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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Discursos de Professores de Ciências sobre Leitura Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ANDRADE, Inez Barcellos de; MARTINS, Isabel

Neste trabalho, partimos do pressuposto que os professores atuam como mediadores das práticas escolares de leitura e problematizamos suas práticas, sentidos e representações sobre leitura. Investigamos os sentidos que um grupo de professores de Física, Química e Biologia, que atuam em uma escola federal de ensino médio e técnico, atribuem à leitura. Seguindo um quadro teórico-metodológico identificado como a análise do discurso de linha francesa, consideramos que sentidos, conceitos e concepções de leitura são construídos historicamente, através de discursos produzindo efeitos de sentidos que determinam práticas ideológicas. Nossos resultados mostram que, para esse grupo de professores, não existiram, na sua formação, inicial e continuada, oportunidades de refletir sobre o papel da leitura no ensino e na aprendizagem de ciências.

Palavras-chave: Leitura. Análise do Discurso Francesa. Professores de Ciências.

Downloads 1217  1217  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(2), pp. 121-151, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID148/v11_n2_a2006.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Do fazer ao Ensinar Ciência: a importância dos episódios de pesquisa na formação de professores Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VIANNA, Deise Miranda; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de

Entendemos que as pesquisas sobre formação de professores hoje incluem diferentes aspectos em suas abordagens. Para ensinar ciências um profissional precisa muito mais do que só saber os conteúdos e ter boa didática. A formação de professores (inicial e continuada) é um problema abrangente, sendo um desafio, diante de inúmeras questões já levantadas por profissionais experientes nesta área. Nosso trabalho de pesquisa se direciona para a formação permanente de professores (inicial e contínua), priorizando a relação Fazer Ciência e Ensinar Ciência (VIANNA, 1998), procurando mostrar a ciência que é feita nos laboratórios, pelos cientistas com a dos professores.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Pesquisa e ensino.

Downloads 1117  1117  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V6(2), pp. 111-132, 2001  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID71/v6_n2_a2001.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Doenças sexualmente transmissíveis e gênero: um estudo transversal com adolescentes no Rio de Janeir Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TAQUETTE, Stella R.; VILHENA, Marília Mello de; PAULA, Mariana Campos de.

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são freqüentes na adolescência e podem contribuir no aumento do número de casos de AIDS. A iniciação sexual precoce , a multiplicidade de parceiros e o não uso de preservativo nas relações sexuais têm sido apontados como fatores de risco, e são influenciados por um sistema de gênero que se pauta na dominação masculina. Pa ra identificar possíveis fatores de risco às DST na adolescência, foi feito um estudo com 356 adolescentes atendidos no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados na população estudada mostraram que os rapazes têm maior número de parceiras e iniciam a atividade sexual mais cedo. As moças, por sua vez, usam menos preservativo e são vítimas mais freqüentes de abuso sexual. Estes dados confirmam um modelo sustentado em valores tradicionais de gênero que demarcam as esferas masculina e feminina supondo uma supremacia da primeira . Conclui-se que para se ter um controle mais efetivo das DST é necessário ampliar-se o debate em torno dos modelos de masculinidade e feminilidade culturalmente construídos.

Palavras-chave: Sexualidade. Adolescência. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Gênero.

Downloads 336  336  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(1):282-290,  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas por  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade

Os professores que procuram implantar práticas interdisciplinares nas escolas públicas estaduais paulistas ainda encontram muitas dificuldades. Na presente pesquisa, docentes da área de Ciências da Natureza, participantes de um curso de formação em serviço, elencaram as dificuldades para a implantação dessas práticas no Ensino Médio. A análise das respostas desses professores e professoras revelou que as principais dificuldades são: falta de tempo para se reunirem-se com os colegas, pesquisar e dedicar-se a leituras; a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre as ações docentes, além do desinteresse e indisciplina dos alunos.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciências da Natureza. Ensino Médio. Formação em serviço.

Downloads 1275  1275  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(1), pp.139-154, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID165/v12_n1_a2007.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!DST no âmbito da relação estável: análise cultural com base na perspectiva da mulher Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SOUSA, Leilane Barbosa de; BARROSO, Maria Grasiela Teixeira.

O trabalho teve como objetivo analisar as significações da contaminação por DST para a mulher em união estável. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, baseada na Teoria do Cuidado Cultural. Desenvolveu-se o estudo no Centro de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM) e no contexto familiar de sete mulheres, durante nove meses. Os resultados mostraram que o diagnóstico de DST influencia o comportamento sexual das mulheres. Em face disso, todavia, verificou-se que os homens parecem se comportar como coadjuvantes no processo e ainda consideram o problema como inerente apenas à parte feminina. Conclui-se que é imprescindível a abordagem da cultura nas ações de Educação em Saúde para a promoção da saúde sexual e reprodutiva do casal.

Palavras-chave: Doenças Sexualmente Transmissíveis. Saúde da Mulher. Enfermagem.

