Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Modelos: uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
KRAPAS, Sonia; QUEIROZ, Glória; COLINVAUX, Dominique; FRANCO, Creso

Tema dos modelos contribui para uma reflexão psicológica inovadora sobre a cognição humana. O mesmo tema tem aparecido também nas pesquisas voltadas para a educação em ciências, com freqüência crescente, mas com sentidos diversos. Assim é que o uso do termo modelo, nas suas acepções diversas, é um interessante tema de investigação e, neste trabalho, delineamos um quadro dos usos e sentidos de modelos na literatura internacional de educação em ciências. Partindo de uma definição preliminar de modelo como uma representação de uma idéia, objeto, evento, processo ou sistema, analisamos uma amostra de quatro periódicos de língua inglesa, com penetração internacional e foco exclusivamente em pesquisa em educação em ciências, no período de 1986 a 1996 e elaboramos um sistema de categorias relativas aos sentidos de modelos nesta literatura.

Palavras-chave: Modelos. Ensino. Ensino de Ciências. Cognição.

Downloads 1109  1109  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI– V2(3), pp. 185-205, 1997  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID33/v2_n3_a1997.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ZANON, Dulcimeire Ap Volante; FREITAS, Denise de.

Este artigo tem como objetivo discutir a importância das atividades investigativas e das interações discursivas em sala de aula no ensino de Ciências. Essas atividades podem ser entendidas como situações em que o aluno aprende ao envolver-se progressivamente com as manifestações dos fenômenos naturais, fazendo conjecturas, experimentando, errando, interagindo com colegas, com os professores, expondo seus pontos de vista, suas suposições, e confrontando-os com outros e com os
resultados experimentais para testar sua pertinência e validade. Esses processos de ensinoaprendizagem têm no início da escolarização uma importância ainda maior, pois auxiliam os alunos a atingir níveis mais elevados de cognição, o que facilita a aprendizagem de conceitos científicos. Ao se utilizar o instrumento analítico desenvolvido por Mortimer e Scott, foi possível revelar as dinâmicas interativas e os fluxos de discurso em salas de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental,
ajudando a compreender aspectos importantes da prática docente e do processo de aprendizagem científica dos alunos.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Ciências. Atividades investigativas. Interações discursivas.

Downloads 1118  1118  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciências & Cognição 2007; Vol 10: 93-103  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Possibilidades, equívocos e limites no trabalho do professor/pesquisador - enfoque em Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P.M. de; SOUZA, Suzani Cassiani de

São apresentados recortes da pesquisa "Supletivo Individualizado: Possibilidades, Equívocos e Limites no Ensino de Ciências", centralizada nas relações aluno/professor,aluno/recursos didáticos e na análise de mudanças no trabalho pedagógico, na área de Ciências, num curso para educação de adultos. O foco desta apresentação é a trajetória da professora/pesquisadora, proponente e executora da investigação.

Palavras-chaves: Professor/pesquisador. Mudança Pedagógica. Ensino de Ciências.

Downloads 1120  1120  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V1(2), pp.145-154, 1996  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID14/v1_n2_a3.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Controvérsias Sócio-científicas e Prática Pedagógica de Jovens Professores Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
REIS, Pedro; GALVÃO, Cecília

A presente investigação pretendeu estudar o impacto das controvérsias sócio-científicas recentes, divulgadas pelos meios de comunicação social, nas concepções e práticas de grupo de três professores de Ciências Naturais em início de carreira. Este estudo reveste-se de particular relevância num período marcado, simultaneamente, por fortes discussões relativas ao impacto social e ambiental de várias inovações científicas e tecnológicas e pela implementação de novos currículos de ciências, que realçam a importância da discussão de controvérsias sócio-científicas na alfabetização científica dos alunos (nomeadamente, na compreensão da natureza da ciência e da sua relação com a sociedade e a cultura) (McComas, 2000). Nesta investigação, optou-se por uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo.

Palavras-chave: Ensino das Ciências. Ciência. Tecnologia e Sociedade (CTS). Controvérsias Sócio-científicas. Concepções. Práticas Lectivas.

Downloads 1127  1127  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(2), pp. 131-160, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID126/v10_n2_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A história da ciência e o ensino de biologia Popular Versão: PDF
Atualização:  29/5/2013
Descrição:
MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira

A História da Ciência pode ser utilizada como um dispositivo didático útil, contribuindo para tornar o ensino da ciência a nível médio mais interessante e facilitar sua aprendizagem. Isso pode ser aplicado tanto ao ensino da Biologia como ao ensino de outras disciplinas.

Palavras-chave: História da Ciência. Ensino da Biologia.

Downloads 1129  1129  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Ensino  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepciones de alumnos (14 – 15 años) de educación general básica sobre la naturaleza y percepción  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BRAVO, Bettina M.; PESA, Marta A.

