Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Genêro, Educação e Docência nas Artes Visuais  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LOPONTE, Luciana Gruppelli

Gênero, educação e docência nas artes visuais. Este artigo pretende abordar a relação entre gênero, artes visuais e educação, destacando a importância do tema e a sua quase ausência nas pesquisas sobre arte e educação no Brasil. Nesse sentido, o objetivo do artigo é situar a discussão sobre o tema a partir das publicações existentes, além de lançar novas questões e apresentar autores que possam alimentar novas pesquisas na área. Com um foco especial para a formação docente em arte, o trabalho apresenta algumas abordagens e problematizações possíveis que podem nos fazer olhar a partir de outros pontos de vista para a docência em arte: o mito da genialidade artística e a “professora criativa” e relações possíveis entre gênero, docência em arte e poder.

Palavras-chave: Gênero e educação. Ensino de artes visuais. Formação docente.

Downloads 3328  3328  Tamanho do arquivo 62.20 KB  Plataforma Revista Educação e Realidade  Site http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Aproximações disciplinares: história, arte e imagem Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
KNAUSS, Paulo

Este texto tem como ponto de partida a idéia de que há um laço a ser fortalecido entre a história da imagem e a história da arte para definir historicamente o conceito de arte. Esse laço pode ser situado no debate intelectual contemporâneo a partir de duas abordagens. Uma primeira, que afirma a imagem como objeto de um campo disciplinar particular, que demarca uma abordagem anglo-saxã; e uma segunda, caracterizada como abordagem germânica, trata a imagem como problema central para definir o campo disciplinar da história da arte. Assim, o interesse renovado pelos estudos da magem e da arte envolve diferentes visões com conseqüências para a sua definição disciplinar dos estudos.

Palavras-chave: História da arte. História da imagem. Estudos Visuais. Cultura Visual.

Downloads 3418  3418  Tamanho do arquivo 50.80 KB  Plataforma Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168  Site http://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/viewFile/7964/4752
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Biblioteca de Arte  Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GOMES, Guilherme Simões Júnior

O artigo faz parte de um conjunto de estudos sobre a articulação social de práticas letradas e artísticas. Trata-se da biblioteca da Academia Imperial das Belas-Artes no Rio de Janeiro no estado em que se encontrava em meados do século XIX. Formada por iniciativas de Félix-Émile Taunay e Manuel Araújo Porto-Alegre, a biblioteca é exemplo da circulação internacional de modelos de formação artística. São examinados o ambiente, a decoração do recinto e o sistema de pensamento pressuposto no acervo.

Palavras-chave: Biblioteca da Academia Imperial das Belas-Artes. Félix-Émile Taunay. Manuel Araújo Porto-Alegre. Formação artística.

Downloads 3436  3436  Tamanho do arquivo 147.43 KB  Plataforma Novos Estudos  Site http://www.scielo.br/pdf/nec/n81/12.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!“Artes Indígenas” – Territórios de diálogos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARBERO, Estela Pereira Batista; STORI, Norberto

À arte indígena sempre foi destinado um espaço reduzido na história da arte brasileira, inicialmente vista como exótica e levada aos gabinetes de curiosidade da Europa pelos colonizadores, acabou por estimular a produção de importantes artistas visuais em diferentes fases dessa história de contato das culturas indígenas com a não indígena, tornando-se objeto de maior atenção graças às pesquisas em Arte e Antropologia da Arte. O distanciamento inicial talvez tenha ocorrido pela apresentação cronológica que coloca a arte indígena como anterior às influências europeias, o que induz a uma leitura evolucionista e a desvaloriza. Entretanto, a obra de artistas visuais brasileiros que foram estimulados pelo indígena e sua estética, embora numa abordagem por vezes realista e por outras bastante fantasiosa, nos ajudam na compreensão e aproximação com essas culturas.

Palavras-chave: Arte Brasileira. Arte Indígena. Antropologia da Arte.

Downloads 3678  3678  Tamanho do arquivo 425.21 KB  Plataforma  19o Encontro da Associação Nacional de Pesquisado  Site http://www.anpap.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Arte, educação e cultura: o circo como instrumento para trabalhar com crianças e adolescentes Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SILVA, Ana Flávia Moraes; SANTOS, Cristiano Galberto dos; TEIXEIRA, Leile Sílvia Cândido; ANTUNES, Meire Lia Lima; VIEIRA, Valterci

Da necessidade de buscar respostas para a realidade de crianças e adolescentes, moradores da Região Leste do município de Goiânia, surgiu a idéia de trabalhar com arte, cultura e educação, tendo como eixo a arte circense, visando o afastamento de crianças e adolescentes das ruas e das drogas. Assim, o Instituto Dom Fernando, vinculado à extensão da Universidade Católica de Goiás, institui o Caec – escola de circo, cujos objetivos: a) proporcionar às crianças e adolescentes, o contato com expressões artísticas, e a vivência da cultura regional e brasileira; b) consolidar-se como espaço facilitador e mediador das relações interpessoais, potencializando a educação; c) valorizar a família e a cultura popular num trabalho de conscientização dos direitos e deveres. Busca-se trabalhar com as expressões culturais regionais e globais, levando as crianças a refletirem sobre o mundo em que vivem. Atualmente o Caec atende a 227 crianças e adolescentes, os dados de 2003 consolidam 17.765 atendimentos. A escola de Circo configura-se como espaço lúdico e informal, completamente envolvido pela educação, arte e cultura, onde a criança vai exercitar a busca de sua identidade e de sua autonomia, aumentando sua auto-estima e sua capacidade de escolha.

