Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Reflexões sobre economia e religião: seus principais pensadores e a igreja católica brasileira |
Versão: Atualização: 12/6/2012 |
Descrição:
CORREIA, Ronaldo Zandoná
O presente trabalho inicia com a elaboração de uma ampla revisão bibliográfica sobre o tema economia e religião, inclusive analisando trabalhos empíricos recentes que pretendem testar as ideias de Weber, como a da secularização e a da relação entre o desenvolvimento capitalista e o Protestantismo. Essa revisão constatou que a tese de Weber tem se mostrado consistente, apesar de algumas falhas, ou seja, a religiosidade diminui à medida que a sociedade evolui e o protestantismo teve um papel importante, sim, no desenvolvimento do capitalismo moderno. Após essa ampla revisão bibliográfica, que serviu para amadurecer o conhecimento sobre o assunto em questão, este trabalho passa a enfocar seu objetivo principal, que é analisar o comportamento da Igreja católica brasileira, como instituição, frente a questões seculares, principalmente de cunho econômico, político e cultural. Para isso, são analisados o comportamento da Igreja católica frente ao processo de transição do Império para a República, o impacto do aumento da concorrência direta e indireta sobre a Igreja católica brasileira, ao longo do Século XX, a situação do sacerdócio católico e seu impacto sobre a Igreja católica, assim como o impacto de questões financeiras sobre essa instituição. No geral, toda essa análise apresenta fortes indícios de que questões seculares de cunho econômico, político e cultural acabam influenciando amplamente essa instituição. Com isso, pode-se observar que não apenas questões doutrinárias influenciam essa instituição. Por último, analisa-se a situação atual da Igreja católica e apresentam-se possíveis motivos de a Igreja católica brasileira ter perdido expressiva quantidade de fiéis, ao longo dos últimos vinte anos.
Palavras-chave: Igreja católica. Economia. Transição.
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Esporte e religião no imaginário da Grécia Antiga |
Versão: Atualização: 20/7/2010 |
Descrição:
MACHADO, Raoni Perrucci Toledo
Na Grécia Antiga, a prática esportiva, mesmo antes de ser vista como objeto pedagógico, era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Independentemente dos motivos da criação desses eventos, os Jogos Públicos, certo era que predominava seu cunho religioso, e como tal, impunham a seus participantes uma série de normas a serem seguidas. Com o tempo, os Jogos de Olímpia passaram a ganhar maior importância até chegar ao ponto de ser o acontecimento central de toda a cultura grega, interrompiam-se as guerras e uma multidão se dirigia a Olímpia para apreciar os Jogos Olímpicos. Eram nestas ocasiões que se conheciam os novos heróis, o momento em que o homem chegava mais perto dos deuses, buscando sua transcendência. Com o tempo, a condição religiosa foi sendo suplantada pelo espetáculo propriamente dito, atingindo seu auge logo após o início do domínio romano, e quase imediato declínio. Com isso, este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os motivos que direcionaram os antigos rituais a se tornarem os grandes Jogos, apoiado principalmente na mitologia que os sustentam. Buscar-se-á discutir os motivos que levaram o povo grego a tamanha exaltação frente a essa que foi, talvez, a mais importante manifestação social de todos os tempos.
Palavras-chave: Esporte. Grécia antiga.
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Linha sobre linha. Investigação sobre a sociologia da dominação carismática e da cotidianização do c |
Versão: Atualização: 4/10/2010 |
Descrição:
NEVES, André Ruz
A pesquisa teve como objetivo realizar uma investigação sócio-histórica do processo de cotidianização do carisma no mormonismo procurando apreender a transformação do carisma religioso-profético e, assim reunir elementos que possibilitem consolidar, a partir de um caso particular, uma teoria mais geral da ocorrência de tais processos sociais. A investigação buscou encontrar, no emaranhado de lutas por poder e chances de prestígio, o fio condutor pelo qual se desenrolou o processo de transformação de um movimento religioso carismático, de religiosidade altamente emotivo-pneumática a uma religião desencantada, hierarquizada e institucionalizada. Para isso utilizou-se farta documentação e interpretação histórica que permitiu uma observação mais detalhada dos fenômenos sociais investigados. No plano teórico-metodológico empregou-se como instrumental teórico fundamental de pesquisa, primeiramente a teoria da dominação carismática de Max Weber, sua teorização dos processos de transformação do carisma e sua sociologia da religião. O outro referencial teórico imprescindível encontra-se na obra do sociólogo alemão Norbert Elias, a saber, seus conceitos de psicogênese e sociogênese, figuração, processo de monopolização, equilíbrio das tensões entre outros, que permitiram um acesso privilegiado ao processo de longo prazo que conformou e solidificou o carisma genuíno do profeta-fundador Joseph Smith em uma religião ritualizada e uma instituição hierarquizada.
