Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Abordagens metodológicas do teatro na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
KOUDELA, Ingrid Dormien

Análise dos conceitos, práticas e tendências preponderantes do teatro na educação, consubstanciada em uma reflexão sobre os seus fundamentos e em articulação com a história e estética do teatro, considerando-se a realidade brasileira como objeto do estudo. O artigo apresenta uma discussão acerca dos conteúdos e metodologias norteadoras da teoria e prática educacional dessa área de conhecimento, com ênfase no jogo dramático, no jogo teatral e no jogo de aprendizagem brechtiano. Abordagem das perspectivas da pedagogia do teatro, vislumbrando-se o sujeito participante – jogador e receptor – na aprendizagem e apreciação da linguagem dramática.

Palavras-chave: Pedagogia do teatro. Ensino do teatro. Metodologia do ensino do teatro. Teatro-educação.

Downloads 832  832  Tamanho do arquivo 130.11 KB  Plataforma Ciências Humanas em Revista - São Luís, V.3, n.2   Site http://www.nucleohumanidades.ufma.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
CAVASSIN, Juliana

O presente artigo objetiva demonstrar que o Teatro na Educação, apesar de ser considerado uma área do conhecimento, em função de uma série de dificuldades teóricas e práticas ainda precisa do desenvolvimento de bases sólidas e profundas para uma maior estabilidade dentro de um paradigma científico. É considerada a importância do foco nos campos de atuação da Pedagogia do Teatro, sobretudo na educação formal (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e os Cursos Superiores) já que esses estão diretamente ligados aos locais de formação humana e produção do conhecimento. Em longo prazo, há uma influência direta aos demais campos de atuação do Teatro na Educação e diminuição das fragilidades apresenta das nessa área do conhecimento. Nesse sentido, argumenta-se sobre a fundamental importância da inf ormação e do questionamento a respeito de ações efetivas do Estado ligadas ao ensino do Teatro (com foco nos Parâmetros Curriculares Nacionais) e também a formação de rofessores dentro de uma perspectiva do Pensamento Complexo e da Educação progressista.

Palavras-chave: Arte e ensino. Parâmetros Curriculares Nacionais. Teatro. Formação de professores.

Downloads 884  884  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista científica/FAP  Site http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/RevistaCientifica3/08_Juliana_Cavassin.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Spolin e Stanislavski: intersecções no ensino e na prática do teatro  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
TEIXEIRA, Ana Paula; CAMARGO, Robson Corrêa de

Este artigo tem como objetivo perceber pontos de diálogo entre os jogos teatrais, na perspectiva de Viola Spolin, com as reflexões de Richard Courtney e Vygotsky e de outras práticas teatrais, especificamente as técnicas psico-físicas de Stanislavski. A pesquisa aconteceu no curso de graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás (2003-2007), envolvendo pesquisa prática e bibliográfica. Motivada pela necessidade de pensar a formação dos profissionais de teatro e pedagogos na realidade contemporânea, iniciou-se uma reflexão entre as práticas teatrais e a educação. Em seqüência, utilizou-se das postulações de Stanislavski para tratar aspectos da interpretação do ator no que diz respeito a formação do profissional e praticante desta arte. Posteriormente direcionou-se para a percepção de pontos de diálogo com a proposta dos jogos teatrais de Spolin, estudados na disciplina de mesmo nome (2005). Assim foi possível perceber como elementos do método de análise através das ações físicas, também conhecido como análise ativa, contribuem para a fundamentação dos jogos teatrais.

Palavras-chave: Análise ativa. Jogos teatrais. Teatro improvisacional. Método das ações físicas.

Downloads 919  919  Tamanho do arquivo 257.19 KB  Plataforma Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Ja  Site http://www.revistafenix.pro.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Jogos teatrais na escola pública Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz

O artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa etnográfica que acompanha aspectos do desenvolvimento cultural de pré-adolescentes com a linguagem teatral em classe multisseriada, através do ensino regular de Teatro, em escola de ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulo-SP. Os dados obtidos permitem afirmar que a linguagem cênica contribui na conscientização das novas possibilidades de significação da palavra na prática discursiva.

Palavras-chave: Metodologia do ensino de artes. Teatro-educação. Jogos teatrais. Psicologia cultural.

Downloads 937  937  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola de Comunicação e Artes da Universidade de S  Site http://efartigos.atspace.org/jogos.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Arte no Brasil: várias minorias  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Ana Mae

A questão da visibilidade da artista brasileira está atrelada a preconceitos de gênero: o padrão é o Outro, com características etnocêntricas masculinas. Apesar da influência de modelos estrangeiros, a discussão de valores iniciada com a Semana de Arte Moderna no Brasil permanece atrelada ao cânone colonialista masculinizador.

Palavras-chave: Arte. Mulheres. Modernismo.

Downloads 955  955  Tamanho do arquivo 63.69 KB  Plataforma Revista Gênero - v3-nº2  Site http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/artigos/02112009-014244barbosa.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Uma questão de política cultural: mulheres artistas, artesãs, designers e arte/educadoras Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Ana Mae

As mulheres artistas foram apagadas da História da Arte do século XIX no Brasil e só a partir do Modernismo é que as mulheres passaram a ter visibilidade. A mega exposição que teve lugar no ano 2000, "comemorativa" dos 500 anos da colonização do Brasil pelos portugueses confirmou o banimento das mulheres artistas do século XIX. Não havia nenhuma mulher entre os quase duzentos artistas apresentados apesar de que muitas foram bem-sucedidas em vida, ganhando prêmios até na Europa. A grande produção das mulheres nas artes visuais hoje no Brasil tem paulatinamente incorporado as conquistas feministas, mas o medo de ser considerada feminista ainda ronda as mulheres artistas. Além do preconceito de gênero, o preconceito social atinge também as mulheres artesãs que tendem a se perpetuar na repetição sem segurança para mudar e transformar seu trabalho.Um projeto de designers, artistas e arte/educadores, vem dando a estas mulheres a segurança de criar e expandir sua produção.

Palavra-chave : Gênero. Feminismo. Artesanato.

Downloads 986  986  Tamanho do arquivo 107.92 KB  Plataforma 19o Encontro da Associação Nacional de Pesquisador  Site http://www.anpap.org.br/2010/pdf/ceav/anna_mae_tavares_bastos_barbosa.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Professores lendo imagens mediados por tecnologias contemporâneas  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SOSNOWSKI, Katyúscia; SOSNOWSKI, Mariana

Este artigo aborda uma breve análise do vídeo “A flor mais grande do mundo” (2008), uma animação de Juan Pablo Etcheverry, de 10:03 minutos, disponível na rede mundial de computadores, endereço:http://www.youtube.com/watch?v=-KTL94Rl7CI acessado em 22 de dez de 2010. Pretende-se através da leitura das imagens deste vídeo elucidar alguns aspectos da leitura de imagem na formação continuada de professores de arte por meio da internet. Para fins de metodologia utilizamos os pressupostos da semiótica discursiva, fazendo uso do percurso gerativo de sentido, um modelo apresentado por Algirdas Julien Greimas e seus seguidores.

Palavras-chave: Semiótica discursiva. Percurso gerativo de sentido. Leitura de imagens. Professores de arte.

Downloads 1076  1076  Tamanho do arquivo 237.13 KB  Plataforma III Seminário Leitura de Imagens para a Educação:   Site http://gpae.ceart.udesc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!A formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos licenciandos: o espaço escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CERESER, Cristina Mie Ito

Devido às transformações sociais verificadas nessas últimas décadas, ampliou-se o papel do professor, e este se viu obrigado a desempenhar papéis cada vez mais complexos para atuar nas escolas. O objetivo deste artigo é discutir e apresentar alguns resultados de pesquisa que investigou, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor. (CERESER, 2003). Utilizo como referencial teórico as perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000). Realizei um survey de pequeno porte, com a participação de quatorze licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. As perspectivas de formação de professores que consideram necessárias para atuar nos espaços pedagógico-musicais escolares se encontram dentro da perspectiva prática com enfoque reflexivo sobre a prática e na perspectiva de reconstrução social com seus respectivos enfoques (Pérez Gómez, 2000).

Palavras-chave: Formação inicial de professores de música. Educação musical. Espaço escolar.

Downloads 1133  1133  Tamanho do arquivo 83.13 KB  Plataforma Revista da ABEM n11  Site http://abemeducacaomusical.org.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O ensino da arte nas escolas em Curitiba (1940­ - 1960) e a criação da Escola de Música de Belas Ar  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PROSSER, Elisabeth Seraphim

Este artigo trata das concepções sobre o ensino da arte nas escolas vigentes no Brasil nas décadas de 1940 a 1960. Examina o modo como este ensino se traduziu em Curitiba, no período, perpassando a criação das Escolinhas de Arte e o legado de Villa­Lobos e seu Canto Orfeônico, bem como a legislação vigente e a presença da música e do desenho no currículo das escolas de ensino regular. Aborda, nesse contexto, a criação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e suas relações com outras instituições culturais e educativas de então, especialmente o Instituto de Educação do Paraná. Aponta os estreitos vínculos entre os vários membros da intelectualidade curitibana, preocupados em dotar a cidade de aparelhos culturais e educacionais, bem como algumas das numerosas iniciativas empreendidas nesse sentido.

Downloads 1187  1187  Tamanho do arquivo 156.97 KB  Plataforma Anais-III Fórum de pesquisa científica em arte   Site http://www.elisabethprosser.pro.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Dança-Educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FREIRE, Ida Mara

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação, tendo como cenário uma experiência intercultural envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e da Inglaterra. Apresentamos a dança como área de conhecimento, comparando o ensino e a formação de professores nos dois países, respectivamente. Explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança. Discutimos o uso do vídeo como uma estratégia para ensino de Dança-Educação. Reconhecemos seus espaços de aprendizagem como possibilidades de trocas culturais e resignificação do corpo singular e múltiplo, a partir de abordagens da dança contemporânea.

Palavras-chave: Dança-Educação. Ensino. Corpo diferente.

Downloads 1205  1205  Tamanho do arquivo 64.35 KB  Plataforma Cadernos Cedes, ano XXI, nº53  Site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622001000100003&script=sci_abstract&tlng=pt
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 »