Downloads 335  335  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 jan-mar; 13 (1): 123  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JACOBI, Pedro

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.

Palavras-chave: Cidadania. Ecologia. Educação Ambiental.

Downloads 1244  1244  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março 20  Site http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação de Escolares de Primeiro Grau como Estratégia no Controle do Dengue Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MADEIRA, Newton G.; MACHARELLI, Carlos Alberto; PEDRAS, José Figueiredo; DELFINO, Maria C. N.

A proliferação do Aedes aegypti é propiciada pelo hábito de permitir a formação de criadouros em vários tipos de recipientes. Uma das formas de controlá-lo é a disseminação do conhecimento sobre o vetor, por conduzir a conscientização e a tomada de medidas contra a sua proliferação.

Palavras-chave: Dengue. Aedes aegypti. Educação. Participação Comunitária.

Downloads 1196  1196  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Soc. Bras. Med. Trop., maio/jun. 2002, v.35  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação em Centros de Ciências: Visitas Escolares ao Observatório Astronômico do CDCC/USP Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JUNIOR, Pedro Donizete Colombo; AROCA, Silvia Calbo; SILVA, Cibelle Celestino.

O presente artigo analisa os resultados obtidos na atividade “Visita Orientada a Grupos Escolares” realizada no Observatório Astronômico do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) pertencente à Universidade de São Paulo (USP) com alunos do ensino fundamental de terceira e quarta séries. Os objetivos da pesquisa foram identificar a influência e motivação da atividade na aprendizagem de conceitos astronômicos. Para isso, utilizamos metodologia de pesquisa qualitativa apoiada em observação, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados demonstram que é difícil para as crianças entenderem a noção de espaço e distância no Sistema Solar, por outro lado, a atividade motiva os alunos a retornarem com seus familiares ao Observatório. Enfim, o sucesso de uma visita a um centro de ciências, visando a motivação e o aprendizado de conceitos básicos, se deve a três momentos: aquele que antecede a chegada, a visita e retorno à sala de aula.

Palavras-chave: educação não formal, centro de ciências, astronomia, Sistema Solar.

Downloads 365  365  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://Investigações em Ensino de Ciências – V14(1), pp. 25-36, 2009
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação em Saúde e Educação Ambiental: uma experiência integradora Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GRYNSZPAN, Danielle

Este texto relata um trabalho com professores do ensino básico de alguns municípios brasileiros com diferentes perfis: do litoral ao interior, de capitais a cidades pequenas. Com o propósito maior de facilitar, entre os docentes, a percepção da identidade entre educação ambiental e educação em saúde, foram tratadas questões locais relacionadas à qualidade de vida.

Palavras-chave: Educação em saúde. Educação ambiental. Saúde ambiental. Estudantes. Escolas.

Downloads 1408  1408  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Saúde Pública-RJ, 1999, v.15 supl.2, p.133-13  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação em Solos: princípios, teoria e métodos Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MUGGLER, Cristine Carole, SOBRINHO, Fábio de Araújo Pinto & MACHADO, Vinícius Azevedo.

O solo é um componente essencial do meio ambiente, cuja importância é normalmente desconsiderada e pouco valorizada. Assim, é necessário que se desenvolva uma “consciência pedológica”, a partir de um processo educativo que privilegie uma concepção de sustentabilidade na relação homem-natureza. Existem múltiplas formas, tempos e espaços de promover a educação para o meio ambiente a partir de uma abordagem pedológica; esse conjunto de conteúdos e métodos constituem a Educação em Solos, que é indissociável da Educação Ambiental. A Educação em Solos tem como principal objetivo trazer o significado da importância do solo à vida das pessoas e, portanto, da necessidade da sua conservação e do seu uso e ocupação sustentáveis. Assim como a Educação Ambiental, a Educação em Solos coloca-se como um processo de formação que, em si, precisa ser dinâmico, permanente e participativo. Nessa perspectiva, foi criado o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES) junto ao Museu de Ciências da Terra do Departamento de Solos da UFV, que atua na educação formal e não-formal na região de Viçosa. A base teórico-metodológica da prática pedagógica do PES baseia-se no construtivismo e nas idéias de Paulo Freire, utilizando-se a abordagem holística, os métodos participativos e a prática da pedagogia de projetos. A perspectiva Construtivista-Freiriana promove uma abordagem dos temas pedológico-ambientais com base não apenas na simples transmissão do conhecimento, mas também da investigação, da experimentação e do resgate e valorização do conhecimento prévio das pessoas. A abordagem de aspectos que são familiares e conhecidos das pessoas, possibilitando uma aprendizagem significativa, embute em si um grande potencial para consolidar mudanças de valores e atitudes, ou seja, para efetivar uma consciência ambiental/ planetária.

Palavras-chave: Educação ambiental. Aprendizagem significativa. Relação homem-ambiente.

Downloads 412  412  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma R. Bras. Ci. Solo, 30:733-740, 2006  Site 
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