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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Raio Passo a Passo Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SABA, Marcelo M.F.

O comportamento dos raios é assunto de constante pesquisa no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Neste artigo o leitor aprenderá um pouco mais sobre este fenômeno.

Palavras-chave: Raio. Descarga. Eletricidade.

Downloads 612  612  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental  Popular Versão: pdf
Atualização:  8/10/2012
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto

Este artigo, que relata as dificuldades de professores em relação ao ensino da Astronomia, faz parte de um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo leva em consideração as concepções alternativas de alunos e professores sobre fenômenos astronômicos, os erros conceituais em livros didáticos e as sugestões de conteúdos de Astronomia constantes nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Caracterizar as dificuldades dos professores é a questão central deste texto, apontando para o objetivo de contribuir com subsídios para um futuro programa de formação continuada neste tema. O estudo se justifica mediante o fato de que planejamentos de cursos como estes só se adequarão à realidade do professor (e do aluno) se houver uma investigação antecipada sobre o que os docentes precisam saber e saber fazer a respeito da Astronomia, o que se concretizou em nosso caso pela interpretação dos discursos de uma amostra de professores coletados através de entrevistas semi-estruturadas, utilizando para interpretação os princípios e métodos da análise do discurso em sua linha francesa. Os resultados da pesquisa indicaram dificuldades de ordem pessoal, metodológica, de formação, de infra-estrutura e outras relacionadas às fontes de informações para docentes.
Palavras-chave: Formação inicial e continuada de professores; ensino da Astronomia; concepções alternativas; erros conceituais em livros didáticos; análise do discurso.

Downloads 597  597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RELEA, n. 2, p. 75-92, 2005  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades exper Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RAMOS, Luciana Bandeira da Costa; ROSA, Paulo Ricardo da Silva

Neste artigo analisamos quais são os fatores que levam o professor dos anos iniciais a não utilizar atividades experimentais como componente regular do seu fazer pedagógico. Para investigar essa questão, foi utilizada uma metodologia de tipo qualitativa, que envolveu um Opiniário (respondido por 44 professoras dos anos iniciais), entrevistas com um grupo de professoras e a análise dos livros utilizados pelos professores. Nossos resultados mostram que a falta de apoio, a falta de orientação pedagógica e a falta de preparo nos cursos de formação de professores são os principais responsáveis pelo fato de o professor não utilizar a experimentação de forma sistemática.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Atividades experimentais. Séries iniciais.

Downloads 568  568  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V13(3), pp.299-331, 2008  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Sistema para Infiltração das Águas Pluviais no Solo e Subsolo da Bacia de Curitiba em Vias Urbanizad Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Vinicios Hyczy do; FILHO, Ernani Francisco da Rosa; HINDI, Eduardo Chemas; MANTOVANI, Luiz Eduardo.

O avanço do crescimento das cidades, por mais ordenado que seja, cria alterações no meio ambiente. Onde antes eram matas e campos, agora são casas, edifícios, ruas asfaltadas, galerias de águas pluviais, etc. O processo de impermeabilização do terreno é um dos fatores que alteram significativamente o ciclo hidrológico, pois impede a infiltração das águas no solo e subsolo e incrementa o seu escoamento superficial com o agravante aumento das velocidades de fluxo, causando enchentes, erosões e assoreamentos a jusante. As águas subterrâneas sofrem sensíveis alterações, pois não são recarregadas e, portanto, não alimentam os rios nas épocas de estiagem, havendo um decréscimo significativo da sua vazão de base. Neste contexto, vê-se a importância do estudo geológico da região em apreço, em especial a Formação Guabirotuba, a fim de implantar um sistema para infiltração das águas pluviais. O objetivo do trabalho, portanto, é idealizar um sistema de controle do escoamento das águas pluviais em vias públicas em pequena escala, através da instalação de caixas de captação de águas pluviais dotadas de sistema de contenção e infiltração destas águas na camada não saturada do solo e subsolo da Bacia Sedimentar de Curitiba, de modo a atenuar as alterações provocadas pela impermeabilização do solo. O sistema permitirá o abrandamento destas alterações ao meio ambiente, realimentando o lençol freático pontualmente e perenizando os rios nas épocas de estiagens, o que mitigará as conseqüências das enchentes, das erosões e do assoreamento em épocas de chuvas intensas.

