Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Reprodutibilidade Técnica e as Transformações na Comunicação de Massa, na Arte e na Educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DELGADO, laura Maria Miranda

Este artigo tem o foco nas influências das técnicas de produção para a massa, traçando um paralelo entre a comunicação de massa na arte e na educação, em especial na educação a distância.

Palavras-chave: Arte. Educação. Educação a distância. Produção cultural.

Downloads 8282  8282  Tamanho do arquivo 102.36 KB  Plataforma Revista Educaonline, V.3, n2  Site http://www.latec.ufrj.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Paulo Freire e Augusto Boal: Diálogos entre educação e Teatro Popular Versão: pdf
Atualização:  1/10/2012
Descrição:
CANDA, Cilene

Com base no referencial bibliográfico de Paulo Freire e de Augusto Boal, a presente investigação traça compreensões dialógicas sobre a Pedagogia Libertadora e o Teatro do Oprimido. De cunho reflexivo, o texto assenta-se na discussão sobre as seguintes categorias: conscientização, emancipação humana, libertação social, e superação da dicotomia entre opressores e
oprimidos. Os argumentos abordados no âmbito de uma perspectiva crítica de sociedade visam contribuir para a realização de estudos na área da cultura, do teatro e da educação.

PALAVRAS-CHAVE: Libertação social; Pedagogia do Oprimido; Teatro do Oprimido, teatro, Augusto Boal, Paulo Freire.


Downloads 8347  8347  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma HOLOS Canda 2012  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A dança e seus efeitos no desenvolvimento das inteligências múltiplas da criança  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MALLMANN, Maria de Lourdes Cardoso; BARRETO, Sidirley de Jesus Barreto

O presente artigo enfoca a Dança Infantil como uma característica importante no desenvolvimento das múltiplas inteligências apontadas por Gardner. Aborda um paradigma educacional no qual a qualidade da aprendizagem se sobrepõe à quantidade. Procura motivar os educadores com relatos de experiências e fatos, visando à busca de formas mais prazerosas de construir, por meio da dança e de movimentos rítmicos cooperativos, situações de aprendizagem, reeducação ou terapia. Defende, ainda, a ideia central de que a dança e os movimentos expressivos contribuem de maneira indelével para a autoestima, a valorização pessoal e a satisfação de aprender a aprender, oferecendo uma melhor qualidade de vida à criança.

Palavras-chave: Dança. Inteligência Corporal. Cinestésica. Inteligências Múltiplas. Educação.

Downloads 11033  11033  Tamanho do arquivo 129.06 KB  Plataforma Instituto Catarinense de Pós-Graduação - ICPG  Site http:// www.icpg.com.br
Avaliação: 4.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Vídeoarte: imagens do ontem e do hoje Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ZANINI, Alessandra

Vídeoarte imagens do ontem e do hoje trata de questões que envolvem arte e tecnologia como um novo meio de fazer arte. O vídeo como possibilidade de exploração poética pela experiência. Arnaldo Antunes com os vídeosarte que produziu, para leitura de imagem e reflexão coletiva. Partindo destas questões o aluno produziu seu próprio vídeoarte e conseguiu relacionar questões históricas e experenciais. O vídeoarte é, sem dúvida, algo poético de se falar, pois os resultados são marcantes, únicos e atemporais. Todos os que participam deste momento envolvem-se e pensam em realizar coisas novas e partir para um novo desafio.

Palavras-chave: Experiência. Vídeoarte. FLUXUS. Arnaldo Antunes.

Downloads 12108  12108  Tamanho do arquivo 907.52 KB  Plataforma webartigos  Site http://www.webartigos.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música e o Desenvolvimento da Criança Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
NOGUEIRA, Monique Andries

Este artigo trata de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança. Inicialmente, esclarece-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abarcando não apenas o aspecto cognitivo, mas também os aspectos afetivo e social da criança. A seguir, são apresentadas reflexões a respeito do papel da música na educação infantil. Como conclusão, busca-se encaminhar sugestões aos pais e adultos envolvidos com a educação de crianças, objetivando oferecer subsídios para a viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável da criança com a linguagem musical.

Palavras-chave: música; criança; desenvolvimento infantil.

Downloads 13040  13040  Tamanho do arquivo 258.54 KB  Plataforma Revista da Universidade Federal de Goiás  Site http://http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Metodologia de Filosofia e da Arte no Ensino Fundamental  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PRENDIN, Andrea

O ensino de Filosofia apoiado pela metodologia dialógica de uma comunidade de investigação é uma proposta que se interliga a outras áreas do conhecimento. A Arte como linguagem, que apresenta referenciais expressivos, históricos e temáticos, e como conteúdo privilegiado no campo da Estética é associada, assim, ao pensar filosófico. Na metodologia triangular o ensino de Arte estimula a reflexão na apreciação, na compreensão histórica das obras e no próprio fazer artístico. Aproximar o pensar filosófico e o artístico potencializa o desenvolvimento de habilidades de pensamento. O público do Ensino Fundamental tem oportunidade de, utilizando-se, por exemplo, das artes visuais, tornar mais próximos conceitos e habilidades de tradução. E no caminho inverso, esta metodologia dialógica serve como apoio para compreensão da Arte e de seus temas, promovendo a expressão e o pensar criativo. Desenvolver pontes entre Filosofia e Arte não só é possível, como torna mais significativo o processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo conteúdos e proporcionando uma apreciação mais ampla, sensível e crítica. Este processo contribui na formação do pensamento multidimensional, nos seus aspectos crítico, criativo e cuidadoso, citados nos fundamentos do Programa Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar. A criatividade, explorada pelos dois principais teóricos que fundamentam esta proposta Matthew Lipman e Ana Mae Barbosa para o ensino de Filosofia e de Arte, respectivamente –, é percebida como elo integrador entre estas duas áreas do conhecimento. Além disso, a sua percepção como aspecto a ser desenvolvido, em apoio aos demais já sugeridos, reforça a formação ampla do educando. O professor que se utiliza desta relação em sua prática é um profissional que se dispõe a investigar novas possibilidades para o processo pedagógico e que, independentemente de sua formação acadêmica, investiga e acrescenta um diálogo entre saberes à vivência escolar da comunidade em que atua.

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Filosofia. Arte. Metodologia.

Downloads 15867  15867  Tamanho do arquivo 287.00 KB  Plataforma IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7)