Categoria: Arte Artigos |
A Música nas propostas curriculares estaduais para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ens |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GASQUES, Gisela de Oliveira; ARROYO, Margarete
Considerando a obrigatoriedade do ensino de Arte na LBDEN 9394/96, e posteriormente do ensino de música pela lei no 11.769/08, este artigo contribui com os rumos da educação musical no que diz respeito às propostas curriculares divulgadas pelas Secretarias de Estado de Educação. Os objetivos deste trabalho foram localizar e mapear as propostas curriculares para o ensino de Arte-Música dos estados brasileiros dirigidas aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio bem como descrever e discutir como a música aparece nessas propostas. O plano de trabalho foi desenvolvido através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Foram localizadas dez propostas curriculares estaduais e outras cinco em processo de elaboração. Das dez propostas, oito foram obtidas por nós e analisadas nesse trabalho. São elas: Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. Dentre os aspectos discutidos está a referência das Artes Visuais na elaboração da maioria dessas propostas, principalmente a respeito da “Proposta Triangular”. Além disso, notamos a dificuldade da Música em se firmar como um conteúdo específico nos currículos escolares, após décadas de ausência. Dessa forma, quase metade das propostas analisadas aborda a música juntamente com outras Artes. Finalmente, o material encontrado pode ser de grande importância para a definição do trabalho musical em sala de aula, orientação do professor e fontes de pesquisa.
Palavras-chave: Educação musical. Propostas pedagógicas. Ensino fundamental. Ensino médio. LDBEN n. 9394/96.
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4277 208.87 KB Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Musical http://www.demac.ufu.br/nemus |
Categoria: Arte Artigos |
Arte, educação e cultura: o circo como instrumento para trabalhar com crianças e adolescentes |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Ana Flávia Moraes; SANTOS, Cristiano Galberto dos; TEIXEIRA, Leile Sílvia Cândido; ANTUNES, Meire Lia Lima; VIEIRA, Valterci
Da necessidade de buscar respostas para a realidade de crianças e adolescentes, moradores da Região Leste do município de Goiânia, surgiu a idéia de trabalhar com arte, cultura e educação, tendo como eixo a arte circense, visando o afastamento de crianças e adolescentes das ruas e das drogas. Assim, o Instituto Dom Fernando, vinculado à extensão da Universidade Católica de Goiás, institui o Caec – escola de circo, cujos objetivos: a) proporcionar às crianças e adolescentes, o contato com expressões artísticas, e a vivência da cultura regional e brasileira; b) consolidar-se como espaço facilitador e mediador das relações interpessoais, potencializando a educação; c) valorizar a família e a cultura popular num trabalho de conscientização dos direitos e deveres. Busca-se trabalhar com as expressões culturais regionais e globais, levando as crianças a refletirem sobre o mundo em que vivem. Atualmente o Caec atende a 227 crianças e adolescentes, os dados de 2003 consolidam 17.765 atendimentos. A escola de Circo configura-se como espaço lúdico e informal, completamente envolvido pela educação, arte e cultura, onde a criança vai exercitar a busca de sua identidade e de sua autonomia, aumentando sua auto-estima e sua capacidade de escolha.
Palavras-chave: Cultura. Arte. Educação.
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3680 31.52 KB Anais do 2o Congresso Brasileiro de Extensão Unive http://www.ufmg.br |
Categoria: Arte Artigos |
Aproximações disciplinares: história, arte e imagem |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
KNAUSS, Paulo
Este texto tem como ponto de partida a idéia de que há um laço a ser fortalecido entre a história da imagem e a história da arte para definir historicamente o conceito de arte. Esse laço pode ser situado no debate intelectual contemporâneo a partir de duas abordagens. Uma primeira, que afirma a imagem como objeto de um campo disciplinar particular, que demarca uma abordagem anglo-saxã; e uma segunda, caracterizada como abordagem germânica, trata a imagem como problema central para definir o campo disciplinar da história da arte. Assim, o interesse renovado pelos estudos da magem e da arte envolve diferentes visões com conseqüências para a sua definição disciplinar dos estudos.
Palavras-chave: História da arte. História da imagem. Estudos Visuais. Cultura Visual.
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3412 50.80 KB Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168 http://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/viewFile/7964/4752 |
Categoria: Arte Artigos |
Dança na Escola: Benefícios e Contribuições na Fase Pré-Escolar |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Josiane Tavares dos; LUCAREVSKI, Juliana Araújo; SILVA, Renata Moreira da
Os novos currículos escolares da primeira infância que trazem a tendência de incluírem artes criativas (música, artes e dança) têm ganhado lugar de honra dentro da educação. Devido aos métodos e processos criativos, que estas disciplinas desenvolvem, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo a agirem livremente no espaço em que vivem, interagindo com as pessoas que as cercam. A dança como uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica, com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criança, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético, e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
Palavras-chave: Dança. Escola. Infância. Arte.
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2934 162.20 KB O portal dos psicólogos www.psicologia.com.pt |
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