Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A Música nas propostas curriculares estaduais para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ens Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GASQUES, Gisela de Oliveira; ARROYO, Margarete

Considerando a obrigatoriedade do ensino de Arte na LBDEN 9394/96, e posteriormente do ensino de música pela lei no 11.769/08, este artigo contribui com os rumos da educação musical no que diz respeito às propostas curriculares divulgadas pelas Secretarias de Estado de Educação. Os objetivos deste trabalho foram localizar e mapear as propostas curriculares para o ensino de Arte-Música dos estados brasileiros dirigidas aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio bem como descrever e discutir como a música aparece nessas propostas. O plano de trabalho foi desenvolvido através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Foram localizadas dez propostas curriculares estaduais e outras cinco em processo de elaboração. Das dez propostas, oito foram obtidas por nós e analisadas nesse trabalho. São elas: Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. Dentre os aspectos discutidos está a referência das Artes Visuais na elaboração da maioria dessas propostas, principalmente a respeito da “Proposta Triangular”. Além disso, notamos a dificuldade da Música em se firmar como um conteúdo específico nos currículos escolares, após décadas de ausência. Dessa forma, quase metade das propostas analisadas aborda a música juntamente com outras Artes. Finalmente, o material encontrado pode ser de grande importância para a definição do trabalho musical em sala de aula, orientação do professor e fontes de pesquisa.

Palavras-chave: Educação musical. Propostas pedagógicas. Ensino fundamental. Ensino médio. LDBEN n. 9394/96.

Downloads 4277  4277  Tamanho do arquivo 208.87 KB  Plataforma Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Musical   Site http://www.demac.ufu.br/nemus
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Arte, educação e cultura: o circo como instrumento para trabalhar com crianças e adolescentes Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SILVA, Ana Flávia Moraes; SANTOS, Cristiano Galberto dos; TEIXEIRA, Leile Sílvia Cândido; ANTUNES, Meire Lia Lima; VIEIRA, Valterci

Da necessidade de buscar respostas para a realidade de crianças e adolescentes, moradores da Região Leste do município de Goiânia, surgiu a idéia de trabalhar com arte, cultura e educação, tendo como eixo a arte circense, visando o afastamento de crianças e adolescentes das ruas e das drogas. Assim, o Instituto Dom Fernando, vinculado à extensão da Universidade Católica de Goiás, institui o Caec – escola de circo, cujos objetivos: a) proporcionar às crianças e adolescentes, o contato com expressões artísticas, e a vivência da cultura regional e brasileira; b) consolidar-se como espaço facilitador e mediador das relações interpessoais, potencializando a educação; c) valorizar a família e a cultura popular num trabalho de conscientização dos direitos e deveres. Busca-se trabalhar com as expressões culturais regionais e globais, levando as crianças a refletirem sobre o mundo em que vivem. Atualmente o Caec atende a 227 crianças e adolescentes, os dados de 2003 consolidam 17.765 atendimentos. A escola de Circo configura-se como espaço lúdico e informal, completamente envolvido pela educação, arte e cultura, onde a criança vai exercitar a busca de sua identidade e de sua autonomia, aumentando sua auto-estima e sua capacidade de escolha.

Palavras-chave: Cultura. Arte. Educação.

Downloads 3680  3680  Tamanho do arquivo 31.52 KB  Plataforma Anais do 2o Congresso Brasileiro de Extensão Unive  Site http://www.ufmg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!“Artes Indígenas” – Territórios de diálogos Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARBERO, Estela Pereira Batista; STORI, Norberto

À arte indígena sempre foi destinado um espaço reduzido na história da arte brasileira, inicialmente vista como exótica e levada aos gabinetes de curiosidade da Europa pelos colonizadores, acabou por estimular a produção de importantes artistas visuais em diferentes fases dessa história de contato das culturas indígenas com a não indígena, tornando-se objeto de maior atenção graças às pesquisas em Arte e Antropologia da Arte. O distanciamento inicial talvez tenha ocorrido pela apresentação cronológica que coloca a arte indígena como anterior às influências europeias, o que induz a uma leitura evolucionista e a desvaloriza. Entretanto, a obra de artistas visuais brasileiros que foram estimulados pelo indígena e sua estética, embora numa abordagem por vezes realista e por outras bastante fantasiosa, nos ajudam na compreensão e aproximação com essas culturas.

Palavras-chave: Arte Brasileira. Arte Indígena. Antropologia da Arte.

Downloads 3672  3672  Tamanho do arquivo 425.21 KB  Plataforma  19o Encontro da Associação Nacional de Pesquisado  Site http://www.anpap.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Biblioteca de Arte  Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GOMES, Guilherme Simões Júnior

O artigo faz parte de um conjunto de estudos sobre a articulação social de práticas letradas e artísticas. Trata-se da biblioteca da Academia Imperial das Belas-Artes no Rio de Janeiro no estado em que se encontrava em meados do século XIX. Formada por iniciativas de Félix-Émile Taunay e Manuel Araújo Porto-Alegre, a biblioteca é exemplo da circulação internacional de modelos de formação artística. São examinados o ambiente, a decoração do recinto e o sistema de pensamento pressuposto no acervo.

Palavras-chave: Biblioteca da Academia Imperial das Belas-Artes. Félix-Émile Taunay. Manuel Araújo Porto-Alegre. Formação artística.

