Categoria: Ciências Artigos |
Conscientização ambiental e a abordagem de poluentes atmosféricos por meio de uma intervenção didáti |
Versão: Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
REGIS, Ana Carla Dias; BELLO, Maria Elvira do Rêgo Barros.
O presente estudo foi desenvolvido com o propósito de tentar ir além de alguns limites impostos pela didática convencional, com a qual a maioria das escolas está acostumada a trabalhar. Por meio de uma intervenção didática, norteada por uma abordagem CTS, buscou-se envolver, tanto o conhecimento científico, quanto o conhecimento popular com o qual o aluno tem contato em seu cotidiano, e com isso promover a contextualização do estudado em sala e do vivido diariamente pela classe, além de desenvolver habilidades, como pensamento crítico e tomada de decisão, e conscientizá-los dos problemas ambientais que vêm ocorrendo, principalmente os ligados aos poluentes atmosféricos. Para isso, questionários com questões subjetivas foram aplicados, buscando avaliar as concepções prévias dos alunos e a evolução desse conhecimento ao longo da intervenção. Uma oficina foi realizada ao final do trabalho e permitiu avaliar a melhora dos alunos envolvidos no estudo. Para a análise das respostas dos alunos utilizou-se uma metodologia empregada para classificar as respostas em categorias. Os resultados alcançados indicaram que a abordagem adotada pode ser considerada uma boa opção para desenvolver habilidades nos alunos, despertar uma consciência ambiental e ainda, facilitar o aprendizado na disciplina química.
Palavras-chave: Poluentes atmosféricos; abordagem CTS; tomada de decisão.
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1262 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 95 |
Categoria: Ciências Artigos |
Os professores de ciências e suas formas de pensar a astronomia |
Versão: Atualização: 8/10/2012 |
Descrição:
LEITE, Cristina; HOSOUME, Yassuko
O modo de pensar dos professores de Ciências do ensino fundamental sobre os elementos da Astronomia é o objeto de pesquisa presente neste artigo, cuja metodologia consiste em entrevistas semi-estruturadas, filmadas em vídeo e centradas numa perspectiva tridimensional dos elementos astronômicos, possibilitando um mapeamento das concepções das formas e das dimensões da Terra, do Sol, da Lua, dos planetas e das estrelas, bem como da concepção de céu e de Universo como um todo. Os resultados indicam um Universo contendo: Sol, estrelas, planetas e Lua, onde o Sistema Solar é parte do todo. Algumas vezes o Universo é concebido como o próprio Sistema Solar. Os objetos estão no céu ou no Universo o qual, para muitos, se restringe ao espaço que está acima da Terra. A forma plana dos objetos astronômicos e a estrutura espacial da montagem do Universo são características marcantes. Muitos indicam Sol e estrelas como coisas diferentes: Sol é um objeto quente e as estrelas são frias. Esses resultados nos preocupam e certamente sinalizam uma urgência de programas de formação continuada para professores no conteúdo de astronomia, uma vez que os PCN ́s indicam fortemente o ensino desse conteúdo. Palavras-Chave: Educação; Astronomia; concepções alternativas; ensino de astronomia; ensino fundamental; professor de Ciências.
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1275 0 bytes RELEA, n. 4, p. 47–68, 2007 |
Categoria: Ciências Artigos |
Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do pla |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
NARDI, Roberto; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de O presente artigo procura mostrar a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra, obtidas a partir de um estudo psicogenético anteriormente realizado sobre as ideias que evoluem para a noção de campo de força (NARDI, 1990). A análise das entrevistas clínicas, realizadas numa amostra de 45 sujeitos escolhidos aleatoriamente entre estudantes de 1º e 2º graus de São Paulo, Brasil, permitiu também comparar os dados obtidos com os trabalhos realizados por NUSSBAUM e NOVICK (1979) e apontar algumas sugestões a serem consideradas na construção de atividades de ensino sobre o tema.
Palavras-chave: Noções de estudantes. Espaço. Forma e Força Gravitacional da Terra.
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1279 0 bytes IENCI – V1(2), pp.132-144, 1996 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID13/v1_n2_a2.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Henrique José Polato; OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de.
Muitas estratégias usadas por docentes para tornar o ensino mais atrativo, ou com intenção de facilitálo, na realidade podem se tornar sérios entraves na aprendizagem do ensino científico. Com a equivocada convicção que explicam, metáforas e analogias utilizadas, podem não suscitar interesse pela compreensão do fenômeno. Bachelard chamou esses subterfúgios de obstáculos epistemológicos e o objetivo deste trabalho foi identificá-los em alunos de oitava série do ensino fundamental e de primeiro ano do ensino médio, referentes ao ensino de atomística, procurando compará-los, visto que aprenderam este conteúdo com diferentes materiais didáticos. Para tanto, foram aplicados 291 questionários nos quais foram analisados respostas e desenhos, que evidenciam tais obstáculos.
Palavras-chave: Atomística. Obstáculos epistemológicos. Bachelard. Aprendizagem.
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1280 0 bytes Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: 96-109. |
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