Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uma análise das interações dialógicas em aulas de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl

A busca para tentar um entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso do professor e seu impacto na condução de atividades no contexto de sala de aula. Este trabalho discute os resultados de uma atividade de conhecimento físico desenvolvida com três diferentes turmas das séries inicias de três diferentes escolas do Ensino Fundamental. Dirigimos nosso foco de análise para a maneira como as professoras organizaram suas falas par a dirigir a atividade didática e de que forma esses dizeres interferiram na construção argumentativa de seus alunos.

Palavras-chave: Interação dialógica. Ensino de Física. Argumentação. Aulas de Ciências. Ensino Fundamental.

Downloads 1285  1285  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(3), pp. 243-263, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID117/v9_n3_a2004.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciclo do Nitrogênio: abordagem em livros didáticos de ciências do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CAMPOS, Angela Fernandes; LIMA, Elba Ninfa de

Este artigo apresenta como temática a abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. O objetivo foi identificar se os livros didáticos de Ciências apresentam uma abordagem adequada sobre o referido ciclo, de modo que atenda às necessidades do professor. Esse conteúdo foi definido por se entender que seu estudo é de fundamental importância, pois desse ciclo depende o equilíbrio energético na natureza, a manutenção da riqueza do solo em nutrientes e a formação dos compostos nitrogenados vitais para o organismo de todos os seres vivos. O trabalho de pesquisa foi realizado por meio de análise dos oito livros didáticos de Ciências indicados pelo Guia do Livro Didático 2005, considerando-se que, supostamente, ao serem aprovados e sugeridos pelo PNLD, já se apresentam qualificados para serem adotados pelos professores. Com a presente pesquisa, constatou-se que existem limites de natureza diferente na abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. Essa constatação não é suficiente para resolução de um problema real; acredita-se, contudo, que perceber a existência dessa problemática e entender os motivos que a originam tendem a tornar menos distante e conflituosa uma possível solução para essa questão.

Palavras-chave: Livros didáticos de Ciências. Ciclo do Nitrogênio.

Downloads 1285  1285  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(1), pp.35-44, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID23/v13_n1_a2008.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Tomada de Consciência de Conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AGUIAR JR., Orlando G.; MORTIMER, Eduardo F.

Nesse artigo iremos examinar como o conflito entre a visão de senso comum e a visão da ciência é percebido e trabalhado pelos estudantes com a mediação do professor. Para isso, analisamos um episódio de ensino, parte das gravações realizadas no desenvolvimento de uma sequência de ensino de calor e temperatura para estudantes de 8a série (14-15 anos). Utilizamos a estrutura de análise do discurso da sala de aula proposta por Mortimer e Scott (2002, 2003) para tornar visíveis os movimentos discursivos que conduzem à tomada de consciência, por parte dos estudantes, da contradição existente entre dois modelos utilizados por eles em diferentes circunstâncias: o modelo cinético de partículas e o modelo de trocas de calor e de frio.

Palavras-chave: Dinâmica discursiva. Conflito. Linguagem e Cognição. Ensino Aprendizagem em Ciências. Sócio-construtivismo.

Downloads 1302  1302  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(2), pp. 179-207, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID128/v10_n2_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino da astronomia por meio de oficinas, experimentos interativos e atividades lúdicas  Popular Versão: pdf
Atualização:  8/10/2012
Descrição:
CRUZ, Lívia Camargos; CARDOSO, Walmir Thomazi

O presente trabalho visa mostrar o resultado do desenvolvimento de materiais lúdicos/interativos e a aplicação de dinâmicas em oficinas de baixo custo para ensino e divulgação da astronomia, aplicados desde 2009 na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e no planetário “Professor Aristóteles Orsini” (Parque do Ibirapuera, Departamento de Educação Ambiental – DEA, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo – SVMA). A metodologia empregada no trabalho foi qualitativa (flick, 2007), considerando a interação de componentes metodológicos e teorias, assim como as abordagens de problemas.
Palavras-chave: oficinas de Astronomia, experimentos de baixo custo, atividades údicas de Astronomia.

Downloads 1303  1303  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET)  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Prática interdisciplinar na formação disciplinar de professores de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PIETROCOLA, Maurício; ALVES FILHO, José de Pinho; PINHEIRO, Terezinha de Fatima

A abordagem interdisciplinar é hoje uma questão muito debatida no âmbito da educação. No entanto, os currículos e a formação docente permanecem ancoradas em paradigmas disciplinares. Este trabalho propõe-se a discutir a dicotomia disciplinar- interdisciplinar na perspecitva da formação de professores de Ciências. Para isso, analisamos a aplicação numa disciplina do curso de licenciatura em Física da metodologia de ensino interdisciplinar de Gerard Fourez, intitulada "Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade".

Palavras-chave: Intedisciplinaridade. Formação de professores. Ensino. Física.

