Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A Construção da Casa Assassinada |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
DIAS, Saliva Nathalia
A presente dissertação analisa a construção narrativa do romance "Crônica da casa assassinada", de Lúcio Cardoso. Para tanto, faz-se necessário discutir as relações entre o real, o ficcional e o imaginário tendo como fundamentação teórica a proposta de Iser e suas definições para essas esferas. Este estudo visa investigar, também, por meio da revisão bibliográfica, os elementos que compõem a arquitetura do texto, tais sejam, os gêneros discursivos, a organização geral, a linguagem utilizada e as marcas de identidade dos personagens. Procura-se, ainda, demonstrar o papel de cada um desses elementos como suportes essenciais da construção de uma visão de mundo específica. Propõe-se, ainda, à revisão de algumas das críticas concernentes ao romance em questão, pois a arquitetura do texto tem sido negligenciada por outros estudos que tendem a percebê-la como erro fundamental. As conclusões deste trabalho revelam que o arranjo narrativo é meio para a construção de uma visão de mundo peculiar e que o entendimento da estrutura do texto é essencial para a compreensão total da obra.
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2449 0 bytes UFPR http://dspace.c3.ufpr.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A constituição do sujeito e a construção da escrita: uma análise discursiva de histórias produzidas |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
CARDOZO, Adriana de Oliveira Limas.
Este trabalho dissertativo se propõe a investigar através da análise do discurso e da psicanálise como se constrói a subjetividade através da confecção de histórias elaboradas por crianças. As histórias analisadas foram desenvolvidas por alunos de quinta-série do ensino fundamental. Entende-se que a noção de autoria, efeito-autor e função-autor desenvolvidas por Pêcheux auxiliam no entendimento da subjetividade assim como a noção de construção do funcionamento psíquico defendida pela psicanálise através de Lacan e suas teorias relativas ao estádio de espelho, real, simbólico e imaginário. Através dos conceitos elencados e das histórias analisadas percebe-se o quanto o processo de autoria auxilia na construção da subjetividade que está em desenvolvimento que está em desenvolvimento através da elaboração da escrita. A escrita possui um papel fundamental representado pela tentativa de colocar em palavras o que não pode ser significado. Através da sublimação, o investimento libidinal que está focado no trabalho escolar, auxilia na tomada de decisão que o sujeito busca diante de suas e de sua modificação corporal. Assim, pode a escrita auxiliar na posição que o sujeito muitas vezes assume diante das questões sociais impostas.
Palavras-chave: subjetividade, autoria, escrita
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5825 0 bytes Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 20 http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa= |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A chegada de Hitler no inferno": percursos intertextuais ou polifônicos presentes na literatura de c |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LOPES, Carla Beatriz Souza
O presente trabalho propõe uma leitura do poema de cordel A chegada de Hitler no inferno, de Cuíca de Santo Amaro, a partir da ideia da literatura de cordel como um percurso intertextual e polifônico. Abordar a literatura de cordel deste ponto de vista não significa, entretanto, considerá-la literatura que só possui valor enquanto se remete a textos do passado. O objetivo do trabalho é, portanto, ler o texto já citado a partir das ideias de Mikhail Bakhtin acerca da linguagem poética enquanto dupla, ou seja, como intertextual. Para tanto, observar-se-á as relações do poema de Amaro com os autos medievais, com os mitos e, ainda, com os processos que colaboram para a carnavalização do texto a ser analisado.
Palavras-chave: Cordel, mito, carnavalização.
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1501 0 bytes Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/disserta/020.htm |
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