Categoria: Geografia Dissertações |
Loteamentos residenciais exclusivos de Londrina: outras fronteiras imaginárias e invisíveis  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
SILVA, Andresa Lourenço da
Este trabalho teve como objetivo compreender os processos de produção e reprodução de espaços habitacionais segregados, visando ao entendimento das ações e das estratégias dos promotores imobiliários na implementação de seus empreendimentos, promovendo a aceleração da expansão territorial urbana, por meio de loteamentos fechados destinados à demanda solvável da cidade de Londrina, a partir da década de 1990. Através da análise do processo evolutivo da cidade, pretendeu-se compreender os modos de formação e consolidação dos condomínios fechados ao redor das grandes e médias cidades, tendo como área de estudo a cidade de Londrina, apontando os impactos econômicos e sociais causados por estes empreendimentos. No desenvolvimento da investigação, as razões apresentadas para a escolha de moradias fechadas - segurança, apelo ecológico e qualidade de vida - foram consideradas e analisadas. O argumento sobre segurança foi analisado e foram exploradas as considerações quanto às dimensões "status". Numa análise abrangente, a questão do consumo foi discutida incluindo projetos, estilos de vida, novos desejos e vontades. O papel da classe social de maior poder aquisitivo foi entendido como elemento privilegiado nos processos de interpretação, produção e reprodução dos códigos associados às dimensões de "status" e marcas de distinção. A abordagem espacial foi contemplada através de análises de estudos sobre a segregação social e espacial dos condomínios, transformando estes espaços em uma realidade de microespaços seletivos. Para a análise dos condomínios fechados na cidade de Londrina, foram tomados como objetos de estudo o Alphaville Londrina e o Royal Golf Residence, ambos localizados na porção sudoeste da cidade, local preferencial para a implantação desta "nova forma de morar". A escolha destes empreendimentos foi para tentar estabelecer semelhanças e diferenças quanto à origem, formação e evolução, enquanto forma de segregação residencial, social e espacial.
Palavras-chave: Condomínio (Habitação) - Londrina(PR). Desenvolvimento imobiliário - Londrina (PR). Habitação - Segregação. Geografia urbana.
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839 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http:// |
Categoria: Geografia Dissertações |
Espaço, lugar, identidade e urbanização: conceitos geográficos na abordagem do Turismo  |
Versão: Atualização: 14/5/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Flavia M.; COSTA, M. Geraldo
O objetivo deste trabalho consiste em uma reflexão sobre a utilização de alguns conceitos caros à Geografia na abordagem e análise dos impactos socioespaciais da atividade turística.Trata-se, portanto, de um trabalho de revisão de bibliografia: no primeiro momento, a revisão da literatura selecionada sobre turismo; no segundo a revisão de estudos de casos, que de alguma forma têm relação com a atividade turística e com os conceitos geográficos que norteiam este trabalho - espaço, lugar, identidade e urbanização; por último, a revisão dos conceitos propriamente ditos, com base em reflexões de autores consagrados da Geografia. Dessa forma, este é um trabalho de natureza peculiar, uma vez que as contribuições da autora se concentram no estabelecimento de um diálogo e do confronto entre alguns autores, com base na forma como eles entendem o significado dos conceitos geográficos e a forma como os utilizam ou poderiam utilizar na literatura sobre Turismo, especialmente na relação turismo e espaço. Os resultados alcançados permitiram compreender como o fenômeno da globalização vem influenciando a reformulação destes conceitos, especialmente lugar e identidade, através da ligação, cada vez mais forte, que se estabelece entre o global e o local, o mundo e o lugar, suscitando políticas urbanas que alteram o processo de urbanização e propõem novas formas de apropriação e consumo do espaço e mercantilização das cidades, da cultura e das paisagens.
Palavras-chave: Espaço. Lugar. Identidade. Urbanização. Geografia e Turismo.
