Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música e o Desenvolvimento da Criança Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
NOGUEIRA, Monique Andries

Este artigo trata de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança. Inicialmente, esclarece-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abarcando não apenas o aspecto cognitivo, mas também os aspectos afetivo e social da criança. A seguir, são apresentadas reflexões a respeito do papel da música na educação infantil. Como conclusão, busca-se encaminhar sugestões aos pais e adultos envolvidos com a educação de crianças, objetivando oferecer subsídios para a viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável da criança com a linguagem musical.

Palavras-chave: música; criança; desenvolvimento infantil.

Downloads 13038  13038  Tamanho do arquivo 258.54 KB  Plataforma Revista da Universidade Federal de Goiás  Site http://http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O Estado da Arte de Comunidades Quilombolas no Paraná: Produção de Conhecimento e Práticas Corporais Popular Versão: pdf
Atualização:  6/9/2017
Descrição:
SOUZA, Thaís Godoi de; LARA, Larissa Michele

A presente pesquisa analisou a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná, para identificar seu
conteúdo e, especialmente, para saber se as práticas corporais são recorrentes nessas investigações e de que forma são
apresentadas. Para tanto, foi necessário, por meio do Estado da Arte, mapear os estudos realizados sobre quilombolas no Paraná, identificando categorias e reconhecendo as produções teóricas que contemplassem as práticas corporais. Os dados demonstram que a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná é recente e se centra nas categorias legalidade, questão agrária/território, conceito de quilombo e educação, com raras incursões pela categoria práticas corporais. Atentam, ainda, para a necessidade de investigações que percebam como essas comunidades produzem cultura e reafirmam suas práticas corporais.

Palavras-chave: Quilombola. Produção acadêmica. Práticas corporais.

Downloads 416  416  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Jogos teatrais na escola pública Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz

O artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa etnográfica que acompanha aspectos do desenvolvimento cultural de pré-adolescentes com a linguagem teatral em classe multisseriada, através do ensino regular de Teatro, em escola de ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulo-SP. Os dados obtidos permitem afirmar que a linguagem cênica contribui na conscientização das novas possibilidades de significação da palavra na prática discursiva.

Palavras-chave: Metodologia do ensino de artes. Teatro-educação. Jogos teatrais. Psicologia cultural.

Downloads 935  935  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola de Comunicação e Artes da Universidade de S  Site http://efartigos.atspace.org/jogos.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Devolvendo Arte à Arte ou por uma Arte outra vez transcendental  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MAKOWIECKY, Sandra

Um deslocamento cada vez maior da estética para a sociologia e a antropologia é algo que e detecta na arte dos séculos XX e XXI, bem como o surgimento contínuo de interesses por práticas e pensamentos que parecem ultrapassar sua competência. Esses interesses da arte produziriam indefinições constantes quanto ao seu recorte disciplinar, ao conjunto de seus conhecimentos, à sua epistéme. O que significa deslocar o foco para as implicações decorrentes da amplitude do campo da visualidade em relação à produção e investigação de seus múltiplos objetos de estudo em arte? O esgotamento do objeto e o alargamento das fronteiras trazem resultados positivos e negativos. Como isto está repercutindo nas artes? Assunto pertinente ao tema central deste evento: “Dinâmicas Epistemológicas em Artes Plásticas”.

Palavras-chave: Esgotamento do objeto. Indefinições epistemológicas. Artes Plásticas.

Downloads 2047  2047  Tamanho do arquivo 82.20 KB  Plataforma 16° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pe  Site http://www.anpap.org.br/2007/artigos/184.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música nas propostas curriculares estaduais para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ens Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GASQUES, Gisela de Oliveira; ARROYO, Margarete

Considerando a obrigatoriedade do ensino de Arte na LBDEN 9394/96, e posteriormente do ensino de música pela lei no 11.769/08, este artigo contribui com os rumos da educação musical no que diz respeito às propostas curriculares divulgadas pelas Secretarias de Estado de Educação. Os objetivos deste trabalho foram localizar e mapear as propostas curriculares para o ensino de Arte-Música dos estados brasileiros dirigidas aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio bem como descrever e discutir como a música aparece nessas propostas. O plano de trabalho foi desenvolvido através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Foram localizadas dez propostas curriculares estaduais e outras cinco em processo de elaboração. Das dez propostas, oito foram obtidas por nós e analisadas nesse trabalho. São elas: Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. Dentre os aspectos discutidos está a referência das Artes Visuais na elaboração da maioria dessas propostas, principalmente a respeito da “Proposta Triangular”. Além disso, notamos a dificuldade da Música em se firmar como um conteúdo específico nos currículos escolares, após décadas de ausência. Dessa forma, quase metade das propostas analisadas aborda a música juntamente com outras Artes. Finalmente, o material encontrado pode ser de grande importância para a definição do trabalho musical em sala de aula, orientação do professor e fontes de pesquisa.

Palavras-chave: Educação musical. Propostas pedagógicas. Ensino fundamental. Ensino médio. LDBEN n. 9394/96.

