Educadores

Ínicio : Biologia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Diferenças de gênero no desenvolvimento sexual: integração dos paradigmas biológico, psicanalítico e Popular Versão: pdf
Atualização:  4/5/2012
Descrição:
PARISOTTO, L. et al.

O desenvolvimento sexual masculino e feminino tem sido fonte de incontáveis questionamentos em várias áreas do conhecimento humano ao longo da história da humanidade. Diversas especialidades têm estudado o tópico da sexualidade de forma dissociada, dificultando a sua compreensão global e a abordagem terapêutica de seus transtornos. A busca de integração de diferentes teorias oriundas, tanto dos processos fisiológicos básicos que originam a vida, quanto dos campos mais complexos da psicanálise, tem sido um dos grandes desafios da prática clínica. Propõe-se, então, um artigo com o objetivo de descrever as diferenças de gênero no desenvolvimento sexual humano, à luz dos vértices biológico, psicanalítico e evolucionista, buscando-se pontes de conexão entre estes paradigmas, para uma visão mais integrada do processo de ser masculino ou feminino.

Palavras-chave: Sexualidade. Diferenças de gênero. Biologia. Psicanálise. Evolução.

Downloads 522  522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Psiquiatria - RS  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Educação Científica na Mídia Impressa Brasileira: avaliação da divulgação de biologia celular em jor Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ANA PAULA LEGEY, A. P. ; CLÁUDIA JURBERG, C. ; COUTINHO, C. M. L. M.

É indiscutível o recente desenvolvimento das pesquisas na área de Biologia Celular e seus impactos para a sociedade. O presente trabalho analisou dois jornais diários e três revistas semanais de grande circulação, entre setembro de 2004 e julho de 2005, a fim de avaliar a qualidade da divulgação promovida no Brasil na área de Biologia Celular. As reportagens foram categorizadas e analisadas quantitativa e qualitativamente.

Palavras-chave: biologia celular. Célula. Divulgação científica. Jornalismo científico. Sociedade.

Downloads 831  831  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação em Ciência e Tecnologia  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Biomateriais utilizados em bioengenharia ortopédica Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
ANDRADE, L.R. de

Diversos tipos de biomateriais, sejam de origem biológica ou sintética, vêm sendo utilizados na prática da bioengenharia tecidual com finalidades de regeneração ou formação de novos tecidos. A bioengenharia tecidual compila conhecimentos de grandes áreas da ciência como a biologia e a engenharia, que são aplicados atualmente na medicina reparadora. Os biomateriais escolhidos para tal prática devem estimular a adesão, diferenciação e proliferação celular, e ainda promover a produção de moléculas específicas do tecido em questão.

Palavras-chave: Bioengenharia tecidual. Biomateriais. Cartilagem. Tendão.

Downloads 609  609  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estudos de Biologia  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Experimentação animal: considerações éticas, científicas e jurídicas Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
STEFANELLI, L.C.J.

O uso de animais em experimentos será analisado sob os aspectos éticos, científicos e jurídicos, especialmente se demonstrando que tal prática, embora seja legalmente autorizada pela legislação brasileira, desde que obedecidas algumas regras, se revela cruel para com os animais e extremamente perigosa aos seres humanos.

Palavras-Chave: Vivissecção. Crueldade. Ciência. Perigo. Alternativas.

Downloads 9592  9592  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaios e Ciência  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial de professores de biologia: a prática colaborativa e o uso pedagógico do computador Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
GIANOTTO, D.E.P. & DINIZ, R.E.da S.

Este artigo analisa a implantação de uma prática colaborativa com o uso do computador, com alunos de Prática de Ensino de Biologia da UEM, a partir da metodologia qualitativa. Os dados foram coletados através de documentos e observações sobre ideias, concepções e reflexões dos sujeitos da pesquisa e analisados de acordo com os episódios de ensino: “refletindo sobre a prática colaborativa”, “discutindo a informática educacional” e “projetando uma aula (hipotética) de Biologia sob uma perspectiva colaborativa utilizando ferramentas computacionais”.

Palavras-chave: Prática colaborativa. Computador. Formação inicial.

Downloads 489  489  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Ensenânza de las Ciencias  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Contribuições Axiológicas e Epistemológicas ao Ensino da Teoria da Evolução de Darwin Popular Versão: pdf
Atualização:  12/12/2011
Descrição:
LUCAS, L.B.; BATISTA, I. DE L.

