Categoria: Biologia Artigos |
Efeitos da contaminação do ambiente aquático por óleos e agrotóxicos  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
BERTI, Alessandra Paim; DÜSMAN, Elisângela; SOARES, Lilian Capelari; et all
Inúmeras são as substâncias oriundas das atividades antropogênicas que alteram o ambiente. Hidrocarbonetos, gorduras e ésteres são conhecidos por constituírem o grupo de óleos e graxas, geralmente de origem mineral, vegetal ou animal. Uma característica nociva é a pequena solubilidade desses compostos, o que torna a sua degradação complexa, causando problemas no tratamento de água, bem como, dificultando a transferência do oxigênio da atmosfera para a água. Dessa maneira os hidrocarbonetos podem alterar todo o ecossistema aquático, como também outros organismos da cadeia trófica. Os agrotóxicos são outros graves contaminantes pelo fato de ter como função principal eliminar alguma forma de vida, atingindo também espécies não-alvo, além de contaminar a atmosfera, água, terra, e serem persistentes no ambiente. Dessa forma, essas substâncias não só afetam a biota aquática, mas a terrestre e consequentemente o ser humano. Assim, este trabalho visa a abordar esses contaminantes aquáticos e seus efeitos sobre o ambiente.
Palavras-chave: Contaminantes. Agrotóxicos. Água. Cadeia alimentar. Níveis tróficos. Biota.
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480 0 bytes Revista Saúde e Biologia |
Categoria: Biologia Artigos |
Ensino de Biologia e Ciências: uma análise da visão discente acerca da utilização da TV pendrive com  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, T. F. P. de; MACHADO, R. de C. D.
A escola, desde o seu surgimento, é vista como instrumento de extrema importância no desenvolvimento humano quando atende o objetivo de formar, ensinar e educar. Para que tais objetivos sejam atingidos faz-se necessário que as aulas sejam mais dinâmicas, com o uso de novos instrumentos tecnológicos visando a atualização do modelo de ensino. Recentemente, a TV Multimídia, ou TV Pendrive, foi implementada na rede de escolas estaduais do Paraná como mais um recurso às aulas. Esse novo instrumento tecnológico disponível contribui para a melhoria do ensino, tornando a aula mais interessante ao aluno e promovendo aprendizagem. Assim sendo, este trabalho visou analisar o resultado do uso desse novo recurso nas aulas de Biologia e Ciências.
Palavras-chave: TV Multimídia. Recurso didático-tecnológico. Ensino de Biologia e Ciências.
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3362 0 bytes SBenBio |
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