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Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O Universo Gótico e o Cinema Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
AMBRÓSIO, Julia Meirelles Ambrosio; AZZOLINO, Adriana Pessate; REAL, Victor Kraide Corte

Estudo sobre tribos urbanas, que tem como objetivo enfocar o papel da mídia e sua influência sobre o universo gótico, considerado neste trabalho como sendo um grupo representante de tribo urbana. O trabalho enfoca a realidade dos góticos hoje, o que a tribo faz em seu dia a dia e o que é necessário para ser considerado gótico pelos próprios góticos. O estudo trata também sobre a origem da subcultura e o porquê desta denominação. Em um segundo momento, vemos como o cinema mostra esta tribo, quais estereótipos cria e como os góticos veem esta leitura que o cinema faz da tribo. Em uma última etapa, vemos confrontado o que é a realidade e o que é a “fantasia” divulgada pelo cinema quanto a esta subcultura.

Palavras-chave: Gótico. Cinema. Tribos urbanas. Sociologia. Comunicação

Downloads 4621  4621  Tamanho do arquivo 368.54 KB  Plataforma XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região   Site http://www.intercom.org.br/
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Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O ensino da gravura de arte no Paraná  Popular Versão: PDE
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ANDRADE, Vania Maria da Silva; TORRES, Renato

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada sobre o histórico do ensino da gravura no Estado do Paraná desde seu início, quando ainda estava atrelada aos avanços da imprensa e da tipografia no século XIX até a década atual. Nesta trajetória de desenvolvimento da Arte no Paraná destacam-se alguns fatos, tais como: as diversas dificuldades das instituições de ensino; a relevância das oficinas litográficas dos primeiros jornais paranaenses, onde os artistas começaram a produzir gravura; o movimento adiantado do litoral do Estado com a relação à cidade de Curitiba; a importância do ensino não formal na formação de diversos artistas e o ápice da gravura no Paraná com as Mostras de Gravura da Cidade de Curitiba que alcançaram repercussão nacional. Esta investigação visa enriquecer a formação do professor de Artes, pois existe uma escassez de material publicado sobre o assunto e ainda há muito que se pesquisar, visto que alguns artistas responsáveis pelo desenvolvimento do ensino da arte ainda não possuem um registro histórico compatível com a sua importância. Desta forma, esta pesquisa busca trazer a história da gravura para as aulas de artes das escolas de ensino básico destacando elementos que podem ser aprofundados e discutidos com os alunos, além de estimular a prática da técnica. Como conclusão tem-se que a escola é o espaço adequado para a divulgação da história da arte paranaense, aproximando os artistas do público e permitindo aos alunos experimentar uma prática artística que os conduza a enxergar a arte como uma possibilidade de expressão.

Palavras-chave: Educação. História da Arte-Educação. Gravura.

Downloads 1664  1664  Tamanho do arquivo 59.11 KB  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR  Site http://www.pucpr.edu.br
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Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O ensino da arte nas escolas em Curitiba (1940­ - 1960) e a criação da Escola de Música de Belas Ar  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PROSSER, Elisabeth Seraphim

Este artigo trata das concepções sobre o ensino da arte nas escolas vigentes no Brasil nas décadas de 1940 a 1960. Examina o modo como este ensino se traduziu em Curitiba, no período, perpassando a criação das Escolinhas de Arte e o legado de Villa­Lobos e seu Canto Orfeônico, bem como a legislação vigente e a presença da música e do desenho no currículo das escolas de ensino regular. Aborda, nesse contexto, a criação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e suas relações com outras instituições culturais e educativas de então, especialmente o Instituto de Educação do Paraná. Aponta os estreitos vínculos entre os vários membros da intelectualidade curitibana, preocupados em dotar a cidade de aparelhos culturais e educacionais, bem como algumas das numerosas iniciativas empreendidas nesse sentido.

Downloads 1181  1181  Tamanho do arquivo 156.97 KB  Plataforma Anais-III Fórum de pesquisa científica em arte   Site http://www.elisabethprosser.pro.br/
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Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Música, identidade e relações humanas em um país mestiço: implicações para a educação musical na Am Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ILARI, Beatriz

O presente artigo, escrito especialmente para a mesa-redonda 2 do XVI Encontro Nacional da Abem/Congresso Regional da Isme na América Latina 2007, tem como objetivo discutir funções e concepções de educação musical na América Latina, a partir de estudos recentes das ciências cognitivas da música. Baseando-se na premissa de que a música é onipresente no cotidiano latinoamericano, o artigo parte de uma discussão acerca das funções psicossociais, cognitivas e adaptativas da música exemplificadas por quatro narrativas distintas de situações de aprendizagem musical “extraoficial” de bebês, crianças, jovens e adultos brasileiros. As narrativas apresentadas convergem para a ideia de que a aprendizagem musical no Brasil tem como funções primordiais: negociar e fortalecer identidades, aumentar a flexibilidade social e, sobretudo, possibilitar situações de “passar o tempo em segurança”. Implicações desses achados para as concepções de educação musical na América Latina são traçadas ao final do artigo.

Palavras-chave: Funções da música na vida humana. Cognição situada. Passar o tempo em segurança.

