Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Uma questão de política cultural: mulheres artistas, artesãs, designers e arte/educadoras Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Ana Mae

As mulheres artistas foram apagadas da História da Arte do século XIX no Brasil e só a partir do Modernismo é que as mulheres passaram a ter visibilidade. A mega exposição que teve lugar no ano 2000, "comemorativa" dos 500 anos da colonização do Brasil pelos portugueses confirmou o banimento das mulheres artistas do século XIX. Não havia nenhuma mulher entre os quase duzentos artistas apresentados apesar de que muitas foram bem-sucedidas em vida, ganhando prêmios até na Europa. A grande produção das mulheres nas artes visuais hoje no Brasil tem paulatinamente incorporado as conquistas feministas, mas o medo de ser considerada feminista ainda ronda as mulheres artistas. Além do preconceito de gênero, o preconceito social atinge também as mulheres artesãs que tendem a se perpetuar na repetição sem segurança para mudar e transformar seu trabalho.Um projeto de designers, artistas e arte/educadores, vem dando a estas mulheres a segurança de criar e expandir sua produção.

Palavra-chave : Gênero. Feminismo. Artesanato.

Downloads 982  982  Tamanho do arquivo 107.92 KB  Plataforma 19o Encontro da Associação Nacional de Pesquisador  Site http://www.anpap.org.br/2010/pdf/ceav/anna_mae_tavares_bastos_barbosa.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Arte no Brasil: várias minorias  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Ana Mae

A questão da visibilidade da artista brasileira está atrelada a preconceitos de gênero: o padrão é o Outro, com características etnocêntricas masculinas. Apesar da influência de modelos estrangeiros, a discussão de valores iniciada com a Semana de Arte Moderna no Brasil permanece atrelada ao cânone colonialista masculinizador.

Palavras-chave: Arte. Mulheres. Modernismo.

Downloads 954  954  Tamanho do arquivo 63.69 KB  Plataforma Revista Gênero - v3-nº2  Site http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/artigos/02112009-014244barbosa.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Jogos teatrais na escola pública Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz

O artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa etnográfica que acompanha aspectos do desenvolvimento cultural de pré-adolescentes com a linguagem teatral em classe multisseriada, através do ensino regular de Teatro, em escola de ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulo-SP. Os dados obtidos permitem afirmar que a linguagem cênica contribui na conscientização das novas possibilidades de significação da palavra na prática discursiva.

Palavras-chave: Metodologia do ensino de artes. Teatro-educação. Jogos teatrais. Psicologia cultural.

Downloads 935  935  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola de Comunicação e Artes da Universidade de S  Site http://efartigos.atspace.org/jogos.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Spolin e Stanislavski: intersecções no ensino e na prática do teatro  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
TEIXEIRA, Ana Paula; CAMARGO, Robson Corrêa de

Este artigo tem como objetivo perceber pontos de diálogo entre os jogos teatrais, na perspectiva de Viola Spolin, com as reflexões de Richard Courtney e Vygotsky e de outras práticas teatrais, especificamente as técnicas psico-físicas de Stanislavski. A pesquisa aconteceu no curso de graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás (2003-2007), envolvendo pesquisa prática e bibliográfica. Motivada pela necessidade de pensar a formação dos profissionais de teatro e pedagogos na realidade contemporânea, iniciou-se uma reflexão entre as práticas teatrais e a educação. Em seqüência, utilizou-se das postulações de Stanislavski para tratar aspectos da interpretação do ator no que diz respeito a formação do profissional e praticante desta arte. Posteriormente direcionou-se para a percepção de pontos de diálogo com a proposta dos jogos teatrais de Spolin, estudados na disciplina de mesmo nome (2005). Assim foi possível perceber como elementos do método de análise através das ações físicas, também conhecido como análise ativa, contribuem para a fundamentação dos jogos teatrais.

Palavras-chave: Análise ativa. Jogos teatrais. Teatro improvisacional. Método das ações físicas.

Downloads 916  916  Tamanho do arquivo 257.19 KB  Plataforma Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Ja  Site http://www.revistafenix.pro.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
CAVASSIN, Juliana

O presente artigo objetiva demonstrar que o Teatro na Educação, apesar de ser considerado uma área do conhecimento, em função de uma série de dificuldades teóricas e práticas ainda precisa do desenvolvimento de bases sólidas e profundas para uma maior estabilidade dentro de um paradigma científico. É considerada a importância do foco nos campos de atuação da Pedagogia do Teatro, sobretudo na educação formal (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e os Cursos Superiores) já que esses estão diretamente ligados aos locais de formação humana e produção do conhecimento. Em longo prazo, há uma influência direta aos demais campos de atuação do Teatro na Educação e diminuição das fragilidades apresenta das nessa área do conhecimento. Nesse sentido, argumenta-se sobre a fundamental importância da inf ormação e do questionamento a respeito de ações efetivas do Estado ligadas ao ensino do Teatro (com foco nos Parâmetros Curriculares Nacionais) e também a formação de rofessores dentro de uma perspectiva do Pensamento Complexo e da Educação progressista.

Palavras-chave: Arte e ensino. Parâmetros Curriculares Nacionais. Teatro. Formação de professores.