Palavras-chave: Impermeabilizção. Infiltração. Formação Guabirotuba.

Downloads 539  539  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Águas Subterrâneas, v.21, n.1, p.85-92, 2007  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/asubterraneas/article/view/16171/10690
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Desmistificando o Aquecimento Global Popular Versão: PDF
Atualização:  21/2/2014
Descrição:
MOLION. Luiz Carlos Baldicero.

O clima da Terra tem variado ao longo das eras, forçado por fenômenos de escalas de tempo decadal até milenar. No final da década dos anos 1970, após um período de 30 anos de resfriamento, surgiu a hipótese que a temperatura média global da superfície estaria aumentando devido à influência humana. Essa hipótese está fundamentada em três argumentos: a série de temperatura média global do ar na superfície “observada” nos últimos 150 anos, o aumento observado na concentração de gás carbônico a partir de 1958 e os resultados obtidos com modelos numéricos de simulação de clima. Discutiram-se criticamente esses três aspectos, mostrando suas deficiências e concluiu-se que a representatividade global da série de temperaturas é questionável e que a não comprovada intensificação do efeito-estufa pelas atividades humanas, bem como as limitações dos modelos matemáticos de simulação de clima, não justificam a transformação da hipótese do aquecimento global antropogênico em fato científico consumado. Apresentaram-se argumentos que sugerem que um resfriamento global, paulatino, nos próximos 15 a 20 anos seria mais provável, em face do conhecimento atual que se tem do clima global e sua variabilidade.

Palavras-chave: Aquecimento Global. Clima. Efeito Estufa. Meio Ambiente.

Downloads 533  533  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONHECENDO OBSTÁCULOS Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação sobre o processo de construção da cooperação interdisciplinar entre alunos de cursos de licenciatura em áreas distintas da Ciência, no contexto de uma experiência didática na qual são integradas as disciplinas Prática de Ensino em Física e Prática de Ensino em Biologia. O estabelecimento do diálogo entre futuros professores com especialidades diferentes passa pela negociação dos pressupostos ligados aos saberes de referência de cada disciplina (delimitação do objeto de estudo, metodologia intrínseca, linguagem, etc.) e sofre também a influência de fatores subjetivos como as expectativas de cada área com relação à outra. A partir destes elementos, que fazem parte da visão de mundo de cada especialista, discutiremos o surgimento de obstáculos epistemológicos à efetiva integração e à construção de uma disponibilidade destes futuros professores para o trabalho interdisciplinar em seus campos de atuação.

Downloads 529  529  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciên  Site http://teste
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Mamíferos de médio e grande porte atropelados em rodovias do Estado de Santa Catarina, sul do Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CHEREML, Jorge J.; KAMMERS, Marcelo; GHIZONI JUNIOR, Ivo R.; MARTINS, Anderson

O atropelamento de animais em estradas é um fator de grande impacto sobre a fauna, podendo ser uma das principais causas de mortalidade, inclusive para espécies ameaçadas de extinção. No Estado de Santa Catarina, sul do Brasil, não há estudos sobre este tema. Em função disto, neste estudo são apresentados registros de mamíferos de médio e grande porte atropelados em rodovias do Estado entre agosto/2000 e novembro/2005. No total, registraram-se 257 indivíduos de 20 espécies principalmente para a BR 116, BR 282 e BR 470. Cerdocyon thous foi o mamífero mais comumente encontrado (n=82; 31,9%), seguido por Didelphis albiventris (n=44; 17,1%), Procyon cancrivorus (n=21; 8,2%), Conepatus chinga (n=19; 7,4%), Dasypus novemcinctus (n=14; 5,4%), Tamandua tetradactyla (n=14; 5,4%) e Sphiggurus villosus (n=13; 5,1%). Quanto às espécies ameaçadas de extinção, registraram-se Leopardus tigrinus (n=5; 1,9%), L. wiedii (n=1; 0,4%) e um exemplar não-identificado de Leopardus. Este número alto de mamíferos mortos por atropelamento em rodovias no Estado evidencia a necessidade de estudos mais específicos sobre o tema e sobre a implantação de estruturas, como túneis e cercas direcionadoras, para a travessia de animais.

Palavras-chave: Mastofauna. Atropelamento. Mortalidade.[img]

Downloads 529  529  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://www.biotemas.ufsc.br/volumes/pdf/volume203/p81a96.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de; MARTINEZ, Carmem Lídia Pires

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado na qual analisamos a reflexão sobre a prática de avaliação realizada por professores de Ciências de uma escola estadual de educação básica, durante os horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Acompanhamos, durante seis meses, a perspectiva de implementação da avaliação formativa por estes professores, o que se deu a partir do estudo de um texto básico, bem como analisamos as repercussões do estudo feito pelo grupo na autoformação dos professores e na reflexão dos pesquisadores envolvidos na investigação-ação.

Palavras-chave: Avaliação formativa. Educação de Professores. Educação em Ciências.

Downloads 523  523  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 133-144, 2005.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Diagnóstico da ocorrência de aranhas do gênero Loxosceles Heineken e Lowe, 1832 (Araneae, Sicariidae Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FISCHER, Marta Luciane; BAZILIO Sergio; SANTOS, Thalita Verginia Batista dos; GROSSKOPF, Cristina Brandes

Esse trabalho tem por objetivo realizar um diagnóstico comparado da ocorrência de populações de Loxosceles sp. (aranha-marrom) no município de União da Vitória, Paraná. Foram inspecionados substratos naturais e antrópicos presentes no intra- e peridomicílio da área urbana e rural. Loxosceles intermedia Mello-Leitão, 1934 ocorreu em 57% das residências, porém não ocorreu homogeneamente entre os diferentes bairros e substratos e foi menos frequente do que outras espécies de aranhas encontradas no mesmo habitat. A pequena notificação de loxoscelismo pode ser devida à pequena população de aranhas-marrom em ambientes domiciliares. Apesar de encontrar substratos e condições climáticas aparentemente adequadas no ambiente antrópico, o crescimento de populações de L. intermedia pode ser limitado pela presença de outras espécies de aranhas.

Palavras-chave: Ambiente Antrópico. Aranha-marrom. Fauna Sinantrópica. Loxosceles Intermedia. Loxoscelismo.

Downloads 509  509  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uma Abordagem Epidemiológica da Obesidade Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PINHEIRO, Anelise Rízzolo de Oliveira; FREITAS, Sérgio Fernando Torres e CORSO, Arlete Catarina Tittoni

A obesidade, doença integrante do grupo de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, é o acúmulo excessivo de gordura corporal em extensão tal, que acarreta prejuízos à saúde dos indivíduos. A etiologia da obesidade é um processo multifatorial que envolve aspectos ambientais e genéticos. Atualmente, a obesidade é um problema de saúde pública mundial, tanto os países desenvolvidos como os em desenvolvimento apresentam elevação de sua prevalência. A transição nutricional é um processo de modificações seqüenciais no padrão de nutrição e consumo, que acompanha mudanças econômicas, sociais e demográficas, e mudanças do perfil de saúde das populações. Neste novo perfil, a urbanização determinou uma mudança nos padrões de comportamento alimentar que, juntamente com a redução da atividade física nas populações, vem desempenhando importante papel. O aumento da prevalência da obesidade no Brasil é relevante e proporcionalmente mais elevado nas famílias de baixa renda. O quadro epidemiológico nutricional do Brasil deve apontar para estratégias de saúde pública capazes de dar conta de um modelo de atenção para desnutrição e obesidade, integrando consequências e interfaces das políticas econômicas dentro do processo de adoecer e morrer das populações. A presente revisão de literatura tem como objetivo enfatizar os aspectos epidemiológicos do sobrepeso e da obesidade em adultos, como importante agravo no âmbito da saúde pública.

Palavras-chave: Doenças crônicas Não-transmissíveis. Obesidade. Epidemiologia. Transição nutricional. Modelos de atenção em saúde.

Downloads 509  509  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Nutrição  Site 
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