Downloads 1308  1308  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V8(2), pp. 131-152, 2003  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID101/v8_n2_a2003.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Identificação do Papel da Escola na Educação Sexual dos Jovens Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Isilda Teixeira; FONTES, Alice

Este estudo integra uma investigação mais ampla no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde e centra-se essencialmente na identificação do sucesso da Escola na educação da sexualidade dos jovens, prestes a terminar o ensino secundário. Tem como principal objectivo - identificar os conhecimentos básicos que os alunos possuem, no final de 12 anos de escolaridade, sobre a morfofisiologia dos aparelhos reprodutores feminino e masculino, sobre métodos contraceptivos e sobre doenças de transmissão sexual (DTS). A amostra de estudo envolve 571 alunos que frequentavam o 12º ano de escolaridade. Utilizou-se, para recolha de dados um questionário. Os alunos da amostra, globalmente revelaram poucos conhecimentos sobre a temática da educação sexual e verificou-se que a Escola desempenhou um papel pouco significativo, como agência de educação sexual dos jovens que constituíram a amostra de estudo.

Palavras-chave: Educação Sexual. Escola Secundária. Ensino de Ciências.

Downloads 1308  1308  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V7(2), pp. 177-188, 2002  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID87/v7_n2_a2002.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Literatura não-canônica de divulgação científica em aulas de ciências Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PINTO, Gisnaldo Amorim.

Diferenciando a divulgação científica canônica da divulgação científica não canônica, este trabalho realiza uma análise de narrativas presentes em obras não canônicas de literatura, destacando suas potencialidades ao ensino de ciências. Foi possível localizar uma opção narrativa pela imaginação criadora, pela capacidade humana e por sua potencialidade criativa, elementos que são, nesse caso, motes fundamentais para reflexão sobre a vida humana e também sobre a ciência. Em especial na obra Meninos da planície, Cástor Cartelle, 2001, foi possível perceber uma contribuição para renovação do ensino de ciências, pois sua centralidade recai sobre a reflexão acerca da humanização dos sujeitos e não sobre a transmissão de conteúdos da ciência, embora essa dimensão, a da formação científica, esteja inequivocamente presente, sem prejuízos.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Humanismo. Divulgação científica.

Downloads 1308  1308  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, o Ensino de Ciências e a Pesquisa nesta Área. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio

Descreve-se a teoria dos campos conceituais de Vergnaud como possível referencial para o ensino de Ciências e para a pesquisa nesta área. Além da descrição em si, são estabelecidas algumas pontes entre essa teoria e outros referenciais como por exemplo: aprendizagem significativa, resolução de problemas e representações mentais.

Palavras-chave: Campos conceituais. Vergnaud. Ensino de Ciências.

Downloads 1309  1309  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V7(1), pp. 7-29, 2002  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID80/v7_n1_a2002.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Toxoplasmose, uma doença congnita Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JOBIM,Elizete Medeiros; SILVA, José Edson Paz da.

A toxoplasmose é uma doença universal geralmente assintomática em indivíduos sadios, mas representa um sério problema em gestantes.As modificações que ocorrem no sistema imunológico da gestante durante este período,contribuem para que a doença seja pouco manifesta para ser reconhecida pelos médicos e pela própria paciente,mas causando sérios danos ao feto. A mortalidade é de 12% e as sequelas ocorrem em 90% das crianças infectadas, com maior comprometimento ocular e do sistema nervoso central. Entretanto a transmissão para o feto tem sido limitada apenas aos casos em que a mulher adquire toxoplasmose durante a gravidez. Para aquelas mulheres infectadas antes da concepção ,não há risco de contaminação fetal,a menos que seu sistema imunológico esteja comprometido. O diagnóstico laboratorial clássico da toxoplasmose tem se baseado na pesquisa de anticorpos contra o parasita e tem o objetivo de determinar se a infecção foi adquirida antes ou depois da concepção,este deve ser realizado preferencialmente quando a mulher tiver a intenção de engravidar ou o mais precocemente possível, pois é muito importante a detecção precoce e o tratamento da doença.

Palavras-chaves:Toxoplasmose. Gravidez. Diagnóstico precoce.

Downloads 1319  1319  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Saúde, vol. 30 (1-2): 50-56, 2004  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Socialização do Conhecimento Científico: um estudo numa perspectiva discursiva Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MICHINEL, José Luis; BURNHAM, Teresinha Fróes

O foco deste trabalho é o estudo da socialização do conhecimento científico que tem sido produzido pela comunidade da ciência e que se busca comunicar à “comunidade ampliada”. Assumimos tal socialização como uma condição de produção de significados, numa perspectiva discursiva, cujo objetivo é não só o compartilhamento de conhecimento produzido em comunidades científicas, mas também aprofundar a compreensão sobre ações envolvidas neste processo de informação, mediações e meios necessários, para que subsídios gerados em tais comunidades se transforme em conhecimento pessoal de “indivíduos sociais” através da construção de significados relevantes à formação da cidadania. A Análise de Discurso na versão francesa, segundo Pêcheux e Orlandi, foi tomada como referente para pensar o problema, assim como caracterizá- lo teórica e metodologicamente.

Palavras-chave: Socialização do Conhecimento. Análise de Discurso. Educação em Ciências.

Downloads 1332  1332  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(3), pp.369-381, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID177/v12_n3_a2007.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 (16) 17 18 19 20 21 22 23 24 »