Categoria: Ciências Artigos |
Doenças sexualmente transmissíveis e gênero: um estudo transversal com adolescentes no Rio de Janeir |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
TAQUETTE, Stella R.; VILHENA, Marília Mello de; PAULA, Mariana Campos de.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são freqüentes na adolescência e podem contribuir no aumento do número de casos de AIDS. A iniciação sexual precoce , a multiplicidade de parceiros e o não uso de preservativo nas relações sexuais têm sido apontados como fatores de risco, e são influenciados por um sistema de gênero que se pauta na dominação masculina. Pa ra identificar possíveis fatores de risco às DST na adolescência, foi feito um estudo com 356 adolescentes atendidos no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados na população estudada mostraram que os rapazes têm maior número de parceiras e iniciam a atividade sexual mais cedo. As moças, por sua vez, usam menos preservativo e são vítimas mais freqüentes de abuso sexual. Estes dados confirmam um modelo sustentado em valores tradicionais de gênero que demarcam as esferas masculina e feminina supondo uma supremacia da primeira . Conclui-se que para se ter um controle mais efetivo das DST é necessário ampliar-se o debate em torno dos modelos de masculinidade e feminilidade culturalmente construídos.
Palavras-chave: Sexualidade. Adolescência. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Gênero.
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450 0 bytes Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(1):282-290, |
Categoria: Ciências Artigos |
Do fazer ao Ensinar Ciência: a importância dos episódios de pesquisa na formação de professores |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VIANNA, Deise Miranda; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Entendemos que as pesquisas sobre formação de professores hoje incluem diferentes aspectos em suas abordagens. Para ensinar ciências um profissional precisa muito mais do que só saber os conteúdos e ter boa didática. A formação de professores (inicial e continuada) é um problema abrangente, sendo um desafio, diante de inúmeras questões já levantadas por profissionais experientes nesta área. Nosso trabalho de pesquisa se direciona para a formação permanente de professores (inicial e contínua), priorizando a relação Fazer Ciência e Ensinar Ciência (VIANNA, 1998), procurando mostrar a ciência que é feita nos laboratórios, pelos cientistas com a dos professores.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Pesquisa e ensino.
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1224 0 bytes IENCI – V6(2), pp. 111-132, 2001 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID71/v6_n2_a2001.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Discursos de Professores de Ciências sobre Leitura |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ANDRADE, Inez Barcellos de; MARTINS, Isabel Neste trabalho, partimos do pressuposto que os professores atuam como mediadores das práticas escolares de leitura e problematizamos suas práticas, sentidos e representações sobre leitura. Investigamos os sentidos que um grupo de professores de Física, Química e Biologia, que atuam em uma escola federal de ensino médio e técnico, atribuem à leitura. Seguindo um quadro teórico-metodológico identificado como a análise do discurso de linha francesa, consideramos que sentidos, conceitos e concepções de leitura são construídos historicamente, através de discursos produzindo efeitos de sentidos que determinam práticas ideológicas. Nossos resultados mostram que, para esse grupo de professores, não existiram, na sua formação, inicial e continuada, oportunidades de refletir sobre o papel da leitura no ensino e na aprendizagem de ciências.
Palavras-chave: Leitura. Análise do Discurso Francesa. Professores de Ciências.
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1347 0 bytes IENCI – V11(2), pp. 121-151, 2006 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID148/v11_n2_a2006.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Dificuldades para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas por |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade Os professores que procuram implantar práticas interdisciplinares nas escolas públicas estaduais paulistas ainda encontram muitas dificuldades. Na presente pesquisa, docentes da área de Ciências da Natureza, participantes de um curso de formação em serviço, elencaram as dificuldades para a implantação dessas práticas no Ensino Médio. A análise das respostas desses professores e professoras revelou que as principais dificuldades são: falta de tempo para se reunirem-se com os colegas, pesquisar e dedicar-se a leituras; a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre as ações docentes, além do desinteresse e indisciplina dos alunos.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciências da Natureza. Ensino Médio. Formação em serviço.
