Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Investigaciones en Resolución de Problemas en Ciencias Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GANGOSO, Zulma

A partir de un profundo estudio bibliográfico, se enfoca la investigación en resolución de problemas desde el punto de vista de las teorías psicológicas subyacentes y de factores explicativos – como la naturaleza de la tarea, la persona que resuelve y el entorno – con el objetivo de apoyar futuras investigaciones en este campo. Se incluye como anexo, una breve presentación de la V de Gowin, la que se propone como herramienta heurística para analizar críticamente las investigaciones.

Palabras-clave: Resolución de Problemas. Enseñanza de las Ciencias. V de Gowin.

Downloads 853  853  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V4(1), pp. 7-50, 1999  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID46/v4_n1_a1999.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Construtivismo, Mudança Conceitual e Ensino de Ciências: para onde vamos? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo discutiremos criticamente alguns aspectos do construtivismo e das estratégias de ensino para mudança conceitual, buscando construir um modelo alternativo para compreender as concepções do estudantes dentro de um esquema geral que permita relacioná-las e ao mesmo tempo diferenciá- las dos conceitos científicos apreendidos na escola: a noção de perfil conceitual. Essa noção permite entender a evolução das ideias dos estudantes em sala de aula não como uma substituição de ideias alternativas por ideias científicas, mas como a evolução de um perfil de concepções, em que as novas ideias adquiridas no processo de ensino-aprendizagem passam a conviver com as ideias anteriores, sendo que cada uma delas pode ser empregada no contexto conveniente.

Palavras chave: Construtivismo. Mudança Conceitual. Perfil Conceitual.

Downloads 856  856  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V1(1), pp.20-39, 1996  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID8/v1_n1_a2.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepciones de alumnos (14 – 15 años) de educación general básica sobre la naturaleza y percepción  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BRAVO, Bettina M.; PESA, Marta A.

Se analizan las ideas de un grupo de alumnos (14- 15 años de edad) de Educación General Básica sobre la naturaleza y percepción del color, luego de haber participado de propuestas didácticas que abordaron esta temática desde que ingresaron al segundo ciclo.Estas ideas se caracterizan según los principios ontológicos, conceptuales y epistemológicos subyacentes, como así también en función de los esquemas de razonamiento que llevan asociados. Se evalúa la consistencia y coherencia de las respuestas dadas por estos alumnos a un test de respuestas múltiples y un cuestionario de problemas abiertos. Se halló que la mayoría de los estudiantes presentan una idea acerca del color coherente con la de la ciencia escolar, resultando sus respuestas consistentes al resolver situaciones problemáticas, con explicaciones que relacionan correctamente un número importante de variables.

Palabras-claves: Aprendizaje Color. Modos de Razonar. Cambio Conceptual. Epistemológico y Ontológico.

Downloads 859  859  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(3), pp. 337-362, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID134/v10_n3_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciências e Relações Internacionais - o congresso de 1905 Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SUPPO, Hugo Rogélio

Este artigo preocupa-se em refletir sobre o papel dos congressos científicos internacionais no âmbito das relações internacionais. A análise específica do 3º Congresso Científico Latino-Americano evidencia o interesse do governo brasileiro em instrumentalizar esse evento com objetivos geopolíticos e de propaganda. Ao mesmo tempo, o artigo procura levantar questões relativas ao embate entre as duas imagens construídas para definir a América do Sul: o latino-americanismo, que define o próprio 3º Congresso Científico e o panamericanismo, de inspiração norte-americana. Nesse sentido, a diplomacia brasileira, no início do século XX, privilegia a imagem de um Brasil americano e não latino.

Downloads 860  860  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA DA SBHC n. I/2003 Ciência e Relações Inter  Site http://www.mast.br/sbhc/Revista/RSBHC1N/SBHCpag6-20.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!El Discurso como Mediador de la Educación Ambiental en una Clase de Ciencias Naturales: un estudio.. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MASSA, Marta; ZAPATA, Nélida; RASSETTO, María; CASCIANI, Cecilia

La consideración del discurso como un espacio de prácticas educativas permite analizar la forma en que diferentes procesos y sujetos se relacionan entre sí en función de una cadena de significados que se expresan, intercambian, negocian y construyen en la dinámica del aula. En este trabajo se analizan las prácticas discursivas y los argumentos que una profesora y sus alumnos formulan sobre los conceptos "agua potable - agua contaminada" en una clase de Ciencias Naturales en la que se abordan contenidos de Educación Ambiental. Se adoptó un enfoque cualitativo con la perspectiva de un estudio de caso centrado en los actos de habla.

Palabras-clave: Educación Ambiental. Discurso Ambiental. Interacción Discursiva. Argumentación. Agua Potable. Contaminada.

Downloads 866  866  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(2), pp. 177-197, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID114/v9_n2_a2004.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Possibilidades, equívocos e limites no trabalho do professor/pesquisador - enfoque em Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P.M. de; SOUZA, Suzani Cassiani de

São apresentados recortes da pesquisa "Supletivo Individualizado: Possibilidades, Equívocos e Limites no Ensino de Ciências", centralizada nas relações aluno/professor,aluno/recursos didáticos e na análise de mudanças no trabalho pedagógico, na área de Ciências, num curso para educação de adultos. O foco desta apresentação é a trajetória da professora/pesquisadora, proponente e executora da investigação.

Palavras-chaves: Professor/pesquisador. Mudança Pedagógica. Ensino de Ciências.

Downloads 866  866  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V1(2), pp.145-154, 1996  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID14/v1_n2_a3.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Modelos: uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
KRAPAS, Sonia; QUEIROZ, Glória; COLINVAUX, Dominique; FRANCO, Creso

Tema dos modelos contribui para uma reflexão psicológica inovadora sobre a cognição humana. O mesmo tema tem aparecido também nas pesquisas voltadas para a educação em ciências, com freqüência crescente, mas com sentidos diversos. Assim é que o uso do termo modelo, nas suas acepções diversas, é um interessante tema de investigação e, neste trabalho, delineamos um quadro dos usos e sentidos de modelos na literatura internacional de educação em ciências. Partindo de uma definição preliminar de modelo como uma representação de uma idéia, objeto, evento, processo ou sistema, analisamos uma amostra de quatro periódicos de língua inglesa, com penetração internacional e foco exclusivamente em pesquisa em educação em ciências, no período de 1986 a 1996 e elaboramos um sistema de categorias relativas aos sentidos de modelos nesta literatura.

Palavras-chave: Modelos. Ensino. Ensino de Ciências. Cognição.

Downloads 868  868  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI– V2(3), pp. 185-205, 1997  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID33/v2_n3_a1997.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Mitos e estações no céu Tupi-Guarani Popular Versão: pdf
Atualização:  8/10/2012
Descrição:
AFONSO, Germano Bruno

Com astronomia própria, índios brasileiros definiam o tempo de colheita, a contagem de dias, meses e anos, a duração das marés, a chegada das chuvas. Desenhavam no céu histórias de mitos, lendas e seus códigos morais, fazendo do firmamento esteio de seu cotidiano.

Downloads 876  876  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scientific American Brasil  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Controvérsias Sócio-científicas e Prática Pedagógica de Jovens Professores Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
REIS, Pedro; GALVÃO, Cecília

A presente investigação pretendeu estudar o impacto das controvérsias sócio-científicas recentes, divulgadas pelos meios de comunicação social, nas concepções e práticas de grupo de três professores de Ciências Naturais em início de carreira. Este estudo reveste-se de particular relevância num período marcado, simultaneamente, por fortes discussões relativas ao impacto social e ambiental de várias inovações científicas e tecnológicas e pela implementação de novos currículos de ciências, que realçam a importância da discussão de controvérsias sócio-científicas na alfabetização científica dos alunos (nomeadamente, na compreensão da natureza da ciência e da sua relação com a sociedade e a cultura) (McComas, 2000). Nesta investigação, optou-se por uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo.

Palavras-chave: Ensino das Ciências. Ciência. Tecnologia e Sociedade (CTS). Controvérsias Sócio-científicas. Concepções. Práticas Lectivas.

Downloads 881  881  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(2), pp. 131-160, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID126/v10_n2_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Toxoplasmose, uma doença congnita Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JOBIM,Elizete Medeiros; SILVA, José Edson Paz da.

A toxoplasmose é uma doença universal geralmente assintomática em indivíduos sadios, mas representa um sério problema em gestantes.As modificações que ocorrem no sistema imunológico da gestante durante este período,contribuem para que a doença seja pouco manifesta para ser reconhecida pelos médicos e pela própria paciente,mas causando sérios danos ao feto. A mortalidade é de 12% e as sequelas ocorrem em 90% das crianças infectadas, com maior comprometimento ocular e do sistema nervoso central. Entretanto a transmissão para o feto tem sido limitada apenas aos casos em que a mulher adquire toxoplasmose durante a gravidez. Para aquelas mulheres infectadas antes da concepção ,não há risco de contaminação fetal,a menos que seu sistema imunológico esteja comprometido. O diagnóstico laboratorial clássico da toxoplasmose tem se baseado na pesquisa de anticorpos contra o parasita e tem o objetivo de determinar se a infecção foi adquirida antes ou depois da concepção,este deve ser realizado preferencialmente quando a mulher tiver a intenção de engravidar ou o mais precocemente possível, pois é muito importante a detecção precoce e o tratamento da doença.

Palavras-chaves:Toxoplasmose. Gravidez. Diagnóstico precoce.

Downloads 882  882  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Saúde, vol. 30 (1-2): 50-56, 2004  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (15) 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »