Categoria: Biologia Artigos |
Ui, que nojo! Tem mais é que fechar esse valetão! Um estudo com o conceito deleuzeano de devir |
Versão: pdf Atualização: 9/2/2012 |
Descrição:
PALMEIRO, V. ; GIOPPO, C.
Este artigo relata o processo de investigação para a construção e aplicação de um conjunto de atividades relacionadas à temática água, em um Colégio de Curitiba. Os atores desta investigação são estudantes do Ensino Médio que moram e estudam perto de um curso d’água conhecido como Valetão da Rua Henry Ford. Discutimos, a partir do conceito deleuzeano de devir, o interesse/ desinteresse instituídos sobre este valetão, com o objetivo de infectar, dissolver, desconstruir o que foi apagado nas vidas desses estudantes, moradores da comunidade e promover a mobilização para a revitalização do que é de fato, um rio, o rio Pinheirinho.
Palavras-chave: Devir. Educação ambiental. Deleuze.
|
460 0 bytes Educar em Revista/UFPR |
Categoria: Biologia Artigos |
Uso de atividades experimentais pelo professor das Ciências Naturais no Ensino Médio: relação com o |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SALVADEGO, W. N. C.; LABURÚ, C. E.; BARROS, M. A.
Este artigo reúne três resultados confluentes de trabalhos de dissertação em que cada autor optou por estudar independentemente uma categoria de professor de Química ou de Física ou de Biologia do Ensino Médio, com referência às atividades experimentais, com respeito ao uso ou não destas atividades como mecanismo instrucional, visto ser essas atividades consideradas importantes para o ensino das Ciências Naturais nos colégios. Para encaminhar essa nova reflexão tomou-se como referencial a teoria da relação com o saber de Charlot, que nos permite desviar o enfoque de uma leitura negativa da falta ou da carência para uma leitura positiva da relação do professor com o seu saber profissional, ou seja, a relação com o Eu, com o Outro e com o Mundo que possibilita ou não o uso dessas atividades como prática de sala de aula.
Palavras-chave: Ciências. Experimento. Relações.
|
1288 0 bytes UEL |
Categoria: Biologia Artigos |
Transtorno bipolar do humor e gênero |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
DIAS, Rodrigo da Silva; KERR-CORREA, Florence; et all
Embora o transtorno bipolar (TB) ocorra quase igualmente em ambos os sexos, a fenomenologia e o curso da doença diferem no homem e na mulher. No entanto, há evidências de que mulheres bipolares, mais que os homens, apresentariam início mais tardio (em especial na quinta década de vida), ciclagem rápida, mais episódios depressivos, mais mania disfórica que eufórica, estados mistos e evolução do tipo bipolar II, ainda que os achados nem sempre sejam consistentes.
Palavras-chave : Transtorno bipolar. Gênero. Tratamento. Epidemiologia. Evolução.
|
548 0 bytes Revista de Psiquiatria Clínica |
|