Palavras-chave: Cultura. Arte. Educação.

Downloads 3688  3688  Tamanho do arquivo 31.52 KB  Plataforma Anais do 2o Congresso Brasileiro de Extensão Unive  Site http://www.ufmg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música nas propostas curriculares estaduais para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ens Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GASQUES, Gisela de Oliveira; ARROYO, Margarete

Considerando a obrigatoriedade do ensino de Arte na LBDEN 9394/96, e posteriormente do ensino de música pela lei no 11.769/08, este artigo contribui com os rumos da educação musical no que diz respeito às propostas curriculares divulgadas pelas Secretarias de Estado de Educação. Os objetivos deste trabalho foram localizar e mapear as propostas curriculares para o ensino de Arte-Música dos estados brasileiros dirigidas aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio bem como descrever e discutir como a música aparece nessas propostas. O plano de trabalho foi desenvolvido através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Foram localizadas dez propostas curriculares estaduais e outras cinco em processo de elaboração. Das dez propostas, oito foram obtidas por nós e analisadas nesse trabalho. São elas: Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. Dentre os aspectos discutidos está a referência das Artes Visuais na elaboração da maioria dessas propostas, principalmente a respeito da “Proposta Triangular”. Além disso, notamos a dificuldade da Música em se firmar como um conteúdo específico nos currículos escolares, após décadas de ausência. Dessa forma, quase metade das propostas analisadas aborda a música juntamente com outras Artes. Finalmente, o material encontrado pode ser de grande importância para a definição do trabalho musical em sala de aula, orientação do professor e fontes de pesquisa.

Palavras-chave: Educação musical. Propostas pedagógicas. Ensino fundamental. Ensino médio. LDBEN n. 9394/96.

Downloads 4287  4287  Tamanho do arquivo 208.87 KB  Plataforma Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Musical   Site http://www.demac.ufu.br/nemus
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A educação e a fábrica de corpos: dança na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
STRAZZAZAPPA, Márcia

O movimento corporal sempre foi dentro do espaço escolar uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Estas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade, de desconforto. Mas se é através do movimento que o indivíduo se manifesta, que indivíduos iremos formar se impedimos sua expressão? O presente texto abordará a questão da introdução da dança no espaço escolar, relatando e refletindo sobre o trabalho que é desenvolvido no curso de Licenciatura em Dança da Unicamp e partilhando das experiências de professores da rede de ensino que fizeram o curso de “atividades corporais artísticas para professores da educação formal” em Tupã (SP).

Palavras-chave: Dança. Corpo. Educação. Formação professor. Arte-educação.

Downloads 4620  4620  Tamanho do arquivo 51.43 KB  Plataforma Cadernos Cedes, ano XXI, nº53  Site http://www.scielo.br/
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O Universo Gótico e o Cinema Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
AMBRÓSIO, Julia Meirelles Ambrosio; AZZOLINO, Adriana Pessate; REAL, Victor Kraide Corte

Estudo sobre tribos urbanas, que tem como objetivo enfocar o papel da mídia e sua influência sobre o universo gótico, considerado neste trabalho como sendo um grupo representante de tribo urbana. O trabalho enfoca a realidade dos góticos hoje, o que a tribo faz em seu dia a dia e o que é necessário para ser considerado gótico pelos próprios góticos. O estudo trata também sobre a origem da subcultura e o porquê desta denominação. Em um segundo momento, vemos como o cinema mostra esta tribo, quais estereótipos cria e como os góticos veem esta leitura que o cinema faz da tribo. Em uma última etapa, vemos confrontado o que é a realidade e o que é a “fantasia” divulgada pelo cinema quanto a esta subcultura.

Palavras-chave: Gótico. Cinema. Tribos urbanas. Sociologia. Comunicação

Downloads 4722  4722  Tamanho do arquivo 368.54 KB  Plataforma XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região   Site http://www.intercom.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A complexidade de Volpi  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
NAVES, Rodrigo

Em sentido oposto à crença segundo a qual Volpi seria um artista intuitivo, este artigo sustenta que o artista chegou às soluções de sua obra a partir de uma incorporação peculiar de toda a tradição moderna. O artigo mostra ainda como a experiência de Volpi com as discussões levantadas por concretos e neoconcretos contribuiu para suas novas articulações formais, ainda que com soluções bem distantes daquelas encontradas pelos artistas dos dois grupos.

Palavras-chave: Volpi. Arte Moderna. Concretismo. Neoconcretismo.

Downloads 5175  5175  Tamanho do arquivo 311.65 KB  Plataforma Novos Estudos  Site http://www.scielo.br/pdf/nec/n81/11.pdf
Avaliação: 5.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Formação Artística e Consciência Ambiental Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
RUSCHMANN, Carla Beatriz Franco

A Educação Ambiental, considerada como uma educação em valores, que trabalha com o conhecimento, a sensibilidade, o respeito e a formação de atitudes favoráveis ao meio ambiente tem como veículo de atuação a sua implicação desde os diversos campos de conhecimento. Por ter uma abordagem interdisciplinar, e ser tratada transversalmente no currículo escolar, a Educação Ambiental vista no âmbito da Educação Artística tem como importante fonte de pesquisa a relação Arte e Meio Ambiente.

Palavras-chave: Arte. Meio Ambiente.

Downloads 5561  5561  Tamanho do arquivo 252.98 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.nead.ufpr.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 »