Categoria: Biologia Artigos |
Organismos Geneticamente Modificados |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
XAVIER, E.G.; LOPES, D.C.N.; PETERS, M.D.P.
Os organismos geneticamente modificados (OGMs) são manipulados de modo a favorecer características desejadas pelo homem, sofrendo alterações no genoma realizadas através da tecnologia do DNA recombinante ou engenharia genética. Estas técnicas, referentes à biotecnologia, vêm apresentando um desenvolvimento rápido, o que tem contribuído para a obtenção de novos produtos, antes considerados impossíveis. Os avanços obtidos no campo da biotecnologia são significativos, incluindo a área médica, plantas modificadas através da bioengenharia e a aplicação da biologia molecular. Mundialmente, pesquisas estão sendo desenvolvidas para avaliar os efeitos dos organismos geneticamente modificados no que diz respeito ao cultivo, produtividade, impacto ambiental, consumo humano e animal. Desta forma, esta revisão tem como objetivos apresentar uma visão geral dos OGMs, alguns dos principais alimentos geneticamente modificados de origem animal e vegetal, bem como a sua aplicação na alimentação.
Palavras-chave: OGM. Transgênicos. Genoma. DNA. Biotecnologia. Engenharia Genética.
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854 0 bytes UFPEL |
Categoria: Biologia Artigos |
Os artrópodes nos materiais didáticos utilizados em escolas da rede particular do Ensino Médio em Ca |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ALVES, Luis Francisco Angeli; BUSARELLO, Giovana Daniela; GIANNOTTI, Sandra Moraes
Atualmente, verifica-se que o ensino escolar em geral não contribui para a formação integral do aluno, preparando-o, na maioria das vezes, apenas para as séries subsequentes ou para o exame vestibular, tendo este processo de ensino aprendizagem, na maioria da vezes, como único recurso presente as apostilas e/ou os livros didáticos, não sendo incomum apresentarem informações errôneas, conteúdo falho e deficiência em imagens que afetam a qualidade do ensino. No ensino de Biologia, o conteúdo dos artrópodes desperta um grande interesse por se tratar de um grupo diretamente relacionado ao cotidiano das pessoas, além de constituírem o grupo mais numeroso de espécies do Reino Animal. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar comparativamente aspectos qualitativos gerais e específicos do conteúdo dos artrópodes em livros e apostilas didáticas utilizados em escolas da rede particular de ensino médio de Cascavel, PR. Palavras-chave: Análise comparativa. Ensino de Biologia. Recurso didático.
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1452 0 bytes Revista Varia Scientia |
Categoria: Biologia Artigos |
Os modos da teleologia em Cuvier, Darwin e Claude Bernard |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CAPONI, G.
A biologia pré-darwiniana reconhecia nos seres vivos uma finalidade dupla: as diferentes estruturas orgânicas, além de estar constituídas e articuladas de modo a integrar um ser organizado, possibilitavam também a adequação desse ser a seu entorno. Todavia, esta dupla conformidade, que Cuvier ainda concebe como um único conjunto de condições que definem a própria possibilidade de um organismo, na biologia contemporânea aparecerá cindida em duas ordens de fenômenos diferentes. Assim, após a identificação do ponto de inflexão na história das ciências da vida, no qual se gerou essa cisão, investigamos neste trabalho as condições conceituais que a exigiram e possibilitaram. Propomos como resposta que essa "mitose conceitual" teve sua razão de ser no fim da ideia clássica de economia natural; e sugerimos ainda que a mesma deve ser considerada no contexto de uma mudança no ideal de ordem natural próprio da história natural.
Palavras-chave: G. Cuvier. C. Darwin. C. Bernard. Teleologia. História da biologia.
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566 0 bytes Scientle Studia |
Categoria: Biologia Artigos |
Para que existem as regras de nomenclatura genética? |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SPLENDORE, Alessandra
Na comunicação científica, precisamos respeitar os princípios de clareza, precisão, comunicabilidade e consistência. Para isso, existe um comitê de nomenclatura genética, cuja função é assegurar que cada gene humano tenha um nome e símbolo únicos que sejam usados consistentemente na literatura científica. Apesar dos esforços, ainda encontramos textos onde o autor se refere a um gene usando um símbolo obsoleto, ou não faz a distinção adequada entre o gene e a proteína, prejudicando a compreensão por parte do leitor. Com isso em mente, apresento uma revisão das regras de nomenclatura de genes e diversos recursos disponíveis através da Internet para encontrar os nomes adequados dos genes, enfatizando aqueles envolvidos em câncer.
Palavras-chave: Nomenclatura. Translocação. Genética.Classificação.
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632 0 bytes Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro |
Categoria: Biologia Artigos |
Percepção e Educação Ambiental sobre o ecossistema manguezal incrementando as disciplinas de Ciência |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Lauro Lopes; FARRAPEIRA, Cristiane Maria Rocha; RODRIGUES, Rotichilda O. Lopes
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as percepções de alunos de uma escola sobre o ecossistema manguezal, usando elementos didáticos e naturais disponíveis para realizar uma ação de educação ambiental. A percepção prévia dos alunos sobre o ecossistema foi avaliada por meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada com uma visita a um manguezal conservado (Rio Paripe, Itamaracá) e outro impactado (Rio Jiquiá, Recife, perto da escola), sendo aplicados novos questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas.
Palavras-chave: Manguezal. Percepção ambiental. Educação ambiental. Contextualização. Ensino.
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745 0 bytes Universidade Federal Rural de Pernambuco |
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