Downloads 3429  3429  Tamanho do arquivo 147.43 KB  Plataforma Novos Estudos  Site http://www.scielo.br/pdf/nec/n81/12.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Aproximações disciplinares: história, arte e imagem Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
KNAUSS, Paulo

Este texto tem como ponto de partida a idéia de que há um laço a ser fortalecido entre a história da imagem e a história da arte para definir historicamente o conceito de arte. Esse laço pode ser situado no debate intelectual contemporâneo a partir de duas abordagens. Uma primeira, que afirma a imagem como objeto de um campo disciplinar particular, que demarca uma abordagem anglo-saxã; e uma segunda, caracterizada como abordagem germânica, trata a imagem como problema central para definir o campo disciplinar da história da arte. Assim, o interesse renovado pelos estudos da magem e da arte envolve diferentes visões com conseqüências para a sua definição disciplinar dos estudos.

Palavras-chave: História da arte. História da imagem. Estudos Visuais. Cultura Visual.

Downloads 3412  3412  Tamanho do arquivo 50.80 KB  Plataforma Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168  Site http://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/viewFile/7964/4752
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Genêro, Educação e Docência nas Artes Visuais  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LOPONTE, Luciana Gruppelli

Gênero, educação e docência nas artes visuais. Este artigo pretende abordar a relação entre gênero, artes visuais e educação, destacando a importância do tema e a sua quase ausência nas pesquisas sobre arte e educação no Brasil. Nesse sentido, o objetivo do artigo é situar a discussão sobre o tema a partir das publicações existentes, além de lançar novas questões e apresentar autores que possam alimentar novas pesquisas na área. Com um foco especial para a formação docente em arte, o trabalho apresenta algumas abordagens e problematizações possíveis que podem nos fazer olhar a partir de outros pontos de vista para a docência em arte: o mito da genialidade artística e a “professora criativa” e relações possíveis entre gênero, docência em arte e poder.

Palavras-chave: Gênero e educação. Ensino de artes visuais. Formação docente.

Downloads 3322  3322  Tamanho do arquivo 62.20 KB  Plataforma Revista Educação e Realidade  Site http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Comédias Refinadas: o teatro de Machado de Assis  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CALZAVARA, Ms. Rosemari Bendlin

A vasta produção machadiana é símbolo maior de uma escritura versátil que conduziu o escritor à consagração ainda em vida. Um percurso mais detalhado por entre a multiplicidade de gêneros textuais cultivados por Machado de Assis permite divisar, no entanto, uma linha de continuidade que atravessa sua variada obra - crônicas, contos, romances, poemas, textos críticos e peças teatrais - e que decorre de um olhar atento e aguçado sobre as contradições de sua época. O presente estudo visa analisar a obra dramática e teatral desse escritor, mais especificamente na versatilidade de suas histórias e na humanidade trágica e cômica de seus personagens que surpreendem, conquistam e provocam seus leitores.

Palavras-chave: Machado de Assis. Teatro. Comédia.

Downloads 3047  3047  Tamanho do arquivo 73.63 KB  Plataforma XI Congresso Internacional da ABRALIC  Site http://www.andrelg.pro.br/simpósios/ROSEMARI_BENDLIN_CALZAVARA.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Teorizações dos docentes sobre a avaliação em Artes Plásticas Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SANTOS, Suzana Maria Ortiz dos

O propósito deste texto é apresentar em síntese a tese "Teorizações dos docentes sobre a avaliação em Artes Plásticas", que busca indagar e compreender o pensamento do professor de Artes Plásticas na avaliação dos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental no Brasil.

Palavras-chave: Pensamento do professor. Avaliação em Artes. Teorias implícitas. Compreender.Juízo de valor. Ação reflexiva. Conhecimento leigo. Psicologia. Arte. Didática.

Downloads 3013  3013  Tamanho do arquivo 165.74 KB  Plataforma Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Dança na Escola: Benefícios e Contribuições na Fase Pré-Escolar  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SANTOS, Josiane Tavares dos; LUCAREVSKI, Juliana Araújo; SILVA, Renata Moreira da

Os novos currículos escolares da primeira infância que trazem a tendência de incluírem artes criativas (música, artes e dança) têm ganhado lugar de honra dentro da educação. Devido aos métodos e processos criativos, que estas disciplinas desenvolvem, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo a agirem livremente no espaço em que vivem, interagindo com as pessoas que as cercam. A dança como uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica, com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criança, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético, e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

Palavras-chave: Dança. Escola. Infância. Arte.

Downloads 2934  2934  Tamanho do arquivo 162.20 KB  Plataforma O portal dos psicólogos  Site www.psicologia.com.pt
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GOME, Karina Barra; NOGUEIRA, Sonia Martins de Almeida

Este artigo procura ampliar constatações e considerações que abrangem o ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional. Nossa inquietação, quanto ao percurso do ensino artístico no país e a sua realidade nos dias atuais, levou-nos a contextualizá-lo a aspectos da política educacional, associando o ensino a questões que incitam a conscientização dos professores de Arte, sua atuação e o envolvimento com a prática pedagógica diante das condições educacionais que nos permite viver a política educacional marcada pela globalização e pela pós-modernidade.

Palavras-chave: Ensino de Arte. Política educacional. Formação de professores. Globalização.

Downloads 2875  2875  Tamanho do arquivo 106.22 KB  Plataforma Ensaio: aval. pol. públ. Educ., RJ, v.16, n.61   Site http://www.scielo.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 »