Categoria: Ciências Artigos |
"Saúde como compreensão de Vida":Avaliação para inovação na educação em saúde para o ensino fundamen |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
DINIZ, Maria Cecília Pinto; OLIVEIRA, Tatiana Carolina de; SCHALL, Virgínia Torres.
Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde. A prática defendida e orientada pelo MEC nos PCNs é de que a saúde seja um eixo transversal ao currículo, considerando a escola como parceira da família e da sociedade na promoção da saúde das crianças e dos adolescentes. Nessa perspectiva, a escola tem uma co-responsabilidade de orientação. A proposta representa um avanço efetivo, mas esbarra em diferentes questões, desde a valorização da formação científica de professores e alunos na Educação Básica até a falta de qualidade na maioria dos livros didáticos. Assim, o objetivo do estudo consistiu em promover o resgate histórico das características formais, organização e metodologia do livro “Saúde, como Compreensão de Vida” (MS/DNES – MEC/PREMEM, 1977), publicação inovadora nos anos de 1980. Além disso, foi realizado um estudo exploratório de avaliação por especialistas visando subsidiar a criação de um livro sobre saúde destinado ao ensino fundamental.
Palavras-chave: Avaliação. Resgate Histórico. Livro Didático. Saúde.
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1242 0 bytes Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.119 |
Categoria: Ciências Artigos |
Do fazer ao Ensinar Ciência: a importância dos episódios de pesquisa na formação de professores |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VIANNA, Deise Miranda; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Entendemos que as pesquisas sobre formação de professores hoje incluem diferentes aspectos em suas abordagens. Para ensinar ciências um profissional precisa muito mais do que só saber os conteúdos e ter boa didática. A formação de professores (inicial e continuada) é um problema abrangente, sendo um desafio, diante de inúmeras questões já levantadas por profissionais experientes nesta área. Nosso trabalho de pesquisa se direciona para a formação permanente de professores (inicial e contínua), priorizando a relação Fazer Ciência e Ensinar Ciência (VIANNA, 1998), procurando mostrar a ciência que é feita nos laboratórios, pelos cientistas com a dos professores.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Pesquisa e ensino.
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1224 0 bytes IENCI – V6(2), pp. 111-132, 2001 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID71/v6_n2_a2001.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
La Formación del Profesorado en un Contexto Constructivista |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PORLÁN, Rafael El cambio del profesorado es una de las variables determinantes del cambio escolar. Dicho cambio ha de ser el resultado de actuaciones tanto en factores externos y contextuales (características del puesto de trabajo, condiciones laborales, organizativas y administrativas, etc.), como en factores internos relacionados con su conocimiento profesional. Es más, ambos tipos de cambios son interdependientes y se influyen y refuerzan mutuamente. Es decir, no habrá cambio generalizado del profesorado si no cambian sus condiciones de trabajo e, igualmente, el cambio de dichas condiciones no garantiza, por sí sólo, una evolución innovadora en las prácticas profesionales. Teniendo esto presente, la línea de investigación de nuestro grupo, y particularmente este proyecto, tiene como finalidad general promover un conocimiento más riguroso acerca del conocimiento profesional de los profesores, y de los modelos formativos que favorecen su evolución.
Palabras-clave: Formación de Profesores de Ciencias. Conocimiento Profesional. Contexto Constructivista.
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1154 0 bytes IENCI– V7(3), pp. 271-281, 2002 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID93/v7_n3_a2002.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Cómo Podemos Llevar a Cabo una Ivestigación-Accíon para Mejorar la Práctica en el Aula de Ciencias? |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BERNAL, Bartolomé Vázquez; JIMÉNEZ-PÉREZ, Roque; JIMÉNEZ, Vicente Mellado El trabajo describe un programa de investigación-acción realizado con profesores de la enseñanza secundaria de ciencias experimentales. El programa persigue el desarrollo profesional a través de la innovación curricular, tomando como agente promotor la reflexión orientada a la práctica, prestándose especial atención a la socialización del profesorado. A lo largo de dos cursos escolares se realizaron acciones encaminadas a tales efectos, organizándose a través del conocimiento didáctico del contenido. Los resultados muestran que el profesorado, de forma lenta y gradual, va incorporando nuevas teorías prácticas a sus reflexiones y al trabajo en el aula.
Palabras-clave: Investigación-acción. Formación Continua del Profesorado. Conocimiento Didáctico del Contenido. Hipótesis de la Complejidad.
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1148 0 bytes IENCI – V13(1), pp.45-64, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID24/v13_n1_a2008.pdf |
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