999  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID53/v4_n3_a1999.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise de uma Experiência Didática na Formação de Professores de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VILLANI, Alberto; FREITAS, Denise de

É relatada uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação inicial de professores de Ciências e Biologia, cujos resultados foram considerados satisfatórios além do esperado, tanto pelo envolvimento e pela aprendizagem dos estudantes durante as disciplinas, quanto sobretudo pelo posicionamento final dos mesmos frente ao saber científico e pedagógico adquirido, assumindo a responsabilidade de resolver um problema com toda sua criatividade. A análise e interpretação das etapas da experiência é realizada mediante categorias “quase-psicanalíticas” referente tanto às mudanças na relação alunos-professora-conhecimento quanto aos instrumentos utilizados pela docente para fomentá- las.

Palavras-chave: Formação de professores de Ciências. Saber científico e pedagógico. Categorias “quase-psicanalíticas”.

Downloads 959  959  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V3(2), pp. 121-142, 1998  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID41/v3_n2_a1998.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepções Sobre a Natureza da Ciência num Curso de Ciências Biológicas: imagens que dificultam a .. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; DELIZOICOV, Demétrio

A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de caracterizar as concepções sobre natureza da ciência presentes entre estudantes de um curso de Ciências Biológicas. A metodologia envolveu a elaboração e aplicação de um questionário e realização de entrevistas semi-estruturadas a partir de situações problematizadoras, com um roteiro básico de questões envolvendo conhecimentos de biologia molecular. Os resultados indicam que os estudantes identificam, no trabalho dos cientistas, a descoberta de leis naturais e verdades, e o conhecimento científico como absoluto. Predomina a concepção indutivista-empirista e ateórica, na qual a observação e a experimentação são entendidas como atividades independentes de compromissos teóricos. Os estudantes mostraram dificuldades em distinguir modelo de realidade, o que foi analisado a partir das categorias conexões ativas e conexões passivas, de Ludwik Fleck.

Palavras-chave: Natureza da Ciência. Formação de Professores. Epistemologia. Ludwik Fleck.

Downloads 966  966  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(2), pp.157-181, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID166/v12_n2_a2007.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Um poema para Galileu Popular Versão: pdf
Atualização:  20/11/2014
Descrição:
GEDEÃO, Antônio

Este poema foi escrito por Rômulo de Carvalho (como poeta adotou o pseudônimo de Antonio Gedeão), que faleceu em 1997, aos 91 anos. A Gazeta de Física de Portugal prestou-lhe recentemente homenagem com uma bela exposição de sua obra. FnE apresenta, com muito orgulho, uma pequena mostra de seu trabalho poético.

Downloads 978  978  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Professor de Ciências novato, suas crenças e conflitos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BEJARANO, Nelson Rui Ribas; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de

O presente estudo é uma pesquisa qualitativa que acompanhou a trajetória de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental que estava começando a dar aulas no ano de 1998, mas ainda concluindo seu curso de formação inicial de professores de Física. Ao acompanhar essa professora estudamos os principais conflitos e preocupações educacionais que surgiam naquele período de sua vida, bem como as estratégias que usava para enfrentar essas situações.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Conflitos. Crenças.

Downloads 981  981  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V8(3), pp. 257-280, 2003  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID107/v8_n3_a2003.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Quando Visões de Mundo se Encontram: religião e ciências na trajetória de formação de alunos protest Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SEPULVEDA, Claudia; EL-HANI, Charbel Niño

Este trabalho analisa como educação religiosa e educação científica se relacionam ao longo da trajetória de formação profissional de alunos protestantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A análise foi baseada no mapeamento das concepções de natureza dos alunos investigados e na caracterização de suas estratégias para administrar a convivência entre conhecimento científico e conhecimento religioso em sua visão de mundo.

Palavras-chave: Educação Religiosa. Educação Científica. Concepção de Natureza. Concepção de Ciência. Construtivismo Contextual. Formação de Professores.

