Categoria: Arte Artigos |
Apropriação e cópia no desenho infantil |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PASTINA, Camilla Carpanezzi La
Neste artigo busca-se refletir sobre a apropriação e a cópia no desenho infantil. Tem-se como base desenhos de tema livre de crianças de 8 a 10 anos coletados em recente pesquisa de mestrado. Traçam-se considerações sobre a aprendizagem social do desenho a partir das teorias de Vigotski (2007) e Brent e Marjorie Wilson (1997). Considera-se que, ao desenhar, a criança interage com pessoas mais experientes de seu grupo, como pais, professores, colegas de classe ou irmãos mais velhos, procurando assimilar formas de desenhar através da imitação e da cópia. A criança interage também com objetos, tais como livros, álbuns ilustrados, gibis, cadernos decorados, entre outros. Define-se a cópia, a apropriação e o decalque como formas de interação presentes no desenhar das crianças. Embora a compreensão da cópia como atividade humana possa ser elucidativa do ponto de vista educacional, espera-se que o professor seja o propositor de novas e variadas imagens de modo a obter avanços no desenho das crianças.
Palavras-chave: Desenho infantil. Apropriação. Cópia. Fonte de imagem. Interação.
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818 2.62 MB Revista Palíndromo http://ppgav.ceart.udesc.br |
Categoria: Arte Artigos |
A Música nas propostas curriculares estaduais para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ens |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GASQUES, Gisela de Oliveira; ARROYO, Margarete
Considerando a obrigatoriedade do ensino de Arte na LBDEN 9394/96, e posteriormente do ensino de música pela lei no 11.769/08, este artigo contribui com os rumos da educação musical no que diz respeito às propostas curriculares divulgadas pelas Secretarias de Estado de Educação. Os objetivos deste trabalho foram localizar e mapear as propostas curriculares para o ensino de Arte-Música dos estados brasileiros dirigidas aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio bem como descrever e discutir como a música aparece nessas propostas. O plano de trabalho foi desenvolvido através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Foram localizadas dez propostas curriculares estaduais e outras cinco em processo de elaboração. Das dez propostas, oito foram obtidas por nós e analisadas nesse trabalho. São elas: Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. Dentre os aspectos discutidos está a referência das Artes Visuais na elaboração da maioria dessas propostas, principalmente a respeito da “Proposta Triangular”. Além disso, notamos a dificuldade da Música em se firmar como um conteúdo específico nos currículos escolares, após décadas de ausência. Dessa forma, quase metade das propostas analisadas aborda a música juntamente com outras Artes. Finalmente, o material encontrado pode ser de grande importância para a definição do trabalho musical em sala de aula, orientação do professor e fontes de pesquisa.
Palavras-chave: Educação musical. Propostas pedagógicas. Ensino fundamental. Ensino médio. LDBEN n. 9394/96.
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4286 208.87 KB Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Musical http://www.demac.ufu.br/nemus |
Categoria: Arte Artigos |
A Metodologia de Filosofia e da Arte no Ensino Fundamental |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PRENDIN, Andrea
O ensino de Filosofia apoiado pela metodologia dialógica de uma comunidade de investigação é uma proposta que se interliga a outras áreas do conhecimento. A Arte como linguagem, que apresenta referenciais expressivos, históricos e temáticos, e como conteúdo privilegiado no campo da Estética é associada, assim, ao pensar filosófico. Na metodologia triangular o ensino de Arte estimula a reflexão na apreciação, na compreensão histórica das obras e no próprio fazer artístico. Aproximar o pensar filosófico e o artístico potencializa o desenvolvimento de habilidades de pensamento. O público do Ensino Fundamental tem oportunidade de, utilizando-se, por exemplo, das artes visuais, tornar mais próximos conceitos e habilidades de tradução. E no caminho inverso, esta metodologia dialógica serve como apoio para compreensão da Arte e de seus temas, promovendo a expressão e o pensar criativo. Desenvolver pontes entre Filosofia e Arte não só é possível, como torna mais significativo o processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo conteúdos e proporcionando uma apreciação mais ampla, sensível e crítica. Este processo contribui na formação do pensamento multidimensional, nos seus aspectos crítico, criativo e cuidadoso, citados nos fundamentos do Programa Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar. A criatividade, explorada pelos dois principais teóricos que fundamentam esta proposta Matthew Lipman e Ana Mae Barbosa para o ensino de Filosofia e de Arte, respectivamente –, é percebida como elo integrador entre estas duas áreas do conhecimento. Além disso, a sua percepção como aspecto a ser desenvolvido, em apoio aos demais já sugeridos, reforça a formação ampla do educando. O professor que se utiliza desta relação em sua prática é um profissional que se dispõe a investigar novas possibilidades para o processo pedagógico e que, independentemente de sua formação acadêmica, investiga e acrescenta um diálogo entre saberes à vivência escolar da comunidade em que atua.
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Filosofia. Arte. Metodologia.
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15850 287.00 KB IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/ |
Categoria: Arte Artigos |
A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio
No artigo apresenta-se a música como elemento imprescindível na educação, pelo seu valor artístico, estético, cognitivo e emocional. Pedagogicamente, através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades interdisciplinares, enriquecendo o processo educacional. O texto estrutura-se em três momentos, sendo que o primeiro posiciona os conhecimentos científicos na atualidade, ao mesmo tempo em que destaca a importância do ensino para a disseminação dos saberes do homem. Na sequência, evidencia-se a linguagem musical no processo ensino-aprendizagem e, em um terceiro momento, a criatividade musical surge como elemento interdisciplinar, além da presença da emoção – mais a razão – como elemento indispensável em qualquer momento do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, da educação como um todo.
Palavras-chave: Música. Emoção-razão. Educação.
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1398 476.10 KB Educar, Curitiba, n.36, p.127-145 |
Categoria: Arte Artigos |
A dança e seus efeitos no desenvolvimento das inteligências múltiplas da criança |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MALLMANN, Maria de Lourdes Cardoso; BARRETO, Sidirley de Jesus Barreto
O presente artigo enfoca a Dança Infantil como uma característica importante no desenvolvimento das múltiplas inteligências apontadas por Gardner. Aborda um paradigma educacional no qual a qualidade da aprendizagem se sobrepõe à quantidade. Procura motivar os educadores com relatos de experiências e fatos, visando à busca de formas mais prazerosas de construir, por meio da dança e de movimentos rítmicos cooperativos, situações de aprendizagem, reeducação ou terapia. Defende, ainda, a ideia central de que a dança e os movimentos expressivos contribuem de maneira indelével para a autoestima, a valorização pessoal e a satisfação de aprender a aprender, oferecendo uma melhor qualidade de vida à criança.
Palavras-chave: Dança. Inteligência Corporal. Cinestésica. Inteligências Múltiplas. Educação.
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11030 129.06 KB Instituto Catarinense de Pós-Graduação - ICPG http:// www.icpg.com.br |
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