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855 0 bytes UFMG |
Categoria: Geografia Dissertações |
Consequências nutricionais da urbanização em Santa Cruz do Sul  |
Versão: Atualização: 3/9/2013 |
Descrição:
HÜBNER, Dario Carlos
As possíveis consequências do acelerado processo de urbanização de Santa Cruz do Sul, verificado pelo crescimento desordenado da periferia onde vive uma parcela da população de baixa renda e excluída, tem relação com o estado de bem-estar nutricional das gestantes. Este estudo visa compreender as consequências da urbanização e sua relação com as gestantes expostas às mudanças no padrão nutricional, com uma dieta basicamente constituída por carboidratos e proteínas de baixo valor biológico. Utilizou-se o método analítico qualitativo e descritivo sem pretensão de testar as hipóteses. Constatou-se que, o estado de bem-estar nutricional das gestantes não inclui apenas o aporte de alimentos, mas também fatores mais abrangentes das necessidades humanas que pressupõe o atendimento das condições adequadas de moradia; acesso à educação; saneamento básico e acompanhamento da saúde pré-natal. As transformações políticas e flutuações macroeconômicas ocorridas nos últimos anos, associadas à principal atividade econômica no município e na região estruturada para atender a sólida cadeia produtiva do principal produto de exportação, passou a apresentar uma nova lógica de desenvolvimento. Desencadeando a expansão da cidade e o aumento da concentração urbana, acompanhada por áreas no entorno da cidade menos dotadas de equipamentos e serviços urbanos, numa clara política de segregação espacial e social, com implicações associadas à renda familiar insuficiente, coexistindo como fator importante nas mudanças de hábitos e padrões alimentares. De maneira que, a expansão urbana torna-se mais envolvente e frequente, estimulando o processo das transformações sociais. A elevada prevalência do baixo peso ao nascer, menos de 2500 gramas encontrado neste estudo de caso, numa região e município que possui elevados índices de desenvolvimento socioeconômico, a renda familiar mensal insuficiente torna mais frequente, mas não compulsória a desnutrição intra-uterina.
Palavras-chave: Urbanização. Desnutrição intra-uterina. Segurança alimentar. Baixo peso ao nascer.
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863 0 bytes http://www.unisc.br |
Categoria: Geografia Dissertações |
Variação longitudinal das características sedimentares e hidrológicas do rio Ivaí-Pr em seu curso in  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
KUERTEN, Sidney
O presente trabalho apresenta os resultados gerados a partir da realização de seis campanhas (março, maio, junho, setembro, outubro e novembro de 2004), nas quais foram monitoradas as características batimétricas, hidrodinâmicas e sedimentológicas dos sedimentos de fundo e dos sedimentos em suspensão do baixo curso do rio Ivaí. A área de estudo está situada em longitude superior a 53º 00 W e latitude inferior a de 24º 00 S, nos municípios de Tapira, Herculândia e Icaraíma – PR. Em cada um desses municípios, selecionou-se uma seção de 1km ao longo do rio, que foi subdividida em três perfis transversais ao canal, com espaçamento de 500m, abrangendo uma área longitudinal de 1000m. Por meio de levantamentos com base nas observações diretas, calcadas pelo monitoramento sistêmico de alguns parâmetros hidrológicos pode-se quantificar e analisar algumas características da dinâmica fluvial deste rio. A declividade do canal em toda a extensão da planície é baixa onde diminui para a foz do rio Ivaí.
Palavras-chave: Geomorfologia. Sedimentologia. Rio Ivaí - PR.
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890 0 bytes http://uem.br |
Categoria: Geografia Dissertações |
Proposta metodológica para avaliação da população residente em áreas de risco ambiental: o caso da b  |
Versão: Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
UMBELINO, Glauco Jose de Matos
Proposta metodológica para avaliação da população residente em áreas de risco ambiental: o caso da bacia hidrográfica do Córrego do Onça/MG
O objetivo principal dessa dissertação é propor uma metodologia para analisar temporalmente, a partir dos dados censitários de 1991 e 2000, a vulnerabilidade ambiental das populações residentes em áreas sob risco de inundação e deslizamento de encosta, conforme especificado nas legislações que abordam os referidos riscos. Considerou-se vulnerabilidade ambiental como a justaposição espacial entre áreas de risco ou degradação do ambiente físico (vulnerabilidade natural), e grupos populacionais pouco abastados e com alta privação (vulnerabilidade social). A unidade de análise considerada ideal para este tipo de estudo, é a bacia hidrográfica. Para a aplicação da proposta aqui realizada, foi escolhida a bacia hidrográfica do Córrego do Onça-MG, palco de alta pressão antrópica, e para o qual foi possível a integração dos momentos teóricos, metodológicos e empíricos.
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956 0 bytes http://www.ufmg.br |
Categoria: Geografia Dissertações |
Terras e imigrantes na colônia Assunguy Paraná, 1854-1874  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
NISHIKAWA, Reinaldo Benedito
Os debates e discussões sobre as vantagens e prejuízos que a vinda de imigrantes traria a província do Paraná prosseguiram nos anos posteriores a aprovação da Lei de Terras em 1850 sem que se chegasse a algum consenso. Entretanto, os dispositivos propostos pela Lei de Terras em 1850 e sua regulamentação em 1854 fizeram com que se olhasse atentamente ao problema que a terra poderia se tornar. Se, por um lado, houve uma valorização da posse da terra - a partir de sua legitimação, medição e registro, sendo a compra e venda sua principal fonte de acesso, por outro lado, a necessidade da substituição da mão de obra que o fim do tráfico em 1850 traria, era uma preocupação, e a solução encontrada era a vinda imediata de estrangeiros (leia europeus) visando "equilibrar" os braços para o trabalho. Os imigrantes europeus aportaram nos portos brasileiros e vieram em busca de promessas, terras e um lar. O imigrante pobre não teria que entrar no país com um destino predestinado: força de trabalho para a grande lavoura. Muitas colônias de povoamento começaram a se formar depois de 1854, período em que a legitimação de terras estava em seu auge. Esperava-se que com os Registros de Terras ocorresse a valorização da terra como bem econômico em substituição à propriedade escrava. Esses lotes foram utilizados pelo governo provincial para trazer trabalhadores para labutar nas colônias do Paraná e para tanto, foi firmado um contrato no qual os originais estão à disposição no Arquivo Público do Paraná. Esses contratos apresentavam as cláusulas para que o trabalhador pudesse ter direito às terras. Foram assinados contratos nos primeiros anos da Colônia, tanto com imigrantes como com brasileiros. Entretanto, deveres e direitos se diferenciavam em relação à nacionalidade. E quando os contratos não eram cumpridos? Havia divergência de interesses entre o governo provincial, interessado em trazer imigrantes e os proprietários de terras que procuravam mão de obra? Sabemos que continuidade de palavras não significa, necessariamente continuidade de significados. Então qual foi o significado dos contratos entre os colonos e o governo provincial do Paraná na segunda metade do século XIX? Essa dissertação tem como meta responder tais questionamentos.
Palavras-chave: Colonização. Imigração. Província do Paraná. Lei de terras.
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1042 0 bytes USP http://www.teses.usp.br |
Categoria: Geografia Dissertações |
Paisagem: uma análise no ensino da Geografia  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
PUNTEL, Geovane Aparecida
Este trabalho consiste em um estudo da paisagem no ensino da Geografia que tem como eixo central investigar como está sendo abordada a construção desse conceito na 5ª série do Ensino Fundamental. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao conceito de paisagem na Geografia. Também foi averiguado os métodos adotados pelos professores, o uso do livro didático, além do tratamento dado à paisagem nos 2 livros didáticos mais utilizados pelos professores. Para tanto, 11 professores de 9 escolas de Educação Básica da Rede Pública Estadual de Santa Cruz do Sul/RS foram entrevistados. Verificou-se que o conceito de paisagem é anterior à ciência geográfica, passando no decorrer dos tempos por diferentes métodos de aplicação. Em relação à sua construção na 5ª série do Ensino Fundamental, percebeu-se que ele, na maioria dos casos analisados, não está sendo trabalhado de forma significativa, já que os alunos pouco aprendem a fazer uso desse conceito na interpretação da realidade em que estão inseridos. Igualmente, constatou-se que está faltando domínio de conceitos básicos da ciência geográfica para o professor. Verificou-se isso através do entendimento que os professores têm do conceito paisagem, o que dificulta o trabalho desses conhecimentos básicos da Geografia. A carga horária intensa também é argumento para justificar a ausência de temas reflexivos e de situações de aprendizagem que vão além das quatro paredes da sala de aula. Ficou claro que o livro didático de Geografia é um recurso muito utilizado pelo professor, sem prévia e devida análise da proposta conceitual apresentada pelos autores. Essa análise não é realizada pelo professor porque ele próprio não possui clareza conceitual da Geografia e se limita a constantes reclamações e demonstrações de desinteresse em relação à qualidade dos recursos utilizados e às reflexões sobre o processo ensino/aprendizagem da Geografia. Por tudo isso, é preciso pensar em saídas, na busca de uma educação geográfica reflexiva e significativa. No entanto, isso depende muito do querer e da necessidade de cada educador.
Palavras-chave: Paisagem. Livro didático. Professor de Geografia. 5ª série do Ensino fundamental.
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1048 0 bytes UFRGS http://www.lume.ufrgs.br |
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