Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Afinal, para que serve o rato? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BLAUTH, Patrícia R.

Essa curiosa pergunta me foi feita por um aluno da 5ª série em uma aula de ciências. Questões semelhantes – ‘Borboletas têm utilidade?”, “Pra que existe barata?”, “Baleia é tão importante?” – me revelam a maneira como a maioria das crianças das minhas classes via os animais.

Downloads 2473  2473  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A ciência nos Meios de Comunicação de Massa: divulgação de conhecimento ou reforço do imaginário ... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PECHULA, Márcia Reami

O texto descreve a crise teórico-metodológica da ciência moderna instaurada no século XX, contraposta ao imaginário social presente na recepção da ciência divulgada pelos meios de comunicação de massa. A descrição demonstra que há um paradoxo entre a produção do conhecimento científico, forjado nos centros e instituições científicas, e a visão geral daqueles que recebem as informações científicas via meios de comunicação de massa. Para tanto, o trabalho estrutura-se em quatro etapas: 1º) descreve o processo da crise teórico-metodológica da ciência no século XX, no âmbito acadêmico; 2º) analisa a formação dos elementos constitutivos do imaginário social, sob a perspectiva sociológica; 3º) analisa as condições da ciência como informação nos meios de comunicação de massa; 4º) demonstra a veiculação das informações científicas dos meios de comunicação de massa, exemplificada pela leitura da revista Superinteressante.

Palavras-chave: Ciência. Imaginário social. Meios de comunicação de massa.

Downloads 2468  2468  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciênc. educ. (Bauru), maio/ago. 2007, v.13, n.2  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a05.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Como age a pressão atmosférica? Algumas situações-problema tendo como base a história da Ciência e p Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel; NARDI, Roberto.

Este artigo tem como proposta apresentar um conjunto de situações-problema sobre o tema pressão atmosférica , as quais foram aplicadas a futuros professores de Física, em seu curso de formação inicial. Tais atividades, que podem ser desenvolvidas com estudantes de Ensino Fundamental e/ou Médio, têm como base a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Sua organização partiu de alguns resultados de pesquisas realizadas na área, além de episódios da História da Ciência e são apresentadas em dois eixos principais, que tomam como ponto de partida algumas barreiras que os alunos devem superar para que compreendam fenômenos relativos à pressão atmosférica. Apresentamos, em cada atividade, os principais tipos de respostas obtidas na ocasião de sua aplicação com licenciandos em Física, e apontamos, a partir de tais resultados, alguns cuidados a serem tomados pelos professores no desenvolvimento do tema.

Palavras-chave: Ensino de Física. Situações-problema. Pressão atmosférica.

Downloads 2446  2446  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 7-23, abr. 2  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Protozoários de veiculação hídrica: relevância em saúde pública Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FRANCO,Regina Maura Bueno.

As doenças de veiculação hídrica, sobretudo aquelas causadas por protozoários intestinais, emergiram como um dos principais problemas de Saúde Pública nos últimos 25 anos. No Brasil, surtos causados pelos protozoários Cyclospora cayetanensis (n=2) e Toxoplasma gondii (n=1) ocorreram em anos recentes, atingindo aproximadamente 1.075 pessoas. Nesta revisão, são abordados diferentes aspectos sobre a biologia e a epidemiologia dos principais protozoários parasitas de transmissão hídrica (Cryptosporidium spp., Giardia spp., Cyclospora cayetanensis e Toxoplasma gondii) que, por sua elevada persistência ambiental e resistência à cloração, constituem uma preocupação constante para os sistemas produtores de água e indústria de alimentos. As águas de recreação também constituem um risco de aquisição destes agentes parasitários.

Palavras-chave: Giardia spp. Cryptosporidium spp. Cyclospora cayetanensis. Toxoplasma gondii. Transmissão hídrica.

Downloads 2335  2335  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://Rev Panam Infectol 2007;9(4):36-43
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania Popular Versão: pdf
Atualização:  20/11/2014
Descrição:
PRAIA, João; GIL-PEREZ, Daniel; VILCHES, Amparo

O presente trabalho tem como propósito uma nova contribuição para o debate que vem se desenvolvendo, já faz algum tempo, em volta do papel da natureza da ciência na educação científica e, em particular, na formação de uma cidadania para a participação na tomada de decisões.

Palavras-chave: Natureza da ciência e da tecnologia. Alfabetização científica. Imersão na cultura científica e tecnológica. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Educação para a cidadania.

