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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!As fases da lua numa caixa de papelão Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SARAIVA, Maria de Fátima O.; AMADOR, Cláudio B.; KEMPER, Érico; GOULART, Paulo Goulart; MULLER, Angela.

Neste trabalho propomos a construção de material didático de baixo custo para demonstração do conceito de fases de um corpo iluminado. O principal objetivo de nosso material é facilitar a compreensão das fases da Lua da perspectiva de um observador na Terra. O material ajuda na visualização de dois efeitos importantes: (1o) mesmo tendo sempre a metade da "Lua" (representada por uma bolinha de isopor ou de ping-pong) iluminada pelo "Sol" (representado por uma fonte de luz natural ou artificial), nós vemos diferentes frações de sua superfície iluminada, dependendo do ângulo pelo qual a olhamos; (2o) a orientação da borda convexa da Lua nas fases Crescente e Minguante também depende da perspectiva pela qual a olhamos da Terra. O uso de uma caixa fechada permite observar o contraste entre as diferentes fases sem necessidade de estar em uma sala escurecida. Apresentamos também um texto explicativo sobre fases da Lua, enfatizando a dependência da aparência da parte iluminada com o ângulo de visada.

Palavras-chave: Ensino de astronomia. Material didático. Fases da Lua.

Downloads 3550  3550  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Prática de Ensino nas Licenciaturas e a Pesquisa em Ensino de  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARANDINO, Martha

Este trabalho tem por objetivo discutir os desafios que se colocam hoje para a disciplina de Prática de Ensino, nas diferentes áreas das Ciências Naturais, como a Biologia, a Física e a Química, tendo por base a pesquisa em Ensino de Ciências. Procuramos, a partir de análise bibliográfica, discutir as especificidades desta disciplina frente às questões que permeiam os campos da Educação de forma ampla e do Ensino de Ciências. Foi intenção, também, contextualizar a Prática de Ensino no bojo da atual legislação e do debate sobre as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores.

Palavras­ chave: Prática de ensino. Formação de Professores. Ensino de Ciências.

Downloads 3253  3253  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Bras.Ens.Fís.,v.20, n.2: p.168-193, ago.2003  Site http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/apraticadensinoartigo4.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Rumos da Formação de Professores para a Educação Ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GOUVEA, Giana Raquel Rosa

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do investimento humano e conceitual na inserção da educação ambiental no processo de formação de professores. Trata-se de um estudo de caso, de natureza empírica, realizado em dois centros universitários localizados em Lorena e Barra Mansa, que atuam significativamente, na formação de professores da região. No processo de coleta de dados, foram atendidas as premissas que norteiam um estudo de caso, segundo YIN (2001), bem como fontes de evidências variadas. Os dados receberam tratamento quantitativo e qualitativo, dependendo da natureza da evidência. Nesse sentido, o estudo revela que, embora os professorandos que participaram da pesquisa tivessem pouca ou nenhuma noção da importância do trabalho de educação ambiental, tal situação pode ser alterada, inclusive no tocante às discussões que ocorrem no ambiente universitário e no replanejamento de planos e projetos pedagógicos dos cursos vocacionados para a formação de professores. Dessa forma, a reflexão constante sobre "o que preciso saber para ensinar?", "por que e para quem ensinar?" caminha juntamente com o "como ensinar?" na construção de um saber ambiental embasado pelo compromisso social e humano necessário à formação dos professores e à superação da dispedagogia ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental. Formação de professores. Dispedagogia ambiental.

Downloads 2604  2604  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar, Curitiba, n. 27, p. 163-179, 2006. Editora  Site http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a11n27.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A ciência nos Meios de Comunicação de Massa: divulgação de conhecimento ou reforço do imaginário ... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PECHULA, Márcia Reami

O texto descreve a crise teórico-metodológica da ciência moderna instaurada no século XX, contraposta ao imaginário social presente na recepção da ciência divulgada pelos meios de comunicação de massa. A descrição demonstra que há um paradoxo entre a produção do conhecimento científico, forjado nos centros e instituições científicas, e a visão geral daqueles que recebem as informações científicas via meios de comunicação de massa. Para tanto, o trabalho estrutura-se em quatro etapas: 1º) descreve o processo da crise teórico-metodológica da ciência no século XX, no âmbito acadêmico; 2º) analisa a formação dos elementos constitutivos do imaginário social, sob a perspectiva sociológica; 3º) analisa as condições da ciência como informação nos meios de comunicação de massa; 4º) demonstra a veiculação das informações científicas dos meios de comunicação de massa, exemplificada pela leitura da revista Superinteressante.

Palavras-chave: Ciência. Imaginário social. Meios de comunicação de massa.

Downloads 2562  2562  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciênc. educ. (Bauru), maio/ago. 2007, v.13, n.2  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a05.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Afinal, para que serve o rato? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BLAUTH, Patrícia R.

Essa curiosa pergunta me foi feita por um aluno da 5ª série em uma aula de ciências. Questões semelhantes – ‘Borboletas têm utilidade?”, “Pra que existe barata?”, “Baleia é tão importante?” – me revelam a maneira como a maioria das crianças das minhas classes via os animais.

Downloads 2523  2523  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Ensino de Ciências  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Como age a pressão atmosférica? Algumas situações-problema tendo como base a história da Ciência e p Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel; NARDI, Roberto.

Este artigo tem como proposta apresentar um conjunto de situações-problema sobre o tema pressão atmosférica , as quais foram aplicadas a futuros professores de Física, em seu curso de formação inicial. Tais atividades, que podem ser desenvolvidas com estudantes de Ensino Fundamental e/ou Médio, têm como base a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Sua organização partiu de alguns resultados de pesquisas realizadas na área, além de episódios da História da Ciência e são apresentadas em dois eixos principais, que tomam como ponto de partida algumas barreiras que os alunos devem superar para que compreendam fenômenos relativos à pressão atmosférica. Apresentamos, em cada atividade, os principais tipos de respostas obtidas na ocasião de sua aplicação com licenciandos em Física, e apontamos, a partir de tais resultados, alguns cuidados a serem tomados pelos professores no desenvolvimento do tema.

Palavras-chave: Ensino de Física. Situações-problema. Pressão atmosférica.

Downloads 2496  2496  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 7-23, abr. 2  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Protozoários de veiculação hídrica: relevância em saúde pública Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FRANCO,Regina Maura Bueno.

As doenças de veiculação hídrica, sobretudo aquelas causadas por protozoários intestinais, emergiram como um dos principais problemas de Saúde Pública nos últimos 25 anos. No Brasil, surtos causados pelos protozoários Cyclospora cayetanensis (n=2) e Toxoplasma gondii (n=1) ocorreram em anos recentes, atingindo aproximadamente 1.075 pessoas. Nesta revisão, são abordados diferentes aspectos sobre a biologia e a epidemiologia dos principais protozoários parasitas de transmissão hídrica (Cryptosporidium spp., Giardia spp., Cyclospora cayetanensis e Toxoplasma gondii) que, por sua elevada persistência ambiental e resistência à cloração, constituem uma preocupação constante para os sistemas produtores de água e indústria de alimentos. As águas de recreação também constituem um risco de aquisição destes agentes parasitários.

Palavras-chave: Giardia spp. Cryptosporidium spp. Cyclospora cayetanensis. Toxoplasma gondii. Transmissão hídrica.

Downloads 2396  2396  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://Rev Panam Infectol 2007;9(4):36-43
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania Popular Versão: pdf
Atualização:  20/11/2014
Descrição:
PRAIA, João; GIL-PEREZ, Daniel; VILCHES, Amparo

O presente trabalho tem como propósito uma nova contribuição para o debate que vem se desenvolvendo, já faz algum tempo, em volta do papel da natureza da ciência na educação científica e, em particular, na formação de uma cidadania para a participação na tomada de decisões.

Palavras-chave: Natureza da ciência e da tecnologia. Alfabetização científica. Imersão na cultura científica e tecnológica. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Educação para a cidadania.

Downloads 2383  2383  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a01.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O uso da água como tema gerador em uma atividade pedagógica de conscientização ambiental Popular Versão: PDF
Atualização:  2/3/2012
Descrição:
BELO, Carolina de Lima Alves; PARANHOS, Rodolfo.

O uso abusivo da água tem gerado a preocupação sobre uma possível escassez, o que aponta a necessidade de uma mudança drástica no comportamento das pessoas frente ao seu uso. Sendo assim, torna-se clara a importância da educação para auxiliar na tomada de consciência da responsabilidade e do direito de todos os cidadãos a um ambiente saudável, não só para o presente, mas também para as futuras gerações. Uma forma em que essas questões podem ser abordadas é usando a água como tema gerador, uma vez que é um assunto que proporciona ampla abordagem, seja porque está relacionado com questões ambientais e socioeconômicas ou porque abarca uma série de conceitos vinculados a outras disciplinas (interdisciplinaridade). Para a apresentação da atividade foram escolhidas dez escolas, sendo sete públicas e três particulares. Para avaliar a prática dos professores em relação à utilização das atividades práticas durante as aulas, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o docente de Ciências da turma em que foi feita a apresentação. Para obter as concepções prévias dos estudantes e analisar a real aplicabilidade da atividade foram utilizados dois questionários: um antes da apresentação e outro após a apresentação. Os dados quantitativos foram organizados em percentagem. Os dados qualitativos foram trabalhados pela análise de conteúdo. As apresentações e análise dos dados indicaram que houve a compreensão dos conteúdos apresentados durante a atividade. Acreditamos que a proposta didática, assim elaborada, tem perspectivas de atingir nosso objetivo, que é de colaborar para que os alunos desenvolvam sua capacidade crítica e participativa, no que diz respeito ao consumo e preservação da água, e que também assumam a sua cota de responsabilidade na sociedade em que vivem, funcionando como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.

Downloads 2362  2362  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 7-  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio

Ressalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional.

Palavras-chave: CTS. Ensino Médio. Educação Científica e Tecnológica.

Downloads 2300  2300  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a05.pdf
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