Categoria: Ciências Artigos |
Ciclo do Nitrogênio: abordagem em livros didáticos de ciências do ensino fundamental |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Angela Fernandes; LIMA, Elba Ninfa de Este artigo apresenta como temática a abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. O objetivo foi identificar se os livros didáticos de Ciências apresentam uma abordagem adequada sobre o referido ciclo, de modo que atenda às necessidades do professor. Esse conteúdo foi definido por se entender que seu estudo é de fundamental importância, pois desse ciclo depende o equilíbrio energético na natureza, a manutenção da riqueza do solo em nutrientes e a formação dos compostos nitrogenados vitais para o organismo de todos os seres vivos. O trabalho de pesquisa foi realizado por meio de análise dos oito livros didáticos de Ciências indicados pelo Guia do Livro Didático 2005, considerando-se que, supostamente, ao serem aprovados e sugeridos pelo PNLD, já se apresentam qualificados para serem adotados pelos professores. Com a presente pesquisa, constatou-se que existem limites de natureza diferente na abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. Essa constatação não é suficiente para resolução de um problema real; acredita-se, contudo, que perceber a existência dessa problemática e entender os motivos que a originam tendem a tornar menos distante e conflituosa uma possível solução para essa questão.
Palavras-chave: Livros didáticos de Ciências. Ciclo do Nitrogênio.
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1285 0 bytes IENCI – V13(1), pp.35-44, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID23/v13_n1_a2008.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O ensino da astronomia por meio de oficinas, experimentos interativos e atividades lúdicas |
Versão: pdf Atualização: 8/10/2012 |
Descrição:
CRUZ, Lívia Camargos; CARDOSO, Walmir Thomazi
O presente trabalho visa mostrar o resultado do desenvolvimento de materiais lúdicos/interativos e a aplicação de dinâmicas em oficinas de baixo custo para ensino e divulgação da astronomia, aplicados desde 2009 na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e no planetário “Professor Aristóteles Orsini” (Parque do Ibirapuera, Departamento de Educação Ambiental – DEA, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo – SVMA). A metodologia empregada no trabalho foi qualitativa (flick, 2007), considerando a interação de componentes metodológicos e teorias, assim como as abordagens de problemas. Palavras-chave: oficinas de Astronomia, experimentos de baixo custo, atividades údicas de Astronomia.
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1303 0 bytes Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) |
Categoria: Ciências Artigos |
Identificação do Papel da Escola na Educação Sexual dos Jovens |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Isilda Teixeira; FONTES, Alice Este estudo integra uma investigação mais ampla no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde e centra-se essencialmente na identificação do sucesso da Escola na educação da sexualidade dos jovens, prestes a terminar o ensino secundário. Tem como principal objectivo - identificar os conhecimentos básicos que os alunos possuem, no final de 12 anos de escolaridade, sobre a morfofisiologia dos aparelhos reprodutores feminino e masculino, sobre métodos contraceptivos e sobre doenças de transmissão sexual (DTS). A amostra de estudo envolve 571 alunos que frequentavam o 12º ano de escolaridade. Utilizou-se, para recolha de dados um questionário. Os alunos da amostra, globalmente revelaram poucos conhecimentos sobre a temática da educação sexual e verificou-se que a Escola desempenhou um papel pouco significativo, como agência de educação sexual dos jovens que constituíram a amostra de estudo.
Palavras-chave: Educação Sexual. Escola Secundária. Ensino de Ciências.
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1308 0 bytes IENCI - V7(2), pp. 177-188, 2002 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID87/v7_n2_a2002.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Literatura não-canônica de divulgação científica em aulas de ciências |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PINTO, Gisnaldo Amorim.
Diferenciando a divulgação científica canônica da divulgação científica não canônica, este trabalho realiza uma análise de narrativas presentes em obras não canônicas de literatura, destacando suas potencialidades ao ensino de ciências. Foi possível localizar uma opção narrativa pela imaginação criadora, pela capacidade humana e por sua potencialidade criativa, elementos que são, nesse caso, motes fundamentais para reflexão sobre a vida humana e também sobre a ciência. Em especial na obra Meninos da planície, Cástor Cartelle, 2001, foi possível perceber uma contribuição para renovação do ensino de ciências, pois sua centralidade recai sobre a reflexão acerca da humanização dos sujeitos e não sobre a transmissão de conteúdos da ciência, embora essa dimensão, a da formação científica, esteja inequivocamente presente, sem prejuízos.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Humanismo. Divulgação científica.
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1308 0 bytes Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2 |
Categoria: Ciências Artigos |
Toxoplasmose, uma doença congnita |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
JOBIM,Elizete Medeiros; SILVA, José Edson Paz da.
A toxoplasmose é uma doença universal geralmente assintomática em indivíduos sadios, mas representa um sério problema em gestantes.As modificações que ocorrem no sistema imunológico da gestante durante este período,contribuem para que a doença seja pouco manifesta para ser reconhecida pelos médicos e pela própria paciente,mas causando sérios danos ao feto. A mortalidade é de 12% e as sequelas ocorrem em 90% das crianças infectadas, com maior comprometimento ocular e do sistema nervoso central. Entretanto a transmissão para o feto tem sido limitada apenas aos casos em que a mulher adquire toxoplasmose durante a gravidez. Para aquelas mulheres infectadas antes da concepção ,não há risco de contaminação fetal,a menos que seu sistema imunológico esteja comprometido. O diagnóstico laboratorial clássico da toxoplasmose tem se baseado na pesquisa de anticorpos contra o parasita e tem o objetivo de determinar se a infecção foi adquirida antes ou depois da concepção,este deve ser realizado preferencialmente quando a mulher tiver a intenção de engravidar ou o mais precocemente possível, pois é muito importante a detecção precoce e o tratamento da doença.
Palavras-chaves:Toxoplasmose. Gravidez. Diagnóstico precoce.
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1319 0 bytes Saúde, vol. 30 (1-2): 50-56, 2004 |
Categoria: Ciências Artigos |
A Socialização do Conhecimento Científico: um estudo numa perspectiva discursiva |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MICHINEL, José Luis; BURNHAM, Teresinha Fróes
O foco deste trabalho é o estudo da socialização do conhecimento científico que tem sido produzido pela comunidade da ciência e que se busca comunicar à “comunidade ampliada”. Assumimos tal socialização como uma condição de produção de significados, numa perspectiva discursiva, cujo objetivo é não só o compartilhamento de conhecimento produzido em comunidades científicas, mas também aprofundar a compreensão sobre ações envolvidas neste processo de informação, mediações e meios necessários, para que subsídios gerados em tais comunidades se transforme em conhecimento pessoal de “indivíduos sociais” através da construção de significados relevantes à formação da cidadania. A Análise de Discurso na versão francesa, segundo Pêcheux e Orlandi, foi tomada como referente para pensar o problema, assim como caracterizá- lo teórica e metodologicamente.
Palavras-chave: Socialização do Conhecimento. Análise de Discurso. Educação em Ciências.
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1332 0 bytes IENCI – V12(3), pp.369-381, 2007 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID177/v12_n3_a2007.pdf |
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