Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Igreja Metodista Livre: uma igreja evangélica japonesa no processo de inserção no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
HIRAKAMA, Jorge Issamu
Este trabalho visa estudar o papel da Igreja Metodista Livre no Brasil, uma Igreja evangélica japonesa, no processo de inserção dos nikkeis e seus descendentes na sociedade brasileira. A primeira parte do trabalho narra a História Imigração Japonesa, na segunda parte, analisaremos a igreja de imigrantes. Na terceira parte, analisaremos o Metodismo, seu início na Inglaterra, Estados Unidos da América, Japão e Brasil. Depois, analisaremos a Igreja Metodista Livre no Brasil e o seu desenvolvimento entre os nikkeis e seus descendentes, comparando com o Concílio Brasileiro, vertente da Igreja dedicada ao trabalho entre os não-descendentes de japoneses.
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6707 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=87294 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Fundamentos da religião de razão em Kant |
Versão: PDF Atualização: 13/6/2012 |
Descrição:
CIMINO, José
O presente trabalho objetiva encontrar, em Kant, os fundamentos da possibilidade da religião de razão sem negar a revelação, que é o círculo maior que contém o menor, sendo a razão que julga e avalia a revelação enquanto conforme ou não com a moralidade pura. A liberdade concebida como pura espontaneidade é, em última análise, o fundamento da moral. Liberdade, imortalidade da alma e Deus são meros postulados da razão prática, por serem realidades numênicas. A razão pura prática é moralidade pura, porquanto partícipe do reino dos fins em si. Como ponte entre ela e a sensibilidade, age o livre-arbítrio, autodeterminando-se. O mal radical é entendido como inversão, pelo livre-arbítrio, ao submeter ele o reino dos fins em si às solicitações da sensibilidade. A conversão é possível, sendo seu exclusivo protagonista o sujeito. O ser humano está voltado para um destino escatológico, na bem-aventurança ou miséria eterna. Consciente de suas carências, a razão encontra nos parerga o próprio complemento. A graça, os mistérios e os milagres são interpretados à luz dos princípios das Críticas. Deus, enquanto Trindade, e Jesus Cristo são objeto de interpretações distantes da ortodoxia. O corpus mysticum do Cânon assume a forma de comunidade ética (Igreja invisível), protótipo da Igreja visível.
Palavras-chave: Razão. Religião. Liberdade. Reino dos fins em si. Mal radical.
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11094 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=23536 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Esporte e religião no imaginário da Grécia Antiga |
Versão: Atualização: 20/7/2010 |
Descrição:
MACHADO, Raoni Perrucci Toledo
Na Grécia Antiga, a prática esportiva, mesmo antes de ser vista como objeto pedagógico, era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Independentemente dos motivos da criação desses eventos, os Jogos Públicos, certo era que predominava seu cunho religioso, e como tal, impunham a seus participantes uma série de normas a serem seguidas. Com o tempo, os Jogos de Olímpia passaram a ganhar maior importância até chegar ao ponto de ser o acontecimento central de toda a cultura grega, interrompiam-se as guerras e uma multidão se dirigia a Olímpia para apreciar os Jogos Olímpicos. Eram nestas ocasiões que se conheciam os novos heróis, o momento em que o homem chegava mais perto dos deuses, buscando sua transcendência. Com o tempo, a condição religiosa foi sendo suplantada pelo espetáculo propriamente dito, atingindo seu auge logo após o início do domínio romano, e quase imediato declínio. Com isso, este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os motivos que direcionaram os antigos rituais a se tornarem os grandes Jogos, apoiado principalmente na mitologia que os sustentam. Buscar-se-á discutir os motivos que levaram o povo grego a tamanha exaltação frente a essa que foi, talvez, a mais importante manifestação social de todos os tempos.
Palavras-chave: Esporte. Grécia antiga.
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991 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/ |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Em busca da 'Santa Luz': Um estudo sobre a experiência do êxtase místico-religioso na comunidade do |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVEIRA, Tamara Christine Carneiro
Esta dissertação visa estudar o significado das manifestações do êxtase místico-religioso na comunidade do Santo Daime através da análise dos relatos colhidos a partir do estabelecimento de um contato com os adeptos do núcleo daimista juizforano, localizado no bairro Floresta. Ademais, procuramos constatar que influências a utilização da ayahuasca e de outros elementos ritualísticos exercem durante as cerimônias religiosas como propiciadores do êxtase, ou seja, até que ponto esses elementos são potencializadores desta experiência extática. Buscamos compreender também os sentidos outorgados pelos ayahuasqueiros às suas experiências por meio da dissecação de suas produções discursivas sobre as mirações, com o intuito de entender o uso da ayahuasca como uma geradora do êxtase, além de enfocar o que os praticantes captam como alterações comportamentais provenientes delas. Por conseguinte, fez-se necessário adotar neste trabalho uma análise interdisciplinar do fenômeno, lançando mão do uso da fenomenologia por ser uma abordagem mais compreensiva e ter como cerne de seus estudos o enfoque da experiência religiosa, assim como o emprego da metodologia de pesquisa e de conceitos relativos ao tema propostos pela antropologia e pela sociologia, além de conceitos teológicos pertinentes ao presente estudo.
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2829 0 bytes UFJF http://www.ppcir.ufjf.br/ |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Aspectos da aquisição da vogal oral /a/ em língua espanhola por estudantes de língua portuguesa: a q |
Versão: Atualização: 7/5/2012 |
Descrição:
PASCA, Maria Alejandra
No português brasileiro (PB) há basicamente dois tipos de nasalidade: a nasalidade dita fonológica é a marca de nasalidade obrigatória que recebe a vogal quando seguida por uma consoante nasal na mesma sílaba (como em ‘campo’); a nasalidade dita fonética é a marca de nasalidade que recebe a vogal de uma rima vazia seguida de uma consoante nasal no onset da sílaba seguinte (como em ‘cama’). Em língua espanhola (LEsp), considera-se que o traço [+ nasal] não tem relevância fonológica, apenas fonética. Entretanto, mesmo que ocorra alguma nasalização, esta é praticamente imperceptível para um falante nativo e também não é auditivamente relevante para os falantes não-nativos em geral. Devido à proximidade entre português e espanhol e considerando a grande quantidade de brasileiros estudantes de LEsp que nasalizam a vogal oral /a/ em LEsp quando seguida de consoante nasal, desejamos verificar se o estudante de graduação tem dificuldade em perceber esse segmento. Para isso, os sujeitos da pesquisa – estudantes do Curso de Graduação em Letras-Licenciatura da UFRGS de diferentes semestres e falantes nativos de LEsp (grupo de controle) – foram submetidos a dois testes de percepção – um constituído por um texto e outro por uma lista de palavras -, nos quais deveriam identificar se um som vocálico era nasal [ã] ou oral [a]. Com esses instrumentos e baseados nos estudos de Sampson (1999), Moraes (1997) e Beddor (1993) sobre nasalidade e percepção vocálica, desejamos verificar se os estudantes percebem categoricamente a distinção entre vogal nasal e não-nasal e também se os estudantes em níveis médio e avançado mostram uma percepção melhor do que a dos estudantes dos níveis básicos. Falantes nativos de LEsp foram submetidos aos testes para fins de controle da confiabilidade dos mesmos e para verificarmos até que ponto a nasalização indevida das vogais pode prejudicar a comunicação.
Palavras-chave: Fonética. Fonologia. Pronúncia. Gramática. Vogais. Língua espanhola (segunda língua). Pronúncia. Ensino.
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1008 0 bytes UFRGS http:// |
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