Categoria: Biologia Artigos |
Caracterização morfológica, viabilidade e vigor de sementes |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Ademir Kleber Morbeck de ; SCHLEDER, Eloty Dias ; FAVERO, Silvio
A espécie Tabebuia aurea é encontrada em áreas de Cerrado, Caatinga, Floresta Amazônica e Pantanal, sendo utilizada para fins ornamentais, medicinais, construção civil, carpintaria e produção de carvão, entre outros. Por apresentar ampla utilização e distribuição, os objetivos deste estudo foram caracterizar morfologicamente e analisar a viabilidade e o vigor das sementes dessa espécie quando colhidas e armazenadas por diferentes períodos.
Palavras-chave: Sementes florestais. Produção de mudas. Banco de sementes. Germinação. Tabebuia aurea.
|
754 0 bytes Sociedade de Investigações Florestais |
Categoria: Biologia Artigos |
Percepção e Educação Ambiental sobre o ecossistema manguezal incrementando as disciplinas de Ciência |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Lauro Lopes; FARRAPEIRA, Cristiane Maria Rocha; RODRIGUES, Rotichilda O. Lopes
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as percepções de alunos de uma escola sobre o ecossistema manguezal, usando elementos didáticos e naturais disponíveis para realizar uma ação de educação ambiental. A percepção prévia dos alunos sobre o ecossistema foi avaliada por meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada com uma visita a um manguezal conservado (Rio Paripe, Itamaracá) e outro impactado (Rio Jiquiá, Recife, perto da escola), sendo aplicados novos questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas.
Palavras-chave: Manguezal. Percepção ambiental. Educação ambiental. Contextualização. Ensino.
|
745 0 bytes Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Categoria: Biologia Artigos |
Educação Ambiental: Educar ou Informar? |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
LORENZI, G. M. A. C.
A busca pelo questionado desenvolvimento sustentável requer reflexão sobre as ações praticadas em prol deste, no sentido que as mudanças só ocorrerão quando mudarmos nosso comportamento, quando realmente passarmos por um processo de internalização de novas crenças e valores rompendo com conceitos pré-estabelecidos, ou seja, por meio da educação. Educar é preparar para pensar certo, no sentido de tornar apto a agir, a mudar, a criar, inovar, criticar, a cooperar, a recomeçar ou voltar atrás se for preciso, a ter esperança e comprometimento com o futuro e, ainda, buscar o conhecimento. O verdadeiro objetivo da Educação está em orientar um novo sentido de viver e atuar valorizando acima de tudo a vida.
Palavras-chave: Educação. Ambiental. Ecologia. Política. Educacional.
|
737 0 bytes UFPR |
|