Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Apropriação e cópia no desenho infantil  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PASTINA, Camilla Carpanezzi La

Neste artigo busca-se refletir sobre a apropriação e a cópia no desenho infantil. Tem-se como base desenhos de tema livre de crianças de 8 a 10 anos coletados em recente pesquisa de mestrado. Traçam-se considerações sobre a aprendizagem social do desenho a partir das teorias de Vigotski (2007) e Brent e Marjorie Wilson (1997). Considera-se que, ao desenhar, a criança interage com pessoas mais experientes de seu grupo, como pais, professores, colegas de classe ou irmãos mais velhos, procurando assimilar formas de desenhar através da imitação e da cópia. A criança interage também com objetos, tais como livros, álbuns ilustrados, gibis, cadernos decorados, entre outros. Define-se a cópia, a apropriação e o decalque como formas de interação presentes no desenhar das crianças. Embora a compreensão da cópia como atividade humana possa ser elucidativa do ponto de vista educacional, espera-se que o professor seja o propositor de novas e variadas imagens de modo a obter avanços no desenho das crianças.

Palavras-chave: Desenho infantil. Apropriação. Cópia. Fonte de imagem. Interação.

Downloads 818  818  Tamanho do arquivo 2.62 MB  Plataforma Revista Palíndromo  Site http://ppgav.ceart.udesc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Abordagens metodológicas do teatro na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
KOUDELA, Ingrid Dormien

Análise dos conceitos, práticas e tendências preponderantes do teatro na educação, consubstanciada em uma reflexão sobre os seus fundamentos e em articulação com a história e estética do teatro, considerando-se a realidade brasileira como objeto do estudo. O artigo apresenta uma discussão acerca dos conteúdos e metodologias norteadoras da teoria e prática educacional dessa área de conhecimento, com ênfase no jogo dramático, no jogo teatral e no jogo de aprendizagem brechtiano. Abordagem das perspectivas da pedagogia do teatro, vislumbrando-se o sujeito participante – jogador e receptor – na aprendizagem e apreciação da linguagem dramática.

Palavras-chave: Pedagogia do teatro. Ensino do teatro. Metodologia do ensino do teatro. Teatro-educação.

Downloads 828  828  Tamanho do arquivo 130.11 KB  Plataforma Ciências Humanas em Revista - São Luís, V.3, n.2   Site http://www.nucleohumanidades.ufma.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A utilização do teatro para enriquecer o aprendizado do conteúdo de Física no Ensino Fundamental e M Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
COSTA, Evellyne Borges; RIBEIRO, Neuci Bittencourt Pereira; SOUZA, Ruberley Rodrigues de

Neste trabalho, propomos uma integração entre o Ensino de Física e a Arte, utilizando o teatro no ensino fundamental e médio como meio para proporcionar o aprendizado de conceitos físicos dentro de um contexto histórico e social. Isso será feito a partir da montagem de uma peça teatral que tratará da contextualização histórica das contribuições de Aristóteles. Pretendemos comparar o aproveitamento dos alunos que participarão efetivamente da peça, com o dos alunos que apenas a assistirão, mostrando a importância de se conhecer a história da ciência e relacioná-la com os conceitos e leis que o aluno estuda ao longo do ensino fundamental e médio.

Downloads 1251  1251  Tamanho do arquivo 13.20 KB  Plataforma XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física  Site http://www.sbf1.sbfisica.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A repetição diferente: aspectos da arte no Brasil entre os séculos XX e XIX  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CHIARELLI, Tadeu

Este texto propõe uma reflexão sobre as relações entre algumas pinturas modernistas e parte da iconografia de Dom Pedro II, realizada no século XIX, com o objetivo de ressaltar uma unidade na estrutura de composição de ambas as produções, vistas como alegorias do Brasil.

Palavras-chave: Arte. Modernismo. Século XIX.

Downloads 1348  1348  Tamanho do arquivo 877.32 KB  Plataforma Crítica Cultural - volume 4-nº2  Site http:/www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música nas propostas curriculares estaduais para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ens Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GASQUES, Gisela de Oliveira; ARROYO, Margarete

Considerando a obrigatoriedade do ensino de Arte na LBDEN 9394/96, e posteriormente do ensino de música pela lei no 11.769/08, este artigo contribui com os rumos da educação musical no que diz respeito às propostas curriculares divulgadas pelas Secretarias de Estado de Educação. Os objetivos deste trabalho foram localizar e mapear as propostas curriculares para o ensino de Arte-Música dos estados brasileiros dirigidas aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio bem como descrever e discutir como a música aparece nessas propostas. O plano de trabalho foi desenvolvido através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Foram localizadas dez propostas curriculares estaduais e outras cinco em processo de elaboração. Das dez propostas, oito foram obtidas por nós e analisadas nesse trabalho. São elas: Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. Dentre os aspectos discutidos está a referência das Artes Visuais na elaboração da maioria dessas propostas, principalmente a respeito da “Proposta Triangular”. Além disso, notamos a dificuldade da Música em se firmar como um conteúdo específico nos currículos escolares, após décadas de ausência. Dessa forma, quase metade das propostas analisadas aborda a música juntamente com outras Artes. Finalmente, o material encontrado pode ser de grande importância para a definição do trabalho musical em sala de aula, orientação do professor e fontes de pesquisa.

Palavras-chave: Educação musical. Propostas pedagógicas. Ensino fundamental. Ensino médio. LDBEN n. 9394/96.

