Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Dança na Escola: Benefícios e Contribuições na Fase Pré-Escolar  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SANTOS, Josiane Tavares dos; LUCAREVSKI, Juliana Araújo; SILVA, Renata Moreira da

Os novos currículos escolares da primeira infância que trazem a tendência de incluírem artes criativas (música, artes e dança) têm ganhado lugar de honra dentro da educação. Devido aos métodos e processos criativos, que estas disciplinas desenvolvem, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo a agirem livremente no espaço em que vivem, interagindo com as pessoas que as cercam. A dança como uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica, com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criança, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético, e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

Palavras-chave: Dança. Escola. Infância. Arte.

Downloads 2941  2941  Tamanho do arquivo 162.20 KB  Plataforma O portal dos psicólogos  Site www.psicologia.com.pt
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Comédias Refinadas: o teatro de Machado de Assis  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CALZAVARA, Ms. Rosemari Bendlin

A vasta produção machadiana é símbolo maior de uma escritura versátil que conduziu o escritor à consagração ainda em vida. Um percurso mais detalhado por entre a multiplicidade de gêneros textuais cultivados por Machado de Assis permite divisar, no entanto, uma linha de continuidade que atravessa sua variada obra - crônicas, contos, romances, poemas, textos críticos e peças teatrais - e que decorre de um olhar atento e aguçado sobre as contradições de sua época. O presente estudo visa analisar a obra dramática e teatral desse escritor, mais especificamente na versatilidade de suas histórias e na humanidade trágica e cômica de seus personagens que surpreendem, conquistam e provocam seus leitores.

Palavras-chave: Machado de Assis. Teatro. Comédia.

Downloads 3056  3056  Tamanho do arquivo 73.63 KB  Plataforma XI Congresso Internacional da ABRALIC  Site http://www.andrelg.pro.br/simpósios/ROSEMARI_BENDLIN_CALZAVARA.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Cinema e Educação: o poético, o simbólico e o imaginário em Lamori Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
RAHDE, Maria Beatriz Furtado

Esse artigo busca tecer considerações sobre a narrativa educacional do filme curta metragem, Le Ballon Rouge (O Balão Vermelho – França, 1956), de Albert Lamorisse, que, em apenas trinta minutos e com mais de cinqüenta anos de existência, soube manter o encantamento do imaginário poético, perpassado por uma linguagem simbólica. A poesia que Lamorisse traduz nas suas imagens confere uma impressão visual leve e ao mesmo tempo densa, ao evocar metaforicamente os contos infantis, mesclados com o surreal, pois o roteiro se torna um poema, traduzido iconograficamente. A simbologia do período modernista é evidenciada nas cenas silenciosas de linguagem falada, mas intensas na linguagem visual, em que a música desempenha um papel de destaque O que não é verbalizado é revertido simbolicamente, tornando visível o invisível. Nessa proposta de técnica narrativa, Lamorisse evoca diversos elementos componentes do imaginário, como o sonho, a arte, os mitos, o fantástico ou a fantasia.

Palavras-chave: Poética. Simbolismo. Imaginário. Narrativa. Educação.

Downloads 1574  1574  Tamanho do arquivo 190.26 KB  Plataforma Revista Travessia ed 05   Site http://www.unioeste.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Blogarte: uma experiência com arte no ensino médio através do orkut Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
O presente artigo parte de uma experiência com a disciplina artes no contexto do ensino médio particular frente às novas realidades curriculares da educação básica. Mediados pela rede social Orkut, a interação professor‐alunos foi enriquecida de elementos das novas configurações de Educação à Distância, notadamente a presença da mediação pedagógica, da avaliação processual e do desenho instrucional, que se revelaram possíveis à aplicação no ensino médio. A análise da participação dos jovens no projeto proporcionou reflexões sobre a leitura em hipertexto, além da própria forma de construção do conhecimento, apontando para a necessidade de paradigma freireano nas relações pedagógicas no contexto da cibercultura.

Palavras‐chave: ensino de arte, diálogo, rede social Orkut, avaliação.

Downloads 1218  1218  Tamanho do arquivo 618.75 KB  Plataforma Universidade Federal de Pernambuco  Site http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/simposio2010.html
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Biblioteca de Arte  Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GOMES, Guilherme Simões Júnior

O artigo faz parte de um conjunto de estudos sobre a articulação social de práticas letradas e artísticas. Trata-se da biblioteca da Academia Imperial das Belas-Artes no Rio de Janeiro no estado em que se encontrava em meados do século XIX. Formada por iniciativas de Félix-Émile Taunay e Manuel Araújo Porto-Alegre, a biblioteca é exemplo da circulação internacional de modelos de formação artística. São examinados o ambiente, a decoração do recinto e o sistema de pensamento pressuposto no acervo.

Palavras-chave: Biblioteca da Academia Imperial das Belas-Artes. Félix-Émile Taunay. Manuel Araújo Porto-Alegre. Formação artística.

Downloads 3437  3437  Tamanho do arquivo 147.43 KB  Plataforma Novos Estudos  Site http://www.scielo.br/pdf/nec/n81/12.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Arte, educação e cultura: o circo como instrumento para trabalhar com crianças e adolescentes Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SILVA, Ana Flávia Moraes; SANTOS, Cristiano Galberto dos; TEIXEIRA, Leile Sílvia Cândido; ANTUNES, Meire Lia Lima; VIEIRA, Valterci

Da necessidade de buscar respostas para a realidade de crianças e adolescentes, moradores da Região Leste do município de Goiânia, surgiu a idéia de trabalhar com arte, cultura e educação, tendo como eixo a arte circense, visando o afastamento de crianças e adolescentes das ruas e das drogas. Assim, o Instituto Dom Fernando, vinculado à extensão da Universidade Católica de Goiás, institui o Caec – escola de circo, cujos objetivos: a) proporcionar às crianças e adolescentes, o contato com expressões artísticas, e a vivência da cultura regional e brasileira; b) consolidar-se como espaço facilitador e mediador das relações interpessoais, potencializando a educação; c) valorizar a família e a cultura popular num trabalho de conscientização dos direitos e deveres. Busca-se trabalhar com as expressões culturais regionais e globais, levando as crianças a refletirem sobre o mundo em que vivem. Atualmente o Caec atende a 227 crianças e adolescentes, os dados de 2003 consolidam 17.765 atendimentos. A escola de Circo configura-se como espaço lúdico e informal, completamente envolvido pela educação, arte e cultura, onde a criança vai exercitar a busca de sua identidade e de sua autonomia, aumentando sua auto-estima e sua capacidade de escolha.

Palavras-chave: Cultura. Arte. Educação.

Downloads 3689  3689  Tamanho do arquivo 31.52 KB  Plataforma Anais do 2o Congresso Brasileiro de Extensão Unive  Site http://www.ufmg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Arte Rupestre no Paraná  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PARELLADA, Claudia Inês

Neste artigo discutem-se dados sobre a arte rupestre pré-histórica no Paraná: pinturas e gravuras em rochas areníticas, magmáticas e metamórficas que aparecem desde o litoral ao oeste, com datas que chegam a 10.000 anos atrás. Há mais de 100 abrigos com pinturas rupestres, principalmente em abrigos areníticos nos Campos Gerais, e mais de 20 sítios com gravuras dispersos entre as diferentes regiões do Paraná. Na pesquisa, buscou-se a construção de um banco de dados sobre a arte rupestre no Paraná, com aspectos diagnósticos que evidenciam os povos que a fizeram, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo e alguns aspectos sobre gerenciamento e conservação deste patrimônio.

Palavras-chave: Arte rupestre. Arte pré-histórica. Arqueologia paranaense.

Downloads 2106  2106  Tamanho do arquivo 247.53 KB  Plataforma R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.1 p.1-25   Site http://www.fap.pr.gov.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Arte no Brasil: várias minorias  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Ana Mae

A questão da visibilidade da artista brasileira está atrelada a preconceitos de gênero: o padrão é o Outro, com características etnocêntricas masculinas. Apesar da influência de modelos estrangeiros, a discussão de valores iniciada com a Semana de Arte Moderna no Brasil permanece atrelada ao cânone colonialista masculinizador.

Palavras-chave: Arte. Mulheres. Modernismo.

Downloads 955  955  Tamanho do arquivo 63.69 KB  Plataforma Revista Gênero - v3-nº2  Site http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/artigos/02112009-014244barbosa.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Aproximações disciplinares: história, arte e imagem Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
KNAUSS, Paulo

Este texto tem como ponto de partida a idéia de que há um laço a ser fortalecido entre a história da imagem e a história da arte para definir historicamente o conceito de arte. Esse laço pode ser situado no debate intelectual contemporâneo a partir de duas abordagens. Uma primeira, que afirma a imagem como objeto de um campo disciplinar particular, que demarca uma abordagem anglo-saxã; e uma segunda, caracterizada como abordagem germânica, trata a imagem como problema central para definir o campo disciplinar da história da arte. Assim, o interesse renovado pelos estudos da magem e da arte envolve diferentes visões com conseqüências para a sua definição disciplinar dos estudos.

Palavras-chave: História da arte. História da imagem. Estudos Visuais. Cultura Visual.

Downloads 3419  3419  Tamanho do arquivo 50.80 KB  Plataforma Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168  Site http://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/viewFile/7964/4752
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Apropriação e cópia no desenho infantil  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PASTINA, Camilla Carpanezzi La

Neste artigo busca-se refletir sobre a apropriação e a cópia no desenho infantil. Tem-se como base desenhos de tema livre de crianças de 8 a 10 anos coletados em recente pesquisa de mestrado. Traçam-se considerações sobre a aprendizagem social do desenho a partir das teorias de Vigotski (2007) e Brent e Marjorie Wilson (1997). Considera-se que, ao desenhar, a criança interage com pessoas mais experientes de seu grupo, como pais, professores, colegas de classe ou irmãos mais velhos, procurando assimilar formas de desenhar através da imitação e da cópia. A criança interage também com objetos, tais como livros, álbuns ilustrados, gibis, cadernos decorados, entre outros. Define-se a cópia, a apropriação e o decalque como formas de interação presentes no desenhar das crianças. Embora a compreensão da cópia como atividade humana possa ser elucidativa do ponto de vista educacional, espera-se que o professor seja o propositor de novas e variadas imagens de modo a obter avanços no desenho das crianças.

Palavras-chave: Desenho infantil. Apropriação. Cópia. Fonte de imagem. Interação.

Downloads 822  822  Tamanho do arquivo 2.62 MB  Plataforma Revista Palíndromo  Site http://ppgav.ceart.udesc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 »