O presente artigo realiza uma análise comparativa das principais ferramentas tecnológicas incorporadas na modernização da agricultura brasileira e as suas implicações na saúde humana e ambiental. Os agrotóxicos, produzidos pela tecnociência agrícola e os transgênicos, concebidos pela biotecnociência, são analisados na perspectiva de sua contribuição, dos avanços e de suas consequências para a saúde humana, ambiental e para a atividade agrícola.
As bactérias produtoras de β-lactamases de espectro estendido (ESBL) são entre as Gram negativas, as maiores responsáveis pela ocorrência e disseminação mundial de resistência em ambientes hospitalares. Klebsiella pneumoniae é a espécie em que se descreve produção de ESBL com maior frequência. É importante patógeno de infecções relacionadas à assistência à saúde no ambiente hospitalar podendo causar morbidade severa e mortalidade. O número de surtos hospitalares causados por K. pneumoniae é cada vez maior com a mudança no padrão de sensibilidade aos antimicrobianos devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos de amplo espectro e monobactâmicos, principalmente cefalosporina de terceira geração. Sua transmissão ocorre por contato direto ou por fonte comum.
Sem dúvida a experimentação com seres humanos é uma das questões de maior peso nas discussões atuais da bioética. De fato, podemos dizer que a bioética é uma das áreas de maior estudo, de reflexão e de maior crescimento no mundo nos últimos séculos. A experimentação científica com seres humanos, em nossa sociedade, é moralmente inadmissível que se utilize seres humanos como se fossem cobaias de laboratório. Mas, para que se possa proteger ou promover a saúde da população, muitas vezes é moralmente necessário realizar experimentos controlados com seres humanos.
O conteúdo desta revisão bibliográfica inclui um grupo de vários estudos que enfoca a atenção na produção, espécies para a aquicultura, tecnologias, aspectos econômicos, condições ecológicas e perspectiva para a promoção do desenvolvimento do cultivo de algas autossustentável, proporcionando dessa forma informações sobre a atual situação dos cultivos no Nordeste do Brasil. As análises demonstraram um considerável potencial para o desenvolvimento do cultivo de algas.
Palavras-chave: Cultivo de algas. Status atual. Sustentabilidade. Social-econômico-ambiental.
A dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel, é observada no Ensino Médio (EM) e Superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos deste estudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES. Um questionário foi aplicado em turmas de EM e de ES (Licenciatura em Biologia, de três IES do Recife) para identificar as dificuldades dos alunos.
Palavras-chave: Leis de Mendel. Aprendizagem conceitual. Formação de professores.
Durante a Feira da Ludicidade foi aplicado o estudo sobre o Tuco-Tuco, gênero Ctenomys, aos alunos da escola Estadual de 1° e 2° graus Diva Costa Fachin. Nela foi exibido um material em PowerPoint que tratava da anatomia, fisiologia, ecologia e comportamento do Tuco-Tuco, contendo a vocalização do roedor. Após, foram aplicadas dinâmicas lúdicas que possibilitaram a verificação do grau de conhecimento adquirido pelos alunos.
MILAZZO, Alexandre Dacorso Daltro & CARVALHO, Anderson Abbehusen Freire de
A teoria Gaia foi divulgada no início da década de 1970 pelo cientista inglês James Lovelock. Esta teoria propõe um sistema cibernético que mantêm o ambiente físico-químico da Terra sempre em ótimas condições para a existência de vida no planeta. Atualmente este sistema está em desequilíbrio e o homem é, sem dúvida, a causa para isso. Como consequências estão acontecendo fenômenos fora da normalidade em todo o planeta, e um desses fenômenos é o conhecido aquecimento global. Neste artigo, analisamos como o aquecimento global e a teoria Gaia estão associados e ainda propomos a utilização destes dois assuntos como parte integrante do processo de educação e ensino de Ciências. A partir disso concluímos que esses dois temas têm uma importante contribuição para ajudar a entender os problemas ambientais atuais.
SILVA, Lenice Heloísa de Arruda & SCHNETZLER, Roseli Pacheco
O trabalho enfoca a mediação pedagógica de um professor universitário no contexto de uma disciplina científica (Fisiologia) oferecida a licenciandos em Biologia. Investiga como tal mediação pode se tornar uma referência formativa para os futuros professores, particularmente por meio do processo de elaboração conceitual que o formador promove em suas aulas.
Palavras-chave: Mediação pedagógica. Formação. Docente. Biologia. Professor universitário.
WASKO, Adriane P. ; BENTO, Ana Paula; FERREIRA, Daniela C. et all
Uma proposta de representação teatral foi elaborada por alunos do ensino médio da rede pública, sob a supervisão de docentes e alunos de pós-graduação, durante uma atividade de um grupo de extensão universitária cujo objetivo relacionava-se à popularização e à difusão da ciência. Esta proposta configura-se como um recurso didático para aulas de Genética e Biologia Celular e tem como finalidade transmitir conceitos destas áreas de formação criativa, lúdica e interativa.
RIVALDI, Juan Daniel; SARROUB, Boutros Fouad; et all
A intensiva busca por fontes alternativas de energia e processos sustentáveis visando a redução da poluição ambiental e o aquecimento global do planeta tem estimulado o mercado mundial de combustíveis limpos. Os biocombustíveis, como o biodiesel, representam uma alternativa renovável e ambientalmente segura aos combustíveis fósseis. Este trabalho descreve estudos bem documentados sobre o mecanismo metabólico de glicerol por microrganismos e pertinentes com a proposta de utilização do glicerol em processos microbianos.