Categoria: Arte Artigos |
Teatro como recurso pedagógico resgatando os valores humanos |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
JANSEN, Suellen Galvão; HILGENBERG, Gisele; ROSA, Alexandra Aparecida da; FREITAS, Patrícia. Definir-se a esse projeto como uma experiência educativa motivadora, que leva em consideração não só o aspecto da recepção, ou seja, assistir a um espetáculo, mas também, ao fazer teatral que, necessariamente, não se resume a montagem de uma peça na escola, mas, sim, o de difundir o conhecimento, fazendo a diferença na comunicação pela palavra e pelo gesto a todas as comunidades, trabalhando através do autoconhecimento com atividades baseadas em valores humanos, redescobrindo o sentido de alguns valores primordiais como: amor, paz, respeito às diferenças, solidariedade, afetividade, relações interpessoais, justiça, moral e ética.A proposta é despertar nas pessoas, principalmente professores e educadores, a importância de tais vivências no dia-a-dia. Consiste em um resgate de cultura, de valores e acima de tudo de uma identidade. O ser humano deve sempre filtrar as informações e o conhecimento significativo para aplicá-lo no dia-a-dia, precisa gerenciar todo esse “saber” para não se “estressar” e sentir-se útil e feliz na sociedade em que se vive.Utilizando-se dos jogos teatrais para que as crianças vão se identificando através do sentimento. A linguagem teatral representa a expressão dos anseios humanos independentemente da raça ou credo, incrementando assim o raciocínio mágico e a criatividade, funcionando como metáforas para as experiências dos valores humanos.Abordando a prática teatral com as crianças, proporcionando recursos teatrais visando sua utilização pedagógica, resgatando os valores humanos essenciais para uma convivência saudável, desenvolvendo potencialidades e habilidades dos alunos e buscando resgatar valores humanos como autoconhecimento.
Palavras-chave: Jogos teatrais. Valores humanos. Recursos pedagógicos.
|
1381 257.19 KB 1º CIEPG http://www.isapg.com.br/2009/ciepg/download.php?id=32 |
Categoria: Arte Artigos |
A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio
No artigo apresenta-se a música como elemento imprescindível na educação, pelo seu valor artístico, estético, cognitivo e emocional. Pedagogicamente, através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades interdisciplinares, enriquecendo o processo educacional. O texto estrutura-se em três momentos, sendo que o primeiro posiciona os conhecimentos científicos na atualidade, ao mesmo tempo em que destaca a importância do ensino para a disseminação dos saberes do homem. Na sequência, evidencia-se a linguagem musical no processo ensino-aprendizagem e, em um terceiro momento, a criatividade musical surge como elemento interdisciplinar, além da presença da emoção – mais a razão – como elemento indispensável em qualquer momento do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, da educação como um todo.
Palavras-chave: Música. Emoção-razão. Educação.
|
1398 476.10 KB Educar, Curitiba, n.36, p.127-145 |
|