Categoria: Arte Artigos |
Arte Rupestre no Paraná |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PARELLADA, Claudia Inês
Neste artigo discutem-se dados sobre a arte rupestre pré-histórica no Paraná: pinturas e gravuras em rochas areníticas, magmáticas e metamórficas que aparecem desde o litoral ao oeste, com datas que chegam a 10.000 anos atrás. Há mais de 100 abrigos com pinturas rupestres, principalmente em abrigos areníticos nos Campos Gerais, e mais de 20 sítios com gravuras dispersos entre as diferentes regiões do Paraná. Na pesquisa, buscou-se a construção de um banco de dados sobre a arte rupestre no Paraná, com aspectos diagnósticos que evidenciam os povos que a fizeram, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo e alguns aspectos sobre gerenciamento e conservação deste patrimônio.
Palavras-chave: Arte rupestre. Arte pré-histórica. Arqueologia paranaense.
|
2093 247.53 KB R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.1 p.1-25 http://www.fap.pr.gov.br/ |
Categoria: Arte Artigos |
Música, identidade e relações humanas em um país mestiço: implicações para a educação musical na Am |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
ILARI, Beatriz
O presente artigo, escrito especialmente para a mesa-redonda 2 do XVI Encontro Nacional da Abem/Congresso Regional da Isme na América Latina 2007, tem como objetivo discutir funções e concepções de educação musical na América Latina, a partir de estudos recentes das ciências cognitivas da música. Baseando-se na premissa de que a música é onipresente no cotidiano latinoamericano, o artigo parte de uma discussão acerca das funções psicossociais, cognitivas e adaptativas da música exemplificadas por quatro narrativas distintas de situações de aprendizagem musical “extraoficial” de bebês, crianças, jovens e adultos brasileiros. As narrativas apresentadas convergem para a ideia de que a aprendizagem musical no Brasil tem como funções primordiais: negociar e fortalecer identidades, aumentar a flexibilidade social e, sobretudo, possibilitar situações de “passar o tempo em segurança”. Implicações desses achados para as concepções de educação musical na América Latina são traçadas ao final do artigo.
Palavras-chave: Funções da música na vida humana. Cognição situada. Passar o tempo em segurança.
|
597 99.15 KB Revista da ABEM n.18 http://www.abemeducacaomusical.org.br |
Categoria: Arte Artigos |
Teatro como recurso pedagógico resgatando os valores humanos |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
JANSEN, Suellen Galvão; HILGENBERG, Gisele; ROSA, Alexandra Aparecida da; FREITAS, Patrícia. Definir-se a esse projeto como uma experiência educativa motivadora, que leva em consideração não só o aspecto da recepção, ou seja, assistir a um espetáculo, mas também, ao fazer teatral que, necessariamente, não se resume a montagem de uma peça na escola, mas, sim, o de difundir o conhecimento, fazendo a diferença na comunicação pela palavra e pelo gesto a todas as comunidades, trabalhando através do autoconhecimento com atividades baseadas em valores humanos, redescobrindo o sentido de alguns valores primordiais como: amor, paz, respeito às diferenças, solidariedade, afetividade, relações interpessoais, justiça, moral e ética.A proposta é despertar nas pessoas, principalmente professores e educadores, a importância de tais vivências no dia-a-dia. Consiste em um resgate de cultura, de valores e acima de tudo de uma identidade. O ser humano deve sempre filtrar as informações e o conhecimento significativo para aplicá-lo no dia-a-dia, precisa gerenciar todo esse “saber” para não se “estressar” e sentir-se útil e feliz na sociedade em que se vive.Utilizando-se dos jogos teatrais para que as crianças vão se identificando através do sentimento. A linguagem teatral representa a expressão dos anseios humanos independentemente da raça ou credo, incrementando assim o raciocínio mágico e a criatividade, funcionando como metáforas para as experiências dos valores humanos.Abordando a prática teatral com as crianças, proporcionando recursos teatrais visando sua utilização pedagógica, resgatando os valores humanos essenciais para uma convivência saudável, desenvolvendo potencialidades e habilidades dos alunos e buscando resgatar valores humanos como autoconhecimento.
Palavras-chave: Jogos teatrais. Valores humanos. Recursos pedagógicos.
|
1370 257.19 KB 1º CIEPG http://www.isapg.com.br/2009/ciepg/download.php?id=32 |
Categoria: Arte Artigos |
Cinema e Educação: o poético, o simbólico e o imaginário em Lamori |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
RAHDE, Maria Beatriz Furtado
Esse artigo busca tecer considerações sobre a narrativa educacional do filme curta metragem, Le Ballon Rouge (O Balão Vermelho – França, 1956), de Albert Lamorisse, que, em apenas trinta minutos e com mais de cinqüenta anos de existência, soube manter o encantamento do imaginário poético, perpassado por uma linguagem simbólica. A poesia que Lamorisse traduz nas suas imagens confere uma impressão visual leve e ao mesmo tempo densa, ao evocar metaforicamente os contos infantis, mesclados com o surreal, pois o roteiro se torna um poema, traduzido iconograficamente. A simbologia do período modernista é evidenciada nas cenas silenciosas de linguagem falada, mas intensas na linguagem visual, em que a música desempenha um papel de destaque O que não é verbalizado é revertido simbolicamente, tornando visível o invisível. Nessa proposta de técnica narrativa, Lamorisse evoca diversos elementos componentes do imaginário, como o sonho, a arte, os mitos, o fantástico ou a fantasia.
Palavras-chave: Poética. Simbolismo. Imaginário. Narrativa. Educação.
|
1561 190.26 KB Revista Travessia ed 05 http://www.unioeste.br |
|