Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
As ponderações de Mafalda sobre cidadania e democracia |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BITENCOURT, Marta Moraes
O trabalho focaliza as ponderações sobre cidadania e democracia contidas no objeto de estudo: as tiras cômicas da Turma da Mafalda, criadas por Quino. As tiras cômicas como mídia que produz e é produzida pela opinião pública extemporaneamente. O objetivo central é capturar o que as tiras cômicas dizem sobre o consciente coletivo do cidadão e examinar como o criador pensa o imaginário político e o socializa. Mais especificamente, objetiva-se: identificar o teor político implícito nas tiras cômicas da Mafalda; mapear o que as tiras estão reproduzindo de imaginário social representativo de um segmento desta sociedade e apontar que sentimentos transparecem sobre o governo, a humanidade, as políticas públicas, sua condição enquanto cidadão. Registrar, através de uma análise fundamentada na ciência política e em áreas afins, as contribuições políticas das tiras cômicas e suas mensagens a respeito dos enunciados de cidadania e democracia. Objetiva-se, ademais, evidenciar outra fonte de conhecimento político para além das abordagens que privilegiam as questões de ordem institucional e sociológico-estrutural. A pesquisa é de natureza qualitativa com fins exploratórios e orienta-se pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados do estudo demonstram que o cenário de representação política, inscrito nos conteúdos das mensagens das tiras cômicas da Turma da Mafalda, apontam sugestões de mudança política via alteração de valores sociais e da cultura política. Este mesmo cenário sugere a institucionalização de outras práticas a serem seguidas pelas instituições políticas.
Palavras-chave: Cidadania. Cultura política. Democracia. Imaginário político. Mafalda (Personagem). Mídia. Opinião pública. Quino. Representação política.
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23324 0 bytes UFRGS http:// |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Em busca da 'Santa Luz': Um estudo sobre a experiência do êxtase místico-religioso na comunidade do |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVEIRA, Tamara Christine Carneiro
Esta dissertação visa estudar o significado das manifestações do êxtase místico-religioso na comunidade do Santo Daime através da análise dos relatos colhidos a partir do estabelecimento de um contato com os adeptos do núcleo daimista juizforano, localizado no bairro Floresta. Ademais, procuramos constatar que influências a utilização da ayahuasca e de outros elementos ritualísticos exercem durante as cerimônias religiosas como propiciadores do êxtase, ou seja, até que ponto esses elementos são potencializadores desta experiência extática. Buscamos compreender também os sentidos outorgados pelos ayahuasqueiros às suas experiências por meio da dissecação de suas produções discursivas sobre as mirações, com o intuito de entender o uso da ayahuasca como uma geradora do êxtase, além de enfocar o que os praticantes captam como alterações comportamentais provenientes delas. Por conseguinte, fez-se necessário adotar neste trabalho uma análise interdisciplinar do fenômeno, lançando mão do uso da fenomenologia por ser uma abordagem mais compreensiva e ter como cerne de seus estudos o enfoque da experiência religiosa, assim como o emprego da metodologia de pesquisa e de conceitos relativos ao tema propostos pela antropologia e pela sociologia, além de conceitos teológicos pertinentes ao presente estudo.
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2762 0 bytes UFJF http://www.ppcir.ufjf.br/ |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Islam, profeta, livros e ritos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
YASSIN, Nidal Ahmad
Trata-se de um estudo sobre o Islam, para o qual utilizou-se a versão do Qur’an traduzida para a língua portuguesa por Samir El Hayek. Realizou-se discussão acerca da grafia utilizada com referência ao Islam com o propósito de se chegar ao mais próximo do original em língua árabe. O leitor tem a oportunidade não só de conhecer aspectos do Islam na tentativa de compreender o que faz com que Al Qur’an se apresente com a relevância devida após catorze séculos de existência, bem como qual o segredo que permite a fácil adaptação desta religião nas mais variadas e ecléticas comunidades. Diante disso, é apresentado o processo de fundação do Islam, direcionando a investigação científica para o contexto e a biografia do profeta Muhammad como homem carismático tal qual propõe Max Weber; como político, ao se tornar o primeiro governante da Península Arábica; como guerreiro na liderança do exército muçulmano nos enfrentamentos que surgiram em face da nova religião, atuando pela edificação do Islam, através dos livros, fonte de fé para o muslim, Al Qur’an e Sunna. Estas são obras de linguagem simbólica e ritos que se acredita serem responsáveis pela fácil expansão da religião. A discussão abre espaço à cisão gerada pela interpretação das fontes do Islam, que opõem principalmente seguidores da Sunna e seguidores de Ali. Nesta etapa, conhece-se a maneira com que lidam as comunidades islâmicas em relação aos problemas que surgem na sociedade, prática esta que prestigia os princípios do Qur’an e os ensinamentos da Sunna na busca do equilíbrio social da Umma.
Palavras-chave: Al Qur’an. Islam. Simbolismo. Ritos. Umma.
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20617 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=95533 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Ìyàmi: símbolo ancestral feminino no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AZEVEDO, Vanda Alves Torres
Ìyàmi, mãe primordial, divindade das práticas religiosas afro-brasileira em seu símbolo originário, é nosso objeto de estudo. Ìyàmi é fundamental nos cultos de origem africana. Estudar e investigar os conhecimentos reais sobre a concepção de Ìyàmi, sua venerabilidade, sua influência na prática do culto aos orixás, bem como seus símbolos, sua celebração, suas rezas e suas louvações são os nosso objetivos. Resgatar a identidade de Ìyàmi é tarefa árdua, pois implica na superação do preconceito e da visão redutiva deturpada que se fez sobre o aspecto ancestral feminino. Ìyàmi, Mãe Ancestral, divindade mítica, representação coletiva das entidades genitoras ancestrais femininas, divindade das práticas religiosas afro-brasileiras. Ìyàmi veio para o Brasil com descendentes de populações da África Ocidental, mãe primordial, matriz primeira da qual advém toda a criação do mundo material.
Palavras-chave: Ìyàmi. Mãe ancestral. Guèlèdè. Símbolo. Feminino.
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6009 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=30786 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Igreja Metodista Livre: uma igreja evangélica japonesa no processo de inserção no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
HIRAKAMA, Jorge Issamu
Este trabalho visa estudar o papel da Igreja Metodista Livre no Brasil, uma Igreja evangélica japonesa, no processo de inserção dos nikkeis e seus descendentes na sociedade brasileira. A primeira parte do trabalho narra a História Imigração Japonesa, na segunda parte, analisaremos a igreja de imigrantes. Na terceira parte, analisaremos o Metodismo, seu início na Inglaterra, Estados Unidos da América, Japão e Brasil. Depois, analisaremos a Igreja Metodista Livre no Brasil e o seu desenvolvimento entre os nikkeis e seus descendentes, comparando com o Concílio Brasileiro, vertente da Igreja dedicada ao trabalho entre os não-descendentes de japoneses.
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6632 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=87294 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Véus sobre a Rua Halfeld: um estudo sobre as mulheres muçulmanas da Mesquita de Juiz de Fora e o uso |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CUNHA, Fawzia Oliveira Barros da
A questão que se coloca e que permeia o objetivo central desta dissertação é: como as mulheres muçulmanas da Mesquita de Juiz de Fora - tanto as conversas brasileiras sem ascendência muçulmana quanto às de origem ou ascendência muçulmana – estão vivenciando a prática islâmica e, possivelmente, construindo uma identidade a partir, principalmente, do uso do véu. Para estudar a mulher muçulmana em Juiz de Fora pretende-se enfocar as condições de vida, os deveres, a vivência dessas mulheres muçulmanas numa cidade de tradição cristã. O uso do véu diferencia e marca uma identidade tipicamente muçulmana. Essa dissertação tenta compreender que identidade estas mulheres estão construindo? Essa identidade serviria para marcar uma fronteira política, religiosa, individual ou coletiva? Sustentamos que o uso do hijab ou véu é bastante complexo e pode ser considerado, em Juiz de Fora, tanto como um elemento simbólico constitutivo de uma identidade religiosa muçulmana, como também estar ressignificando subjetivamente estas mulheres, proporcionando-lhes uma nova identidade pessoal.
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