Categoria: Arte Artigos |
Spolin e Stanislavski: intersecções no ensino e na prática do teatro |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
TEIXEIRA, Ana Paula; CAMARGO, Robson Corrêa de
Este artigo tem como objetivo perceber pontos de diálogo entre os jogos teatrais, na perspectiva de Viola Spolin, com as reflexões de Richard Courtney e Vygotsky e de outras práticas teatrais, especificamente as técnicas psico-físicas de Stanislavski. A pesquisa aconteceu no curso de graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás (2003-2007), envolvendo pesquisa prática e bibliográfica. Motivada pela necessidade de pensar a formação dos profissionais de teatro e pedagogos na realidade contemporânea, iniciou-se uma reflexão entre as práticas teatrais e a educação. Em seqüência, utilizou-se das postulações de Stanislavski para tratar aspectos da interpretação do ator no que diz respeito a formação do profissional e praticante desta arte. Posteriormente direcionou-se para a percepção de pontos de diálogo com a proposta dos jogos teatrais de Spolin, estudados na disciplina de mesmo nome (2005). Assim foi possível perceber como elementos do método de análise através das ações físicas, também conhecido como análise ativa, contribuem para a fundamentação dos jogos teatrais.
Palavras-chave: Análise ativa. Jogos teatrais. Teatro improvisacional. Método das ações físicas.
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916 257.19 KB Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Ja http://www.revistafenix.pro.br |
Categoria: Arte Artigos |
Apropriação e cópia no desenho infantil |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PASTINA, Camilla Carpanezzi La
Neste artigo busca-se refletir sobre a apropriação e a cópia no desenho infantil. Tem-se como base desenhos de tema livre de crianças de 8 a 10 anos coletados em recente pesquisa de mestrado. Traçam-se considerações sobre a aprendizagem social do desenho a partir das teorias de Vigotski (2007) e Brent e Marjorie Wilson (1997). Considera-se que, ao desenhar, a criança interage com pessoas mais experientes de seu grupo, como pais, professores, colegas de classe ou irmãos mais velhos, procurando assimilar formas de desenhar através da imitação e da cópia. A criança interage também com objetos, tais como livros, álbuns ilustrados, gibis, cadernos decorados, entre outros. Define-se a cópia, a apropriação e o decalque como formas de interação presentes no desenhar das crianças. Embora a compreensão da cópia como atividade humana possa ser elucidativa do ponto de vista educacional, espera-se que o professor seja o propositor de novas e variadas imagens de modo a obter avanços no desenho das crianças.
Palavras-chave: Desenho infantil. Apropriação. Cópia. Fonte de imagem. Interação.
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819 2.62 MB Revista Palíndromo http://ppgav.ceart.udesc.br |
Categoria: Arte Artigos |
Entre intenções, maturações e recordações: as Bienais de Artes Visuais do Mercosul e a cidade de Por |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
KNAAK, Bianca
A Bienal do Mercosul, antes mesmo de sua primeira edição, já era noticiada como a maior e mais importante mostra de arte latinoamericana do Sul do país. Analisá-la implica entender o esforço localizado para a articulação internacional da produção artística contemporânea regional numa era de fluxos, câmbios e impermanências de riquezas, culturas e identidades. Nessa urdidura de interpretações, apresentações e apropriações tramam-se estratégias narrativas de veracidade e realidade. Amplamente divulgada pela imprensa local e ocupando vários espaços na cidade, o evento interfere na cidade a partir de intervenções na paisagem, sob o ponto de vista cultural, urbanístico, social, estético e artístico.
Palavras-chave: Bienal do Mercosul. Arte Contemporânea. Espaço Urbano.
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756 268.54 KB Panorama Crítico http://www.panoramacritico.com/ |
Categoria: Arte Artigos |
Guido Viaro: modernidade na arte e na educação |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
OSINSKI, Dulce Regina Baggio
Este trabalho analisa a contribuição de Guido Viaro para o ensino da arte do Paraná, como protagonista de diversas ações no campo educacional na cidade de Curitiba, marcadas pela identificação com a modernidade, pelo incentivo à liberdade e pela valorização da expressão individual, no período que vai desde a década de 30 até meados dos anos 1960 do século XX. Relacionando-se com intelectuais de outras áreas do conhecimento, Viaro participava do debate que então se colocava na educação, na literatura e na arte. Como educador, atuou em frentes diversas: com crianças, com professores e com estudantes de arte. A análise de sua trajetória intelectual procura relacionar suas ideias sobre arte e ações pedagógicas com o pensamento moderno da década de 40, apoiando-se no conceito de Gramsci do intelectual como um partícipe do processo de organização da cultura. Como fontes, foram utilizados artigos de jornais e revistas, projetos pedagógicos, documentos institucionais, programas de curso, atas e planos de aula, bem como fotografias, obras de arte e exercícios escolares.
Palavras-chave: Ensino da arte. Modernidade.
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668 63.07 KB Inter-Ação: Rev.Fac.Educ.UFG, 32 (2) http://revistas.ufg.br |
Categoria: Arte Artigos |
Tropical, de Anita Malfatti |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
CHIARELLI, Tadeu
A partir da análise de Tropical, tela pintada por Anita Malfatti em 1917, este artigo propõe que a artista procedia a uma mudança em sua linguagem pictórica, afastando-se das concepções de vanguarda que adotara até então para, aderindo ao clima de retorno à ordem internacional, aproximar-se das discussões sobre o nacionalismo na arte, presentes na cena paulistana. Assim, a imagem de mulher insegura que mudou sua perspectiva por causa da crítica de Monteiro Lobato adquire outra conotação. Os modernistas teriam preferido essa interpretação a efetuar uma análise da obra de Anita Malfatti, por meio da qual se poderia desvelar uma deserção do programa vanguardista feita de forma consciente pela artista.
Palavras-chave: Anita Malfatti. Modernismo. Modernismo na arte. Retorno à ordem no Brasil. Monteiro Lobato.
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652 84.21 KB Novos Estudos http://www.scielo.br/pdf/nec/n80/a11n80.pdf |
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