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1433 0 bytes IENCI – V12(1), pp.139-154, 2007 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID165/v12_n1_a2007.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em r |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Este artigo, que relata as dificuldades de professores em relação ao ensino da Astronomia, faz parte de um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo leva em consideração as concepções alternativas de alunos e professores sobre fenômenos astronômicos, os erros conceituais em livros didáticos e as sugestões de conteúdos de Astronomia constantes nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Caracterizar as dificuldades dos professores é a questão central deste texto, apontando para o objetivo de contribuir com subsídios para um futuro programa de formação continuada neste tema. O estudo se justifica mediante o fato de que planejamentos de cursos como estes só se adequarão à realidade do professor (e do aluno) se houver uma investigação antecipada sobre o que os docentes precisam saber e saber fazer a respeito da Astronomia, o que se concretizou em nosso caso pela interpretação dos discursos de uma amostra de professores coletados através de entrevistas semi-estruturadas, utilizando para interpretação os princípios e métodos da análise do discurso em sua linha francesa. Os resultados da pesquisa indicaram dificuldades de ordem pessoal, metodológica, de formação, de infra-estrutura e outras relacionadas às fontes de informações para docentes.
Pavavras-chave: Formação inicial e continuada de professores. Ensino da astronomia. Concepções alternativas. Erros conceituais em livros didáticos. Análise do discurso.
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472 0 bytes Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia |
Categoria: Ciências Artigos |
Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
Versão: pdf Atualização: 8/10/2012 |
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto
Este artigo, que relata as dificuldades de professores em relação ao ensino da Astronomia, faz parte de um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo leva em consideração as concepções alternativas de alunos e professores sobre fenômenos astronômicos, os erros conceituais em livros didáticos e as sugestões de conteúdos de Astronomia constantes nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Caracterizar as dificuldades dos professores é a questão central deste texto, apontando para o objetivo de contribuir com subsídios para um futuro programa de formação continuada neste tema. O estudo se justifica mediante o fato de que planejamentos de cursos como estes só se adequarão à realidade do professor (e do aluno) se houver uma investigação antecipada sobre o que os docentes precisam saber e saber fazer a respeito da Astronomia, o que se concretizou em nosso caso pela interpretação dos discursos de uma amostra de professores coletados através de entrevistas semi-estruturadas, utilizando para interpretação os princípios e métodos da análise do discurso em sua linha francesa. Os resultados da pesquisa indicaram dificuldades de ordem pessoal, metodológica, de formação, de infra-estrutura e outras relacionadas às fontes de informações para docentes. Palavras-chave: Formação inicial e continuada de professores; ensino da Astronomia; concepções alternativas; erros conceituais em livros didáticos; análise do discurso.
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871 0 bytes RELEA, n. 2, p. 75-92, 2005 |
Categoria: Ciências Artigos |
Despertando os Sentidos da Educação Ambiental |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MATAREZI, José
Neste artigo, a partir da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória da educação ambiental, são apresentados alguns resultados do programa Trilha da vida: (re)descobrindo a natureza com os sentidos, criado e desenvolvido desde 1997, pelo LEA/CTTMar/Univali em parceria com a Facinor e a ONG Voluntários pela Verdade Ambiental. A Trilha da Vida enquanto proposta de educação ambiental comunitária e em unidades de conservação, não deve ser confundida como mera atividade de sensibilização, ultrapassando em muito esta dimensão e apontando para objetivos educacionais, conservacionistas e terapêuticos. A Trilha da vida atualmente está sendo implementada em diversos locais através de uma rede de núcleos disseminadores da metodologia. Este processo exige uma formação continuada para as equipes executoras em cada um dos seus núcleos disseminadores. Uma breve fundamentação do programa à luz dos chamados "experimentos educacionais transdisciplinares" é apresentada como forma de romper com a anestesia e perda de sentidos generalizados das sociedades de consumo no mundo globalizado. Por fim é evidenciado o seu potencial transformador e emancipatório a partir de algumas categorias originadas de relatos de grupos que vivenciaram a Trilha da vida.
Palavras-chave: Vivências. Sentidos. Complexidade. Experimento Educacional. Transdisciplinaridade.
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2203 0 bytes Educar Ctba. UFPR, jan./jun. 2006, n.27, p.181-199 http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a12n27.pdf |
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