Categoria: Biologia Artigos |
Autecologia Bauhínia forficata L. – Espécie ameaçada de extinção no ecossistema da Caatinga |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVAL, Giselle Medeiros da Costa; et all
O ecossistema Caatinga paraibana, apesar de apresentar alta diversidade biológica, vem sofrendo contínua devastação, perdendo-se com isto várias espécies características da região com grande valor econômico e medicinal, entre elas, a Bauhínia forficata Linn (mororó), que tem ação adstringente, tônica, antidiabética, diurética, efeito calmante e alto valor nutricional, madeira quase imputrescível, e indicada também em reflorestamento ambiental. Diante do exposto, objetivou-se um estudo autecológico.
Palavras-chave: Autecologia. Mororó. Caatinga. Plantas. Extinção.
|
773 0 bytes Revista de Biologia e Ciências da Terra |
Categoria: Biologia Artigos |
Análise do conteúdo de artrópodes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e o perfil do Prof |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Everton Ricardi L. da; ALVES, Luis Francisco A; GIANNOTTI, Sandra Moraes
Há décadas, o livro didático (LD) é tido como principal recurso de ensino e aprendizagem, do qual professores e alunos fazem uso, com ou sem erros factuais, conceituais e de conteúdo. O filo Arthropoda, além de compreender o maior grupo de metazoários, desperta interesse entre professores e alunos, devido ao convívio cotidiano. O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma análise estrutural e qualitativa dos LDs de biologia utilizados no Ensino Médio em colégios da rede pública de ensino do município de Cascavel, PR, bem como do conteúdo específico do filo Arthropoda.
Palavras-chave: Avaliação. Livros. Ensino. Biologia. Formação. Professores.
|
1109 0 bytes Revista Varia Scientia |
Categoria: Biologia Artigos |
Análise comparativa do conteúdo Filo Mollusca em livro didático e apostilas do Ensino Médio de Casca |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Juliana Cristina dos; ALVES, Luis Francisco Angeli; et all O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre um livro didático de Biologia utilizado na terceira série do Ensino Médio, da rede estadual de ensino do município de Cascavel, PR, e apostilas utilizadas por duas escolas da rede privada. Após o levantamento e escolha, os materiais didáticos foram submetidos a uma análise geral em relação à capa, encadernação, espaçamento entre linhas, tamanho da letra, ilustrações, quadros e tabelas, e, também, a uma análise específica do conteúdo Filo Mollusca, considerando-se conceitos; sugestões de leituras complementares; erros ortográficos e conceituais; erros de impressão e revisão; ilustrações. Verificou-se que todos os materiais didáticos analisados apresentam falhas.
Palavras-chave: Material. Didático. Filo. Mollusca. Qualidade. Ensino. Zoologia.
|
578 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Categoria: Biologia Artigos |
As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, A. V. de; FALCÃO, J. T. da R.
As teorias de Lamarck e Darwin são analisadas numa amostra de livros didáticos brasileiros de biologia, num período de sessenta anos. A de Darwin ocupa, nos livros didáticos, uma área maior do que a de Lamarck, porém a extensão de conteúdo deste é variável. Dentre os livros, destacam-se as edições do BSCS. Nestas, pela primeira vez, é apresentado o exemplo da figura do alongamento do pescoço da girafa, para ilustrar as diferenças de abordagem entre as teorias, e reproduzido desde então na maioria dos livros didáticos. Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil. Darwin é apresentado como modelo de cientista e Lamarck como um teórico especulativo, tendo a sua teoria consideravelmente deformada, distante da formulação original.
Palavras-chave: Evolução. Teorias de Lamarck e Darwin. Livros didáticos de Biologia.
|
476 0 bytes Ciência & Educação |
|