Downloads 983  983  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(2), pp. 137-175, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID113/v9_n2_a2004.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciclo do Nitrogênio: abordagem em livros didáticos de ciências do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CAMPOS, Angela Fernandes; LIMA, Elba Ninfa de

Este artigo apresenta como temática a abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. O objetivo foi identificar se os livros didáticos de Ciências apresentam uma abordagem adequada sobre o referido ciclo, de modo que atenda às necessidades do professor. Esse conteúdo foi definido por se entender que seu estudo é de fundamental importância, pois desse ciclo depende o equilíbrio energético na natureza, a manutenção da riqueza do solo em nutrientes e a formação dos compostos nitrogenados vitais para o organismo de todos os seres vivos. O trabalho de pesquisa foi realizado por meio de análise dos oito livros didáticos de Ciências indicados pelo Guia do Livro Didático 2005, considerando-se que, supostamente, ao serem aprovados e sugeridos pelo PNLD, já se apresentam qualificados para serem adotados pelos professores. Com a presente pesquisa, constatou-se que existem limites de natureza diferente na abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. Essa constatação não é suficiente para resolução de um problema real; acredita-se, contudo, que perceber a existência dessa problemática e entender os motivos que a originam tendem a tornar menos distante e conflituosa uma possível solução para essa questão.

Palavras-chave: Livros didáticos de Ciências. Ciclo do Nitrogênio.

Downloads 984  984  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(1), pp.35-44, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID23/v13_n1_a2008.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Analogias na Educação em Ciências, Contributos e Desafios Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DUARTE, Maria da Conceição

Uma analogia é, frequentemente, entendida como uma comparação baseada emsimilaridades entre estruturas de dois domínios de conhecimento diferentes, um conhecido e outro desconhecido. Vários autores têm acentuado a importância das analogias como uma ferramenta valiosa no ensino e aprendizagem das ciências, especialmente de conceitos com um maior grau de dificuldade. Contudo, alguns problemas têm sido associados à sua utilização. Neste trabalho procuraremos contribuir para uma melhor compreensão da utilização de analogias na educação em ciências, através de uma revisão do estado da arte da investigação sobre analogias.

Palavras-chave: Analogia. Ensino e Aprendizagem das Ciências. Investigação em Educação em Ciências.

Downloads 1002  1002  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(1), pp. 7-29, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID121/v10_n1_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uma análise das interações dialógicas em aulas de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl

A busca para tentar um entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso do professor e seu impacto na condução de atividades no contexto de sala de aula. Este trabalho discute os resultados de uma atividade de conhecimento físico desenvolvida com três diferentes turmas das séries inicias de três diferentes escolas do Ensino Fundamental. Dirigimos nosso foco de análise para a maneira como as professoras organizaram suas falas par a dirigir a atividade didática e de que forma esses dizeres interferiram na construção argumentativa de seus alunos.

Palavras-chave: Interação dialógica. Ensino de Física. Argumentação. Aulas de Ciências. Ensino Fundamental.

Downloads 1021  1021  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(3), pp. 243-263, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID117/v9_n3_a2004.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Identificação do Papel da Escola na Educação Sexual dos Jovens Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Isilda Teixeira; FONTES, Alice

Este estudo integra uma investigação mais ampla no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde e centra-se essencialmente na identificação do sucesso da Escola na educação da sexualidade dos jovens, prestes a terminar o ensino secundário. Tem como principal objectivo - identificar os conhecimentos básicos que os alunos possuem, no final de 12 anos de escolaridade, sobre a morfofisiologia dos aparelhos reprodutores feminino e masculino, sobre métodos contraceptivos e sobre doenças de transmissão sexual (DTS). A amostra de estudo envolve 571 alunos que frequentavam o 12º ano de escolaridade. Utilizou-se, para recolha de dados um questionário. Os alunos da amostra, globalmente revelaram poucos conhecimentos sobre a temática da educação sexual e verificou-se que a Escola desempenhou um papel pouco significativo, como agência de educação sexual dos jovens que constituíram a amostra de estudo.

Palavras-chave: Educação Sexual. Escola Secundária. Ensino de Ciências.

Downloads 1021  1021  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V7(2), pp. 177-188, 2002  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID87/v7_n2_a2002.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 (16) 17 18 19 20 21 22 23 24 »