Downloads 2332  2332  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a01.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio

Ressalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional.

Palavras-chave: CTS. Ensino Médio. Educação Científica e Tecnológica.

Downloads 2251  2251  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007  Site http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a05.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O uso da água como tema gerador em uma atividade pedagógica de conscientização ambiental Popular Versão: PDF
Atualização:  2/3/2012
Descrição:
BELO, Carolina de Lima Alves; PARANHOS, Rodolfo.

O uso abusivo da água tem gerado a preocupação sobre uma possível escassez, o que aponta a necessidade de uma mudança drástica no comportamento das pessoas frente ao seu uso. Sendo assim, torna-se clara a importância da educação para auxiliar na tomada de consciência da responsabilidade e do direito de todos os cidadãos a um ambiente saudável, não só para o presente, mas também para as futuras gerações. Uma forma em que essas questões podem ser abordadas é usando a água como tema gerador, uma vez que é um assunto que proporciona ampla abordagem, seja porque está relacionado com questões ambientais e socioeconômicas ou porque abarca uma série de conceitos vinculados a outras disciplinas (interdisciplinaridade). Para a apresentação da atividade foram escolhidas dez escolas, sendo sete públicas e três particulares. Para avaliar a prática dos professores em relação à utilização das atividades práticas durante as aulas, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o docente de Ciências da turma em que foi feita a apresentação. Para obter as concepções prévias dos estudantes e analisar a real aplicabilidade da atividade foram utilizados dois questionários: um antes da apresentação e outro após a apresentação. Os dados quantitativos foram organizados em percentagem. Os dados qualitativos foram trabalhados pela análise de conteúdo. As apresentações e análise dos dados indicaram que houve a compreensão dos conteúdos apresentados durante a atividade. Acreditamos que a proposta didática, assim elaborada, tem perspectivas de atingir nosso objetivo, que é de colaborar para que os alunos desenvolvam sua capacidade crítica e participativa, no que diz respeito ao consumo e preservação da água, e que também assumam a sua cota de responsabilidade na sociedade em que vivem, funcionando como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.

Downloads 2137  2137  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 7-  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Condiloma Acuminatum Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CASTRO, Maria Alexandra.

Com este trabalho pretende-se fazer uma revisão do que é conhecido até ao momento sobre condiloma acuminatum, problema de saúde de prevalência crescente na prática clínica diária, que se estima em 1 % da população sexualmente activa. É ainda um problema de saúde que se reveste de aspectos psico-sociais delicados e relevantes pelo estigma associado às doenças sexualmente transmissíveis, receio de outras infecções e, na mulher, de cancro do colo do útero. O médico de família é fundamental na sua abordagem holística que inclui a educação para a saúde, promoção da saúde e prevenção da doença.

Palavras-chave: Condiloma Acuminatum. Verruga Genital. Vírus Papiloma Humano. Doenças Sexualmente Transmitidas.

Downloads 2134  2134  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev Port Clin Geral 2003;19:185-91  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Apontamentos sobre o Ensino de Ciências nas Séries Escolares Iniciais Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
HAMBURGER, Ernst W.

O ensino de Ciências, assim como a educação em geral, precisam ser aperfeiçoados no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente.

Palavras-chave: Educação científica. Formação de professores. Ensino de Ciências baseado em investigação. Divulgação científica.

Downloads 2112  2112  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estud. av. vol.21 no.60 São Paulo May/Aug. 2007  Site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000200007&script=sci_arttext&tlng=e
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação em Saúde para Alunos de Primeiro Grau: avaliação de material para ensino e profilaxia da es Popular Versão: pdf
Atualização:  20/11/2014
Descrição:
SCHALL, Virginia T. et al.

Considerando a importância da informação sobre a esquistossomose, para alunos de 7 a 15 anos, faixa etária apontada como de alta prevalência em regiões endêmicas e cujos hábitos colaboram para a disseminação da doença, foi elaborado um material de ensino baseado em um texto de conotação literária, aplicado em escolas de região considerada foco isolado da doença no Município do Rio de Janeiro (Brasil).

Palavras-chave: Educação em saúde. Métodos. Saúde escolar. Esquistossomose. Prevenção e controle. Materiais de ensino.

Downloads 2015  2015  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Saúde Pública - SP, out. 1987, v.21, n.5, p.3  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »