Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A experiência docente e a expressão em si Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PONTES, Gilvânia Maurício Dias de

O texto constitui-se de reflexões acerca da relação entre arte e educação na produção da docência de educadores da infância. Ressalta-se a relevância dos processos expressivos em linguagens artísticas, vivenciados pelos educadores, como situações autorais em que o educador pode dizer de si e de sua cultura.

Palavras-chave: Arte. Educação. Docência. Formação.

Downloads 1354  1354  Tamanho do arquivo 319.03 KB  Plataforma 19o Encontro da Associação Nacional de Pesquisador  Site http://www.gearte.ufrgs.br/artigos/artigo_gilvania01.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A repetição diferente: aspectos da arte no Brasil entre os séculos XX e XIX  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CHIARELLI, Tadeu

Este texto propõe uma reflexão sobre as relações entre algumas pinturas modernistas e parte da iconografia de Dom Pedro II, realizada no século XIX, com o objetivo de ressaltar uma unidade na estrutura de composição de ambas as produções, vistas como alegorias do Brasil.

Palavras-chave: Arte. Modernismo. Século XIX.

Downloads 1348  1348  Tamanho do arquivo 877.32 KB  Plataforma Crítica Cultural - volume 4-nº2  Site http:/www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Dançando nos espaços das rupturas: olhares sobre influências das danças moderna e expressionista no  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
VIEIRA, Alba Pedreira

Dentre as interfaces que a Dança estabelece com várias outras áreas como as Ciências Sociais e Humanas, destaco nesse trabalho historiográfico a relação entre a História e a Dança. Pensar a dança a partir do enfoque histórico traz inúmeras possibilidades para essa linguagem artística, pois nos permite ampliar a compreensão do homem na sociedade. Apesar dos esforços dos recentes estudos brasileiros em se ampliar as investigações sobre a História da Dança no Brasil, ainda há muito a se explorar sobre as influências da Dança Moderna e Expressionista no nosso país. A orientação metodológica é dada pela história oral, mais especificamente entrevistas temáticas semiestruturadas com professores e coreógrafos, precursores e/ou seguidores, da Dança Moderna e/ou Expressionista no país. A interpretação e análise dos dados coletados, bem como os resultados são explorados e discutidos neste artigo.

Palavras-chave: História. Dança Moderna. Dança Expressionista.

Downloads 1272  1272  Tamanho do arquivo 192.69 KB  Plataforma Revista Fenix  Site http://www.revistafenix.pro.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A utilização do teatro para enriquecer o aprendizado do conteúdo de Física no Ensino Fundamental e M Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
COSTA, Evellyne Borges; RIBEIRO, Neuci Bittencourt Pereira; SOUZA, Ruberley Rodrigues de

Neste trabalho, propomos uma integração entre o Ensino de Física e a Arte, utilizando o teatro no ensino fundamental e médio como meio para proporcionar o aprendizado de conceitos físicos dentro de um contexto histórico e social. Isso será feito a partir da montagem de uma peça teatral que tratará da contextualização histórica das contribuições de Aristóteles. Pretendemos comparar o aproveitamento dos alunos que participarão efetivamente da peça, com o dos alunos que apenas a assistirão, mostrando a importância de se conhecer a história da ciência e relacioná-la com os conceitos e leis que o aluno estuda ao longo do ensino fundamental e médio.

Downloads 1251  1251  Tamanho do arquivo 13.20 KB  Plataforma XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física  Site http://www.sbf1.sbfisica.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Entretenimento, " tempo livre" e sociedade de consumo no mundo da Capoeira  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MWEWA, Muleka

Abordamos o tema da capoeira enquanto prática de entretenimento exercida no “tempo livre” na sociedade de consumo. Argumentamos que a concepção do jogo neste âmbito limita as possibilidades de prática como um exercício crítico-emancipador que possa encaminhar o sujeito ao exercício da sua plenitude. Ao invés disso, a capoeira, muitas vezes serve apenas como entretenimento para reabilitar os homens para o exercício das funções do mundo de trabalho. A capoeira no contexto do “tempo livre” solapa a construção/produção de conhecimento presente no universo desta manifestação cultural. Uma questão seria: que sujeito que pretendemos formar a partir de tal prática cultural?

Palavras-chave: Tempo livre. Manifestação cultural. Sociedade. Arte.

Downloads 1239  1239  Tamanho do arquivo 72.46 KB  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, L  Site http://www.refeld.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Blogarte: uma experiência com arte no ensino médio através do orkut Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
O presente artigo parte de uma experiência com a disciplina artes no contexto do ensino médio particular frente às novas realidades curriculares da educação básica. Mediados pela rede social Orkut, a interação professor‐alunos foi enriquecida de elementos das novas configurações de Educação à Distância, notadamente a presença da mediação pedagógica, da avaliação processual e do desenho instrucional, que se revelaram possíveis à aplicação no ensino médio. A análise da participação dos jovens no projeto proporcionou reflexões sobre a leitura em hipertexto, além da própria forma de construção do conhecimento, apontando para a necessidade de paradigma freireano nas relações pedagógicas no contexto da cibercultura.

Palavras‐chave: ensino de arte, diálogo, rede social Orkut, avaliação.

Downloads 1215  1215  Tamanho do arquivo 618.75 KB  Plataforma Universidade Federal de Pernambuco  Site http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/simposio2010.html
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Dança-Educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FREIRE, Ida Mara

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular e múltiplo, a partir de abordagens da dança contemporânea.

Palavras-chave: Dança-Educação. Ensino. Corpo diferente.

Downloads 1203  1203  Tamanho do arquivo 64.35 KB  Plataforma Cadernos Cedes, ano XXI, nº53  Site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622001000100003&script=sci_abstract&tlng=pt
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O ensino da arte nas escolas em Curitiba (1940­ - 1960) e a criação da Escola de Música de Belas Ar  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PROSSER, Elisabeth Seraphim

Este artigo trata das concepções sobre o ensino da arte nas escolas vigentes no Brasil nas décadas de 1940 a 1960. Examina o modo como este ensino se traduziu em Curitiba, no período, perpassando a criação das Escolinhas de Arte e o legado de Villa­Lobos e seu Canto Orfeônico, bem como a legislação vigente e a presença da música e do desenho no currículo das escolas de ensino regular. Aborda, nesse contexto, a criação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e suas relações com outras instituições culturais e educativas de então, especialmente o Instituto de Educação do Paraná. Aponta os estreitos vínculos entre os vários membros da intelectualidade curitibana, preocupados em dotar a cidade de aparelhos culturais e educacionais, bem como algumas das numerosas iniciativas empreendidas nesse sentido.

Downloads 1186  1186  Tamanho do arquivo 156.97 KB  Plataforma Anais-III Fórum de pesquisa científica em arte   Site http://www.elisabethprosser.pro.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos licenciandos: o espaço escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CERESER, Cristina Mie Ito

Devido às transformações sociais verificadas nessas últimas décadas, ampliou-se o papel do professor, e este se viu obrigado a desempenhar papéis cada vez mais complexos para atuar nas escolas. O objetivo deste artigo é discutir e apresentar alguns resultados de pesquisa que investigou, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor. (CERESER, 2003). Utilizo como referencial teórico as perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000). Realizei um survey de pequeno porte, com a participação de quatorze licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. As perspectivas de formação de professores que consideram necessárias para atuar nos espaços pedagógico-musicais escolares se encontram dentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstrução social com seus respectivos enfoques (Pérez Gómez, 2000).

Palavras-chave: Formação inicial de professores de música. Educação musical. Espaço escolar.

Downloads 1132  1132  Tamanho do arquivo 83.13 KB  Plataforma Revista da ABEM n11  Site http://abemeducacaomusical.org.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Professores lendo imagens mediados por tecnologias contemporâneas  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SOSNOWSKI, Katyúscia; SOSNOWSKI, Mariana

Este artigo aborda uma breve análise do vídeo “A flor mais grande do mundo” (2008), uma animação de Juan Pablo Etcheverry, de 10:03 minutos, disponível na rede mundial de computadores, endereço:http://www.youtube.com/watch?v=-KTL94Rl7CI acessado em 22 de dez de 2010. Pretende-se através da leitura das imagens deste vídeo elucidar alguns aspectos da leitura de imagem na formação continuada de professores de arte por meio da internet. Para fins de metodologia utilizamos os pressupostos da semiótica discursiva, fazendo uso do percurso gerativo de sentido, um modelo apresentado por Algirdas Julien Greimas e seus seguidores.

Palavras-chave: Semiótica discursiva. Percurso gerativo de sentido. Leitura de imagens. Professores de arte.

Downloads 1075  1075  Tamanho do arquivo 237.13 KB  Plataforma III Seminário Leitura de Imagens para a Educação:   Site http://gpae.ceart.udesc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 »