Educadores

Ínicio : Biologia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Quando a Biologia encontra a Geologia: possibilidades interdisciplinares entre áreas Popular Versão: pdf
Atualização:  9/2/2012
Descrição:
SILVA, F. K. M. DA ; HORNINK, G. G.

O trabalho interdisciplinar é um desafio apresentado para todos professores, dos diversos níveis de ensino e para ser exercido exige o diálogo entre as áreas diversas. Neste trabalho, apresentamos algumas possibilidades interdisciplinares entre a Biologia e a Geologia, a partir da disciplina Elementos de Geologia, para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Palavras-chave: Formação inicial. Interdisciplinaridade. Ensino de Biologia. Ensino de Geologia.

Downloads 3019  3019  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação em Ciências e Tecnologia  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Anatomia Humana Popular Versão: pdf
Atualização:  9/2/2012
Descrição:
FORNAZIERO, C. C. ; RODRIGUES GIL, C. R.

Hoje em dia, as mudanças sociais nos levam a acreditar que o grande desafio de uma universidade é formar um profissional da saúde com um perfil criativo frente aos muitos problemas do cotidiano. Esse profissional deve conhecer a tecnologia em vigência, dominar dinâmica de grupo, ser uma pessoa sem preconceitos e também ser capaz de lidar com o pluralismo social. Este artigo pretende apontar as inovações tecnológicas que podem ser utilizadas para tornar o aprendizado de Anatomia Humana mais interessante e contribuir para a qualidade do ensino da Anatomia. Também é importante provocar uma reflexão e uma reavaliação da prática educacional, proporcionando alternativas para introduzir a realidade social de um profissional de saúde no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Anatomia. Educação médica. Desenvolvimento tecnológico.

Downloads 516  516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Médica  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O Estudo de bactérias e protistas no Ensino Médio: uma abordagem menos convencional Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
WELKER, C. A. D.

O ensino de Biologia apresenta inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de aulas diferenciadas, capazes de atrair a atenção dos alunos e ensinar os conteúdos de forma prática. Essa não é, entretanto, a realidade em muitas escolas, nas quais o ensino restringe-se a aulas expositivas ou ao simples estudo do livro didático. O presente trabalho apresenta uma descrição analítica das atividades realizadas com uma turma do Ensino Médio, no estudo de bactérias e protistas, pensando de que forma atividades metodológicas diferenciadas, entre elas aulas práticas, influenciam na aprendizagem dos alunos e no controle da indisciplina na sala de aula.

Palavras-chave: Biologia. Ensino Médio. Bactérias. Protistas.

Downloads 1079  1079  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da Teor Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
GASPAR, A.; MONTEIRO, I. C. DE C.

Neste trabalho apresentamos algumas características das atividades de demonstração que permitem fundamentar o seu uso em sala de aula a partir da teoria de Vygotsky. Tal fundamentação traz, a nosso ver, orientações relevantes para a otimização do processo de ensino e aprendizagem a partir do uso de tais atividades em sala de aula. A seguir, são descritos alguns dados resultantes da aplicação efetiva dessa proposta em sala de aula, seguidas de algumas reflexões a eles relacionadas.

Palavras-chave: Atividades de demonstração. Teoria de Vygotsky. Ensino de Física.

Downloads 543  543  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Significados de fotossíntese apropriados por alunos do Ensino Fundamental a partir de uma atividade  Popular Versão: pdf
Atualização:  12/12/2011
Descrição:
ZOMPERO, A. DE F.; LABURU, C.E.

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que analisa os significados elaborados por alunos da quinta série do Ensino Fundamental sobre o conceito de fotossíntese. O conteúdo foi desenvolvido por meio de uma atividade investigativa com a utilização da multimodalidade representacional na forma de texto, imagem, além da interação dialógica via modo oral entre os estudantes e a professora. Os significados produzidos em cada atividade foram analisados com base nas formas de Aprendizagem Significativa. Foi possível verificar que as atividades proporcionaram diferenciação e enriquecimento dos significados iniciais estabelecidos na estrutura cognitiva dos alunos.

Palavras-Chave: Aprendizagem significativa. Representações multimodos. Fotossíntese.

Downloads 520  520  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do Ensino Médio: uma análise históric Popular Versão: pdf
Atualização:  12/12/2011
Descrição:
NASCIMENTO JUNIOR, A. F.; SOUZA, D.C. DE; CARNEIRO, M.C.

São analisados os Documentos Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) no que diz respeito aos aspectos ontológicos, epistemológicos, histórico-sociais e conceituais da Biologia. Tal estudo visa trazer indicações e reflexões sobre a inserção da história e filosofia da Biologia para o ensino médio e também para a formação docente. Foi realizada uma análise dos PCNEM, PCNEM+ e das Orientações Curriculares, em seu conjunto, a partir de categorias estabelecidas. Os resultados indicam uma predominância da visão ontológica mecanicista sobre a Biologia. Epistemologicamente, embora uma questão reconhecida, o método científico é pouco discutido. A abordagem histórica e social da atividade científica e do conhecimento científico é reconhecida pelos documentos, porém predomina uma visão instrumental. Os aspectos conceituais são abrangentes e dão conta das teorias estruturantes da Biologia. Uma discussão filosófica sobre a Biologia é ausente nos parâmetros, indicando-se a necessidade da inserção de questões relacionadas às ideias de determinismo, acaso e teleologia.

Palavras-chave: História e Filosofia da Biologia. Currículo. Ensino de Biologia.

Downloads 722  722  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do ensino superio Popular Versão: pdf
Atualização:  12/12/2011
Descrição:
SCHNEIDER, E.M.; JUSTINA, L.A.D.; et al

Considerando a importância que a discussão de conceitos relacionados à genética tem para a sociedade e a necessidade de abordar a ciência como uma atividade dinâmica e histórica, tratar-se-á aqui de um conceito indispensável ao entendimento da herança biológica: o conceito de gene. Neste sentido, objetiva-se nesse artigo discutir a presença de diferentes conceitos de genes na história da biologia e a relevância de se abordar no contexto de ensino o conceito de gene em uma percepção sistêmica dos fenômenos. Também, buscou-se analisar ideias de gene presentes em professores de duas universidades públicas. Os resultados apontaram a presença de diferentes definições de gene, com a predominância de ideias vinculadas ao estabelecimento do gene como unidade estrutural, funcional e/ou informacional.

Palavras-chave: Conceito de gene. Visão sistêmica da Biologia. Formação de professores.

Downloads 806  806  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Contribuições Axiológicas e Epistemológicas ao Ensino da Teoria da Evolução de Darwin Popular Versão: pdf
Atualização:  12/12/2011
Descrição:
LUCAS, L.B.; BATISTA, I. DE L.

A partir do papel essencial do tema “evolução biológica” na formação científica dos estudantes e a diversidade de problemas identificados na literatura da área para o ensino do mesmo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa segundo aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, que resultou em um estudo caracterizado por uma revisão teórico-metodológica a respeito do tema tratado, em uma síntese histórico-epistemológica com enfoque axiológico do Darwinismo, na elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e sua apreciação por professores de Biologia, e uma análise textual discursiva dessa apreciação.

Palavras-chave: Evolução biológica. Sistemas axiológicos. História e Filosofia da Ciência.

Downloads 444  444  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial de professores de biologia: a prática colaborativa e o uso pedagógico do computador Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
GIANOTTO, D.E.P. & DINIZ, R.E.da S.

Este artigo analisa a implantação de uma prática colaborativa com o uso do computador, com alunos de Prática de Ensino de Biologia da UEM, a partir da metodologia qualitativa. Os dados foram coletados através de documentos e observações sobre ideias, concepções e reflexões dos sujeitos da pesquisa e analisados de acordo com os episódios de ensino: “refletindo sobre a prática colaborativa”, “discutindo a informática educacional” e “projetando uma aula (hipotética) de Biologia sob uma perspectiva colaborativa utilizando ferramentas computacionais”.

Palavras-chave: Prática colaborativa. Computador. Formação inicial.

Downloads 489  489  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Ensenânza de las Ciencias  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!Experimentação animal: considerações éticas, científicas e jurídicas Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
STEFANELLI, L.C.J.

O uso de animais em experimentos será analisado sob os aspectos éticos, científicos e jurídicos, especialmente se demonstrando que tal prática, embora seja legalmente autorizada pela legislação brasileira, desde que obedecidas algumas regras, se revela cruel para com os animais e extremamente perigosa aos seres humanos.

Palavras-Chave: Vivissecção. Crueldade. Ciência. Perigo. Alternativas.

Downloads 9592  9592  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaios e Ciência  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 (26) 27 »