Palavras-chave: Religião. Movimento. Transformação.
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
“Tu eres responsable por aquello que cautivas”: uma análise da multimodalidade em produções de alun |
Versão: Atualização: 13/6/2012 |
Descrição:
PEREYRA, Inessa Carrasco
O ensino de línguas em escolas públicas no Brasil carece de mudanças profundas a fim de que o processo de ensino-aprendizagem seja mais efetivo. Frequentemente, os alunos saem do Ensino Fundamental, depois de ter estudado uma língua estrangeira durante 4 anos, sem ter conhecimento suficiente para se comunicar nessa língua. Isso dá indícios de que algo precisa ser revisto e atualizado. A pedagogia da comunicação traz elementos importantes para a educação nos dias de hoje. A necessidade de o mundo dos indivíduos, incluídas aí as novas tecnologias, estar no ambiente da sala de aula é latente. Com essas novas tecnologias, os padrões textuais mudam, tornam-se menores, com a utilização de inúmeras imagens. Esses textos não estão presentes na maioria das escolas públicas brasileiras, sendo que as disciplinas de língua estrangeira trabalham, geralmente, com textos grandes, que, na maioria das vezes, não contêm imagens, ou se contêm, são utilizadas como ilustração apenas e não são trabalhadas em aula. Em consonância com a pedagogia da comunicação, a multimodalidade defende a utilização de uma gramática visual que dê conta dos novos padrões textuais que circulam em nossa sociedade. A partir dessas duas teorias, traçamos um projeto, o qual foi aplicado em turmas de uma escola pública, no município de Pelotas/RS, que visava estimular os estudantes a produzirem textos multimodais. Os alunos produziram “livrinhos” que partiram do livro “O pequeno príncipe” e do filme de mesmo título, os quais foram analisados à luz da gramática visual de Kress e van Leeuwen. Nossa hipótese inicial era a de que os alunos sabiam, mesmo que intuitivamente, utilizar estruturas multimodais em suas produções, a qual foi comprovada. Além disso, motivação e autonomia foram mostradas pelos alunos, os quais desempenharam as tarefas propostas cuidadosa e detalhadamente.
Palavras-chave: Ensino de línguas. Pedagogia da comunicação. Motivação. Autonomia. multimodalidade. Gramática visual.
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
A comunicação do religioso: a homilia sob a ótica de leigos e padres |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MOURÃO, Ýleris De Cássia De Arruda
Pelo olhar dos leigos, padres, e pesquisadores em comunicação, liturgia e homilia, buscaremos apresentar subsídios sobre a relação entre homilia, comunicação e religião. Inicialmente defendemos a hipótese de que o discurso homilético é visto como uma fala retrógrada, cansativa e ineficaz, pobre em elementos de natureza comunicativa, principalmente nos aspectos da oratória. A metodologia científica foi desenvolvida com base em um olhar holístico, qualitativo e quantitativo e constatamos, na investigação que a homilia ainda é espaço de construção e reconstrução de ethos e visão de mundo. O discurso do padre durante a homilia ainda é considerado eficaz por grande parte dos leigos e na visão dos padres essa eficácia é relativa, depende de uma série de fatores, fato que será evidenciado no primeiro capítulo, no qual demonstraremos as categorias epistemológicas que surgiram na pesquisa empírica. Verificaremos que a religião exerce um enorme poder de persuasão por meio de seus símbolos, ritos e ideologias. No segundo capítulo, conheceremos a homilia sob a ótica da igreja católica apostólica romana e, no terceiro, mostraremos o fenômeno da comunicação e suas interfaces: desde a linguagem até a estética da oratória. Na conclusão demonstraremos alguns aspectos que justificam a não corroboração da nossa hipótese, esclarecendo que o poder simbólico é a palavra-chave para que o discurso homilético seja considerado eficaz por parte dos fiéis que o legitimam pela fé.
Palavras-chave: Homilía. Oratória. Religião. Padres.
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6959 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=84245 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Igreja Metodista Livre: uma igreja evangélica japonesa no processo de inserção no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
HIRAKAMA, Jorge Issamu
Este trabalho visa estudar o papel da Igreja Metodista Livre no Brasil, uma Igreja evangélica japonesa, no processo de inserção dos nikkeis e seus descendentes na sociedade brasileira. A primeira parte do trabalho narra a História Imigração Japonesa, na segunda parte, analisaremos a igreja de imigrantes. Na terceira parte, analisaremos o Metodismo, seu início na Inglaterra, Estados Unidos da América, Japão e Brasil. Depois, analisaremos a Igreja Metodista Livre no Brasil e o seu desenvolvimento entre os nikkeis e seus descendentes, comparando com o Concílio Brasileiro, vertente da Igreja dedicada ao trabalho entre os não-descendentes de japoneses.
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6643 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=87294 |
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