Downloads 883  883  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista científica/FAP  Site http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/RevistaCientifica3/08_Juliana_Cavassin.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Abordagens metodológicas do teatro na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
KOUDELA, Ingrid Dormien

Análise dos conceitos, práticas e tendências preponderantes do teatro na educação, consubstanciada em uma reflexão sobre os seus fundamentos e em articulação com a história e estética do teatro, considerando-se a realidade brasileira como objeto do estudo. O artigo apresenta uma discussão acerca dos conteúdos e metodologias norteadoras da teoria e prática educacional dessa área de conhecimento, com ênfase no jogo dramático, no jogo teatral e no jogo de aprendizagem brechtiano. Abordagem das perspectivas da pedagogia do teatro, vislumbrando-se o sujeito participante – jogador e receptor – na aprendizagem e apreciação da linguagem dramática.

Palavras-chave: Pedagogia do teatro. Ensino do teatro. Metodologia do ensino do teatro. Teatro-educação.

Downloads 828  828  Tamanho do arquivo 130.11 KB  Plataforma Ciências Humanas em Revista - São Luís, V.3, n.2   Site http://www.nucleohumanidades.ufma.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Apropriação e cópia no desenho infantil  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PASTINA, Camilla Carpanezzi La

Neste artigo busca-se refletir sobre a apropriação e a cópia no desenho infantil. Tem-se como base desenhos de tema livre de crianças de 8 a 10 anos coletados em recente pesquisa de mestrado. Traçam-se considerações sobre a aprendizagem social do desenho a partir das teorias de Vigotski (2007) e Brent e Marjorie Wilson (1997). Considera-se que, ao desenhar, a criança interage com pessoas mais experientes de seu grupo, como pais, professores, colegas de classe ou irmãos mais velhos, procurando assimilar formas de desenhar através da imitação e da cópia. A criança interage também com objetos, tais como livros, álbuns ilustrados, gibis, cadernos decorados, entre outros. Define-se a cópia, a apropriação e o decalque como formas de interação presentes no desenhar das crianças. Embora a compreensão da cópia como atividade humana possa ser elucidativa do ponto de vista educacional, espera-se que o professor seja o propositor de novas e variadas imagens de modo a obter avanços no desenho das crianças.

Palavras-chave: Desenho infantil. Apropriação. Cópia. Fonte de imagem. Interação.

Downloads 819  819  Tamanho do arquivo 2.62 MB  Plataforma Revista Palíndromo  Site http://ppgav.ceart.udesc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Entre intenções, maturações e recordações: as Bienais de Artes Visuais do Mercosul e a cidade de Por Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
KNAAK, Bianca

A Bienal do Mercosul, antes mesmo de sua primeira edição, já era noticiada como a maior e mais importante mostra de arte latinoamericana do Sul do país. Analisá-la implica entender o esforço localizado para a articulação internacional da produção artística contemporânea regional numa era de fluxos, câmbios e impermanências de riquezas, culturas e identidades. Nessa urdidura de interpretações, apresentações e apropriações tramam-se estratégias narrativas de veracidade e realidade. Amplamente divulgada pela imprensa local e ocupando vários espaços na cidade, o evento interfere na cidade a partir de intervenções na paisagem, sob o ponto de vista cultural, urbanístico, social, estético e artístico.

Palavras-chave: Bienal do Mercosul. Arte Contemporânea. Espaço Urbano.

Downloads 756  756  Tamanho do arquivo 268.54 KB  Plataforma Panorama Crítico  Site http://www.panoramacritico.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Guido Viaro: modernidade na arte e na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OSINSKI, Dulce Regina Baggio

Este trabalho analisa a contribuição de Guido Viaro para o ensino da arte do Paraná, como protagonista de diversas ações no campo educacional na cidade de Curitiba, marcadas pela identificação com a modernidade, pelo incentivo à liberdade e pela valorização da expressão individual, no período que vai desde a década de 30 até meados dos anos 1960 do século XX. Relacionando-se com intelectuais de outras áreas do conhecimento, Viaro participava do debate que então se colocava na educação, na literatura e na arte. Como educador, atuou em frentes diversas: com crianças, com professores e com estudantes de arte. A análise de sua trajetória intelectual procura relacionar suas ideias sobre arte e ações pedagógicas com o pensamento moderno da década de 40, apoiando-se no conceito de Gramsci do intelectual como um partícipe do processo de organização da cultura. Como fontes, foram utilizados artigos de jornais e revistas, projetos pedagógicos, documentos institucionais, programas de curso, atas e planos de aula, bem como fotografias, obras de arte e exercícios escolares.

Palavras-chave: Ensino da arte. Modernidade.

Downloads 668  668  Tamanho do arquivo 63.07 KB  Plataforma Inter-Ação: Rev.Fac.Educ.UFG, 32 (2)  Site http://revistas.ufg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Tropical, de Anita Malfatti  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CHIARELLI, Tadeu

A partir da análise de Tropical, tela pintada por Anita Malfatti em 1917, este artigo propõe que a artista procedia a uma mudança em sua linguagem pictórica, afastando-se das concepções de vanguarda que adotara até então para, aderindo ao clima de retorno à ordem internacional, aproximar-se das discussões sobre o nacionalismo na arte, presentes na cena paulistana. Assim, a imagem de mulher insegura que mudou sua perspectiva por causa da crítica de Monteiro Lobato adquire outra conotação. Os modernistas teriam preferido essa interpretação a efetuar uma análise da obra de Anita Malfatti, por meio da qual se poderia desvelar uma deserção do programa vanguardista feita de forma consciente pela artista.

Palavras-chave: Anita Malfatti. Modernismo. Modernismo na arte. Retorno à ordem no Brasil. Monteiro Lobato.

Downloads 652  652  Tamanho do arquivo 84.21 KB  Plataforma Novos Estudos  Site http://www.scielo.br/pdf/nec/n80/a11n80.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 »