Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Freire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GEHLENL, Simoni Tormöhlen; AULER, Milton Antonio Auth2 Décio; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera-de; MALDANER, Otavio Aloisio

No contexto da Educação em Ciências, as concepções de Paulo Freire e Lev S. Vigotski, individualmente, têm contribuído para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. O estudo teórico apresentou indicativos de que as idéias de Freire e Vigotski aproximam-se em três aspectos: a) a valorização do conhecimento cotidiano; b) as semelhanças entre o papel dos especialistas em Freire e dos sujeitos mais capazes em Vigotski e c) a conscientização; e apresentam distanciamentos em dois: a) na gênese do conhecimento e b) no ponto de partida do processo de aprendizagem. Além do mais, sinaliza-se que a possível complementaridade das idéias dos autores pode enriquecer propostas curriculares para a Educação em Ciências.

Palavras-chave: Conhecimento Cotidiano e Científico, Gênese do Conhecimento, Educação em Ciências.

Downloads 769  769  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio - Vol. 10 - nº2 - dezembro de 2008  Site http://www.fae.ufmg.br/ensaio
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Teatro como ferramenta de aprendizagem da Física e de problematização da natureza da ciência Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MEDINA, Marcio; BRAGA, Marco.

Neste artigo apresentamos uma experiência didática onde as relações entre Física e Arte se apresentam através da História da Ciência. O teatro é o elemento motivador de uma metodologia de ensino voltada para uma aprendizagem interdisciplinar, que coloca em prática os pressupostos indicados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN+ (2002). Na atividade foram desenvolvidas as habilidades e competências necessárias para a vida, a partir da encenação teatral de um texto adaptado da peça “A Vida de Galileu Galilei” de Bertolt Brecht. O texto foi adaptado visando explorar o conteúdo de Física, de Astronomia e áreas afins. Pretende-se, a partir daí,alcançar uma maior integração entre as disciplinas científicas e destas com as de ciências humanas e sociais. A peça ocorre como parte de um trabalho sobre a revolução científica, técnica, artística, econômica e social ocorrida durante os séculos XVI e XVII. O trabalho foi acompanhado de uma pesquisa sobre a aprendizagem e interesses dos alunos em relação à Física onde se procurou avaliar as vantagens e desvantagens da metodologia adotada. Procuraremos, aqui, descrever as etapas do trabalho desde as primeiras discussões travadas em sala até a montagem da peça. Nesse processo, os alunos tiveram uma participação efetiva, desde a idealização à execução final do trabalho, incluindo os ensaios, a pesquisa e a produção de cenários e figurinos, marcação de cenas, layout dos programas da peça, do cartaz, etc. Os resultados alcançados apresentaram-se de acordo com as competências gerais, habilidades e o letramento, defendidos pela nova educação exigida para os alunos do século XXI.

Palavras-chave: Ensino de Física. Interdisciplinaridade. História da Ciência. Teatro Científico.

Downloads 762  762  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 313-333, ago  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Obesidade e Peso Corporal: riscos e consequências Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SALVE, Mariângela Gagliardi Caro

A manutenção do peso corporal, considerado ideal, é um fator determinante no estado considerado saudável, levando ao bem-estar e melhor qualidade de vida. Em situações que ocorrem desequilíbrio entre a ingestão calórica e a diminuição da prática da atividade física ocorre a obesidade. Essa pode causar vários distúrbios. Como medida de controle, para prevenção da obesidade, é fundamental manter uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente, considerada aeróbia, com envolvimento de grandes grupos musculares, ritmo constante e com intensidade moderada.

Palavras-chave: Peso Corporal. Obesidade, Dieta Alimentar, Atividade Física.

Downloads 759  759  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimento & Percepção  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Calor e Temperatura no Ensino Fundamental: relações entre o ensino e a aprendizagem numa perspectiva Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AGUIAR, Orlando Jr

Nesse trabalho, iremos examinar, em caráter exploratório e preliminar, as possibilidades e contribuições de um Modelo de Ensino como instrumento auxiliar ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino de ciências, voltados para a promoção de mudanças cognitivas. Para isso, serão descritos os instrumentos utilizados no planejamento de um curso introdutório de Calor e Temperatura junto a alunos/as de 8ª série do Ensino Fundamental, e analisados seus resultados. O Modelo proposto procura estabelecer patamares pedagógicos concebidos a partir das tríades sucessivas, que marcam a evolução do conhecimento causal em termos intra, inter e trans-objetais (Piaget e Garcia, 1987). A avaliação dos resultados do trabalho, a partir da análise dos materiais escritos produzidos pelos estudantes ao longo do processo, nos levam a afirmar a complexidade intrínseca da aprendizagem humana, entendendo por complexidade fenômenos históricos, irreversíveis, imprevisíveis e indeterminados (Prigogine e Stengers 1997/1984).

Palavras-chave: Calor e temperatura. Ensino e aprendizagem. Modelo de ensino.