Downloads 4286  4286  Tamanho do arquivo 208.87 KB  Plataforma Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Musical   Site http://www.demac.ufu.br/nemus
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Genêro, Educação e Docência nas Artes Visuais  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LOPONTE, Luciana Gruppelli

Gênero, educação e docência nas artes visuais. Este artigo pretende abordar a relação entre gênero, artes visuais e educação, destacando a importância do tema e a sua quase ausência nas pesquisas sobre arte e educação no Brasil. Nesse sentido, o objetivo do artigo é situar a discussão sobre o tema a partir das publicações existentes, além de lançar novas questões e apresentar autores que possam alimentar novas pesquisas na área. Com um foco especial para a formação docente em arte, o trabalho apresenta algumas abordagens e problematizações possíveis que podem nos fazer olhar a partir de outros pontos de vista para a docência em arte: o mito da genialidade artística e a “professora criativa” e relações possíveis entre gênero, docência em arte e poder.

Palavras-chave: Gênero e educação. Ensino de artes visuais. Formação docente.

Downloads 3328  3328  Tamanho do arquivo 62.20 KB  Plataforma Revista Educação e Realidade  Site http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Metodologia de Filosofia e da Arte no Ensino Fundamental  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PRENDIN, Andrea

O ensino de Filosofia apoiado pela metodologia dialógica de uma comunidade de investigação é uma proposta que se interliga a outras áreas do conhecimento. A Arte como linguagem, que apresenta referenciais expressivos, históricos e temáticos, e como conteúdo privilegiado no campo da Estética é associada, assim, ao pensar filosófico. Na metodologia triangular o ensino de Arte estimula a reflexão na apreciação, na compreensão histórica das obras e no próprio fazer artístico. Aproximar o pensar filosófico e o artístico potencializa o desenvolvimento de habilidades de pensamento. O público do Ensino Fundamental tem oportunidade de, utilizando-se, por exemplo, das artes visuais, tornar mais próximos conceitos e habilidades de tradução. E no caminho inverso, esta metodologia dialógica serve como apoio para compreensão da Arte e de seus temas, promovendo a expressão e o pensar criativo. Desenvolver pontes entre Filosofia e Arte não só é possível, como torna mais significativo o processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo conteúdos e proporcionando uma apreciação mais ampla, sensível e crítica. Este processo contribui na formação do pensamento multidimensional, nos seus aspectos crítico, criativo e cuidadoso, citados nos fundamentos do Programa Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar. A criatividade, explorada pelos dois principais teóricos que fundamentam esta proposta Matthew Lipman e Ana Mae Barbosa para o ensino de Filosofia e de Arte, respectivamente –, é percebida como elo integrador entre estas duas áreas do conhecimento. Além disso, a sua percepção como aspecto a ser desenvolvido, em apoio aos demais já sugeridos, reforça a formação ampla do educando. O professor que se utiliza desta relação em sua prática é um profissional que se dispõe a investigar novas possibilidades para o processo pedagógico e que, independentemente de sua formação acadêmica, investiga e acrescenta um diálogo entre saberes à vivência escolar da comunidade em que atua.

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Filosofia. Arte. Metodologia.

Downloads 15853  15853  Tamanho do arquivo 287.00 KB  Plataforma IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial e permanente do professor de arte na Educação Básica Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SARDELICH, Maria Emilia

Este trabalho expõe uma pesquisa descritiva realizada em 1998 com professores de Educação Artística que atuam na educação básica do município de Feira de Santana, na Bahia. Conhecer esses professores e a sua prática cotidiana foram os objetivos propostos por esta pesquisa. Por meio de formulários com itens abertos e fechados, levantaram-se dados sobre a formação, tanto inicial quanto permanente, suas condições e concepções de trabalho. Evidenciaram-se a falta de formação específica dos profissionais, as precárias condições de carreira e trabalho bem como ambigüidades apresentadas nas concepções de arte analisadas. O trabalho discute também a formação permanente desse professor como ação cultural a fim de se democratizar o acesso à arte.

Palavras-chave: Formação de Professores. Arte. Educação Básica. Educação Artística. Arte-Educação.

Downloads 2579  2579  Tamanho do arquivo 128.71 KB  Plataforma Cadernos de Pesquisa, n. 114  Site http://www.scielo.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Biblioteca de Arte  Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GOMES, Guilherme Simões Júnior

O artigo faz parte de um conjunto de estudos sobre a articulação social de práticas letradas e artísticas. Trata-se da biblioteca da Academia Imperial das Belas-Artes no Rio de Janeiro no estado em que se encontrava em meados do século XIX. Formada por iniciativas de Félix-Émile Taunay e Manuel Araújo Porto-Alegre, a biblioteca é exemplo da circulação internacional de modelos de formação artística. São examinados o ambiente, a decoração do recinto e o sistema de pensamento pressuposto no acervo.

Palavras-chave: Biblioteca da Academia Imperial das Belas-Artes. Félix-Émile Taunay. Manuel Araújo Porto-Alegre. Formação artística.

Downloads 3435  3435  Tamanho do arquivo 147.43 KB  Plataforma Novos Estudos  Site http://www.scielo.br/pdf/nec/n81/12.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Leitura da imagem: resgatando a história e ampliando possibilidades  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GALVANI, Mara Aparecida Magero

Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola. O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nessa discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar.

Palavras-chave: Leitura. Ensino de artes visuais. Educação patrimonial. Cidade e escola.

Downloads 2530  2530  Tamanho do arquivo 85.69 KB  Plataforma Revista Educação e Realidade  Site http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 »