A partir do papel essencial do tema “evolução biológica” na formação científica dos estudantes e a diversidade de problemas identificados na literatura da área para o ensino do mesmo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa segundo aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, que resultou em um estudo caracterizado por uma revisão teórico-metodológica a respeito do tema tratado, em uma síntese histórico-epistemológica com enfoque axiológico do Darwinismo, na elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e sua apreciação por professores de Biologia, e uma análise textual discursiva dessa apreciação.

Palavras-chave: Evolução biológica. Sistemas axiológicos. História e Filosofia da Ciência.

Downloads 445  445  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do ensino superio Popular Versão: pdf
Atualização:  12/12/2011
Descrição:
SCHNEIDER, E.M.; JUSTINA, L.A.D.; et al

Considerando a importância que a discussão de conceitos relacionados à genética tem para a sociedade e a necessidade de abordar a ciência como uma atividade dinâmica e histórica, tratar-se-á aqui de um conceito indispensável ao entendimento da herança biológica: o conceito de gene. Neste sentido, objetiva-se nesse artigo discutir a presença de diferentes conceitos de genes na história da biologia e a relevância de se abordar no contexto de ensino o conceito de gene em uma percepção sistêmica dos fenômenos. Também, buscou-se analisar ideias de gene presentes em professores de duas universidades públicas. Os resultados apontaram a presença de diferentes definições de gene, com a predominância de ideias vinculadas ao estabelecimento do gene como unidade estrutural, funcional e/ou informacional.

Palavras-chave: Conceito de gene. Visão sistêmica da Biologia. Formação de professores.

Downloads 806  806  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do Ensino Médio: uma análise históric Popular Versão: pdf
Atualização:  12/12/2011
Descrição:
NASCIMENTO JUNIOR, A. F.; SOUZA, D.C. DE; CARNEIRO, M.C.

São analisados os Documentos Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que diz respeito aos aspectos ontológicos, epistemológicos, histórico-sociais e conceituais da Biologia. Tal estudo visa trazer indicações e reflexões sobre a inserção da história e filosofia da Biologia para o ensino médio e também para a formação docente. Foi realizada uma análise dos PCNEM, PCNEM+ e das Orientações Curriculares, em seu conjunto, a partir de categorias estabelecidas. Os resultados indicam uma predominância da visão ontológica mecanicista sobre a Biologia. Epistemologicamente, embora uma questão reconhecida, o método científico é pouco discutido. A abordagem histórica e social da atividade científica e do conhecimento científico é reconhecida pelos documentos, porém predomina uma visão instrumental. Os aspectos conceituais são abrangentes e dão conta das teorias estruturantes da Biologia. Uma discussão filosófica sobre a Biologia é ausente nos parâmetros, indicando-se a necessidade da inserção de questões relacionadas às ideias de determinismo, acaso e teleologia.

Palavras-chave: História e Filosofia da Biologia. Currículo. Ensino de Biologia.

Downloads 723  723  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Significados de fotossíntese apropriados por alunos do Ensino Fundamental a partir de uma atividade  Popular Versão: pdf
Atualização:  12/12/2011
Descrição:
ZOMPERO, A. DE F.; LABURU, C.E.

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que analisa os significados elaborados por alunos da quinta série do Ensino Fundamental sobre o conceito de fotossíntese. O conteúdo foi desenvolvido por meio de uma atividade investigativa com a utilização da multimodalidade representacional na forma de texto, imagem, além da interação dialógica via modo oral entre os estudantes e a professora. Os significados produzidos em cada atividade foram analisados com base nas formas de Aprendizagem Significativa. Foi possível verificar que as atividades proporcionaram diferenciação e enriquecimento dos significados iniciais estabelecidos na estrutura cognitiva dos alunos.

Palavras-Chave: Aprendizagem significativa. Representações multimodos. Fotossíntese.

Downloads 521  521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da Teor Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
GASPAR, A.; MONTEIRO, I. C. DE C.

Neste trabalho apresentamos algumas características das atividades de demonstração que permitem fundamentar o seu uso em sala de aula a partir da teoria de Vygotsky. Tal fundamentação traz, a nosso ver, orientações relevantes para a otimização do processo de ensino e aprendizagem a partir do uso de tais atividades em sala de aula. A seguir, são descritos alguns dados resultantes da aplicação efetiva dessa proposta em sala de aula, seguidas de algumas reflexões a eles relacionadas.

Palavras-chave: Atividades de demonstração. Teoria de Vygotsky. Ensino de Física.

Downloads 544  544  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 (26) 27 »