Downloads 4286  4286  Tamanho do arquivo 208.87 KB  Plataforma Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Musical   Site http://www.demac.ufu.br/nemus
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Metodologia de Filosofia e da Arte no Ensino Fundamental  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PRENDIN, Andrea

O ensino de Filosofia apoiado pela metodologia dialógica de uma comunidade de investigação é uma proposta que se interliga a outras áreas do conhecimento. A Arte como linguagem, que apresenta referenciais expressivos, históricos e temáticos, e como conteúdo privilegiado no campo da Estética é associada, assim, ao pensar filosófico. Na metodologia triangular o ensino de Arte estimula a reflexão na apreciação, na compreensão histórica das obras e no próprio fazer artístico. Aproximar o pensar filosófico e o artístico potencializa o desenvolvimento de habilidades de pensamento. O público do Ensino Fundamental tem oportunidade de, utilizando-se, por exemplo, das artes visuais, tornar mais próximos conceitos e habilidades de tradução. E no caminho inverso, esta metodologia dialógica serve como apoio para compreensão da Arte e de seus temas, promovendo a expressão e o pensar criativo. Desenvolver pontes entre Filosofia e Arte não só é possível, como torna mais significativo o processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo conteúdos e proporcionando uma apreciação mais ampla, sensível e crítica. Este processo contribui na formação do pensamento multidimensional, nos seus aspectos crítico, criativo e cuidadoso, citados nos fundamentos do Programa Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar. A criatividade, explorada pelos dois principais teóricos que fundamentam esta proposta Matthew Lipman e Ana Mae Barbosa para o ensino de Filosofia e de Arte, respectivamente –, é percebida como elo integrador entre estas duas áreas do conhecimento. Além disso, a sua percepção como aspecto a ser desenvolvido, em apoio aos demais já sugeridos, reforça a formação ampla do educando. O professor que se utiliza desta relação em sua prática é um profissional que se dispõe a investigar novas possibilidades para o processo pedagógico e que, independentemente de sua formação acadêmica, investiga e acrescenta um diálogo entre saberes à vivência escolar da comunidade em que atua.

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Filosofia. Arte. Metodologia.

Downloads 15850  15850  Tamanho do arquivo 287.00 KB  Plataforma IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio

No artigo apresenta-se a música como elemento imprescindível na educação, pelo seu valor artístico, estético, cognitivo e emocional. Pedagogicamente, através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades interdisciplinares, enriquecendo o processo educacional. O texto estrutura-se em três momentos, sendo que o primeiro posiciona os conhecimentos científicos na atualidade, ao mesmo tempo em que destaca a importância do ensino para a disseminação dos saberes do homem. Na sequência, evidencia-se a linguagem musical no processo ensino-aprendizagem e, em um terceiro momento, a criatividade musical surge como elemento interdisciplinar, além da presença da emoção – mais a razão – como elemento indispensável em qualquer momento do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, da educação como um todo.

Palavras-chave: Música. Emoção-razão. Educação.

Downloads 1398  1398  Tamanho do arquivo 476.10 KB  Plataforma Educar, Curitiba, n.36, p.127-145  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A experiência docente e a expressão em si Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PONTES, Gilvânia Maurício Dias de

O texto constitui-se de reflexões acerca da relação entre arte e educação na produção da docência de educadores da infância. Ressalta-se a relevância dos processos expressivos em linguagens artísticas, vivenciados pelos educadores, como situações autorais em que o educador pode dizer de si e de sua cultura.

Palavras-chave: Arte. Educação. Docência. Formação.

Downloads 1354  1354  Tamanho do arquivo 319.03 KB  Plataforma 19o Encontro da Associação Nacional de Pesquisador  Site http://www.gearte.ufrgs.br/artigos/artigo_gilvania01.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A dança e sua característica sagrada Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MAGALHÃES, Marta Claus

A dança e sua característica sagrada pretende mostrar, através de uma abordagem histórica, que a Dança, hoje considerada uma das artes mais complexas, está presente na vida do homem desde os períodos mais remotos e sua origem foi como ato sagrado. O trabalho ora apresentado se preocupa em resgatar o valor do movimento do corpo como parte da vida cotidiana do homem e não como se considera na atual idade, uma arte, uma diversão ou mesmo um recurso para manter ou realçar a beleza do corpo. Trata -se de uma abordagem inicial e parcial sobre o tema que nos remete à necessidade de estudos mais aprofundados tanto pelo ponto de vista historiográfico quanto pelo filosófico.

Palavras-chave: Dança. Deuses. Ato Sagrado. Arte.

Downloads 2042  2042  Tamanho do arquivo 24.42 KB  Plataforma “Existência e Arte”- Revista Eletrônica do Grupo P  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A dança e seus efeitos no desenvolvimento das inteligências múltiplas da criança  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MALLMANN, Maria de Lourdes Cardoso; BARRETO, Sidirley de Jesus Barreto

O presente artigo enfoca a Dança Infantil como uma característica importante no desenvolvimento das múltiplas inteligências apontadas por Gardner. Aborda um paradigma educacional no qual a qualidade da aprendizagem se sobrepõe à quantidade. Procura motivar os educadores com relatos de experiências e fatos, visando à busca de formas mais prazerosas de construir, por meio da dança e de movimentos rítmicos cooperativos, situações de aprendizagem, reeducação ou terapia. Defende, ainda, a ideia central de que a dança e os movimentos expressivos contribuem de maneira indelével para a autoestima, a valorização pessoal e a satisfação de aprender a aprender, oferecendo uma melhor qualidade de vida à criança.

Palavras-chave: Dança. Inteligência Corporal. Cinestésica. Inteligências Múltiplas. Educação.

Downloads 11030  11030  Tamanho do arquivo 129.06 KB  Plataforma Instituto Catarinense de Pós-Graduação - ICPG  Site http:// www.icpg.com.br
Avaliação: 4.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 »