Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Entretenimento, " tempo livre" e sociedade de consumo no mundo da Capoeira  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MWEWA, Muleka

Abordamos o tema da capoeira enquanto prática de entretenimento exercida no “tempo livre” na sociedade de consumo. Argumentamos que a concepção do jogo neste âmbito limita as possibilidades de prática como um exercício crítico-emancipador que possa encaminhar o sujeito ao exercício da sua plenitude. Ao invés disso, a capoeira, muitas vezes serve apenas como entretenimento para reabilitar os homens para o exercício das funções do mundo de trabalho. A capoeira no contexto do “tempo livre” solapa a construção/produção de conhecimento presente no universo desta manifestação cultural. Uma questão seria: que sujeito que pretendemos formar a partir de tal prática cultural?

Palavras-chave: Tempo livre. Manifestação cultural. Sociedade. Arte.

Downloads 1234  1234  Tamanho do arquivo 72.46 KB  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, L  Site http://www.refeld.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Expressão e criatividade de movimentos na escola: dançando uma conexão com o universo  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CASTRO, Daniela Llopart

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a importância de realizar um trabalho de expressão e a criatividade dos movimentos como uma contribuição à formação de pessoas mais críticas e comprometidas com nosso mundo. Foram utilizados diversos autores que estão de acordo com a concepção que vem sendo proposta pelos estudos em Física Quântica, onde se vê a natureza como uma rede complexa e dinâmica de relações e inter-relações. Dessa maneira o movimento deixa de ser apenas um ato mecânico, passando a ser formado por um conjunto de significados que lhe permitem ter uma intenção, consciente ou não. Assim, o movimento expressivo e criativo faz circular as energias que percorrem o corpo de quem dança, buscando que este se conecte com o universo. Isto permite o desenvolvimento de um pensamento reflexivo que auxilia numa educação diferenciada.

Palavras-chave: Dança. Educação. Expressividade de Movimentos. Universo. Arte.

Downloads 1348  1348  Tamanho do arquivo 34.19 KB  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://www.refeld.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Sucata vira brinquedo: tradução a partir de restos  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
QUEIROZ e MELO, Maria de Fátima Aranha de; et al

Neste artigo, chamamos a atenção para a necessidade de assumirmos a responsabilidade sobre o destino de nosso lixo, propondo para ele uma nova utilização. Tomamos a Teoria Ator-Rede como instrumento teórico metodológico para seguir a ação desenvolvida por uma das equipes da Brinquedoteca da Universidade no que chamamos de Projeto Sucata cujo objetivo tem sido transformar sucata em brinquedo com um grupo de crianças de uma comunidade de baixo poder aquisitivo de uma cidade mineira, tendo os conceitos de tradução e mediação como suportes para a descrição das transformações operadas nas partes envolvidas.

Palavras-chave: Brinquedo-sucata. Teoria ator-rede. Tradução. Mediação.
Arte.

Downloads 600  600  Tamanho do arquivo 42.22 KB  Plataforma Psicol. Soc. v.19 n.2 Porto Alegre maio/ago. 2007   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Formação Artística e Consciência Ambiental Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
RUSCHMANN, Carla Beatriz Franco

A Educação Ambiental, considerada como uma educação em valores, que trabalha com o conhecimento, a sensibilidade, o respeito e a formação de atitudes favoráveis ao meio ambiente tem como veículo de atuação a sua implicação desde os diversos campos de conhecimento. Por ter uma abordagem interdisciplinar, e ser tratada transversalmente no currículo escolar, a Educação Ambiental vista no âmbito da Educação Artística tem como importante fonte de pesquisa a relação Arte e Meio Ambiente.

Palavras-chave: Arte. Meio Ambiente.

Downloads 5554  5554  Tamanho do arquivo 252.98 KB  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://www.nead.ufpr.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música e o Desenvolvimento da Criança Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
NOGUEIRA, Monique Andries

Este artigo trata de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança. Inicialmente, esclarece-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abarcando não apenas o aspecto cognitivo, mas também os aspectos afetivo e social da criança. A seguir, são apresentadas reflexões a respeito do papel da música na educação infantil. Como conclusão, busca-se encaminhar sugestões aos pais e adultos envolvidos com a educação de crianças, objetivando oferecer subsídios para a viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável da criança com a linguagem musical.

Palavras-chave: música; criança; desenvolvimento infantil.

Downloads 13030  13030  Tamanho do arquivo 258.54 KB  Plataforma Revista da Universidade Federal de Goiás  Site http://http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O Estado da Arte de Comunidades Quilombolas no Paraná: Produção de Conhecimento e Práticas Corporais Popular Versão: pdf
Atualização:  6/9/2017
Descrição:
SOUZA, Thaís Godoi de; LARA, Larissa Michele

A presente pesquisa analisou a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná, para identificar seu
conteúdo e, especialmente, para saber se as práticas corporais são recorrentes nessas investigações e de que forma são
apresentadas. Para tanto, foi necessário, por meio do Estado da Arte, mapear os estudos realizados sobre quilombolas no Paraná, identificando categorias e reconhecendo as produções teóricas que contemplassem as práticas corporais. Os dados demonstram que a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná é recente e se centra nas categorias legalidade, questão agrária/território, conceito de quilombo e educação, com raras incursões pela categoria práticas corporais. Atentam, ainda, para a necessidade de investigações que percebam como essas comunidades produzem cultura e reafirmam suas práticas corporais.

Palavras-chave: Quilombola. Produção acadêmica. Práticas corporais.

Downloads 411  411  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Vidas secas: da literatura ao cinema uma reflexão sobre suas possibilidades educativas Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SIRINO, Salete Paulina Machado

Este trabalho, de caráter bibliográfico, busca desvelar as possibilidades educativas de filmes do Cinema Nacional produzidos a partir da iteratura Brasileira, argumentando que podem ser utilizados como recurso idático tecnológico audiovisual, para desenvolver a consciência crítica dos alunos e a cidadania. Assim, seleciona o filme Vidas Secas, para demonstrar algumas das possibilidades de utilização no campo
educativo.

Palavras-chave: Cinema Nacional. Literatura e cinema. Educação.

Downloads 1341  1341  Tamanho do arquivo 379.29 KB  Plataforma Revista Científica da FAP, vol 2, 2007  Site http://www.fap.pr.gov.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Devolvendo Arte à Arte ou por uma Arte outra vez transcendental  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MAKOWIECKY, Sandra

Um deslocamento cada vez maior da estética para a sociologia e a antropologia é algo que e detecta na arte dos séculos XX e XXI, bem como o surgimento contínuo de interesses por práticas e pensamentos que parecem ultrapassar sua competência. Esses interesses da arte produziriam indefinições constantes quanto ao seu recorte disciplinar, ao conjunto de seus conhecimentos, à sua epistéme. O que significa deslocar o foco para as implicações decorrentes da amplitude do campo da visualidade em relação à produção e investigação de seus múltiplos objetos de estudo em arte? O esgotamento do objeto e o alargamento das fronteiras trazem resultados positivos e negativos. Como isto está repercutindo nas artes? Assunto pertinente ao tema central deste evento: “Dinâmicas Epistemológicas em Artes Plásticas”.

Palavras-chave: Esgotamento do objeto. Indefinições epistemológicas. Artes Plásticas.

Downloads 2042  2042  Tamanho do arquivo 82.20 KB  Plataforma 16° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pe  Site http://www.anpap.org.br/2007/artigos/184.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música nas propostas curriculares estaduais para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ens Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GASQUES, Gisela de Oliveira; ARROYO, Margarete

Considerando a obrigatoriedade do ensino de Arte na LBDEN 9394/96, e posteriormente do ensino de música pela lei no 11.769/08, este artigo contribui com os rumos da educação musical no que diz respeito às propostas curriculares divulgadas pelas Secretarias de Estado de Educação. Os objetivos deste trabalho foram localizar e mapear as propostas curriculares para o ensino de Arte-Música dos estados brasileiros dirigidas aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio bem como descrever e discutir como a música aparece nessas propostas. O plano de trabalho foi desenvolvido através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Foram localizadas dez propostas curriculares estaduais e outras cinco em processo de elaboração. Das dez propostas, oito foram obtidas por nós e analisadas nesse trabalho. São elas: Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. Dentre os aspectos discutidos está a referência das Artes Visuais na elaboração da maioria dessas propostas, principalmente a respeito da “Proposta Triangular”. Além disso, notamos a dificuldade da Música em se firmar como um conteúdo específico nos currículos escolares, após décadas de ausência. Dessa forma, quase metade das propostas analisadas aborda a música juntamente com outras Artes. Finalmente, o material encontrado pode ser de grande importância para a definição do trabalho musical em sala de aula, orientação do professor e fontes de pesquisa.

Palavras-chave: Educação musical. Propostas pedagógicas. Ensino fundamental. Ensino médio. LDBEN n. 9394/96.

Downloads 4277  4277  Tamanho do arquivo 208.87 KB  Plataforma Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Musical   Site http://www.demac.ufu.br/nemus
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Genêro, Educação e Docência nas Artes Visuais  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LOPONTE, Luciana Gruppelli

Gênero, educação e docência nas artes visuais. Este artigo pretende abordar a relação entre gênero, artes visuais e educação, destacando a importância do tema e a sua quase ausência nas pesquisas sobre arte e educação no Brasil. Nesse sentido, o objetivo do artigo é situar a discussão sobre o tema a partir das publicações existentes, além de lançar novas questões e apresentar autores que possam alimentar novas pesquisas na área. Com um foco especial para a formação docente em arte, o trabalho apresenta algumas abordagens e problematizações possíveis que podem nos fazer olhar a partir de outros pontos de vista para a docência em arte: o mito da genialidade artística e a “professora criativa” e relações possíveis entre gênero, docência em arte e poder.

Palavras-chave: Gênero e educação. Ensino de artes visuais. Formação docente.

Downloads 3322  3322  Tamanho do arquivo 62.20 KB  Plataforma Revista Educação e Realidade  Site http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 »