Downloads 745  745  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V4(1), pp. 73-90, 1999  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID48/v4_n1_a1999.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Raízes Históricas da Difícil Equação Institucional da Ciência no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; FERRAZ, Márcia H. M.

Apresenta-se, neste artigo, o quadro histórico da institucionalização das ciências no Brasil, procurando identificar, em diferentes períodos, a articulação (ou falta de articulação) dos quatro componentes fundamentais para que ocorra a institucionalização de qualquer área do conhecimento, a saber: ensino, pesquisa, divulgação e aplicação do conhecimento.

Palavras-chave: Ciência no Brasil. Institucionalização da ciência. Política científica.

Downloads 739  739  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma São Paulo: Perspec., Jul. 2002, v.16, n.3, p.03-1  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Conocimiento Cotidiano Frente a Conocimiento Científico en la Interpretación de las Propiedades de.. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JULIÁN, María Sagrario Gutiérrez; CRESPO, Miguel Angel Gómez; POZO, Juan Ignacio

En este trabajo presentamos un estudio de cómo interpretan los estudiantes las propiedades de la materia. Se muestra cómo para interpretar la discontinuidad de la materia y el movimiento intrínseco de las partículas que la constituyen se recurre en numerosas ocasiones a representaciones alternativas a la teoría científica. Estas representaciones proporcionan una consistencia local centrada en la percepción de la materia, mientras que las teorías científicas son las únicas capaces de proporcionar una consistencia global.

Palabras-clave: Conocimiento cotidiano. Conocimiento científico. Propriedades de la materia.

Downloads 735  735  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V7(3), pp. 191-203, 2002  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID88/v7_n3_a2002.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Quando Os Micro-organismos Salvam vidas - Seres diminutos a serviço da produção de medicamentos Popular Versão: PDF
Atualização:  1/11/2011
Descrição:
LOPES, Adriana A.; GUIMARÃES , Denise O.; PUPO Mônica T.

É comum que a simples menção à palavra micro-organismo cause apreensão. Afinal, esses seres microscópicos são, muitas vezes, vilões quando o assunto é doença. Mas muitos deles têm sua faceta do bem. Uma delas – tema deste artigo – é a produção de medicamentos que salvam vidas. Mas vale, já neste início, lembrar que, há séculos, os micro-organismos estão a serviço do bem-estar dos seres humanos, ajudando- nos a produzir vinho, cerveja, vinagre, queijo, iogurte... A lista de benfeitorias é longa, como o leitor poderá conferir nas próximas páginas.

Palavras-chave: micro-organismo, seres microscópicos.

Downloads 722  722  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma OUTUBRO 2011 | CIÊNCIAHOJE | 31  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Os caminhos de Newton para a gravitação universal: uma revisão de debate historiográfico entre Cohen Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TEIXEIRA, Elder Sales; PEDUZZI, Luiz O. Q; JR, Olival Freire.

Este trabalho tem como objetivos apresentar uma revisão delimitada sobre os caminhos científicos trilhados por Newton até este chegar à sua lei da Gravitação Universal (GU), a partir das análises feitas por I. Bernard Cohen e Richard S. Westfall, estabelecendo um contraste entre as interpretações desses dois historiadores; e discutir possíveis contribuições que esta revisão pode trazer para o ensino do tópico GU orientado pela História e Filosofia da Ciência (HFC).

Palavras-chave: Gravitação Universal. História da Ciência. Ensino de Física.

Downloads 696  696  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 215-254, ago  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GIOPPO, C.; SCHEFFER, E. W. O. e NEVES M. C. D.

Este ensaio aborda o papel essencial das atividades experimentais nas escolas de ensino fundamental. O texto divide-se em sete tópicos: eles procuram argumentar sobre a necessidade de um projeto pedagógico, o qual vincule intimamente as atividades experimentais ao ensino de Ciências que a escola deseja desenvolver. Para isso, defendemos a escola autonômica, que organiza e executa seu projeto pedagógico, que escolhe materiais essenciais às atividades propostas, que luta, enfim, pelo seu direito à independência. Na conquista desse status, pelo menos um ponto é mister destacar: a desvinculação dos materiais – suportes de um laboratório standard no processo de regulamentação das escolas públicas no Paraná.

Palavras-chave: Ensino experimental; Atividades experimentais; Ensino de Ciências.

Downloads 675  675  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar, n. 14, p. 39-57. 1998. Editora da UFPR  Site 
Avaliação: 8.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Sal Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CHEMELLO, Emiliano.

Apresenta a análise da presença do sal na cozinha, além de uma viagem histórica sobre a sua utilização por povos antigos. Procura fazer uma análise química do sal, explicando a luz das teorias que justificam a formação do composto. Como não bastasse, traz algumas curiosidades.

Palavras-chave: sal, cloreto de sódio, química do sal.

Downloads 661  661  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica ZOOM da Editora Cia da Escola –  Site 
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »