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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Afrânio Coutinho, crítico e historiador da Literatura Brasileira: uma leitura  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BRESSAN, Inês Cardin

O presente trabalho tem por objetivo central a leitura da obra do historiador e crítico literário Afrânio Coutinho (1911-2000), bem como a apresentação de seu método crítico, ressaltando o seu pensamento a respeito da literatura como fenômeno estético, fugindo da abordagem positivista, que estudava o fenômeno literário a partir de valores extrínsecos como a biografia do autor, o contexto histórico no qual este estava inserido, dentre outros, sem levar em consideração os fatores intrínsecos do mesmo. Além disso, traça-se um panorama analítico das histórias de literatura brasileira publicadas antes e depois d'A Literatura no Brasil, com considerações a respeito de seus autores. Motivou a realização do trabalho, a necessidade sentida de uma releitura da obra de Afrânio Coutinho, salientando que A Literatura no Brasil, sua principal obra, é um projeto escrito a várias mãos, o que faz dela um vasto painel de múltiplas visões, que leva o leitor à absorção de um número maior de pontos de vista a respeito do fato literário.

Palavras-Chave: Literatura Brasileira. História Literária. Crítica Literária. Afrânio Coutinho.

Downloads 23894  23894  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNESP - ASSIS  Site http://www.dominiopublico.gov.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Identidade, memória, oralidade e escrita em Narradores de Javé Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LIMA, de Amauri

A dissertação apresenta a análise do filme "Narradores de Javé" (2003), de Eliane Caffé. A análise do filme suscita discussões sobre os sentidos da sociedade e os caminhos da construção do conhecimento histórico, pois o filme alude a vários problemas epistemológicos, como a posição do historiador e da história, a verdade absoluta e o caráter científico atribuído à escrita. Por meio da análise problematizamos o cotidiano que nos cerca, a partir das questões: como nos constituímos como grupo social? O que faz de uma comunidade, comunidade? Nossa hipótese mais plausível é que nossa lógica social é construída pela identidade, pela memória e por nossa maneira de entender os símbolos culturais. Na construção da análise discutimos o fato do cinema nacional problematizar a construção de uma identidade brasileira, que se revela relacional. Discutimos ainda o papel da memória e a contribuição da oralidade e da escrita na formação de uma sociedade, de forma que as representações sobre memória, oralidade e escrita presentes no filme sugerem o alargamento da memória social e o consequente estreitamento da memória individual em decorrência da difusão da escrita, revelando que as diferentes culturas geram modos de pensar específicos de acordo com o papel que nelas ocupam as expressões oral e escrita.

Palavras-chave: Identidade. Memória. Oralidade. Escrita.

Downloads 23938  23938  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIOESTE  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!As dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita e suas relações com a ansiedade Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
BAZI, Gisele A. do Patrocinio

São poucos os estudos experimentais que procuram encontrar ligações entre a ansiedade e as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. O estudo aqui apresentado, além de focalizar tal questão, também utilizou as concepções sobre traço e estado de ansiedade, o que na literatura é muito escasso. Assim, os objetivos deste trabalho foram analisar a relação existente entre os níveis (alto ou baixo) e tipos de ansiedade (traço - incluindo e excluindo a mentira - e estado) e o desempenho em leitura e escrita, considerando-se o gênero e a idade. A população investigada foi de 112 sujeitos, de 8 e 9 anos, de duas escolas públicas. Todos os sujeitos foram classificados por intermédio de três ditados, e depois foram avaliados através de uma prova de leitura e de dois instrumentos de ansiedade, um envolvendo o estado, sendo o Inventário de Ansiedade Traço-Estado, para crianças; e um envolvendo o traço (incluindo ou não a mentira), sendo a Escala de Ansiedade Manifesta para crianças e adolescentes. Os dados encontrados foram submetidos à análise de variância e os resultados globais evidenciaram que houve uma relação significativa entre o estado de alta ansiedade e as dificuldades em leitura e em escrita. Também foi possível falar em uma tendência para as crianças mais velhas serem mais ansiosas do que as mais novas. Quanto ao gênero, os resultados mostraram-se difusos, quando relacionados aos níveis e tipos de ansiedade.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ansiedade. Leitura. Escrita. Psicologia educacional.

Downloads 24085  24085  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da UNICAMP  Site http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000206278&fd=y
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Fabiano Pinkner; CASTRO, Gilberto de

Dissertação sobre o ensino da Língua Materna. A discussão em torno da norma traz para a sociedade o debate sobre quem tem a competência, ou o direito, de determinar o que é certo ou errado na língua nacional e
quem tem a responsabilidade de definir o que deve ser ensinado nas escolas. Enfim, o que devemos considerar como sendo a língua portuguesa do Brasil? Ou, para evitar o estranhamento que tal pergunta possa oferecer, qual é a língua brasileira?

Downloads 36903  36903  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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