Se analizan las ideas de un grupo de alumnos (14- 15 años de edad) de Educación General Básica sobre la naturaleza y percepción del color, luego de haber participado de propuestas didácticas que abordaron esta temática desde que ingresaron al segundo ciclo.Estas ideas se caracterizan según los principios ontológicos, conceptuales y epistemológicos subyacentes, como así también en función de los esquemas de razonamiento que llevan asociados. Se evalúa la consistencia y coherencia de las respuestas dadas por estos alumnos a un test de respuestas múltiples y un cuestionario de problemas abiertos. Se halló que la mayoría de los estudiantes presentan una idea acerca del color coherente con la de la ciencia escolar, resultando sus respuestas consistentes al resolver situaciones problemáticas, con explicaciones que relacionan correctamente un número importante de variables.

Palabras-claves: Aprendizaje Color. Modos de Razonar. Cambio Conceptual. Epistemológico y Ontológico.

Downloads 1135  1135  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(3), pp. 337-362, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID134/v10_n3_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepções Sobre a Natureza da Ciência num Curso de Ciências Biológicas: imagens que dificultam a .. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; DELIZOICOV, Demétrio

A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de caracterizar as concepções sobre natureza da ciência presentes entre estudantes de um curso de Ciências Biológicas. A metodologia envolveu a elaboração e aplicação de um questionário e realização de entrevistas semi-estruturadas a partir de situações problematizadoras, com um roteiro básico de questões envolvendo conhecimentos de biologia molecular. Os resultados indicam que os estudantes identificam, no trabalho dos cientistas, a descoberta de leis naturais e verdades, e o conhecimento científico como absoluto. Predomina a concepção indutivista-empirista e ateórica, na qual a observação e a experimentação são entendidas como atividades independentes de compromissos teóricos. Os estudantes mostraram dificuldades em distinguir modelo de realidade, o que foi analisado a partir das categorias conexões ativas e conexões passivas, de Ludwik Fleck.

Palavras-chave: Natureza da Ciência. Formação de Professores. Epistemologia. Ludwik Fleck.

Downloads 1138  1138  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(2), pp.157-181, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID166/v12_n2_a2007.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!El Discurso como Mediador de la Educación Ambiental en una Clase de Ciencias Naturales: un estudio.. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MASSA, Marta; ZAPATA, Nélida; RASSETTO, María; CASCIANI, Cecilia

La consideración del discurso como un espacio de prácticas educativas permite analizar la forma en que diferentes procesos y sujetos se relacionan entre sí en función de una cadena de significados que se expresan, intercambian, negocian y construyen en la dinámica del aula. En este trabajo se analizan las prácticas discursivas y los argumentos que una profesora y sus alumnos formulan sobre los conceptos "agua potable - agua contaminada" en una clase de Ciencias Naturales en la que se abordan contenidos de Educación Ambiental. Se adoptó un enfoque cualitativo con la perspectiva de un estudio de caso centrado en los actos de habla.

Palabras-clave: Educación Ambiental. Discurso Ambiental. Interacción Discursiva. Argumentación. Agua Potable. Contaminada.

Downloads 1139  1139  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(2), pp. 177-197, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID114/v9_n2_a2004.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Construção e Realidade: o realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de model Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PIETROCOLA, Maurício

Nesse trabalho tecemos críticas ao movimento construtivista, que segundo nossa avaliação super-valorizou o papel das construções individuais, em detrimento da dimensão ontológica do conhecimento científico. Ele será desenvolvido tomando por base alguns trabalhos críticos dirigidos ao movimento construtivismo e uma análise da recepção das idéias de Thomas Kuhn pelas pesquisas em ensino de ciências. Uma de nossas conclusões será mostrar que o construtivismo não valoriza suficientemente a apreensão de uma realidade associada ao mundo físico. Isto acaba por se refletir num enfraquecimento do conhecimento científico frente a outras formas de conhecimento, instituindo uma espécie de relativismo epistemológico entre as diversas formas de conhecer.

Palavras-chave: Construtivismo. Realismo Científico. Ensino de Ciências. Modelos.

Downloads 1143  1143  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V4(3), pp. 213-227, 1999  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID54/v4_n3_a1999.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Cómo Podemos Llevar a Cabo una Ivestigación-Accíon para Mejorar la Práctica en el Aula de Ciencias? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BERNAL, Bartolomé Vázquez; JIMÉNEZ-PÉREZ, Roque; JIMÉNEZ, Vicente Mellado

El trabajo describe un programa de investigación-acción realizado con profesores de la enseñanza secundaria de ciencias experimentales. El programa persigue el desarrollo profesional a través de la innovación curricular, tomando como agente promotor la reflexión orientada a la práctica, prestándose especial atención a la socialización del profesorado. A lo largo de dos cursos escolares se realizaron acciones encaminadas a tales efectos, organizándose a través del conocimiento didáctico del contenido. Los resultados muestran que el profesorado, de forma lenta y gradual, va incorporando nuevas teorías prácticas a sus reflexiones y al trabajo en el aula.

Palabras-clave: Investigación-acción. Formación Continua del Profesorado. Conocimiento Didáctico del Contenido. Hipótesis de la Complejidad.

Downloads 1147  1147  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(1), pp.45-64, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID24/v13_n1_a2008.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »