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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Análise de interações interlocutivas em um portal educacional online: tema e valoração Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
VIEIRA. Inglyde Jeane Silva

Este estudo apresenta uma análise de interações interlocutivas em fóruns de discussão, intitulados: “HQs e clássicos literários”, “Adaptações cinematográficas” e “Internetês”, inseridos no ambiente de formação continuada online Hora Atividade Interativa (HAI) no Portal Educacional do Estado do Paraná (Portal Dia a Dia Educação). Buscou-se compreender como se constituem essas interações interlocutivas em situação de formação continuada de professores de Língua Portuguesa, em ambientes online de interação (fóruns do Portal Dia a Dia Educação), ao que resulta em uma comunicação substancialmente mediada pela tecnologia digital. A investigação direcionou a análise para a HAI como o ambiente que mobiliza discussões nos fóruns do Portal, sobretudo para os professores e demais envolvidos na interação online, e como essas interações sociodiscursivas estão imbricadas, com vistas a compreender as relações assimétricas entre os interlocutores.
Como resultados, no contexto dessa formação continuada, a análise aponta para uma acentuação conteudista dos temas em pauta na formação, bem como uma valoração mais proeminente dos materiais disponibilizados e da demanda oficial em detrimento aos posicionamentos dos professores advindos de seus saberes constituídos na prática educativa.

Palavras-chave: Análise dialógica do discurso. Formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Fórum de discussão. Portal Educacional.

Downloads 221  221  Tamanho do arquivo 6.63 KB  Plataforma UTFPR  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o impresso e o digital Popular Versão: 
Atualização:  31/10/2012
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de

Neste estudo de caso, procurou-se verificar, através de oito questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. A bateria CL-4 (compreensão leitora de número 4) foi adaptada para os dois suportes: impresso e digital. Essas versões foram lidas por voluntários que responderam às oito questões de interpretação. As questões visavam avaliar: a ideia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da ideia principal em função da estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.

Palavras-chave: Compreensão. Leitura. Suporte.

Downloads 366  366  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Sul de Santa Catarina  Site http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/disserta/151.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Da “Falta do Dizer" ao “Dizer da Falta": Reflexão sobre a produção de Sentidos na Poesia de Ana Cri Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BRUM, Janaina Cardoso

O discurso poético é visto constantemente como lugar privilegiado de reflexão sobre a linguagem, não sendo poucos(as) os(as) poetas que colocam a preocupação com os modos de significar como tema central de suas obras. O trabalho com a linguagem, nesse espaço, gera inquietações várias em torno das relações entre a linguagem e os objetos do mundo. A correspondência entre palavra e coisa é frequentemente questionada e, mais do que uma inquietação sobre a representação através da linguagem no momento da escritura, torna-se o cerne do trabalho poético. A multiplicidade de sentidos emerge também como um funcionamento do discurso poético, tocando, assim, o silêncio fundante, que, ao mesmo tempo em que evidencia uma incompletude da linguagem, traz à cena a movência dos sentidos. Na poesia da brasileira Ana Cristina Cesar há uma incessante reflexão sobre a linguagem, sendo ela trabalhada em suas (im)possibilidades. A incompletude da linguagem é percebida na obra dessa autora e, assim, apresentam-se, em seus poemas, formas que atestam essa incompletude e o movimento dos sentidos. No presente trabalho, pretendemos observar os processos discursivos que ocorrem quando o sujeito se indaga sobre o estatuto da linguagem e dos sentidos, sob o viés da análise do discurso de linha francesa.


Palavras-chave: Discurso poético. Ana Cristina Cesar. Silêncio. Análise do discurso de linha francesa.

Downloads 487  487  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica de Pelotas  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O imaginário de Veja sobre "Os Lulas Presidenciáveis" Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FERNANDES, Carolina

Este trabalho tem como objetivo compreender o imaginário da revista brasileira Veja, publicada pela Editora Abril, sobre o político Luiz Inácio Lula da Silva (conhecido como Lula) durante os períodos nos quais este concorreu à Presidência da República. Como meio de acesso a esse objeto de reflexão, elegemos as capas da revista Veja cuja matéria principal se referia à candidatura de Lula nas eleições de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006, assim como sequências discursivas recortadas do interior das reportagens. A partir da análise da materialidade das capas de Veja, objetivamos verificar se a representação imagética produzida sobre Lula recebe uma ressonância significativa ao longo desses diferentes períodos eleitorais, podendo, desse modo, configurar-se como um conjunto de reescrituras. Para tanto, o trabalho foi organizado em três partes. A primeira parte do estudo estabelece o referencial teórico que fundamenta a análise. Nesta parte, abordamos aspectos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, apontando seus principais conceitos, a fim de construir o referencial teórico a partir do qual faremos nossas análises. Assim, além das noções preliminares de língua, discurso, sujeito, ideologia e formação discursiva, noções como texto, memória, paráfrase discursiva e reescritura tornaram-se essenciais à realização de nossa proposta de trabalho. Já a segunda parte apresenta os procedimentos que preparam e sustentam metodologicamente as análises das capas de Veja.

Palavra-chave: Análise do discurso. Discurso político. Editora Abril. Revista Veja. Formação discursiva. Governo Lula. Ideologia. Imaginário. Silva, Luiz Inácio Lula da. 1945. Sujeito.

Downloads 567  567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://hdl.handle.net/10183/16226
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!De práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
QIAORONG, Yan

Este trabalho tem como objetivo colocar em prática a noção bakhtiniana de gênero do discurso em materiais didáticos para o ensino de português para falantes de outras línguas. É apresentada a situação de ensino de português na China, no intuito de descrever o contexto da presente proposta de ensino. A seguir, é discutida a proposta de diferentes autores, do uso de gêneros do discurso como unidade de ensino em currículos de línguas e em materiais didáticos. Visando a um ensino que crie oportunidades para que o aluno se envolva em diferentes esferas de comunicação e práticas sociais, é feita uma proposta de seqüência didática a partir de tema de interesse (moradia) de alunos chineses, quando de sua estada em Porto Alegre. É elaborada uma unidade de ensino, organizada por alguns gêneros do discurso relacionados ao eixo temático selecionado, explicitando os objetivos e as orientações para o desenvolvimento de cada atividade. A unidade de ensino “Procurando um apartamento em Porto Alegre” foi elaborada a partir de textos autênticos que fazem parte de diferentes práticas sociais do contexto específico “alugar um imóvel” (anúncios classificados, contrato e depoimentos sobre moradia). Foi desenvolvida para alunos de nível básico-intermediário, prevendo 4 aulas de 100 minutos. A unidade foi testada com um grupo de 24 alunos, na Universidade de Comunicação da China, com a finalidade de verificar a aplicabilidade do material produzido. A análise dos resultados permite afirmar que é possível colocar em prática uma proposta de ensino de língua estrangeira, através de gêneros do discurso, de uma forma sistemática e gradual. Uma seqüência didática que tem como ponto de partida a contextualização do uso da língua através de diferentes gêneros do discurso estimula os alunos a participarem, oferecendo oportunidades de envolvimento e aprendizagem de novas práticas sociais, relevantes para as suas vidas pessoais e profissionais. Este trabalho busca contribuir na elaboração de materiais didáticos, na proposição de metodologias de ensino de línguas, na organização de currículos de línguas baseados em gêneros do discurso e para o ensino de português para falantes de outras línguas.

Downloads 687  687  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Horizontes raciais : a idéia de raça no pensamento social brasileiro - 1880-1920 Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COSTA, Hilton

Este trabalho tem por objetivo analisar questões ligadas ao pensamento social brasileiro da virada do século XIX para o século XX. Utilizando como fontes textos significativos do período, mais especificamente as principais obras de Sílvio Romero, Raymundo Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Alberto Torres, procurou-se observar a presença da noção de raça e, a partir desta noção central, a análise social naquele momento, perceber a apropriação, a adequação e a utilização de idéias estrangeiras na interpretação do Brasil, ainda destacando a relevância da raça para esse pensamento social brasileiro através de quatro de seus expoentes.

Palavras-chaves: Pensamento social. Questão racial. Raça.

Downloads 709  709  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Lima Barreto: representações, diálogos e trajetórias literário-culturais Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
Mello, Ana Maria Lisboa de

O presente trabalho tem como objetivo analisar como se apresentam e estão representados os universos sociais, políticos e culturais da cidade do Rio de Janeiro, durante a Primeira República, nas narrativas de Lima Barreto. O estudo procura apontar, na leitura das obras do autor, como ele se opõe à imagem construída pela elite republicana de um Estado moderno e de um Rio civilizado, revelando as marcas literárias dessa contraposição. Dessa forma, busca-se evidenciar, na dissertação, as estratégias de oposição ao poder da elite política e caracterizar as concepções de literatura do escritor, relacionando-as ao cotidiano das comunidades urbanas e suburbanas cariocas desse período histórico. A pesquisa se propõe ainda a realizar uma aproximação teórica e metodológica entre Literatura e História que viabilize a percepção e o entendimento dos textos de Lima Barreto, no contexto cultural e social em que foram produzidos.

Palavras-chave: Barreto. Lima. 1881-1922. Crítica e interpretação. Literatura brasileira. Literatura e História. Primeira República.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Bases epistemológicas para a elaboração de um dicionário de lingüística da enunciação Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CREMONESE,Lia Emília
Este trabalho tem dois objetivos. O primeiro é investigar epistemologicamente o campo da Lingüística da Enunciação, verificando em que termos é possível afirmar sua existência. Para isso, buscam-se os seus elementos, as suas fronteiras, a sua situação no Brasil e como esse panorama se formou. O segundo objetivo é fazer uma descrição dos elementos do Dicionário de Lingüística da Enunciação e, a partir da análise de alguns desses itens, verificar como o campo está caracterizado em tal dicionário. Conclui-se que o sintagma “Lingüística da Enunciação” pode ser usado para denominar: 1) um campo heterogêneo que reúne teorias que têm em comum produzir um quadro figurativo do objeto “enunciação”, inserindo o sujeito na linguagem; 2) cada uma das teorias enunciativas isoladamente. A partir da descrição e da análise do plano do dicionário, constata-se que os autores e os verbetes polissêmicos poderiam ser apresentados no dicionário de uma maneira mais próxima à área, e que, embora a árvore de domínio não consiga dar conta das especificidades de um campo – em especial, da Lingüística da Enunciação –, ela é válida como forma de pensar o campo e de guiar a equipe que elabora o desenho da obra terminográfica e os verbetes.
Palavras-chave: Lingüística da Enunciação; Epistemologia da Enunciação; Dicionário de Lingüística da Enunciação.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Literatura infantil: uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na e Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PANOZZO, Neiva Senaide Petry

Esta dissertação discute a leitura de textos imagéticos a partir da perspectiva da educação e da semiótica visual, tratando das articulações e relações entre os elementos constitutivos da imagem em livros de literatura infantil sem texto verbal. A investigação busca revelar, na complexidade das relações existentes entre elementos estruturantes das imagens nos livros "O caminho do caracol" e "Cena de rua", o sentido que se inscreve no texto e a possibilidade da sua leitura no meio escolar. As obras literárias para a infância veiculam a linguagem visual em junção com a verbal e propiciam experiências sensíveis e inteligíveis. A partir da teoria semiótica greimasiana, aplicando instrumentos de análise do percurso gerativo de sentido, a pesquisa demonstra que o texto imagético é estruturado por diferentes níveis de complexidade, impondo um modo de ler específico. A identificação, descrição, classificação, bem como as relações entre as categorias, nas suas dimensões cromática, eidética e topológica, levam à constatação que as qualidades plásticas da imagem organizam sistemas de linguagem, reunindo solidariamente o plano da expressão e do conteúdo, criam estruturas e geram efeitos de sentido. A imagem, então, constitui-se como objeto de significação e a ilustração presente no livro de literatura infantil, ao ser tratada como texto lisível, torna-se objeto de leitura. A complexidade desse tipo de texto aponta a necessidade da formação.

Palavras-chave: Ilustração. Livro infantil. Imagem. Leitura. Representação. Linguagem visual. Literatura infantil. Semiótica.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Estudo sobre um instrumento de escrita designado como auto-retrato para a expressão do indivíduo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PASSALACQUA, Claudia Loewenberg

Este trabalho investiga um instrumento de escrita, intitulado Auto-Retrato, destinado a coletar dados sobre a expressão psíquica do indivíduo. Trata-se de um questionário de trinta e cinco questões, abertas, dirigidas ou semi-dirigidas, no qual a ordem das respostas é livre, assim como o fato de que algumas questões podem vir a ser respondidas inúmeras vezes e outras, nunca serem respondidas. O instrumento foi utilizado num grupo de mulheres, encaminhadas, pela saúde mental, a um posto de saúde da periferia de São Paulo. As mulheres pertenciam a classes sócio-econômico-
culturais baixa e média baixa, em sua maior parte, com poucos anos de escolaridade, mas, no, geral, com experiência de trabalho, na faixa etária de 30 a 60 anos. Chegaram ao posto de saúde via encaminhamentos de psiquiatras e psicólogos, com queixas de depressão, estresse, entre outras. O grupo era coordenado pela psicóloga-pesquisadora e por uma terapeuta ocupacional. Inicialmente, seu objetivo era realizar atividades manuais e paralelamente a elas criar um espaço para a fala e escuta das mulheres entre si e pelas terapeutas. Ao apresentar o questionário às mulheres, a psicóloga- pesquisadora leu a elas suas instruções, suas questões, explicou-lhes as formas de utilização, juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.O questionário era mantido no posto de saúde e apenas cada mulher e as terapeutas tinham acesso a ele. Devido a todas as condições que envolvem um atendimento público- assiduidade, pontualidade, continuidade do atendimento, entre outras - o emprego doAuto-Retrato não ocorreu de modo constante em todas as sessões e nem foi igualmente usado por todas as mulheres.

Palavras-chave: Instrumento de Escrita, Auto-Retrato, Grupo Terapêutico, Posto de Saúde, Mulheres.

Downloads 733  733  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Site do LAEL  Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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