Downloads 597  597  Tamanho do arquivo 99.15 KB  Plataforma Revista da ABEM n.18   Site http://www.abemeducacaomusical.org.br
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Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Música na educação infantil: um mapeamento das práticas e necessidades de professoras da rede munici Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DINIZ, Lélia Negrini; BEN, Luciana Del

Este artigo consiste em um relato de pesquisa que teve como objetivo investigar a presença da música nas práticas pedagógicas de professoras de educação infantil. As perspectivas que nortearam a investigação foram a legislação brasileira sobre educação infantil, bem como estudos sobre a formação e atuação dos professores unidocentes. O método escolhido foi o survey de desenho interseccional, sendo que os dados foram coletados por meio de questionário. Participaram da pesquisa 123 professoras das 33 escolas de educação infantil e 7 jardins de praça da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os resultados descrevem as práticas pedagógico-musicais das professoras, as bases que sustentam essas práticas, bem como as necessidades das professoras para desenvolver o ensino de música na educação infantil. As considerações finais apontam para a necessidade de investir na formação musical continuada das professoras e de estabelecer parcerias e ações entre governos e instituições educacionais para o fortalecimento do ensino de música na educação infantil.

Palavras-chave: Educação musical na educação infantil. Formação de professores unidocentes. Necessidades dos professores de educação infantil.

Downloads 638  638  Tamanho do arquivo 95.39 KB  Plataforma Revista da ABEM, V.15   Site http://www.abemeducacaomusical.org.br/revistas.html
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Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Leitura da imagem: resgatando a história e ampliando possibilidades  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GALVANI, Mara Aparecida Magero

Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola. O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nessa discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar.

Palavras-chave: Leitura. Ensino de artes visuais. Educação patrimonial. Cidade e escola.

Downloads 2523  2523  Tamanho do arquivo 85.69 KB  Plataforma Revista Educação e Realidade  Site http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/
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Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Ilustração também se lê Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ARAUJO, Rodrigo da Costa

Este artigo fala do Livro de Rui Oliveira - Pelos Jardins Boboli - a arte de ilustrar. Fala de uma forma geral dos capítulos do livro e da importância de leitura da imagem ou da ilustração dos livros infantis contemporâneos.

Palavras-Chave: Leitura. Ilustração.

Downloads 2007  2007  Tamanho do arquivo 66.44 KB  Plataforma Partes-sua revista virtual   Site http://www.partes.com.br/
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Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!História e cultura afrobrasileira: possibilidades e impossibilidades na aplicação da lei 10.639/200 Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MEDEIROS, Angela Cordeiro; ALMEIDA, Eduardo Ribeiro de

Fruto das constantes reivindicações do movimento negro no Brasil, a Lei 10.639/2003, aprovada pelo Presidente Lula, estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos educacionais do país. É o reconhecimento da influência das muitas culturas africanas na formação da cultura nacional. Entretanto, dentro de um conturbado contexto socioecônomico e político no país, a aplicabilidade da Lei envolve problemas relacionados com conteúdo, preparação dos professores, material didático e as controvérsias existentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O presente artigo discute estes problemas e aponta algumas possibilidades de solução sem pretensão de esgotar o tema.

Palavras-Chaves: África. Lei 10.639/2003. Cultura Afro-Brasileira. Educação.

Downloads 2656  2656  Tamanho do arquivo 148.10 KB  Plataforma Revista Ágora, Vitória, n. 5, 2007, p. 1-12  Site http://www.ufes.br
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Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Hip Hop da Floresta Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SANTOS, Quetila Ruiz Cavalcante dos; BECCÁRIA, Renata Assis; NORBERTO, Simone

O Hip Hop é uma cultura marginalizada, que através de elementos como a linguagem do corpo, linguagem musical e o grafite, conseguem trabalhar socialmente a consciência dos jovens de baixa renda. O Movimento Hip Hop da Floresta age na periferia de Porto Velho, conscientizando os jovens em relação às origens, costumes e ambiente social em que vivem, criando a sua própria identidade musical e estilo regional, utilizando elementos da Amazônia para se fazer música, fazendo também parte da teoria da Folkcomunicação que trabalha com intercâmbio de informações, ideias, opiniões e atitudes dos públicos marginalizados urbanos e rurais, através de agentes e meios direta ou indiretamente ligados ao folclore.

Palavras-chave: Folkcomunicação. Hip Hop. Telejornalismo. Jovens. Cultura.

Downloads 532  532  Tamanho do arquivo 138.38 KB  Plataforma Intercom-XVI Prêmio Expocom   Site http://www.intercom.org.br
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Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Guido Viaro: modernidade na arte e na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OSINSKI, Dulce Regina Baggio

Este trabalho analisa a contribuição de Guido Viaro para o ensino da arte do Paraná, como protagonista de diversas ações no campo educacional na cidade de Curitiba, marcadas pela identificação com a modernidade, pelo incentivo à liberdade e pela valorização da expressão individual, no período que vai desde a década de 30 até meados dos anos 1960 do século XX. Relacionando-se com intelectuais de outras áreas do conhecimento, Viaro participava do debate que então se colocava na educação, na literatura e na arte. Como educador, atuou em frentes diversas: com crianças, com professores e com estudantes de arte. A análise de sua trajetória intelectual procura relacionar suas ideias sobre arte e ações pedagógicas com o pensamento moderno da década de 40, apoiando-se no conceito de Gramsci do intelectual como um partícipe do processo de organização da cultura. Como fontes, foram utilizados artigos de jornais e revistas, projetos pedagógicos, documentos institucionais, programas de curso, atas e planos de aula, bem como fotografias, obras de arte e exercícios escolares.

Palavras-chave: Ensino da arte. Modernidade.

Downloads 658  658  Tamanho do arquivo 63.07 KB  Plataforma Inter-Ação: Rev.Fac.Educ.UFG, 32 (2)  Site http://revistas.ufg.br
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