Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Lima Barreto: representações, diálogos e trajetórias literário-culturais |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
Mello, Ana Maria Lisboa de
O presente trabalho tem como objetivo analisar como se apresentam e estão representados os universos sociais, políticos e culturais da cidade do Rio de Janeiro, durante a Primeira República, nas narrativas de Lima Barreto. O estudo procura apontar, na leitura das obras do autor, como ele se opõe à imagem construída pela elite republicana de um Estado moderno e de um Rio civilizado, revelando as marcas literárias dessa contraposição. Dessa forma, busca-se evidenciar, na dissertação, as estratégias de oposição ao poder da elite política e caracterizar as concepções de literatura do escritor, relacionando-as ao cotidiano das comunidades urbanas e suburbanas cariocas desse período histórico. A pesquisa se propõe ainda a realizar uma aproximação teórica e metodológica entre Literatura e História que viabilize a percepção e o entendimento dos textos de Lima Barreto, no contexto cultural e social em que foram produzidos.
Palavras-chave: Barreto. Lima. 1881-1922. Crítica e interpretação. Literatura brasileira. Literatura e História. Primeira República.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
O regionalismo na literatura brasileira : o diagnóstico de Antônio Cândido |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GUADAGNIN, Marcelo Frizon
O presente estudo propõe-se a investigar a maneira como Antonio Candido analisou o regionalismo na literatura brasileira. Para tanto, pesquisaram-se os livros e ensaios do estudioso, que também acabaram servindo como apoio teórico. O objetivo é descrever, por um lado, como a visão de Candido, com relação ao tema, alterou-se com o passar dos anos, e, por outro, o espaço do regionalismo dentro da literatura brasileira de acordo com a visão do crítico. Para tanto, examinaram-se cronologicamente os textos de Candido, levando-se em consideração a época em que foram escritos. Tal exame mostrou-se fundamental para fins de comparação e contraste, em suma, de embasamento para a leitura aqui proposta. A relação que se estabelece a partir da literatura regionalista até a situação política, econômica e social do Brasil foi igualmente discutida, objetivando uma visão mais abrangente do panorama cultural brasileiro. Os resultados evidenciam a permanência de problemas que caracterizaram o Brasil, durante muito tempo, como um país subdesenvolvido. No entanto, a maneira como esses problemas foram abordados pela literatura variou ao longo dos séculos. O que acabou sendo visto como traço de atraso social e cultural, antes era visto como elemento peculiar e de exaltação. O intuito, portanto, foi descrever como Candido explicou cada um desses fenômenos.
Palavras-chave: Antonio Candido. Crítica e interpretação. Crítica literária. História e crítica. Literatura brasileira. Regionalismo.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A nação brasileira entre o fato e a ficção: literatura e questão nacional na imprensa porto-alegrens |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
JAHN, Dilamar Paulo
O presente estudo propõe-se a investigar os debates sobre literatura e questão nacional na imprensa porto-alegrense, entre os anos de 22 e 37. Para tanto, pesquisaram-se os jornais Correio do Povo e Diário de Notícias, bem como as revistas Máscara e Revista do Globo. O objetivo é verificar, de uma parte, de que modo a imprensa de Porto Alegre, no referido período, percebeu e debateu a literatura sua contemporânea, e, de outra, de que modo percebeu e debateu a questão da nacionalidade, da identidade nacional, da brasilidade. Com tal intuito, examina-se, inicialmente, a questão nacional e a literatura no largo período anterior, do romantismo às vésperas da Semana de Arte Moderna. Tal exame mostrou-se fundamental para fins de comparação e contraste, em suma, de alicerce para a leitura aqui proposta. O entrelaçamento de literatura, questão nacional, história e sociedade é igualmente ensaiado, objetivando um quadro mais completo do momento político, social e cultural do período. Os resultados evidenciam a permanência do debate sobre a questão nacional, desde o romantismo brasileiro, não significando, contudo, continuidade invariável de respostas às questões em pauta. Grosso modo, um ufanismo legitimador e um pessimismo reformista são as posições dominantes e em disputa. A partir de 1924, com a virada nacionalizante dos modernistas, uma nova espécie surge: um ufanismo reformista, que será a tônica desses anos aqui estudados.
Palavras-chave: Identidade nacional. Imprensa. Literatura brasileira.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Híbrida, mas não caótica, a literatura brasileira é |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
RICHTER, Vanusa C.P.
A realização deste trabalho tem como norte a verificação de questões típicas de países periféricos colonizados, como a busca identitária imbricada num processo de hibridação cultural. Para tanto, trabalhamos com duas obras consagradas da literatura brasileira: "Iracema", de José de Alencar, e "Macunaíma", de Mário de Andrade, vinculando estas a seus períodos literários correspondentes e, estes, ao meio social e político, numa abordagem que privilegia a sociologia da literatura, em que a obra de Antonio Candido, especialmente, serve de base teórico-prática para a realização desta pesquisa. Nesse contexto, achamos interessante, também, verificar como o indianismo de Alencar, trabalhando numa perspectiva pós-colonial e imbuído de um sentimento patriótico e mitificador do índio e da natureza, faz com que a literatura brasileira integre-se às literaturas européias. E, ainda, com que estratégias "Macunaíma consegue inverter esteticamente a visão etnocêntrica tradicional e trabalhar com a capacidade crítica de selecionar o que não é do autóctone, mas que nos interessa, tingindo esta ação seletiva e seu produto com as cores locais para torná-los dignos representantes de nosso sincretismo racial e cultural. Assim, através de uma postura crítico-sociológica, damos início a uma caminhada pelo viés literário e verificamos que este revelou a hibridação cultural própria do povo brasileiro, ultrapassando preconceitos etnocêntricos, aparentemente sólidos, e mostrando que o caldeamento de raças e, consequentemente, de crenças e costumes, não deve ser olhado sob a ótica da anomalia, mas sob a luz da fertilidade. Desse modo, as obras analisadas, apesar de possuírem estéticas singulares e pertencerem a quadros sociopolíticos distintos, apresentam em sua essência um compromisso literário maior: fazer uma ficção representativa da realidade cultural brasileira.
Palavras-chave: Análise sociológica. Hibridação. Literatura brasileira.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Literatura infantil: uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na e |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
PANOZZO, Neiva Senaide Petry
Esta dissertação discute a leitura de textos imagéticos a partir da perspectiva da educação e da semiótica visual, tratando das articulações e relações entre os elementos constitutivos da imagem em livros de literatura infantil sem texto verbal. A investigação busca revelar, na complexidade das relações existentes entre elementos estruturantes das imagens nos livros "O caminho do caracol" e "Cena de rua", o sentido que se inscreve no texto e a possibilidade da sua leitura no meio escolar. As obras literárias para a infância veiculam a linguagem visual em junção com a verbal e propiciam experiências sensíveis e inteligíveis. A partir da teoria semiótica greimasiana, aplicando instrumentos de análise do percurso gerativo de sentido, a pesquisa demonstra que o texto imagético é estruturado por diferentes níveis de complexidade, impondo um modo de ler específico. A identificação, descrição, classificação, bem como as relações entre as categorias, nas suas dimensões cromática, eidética e topológica, levam à constatação que as qualidades plásticas da imagem organizam sistemas de linguagem, reunindo solidariamente o plano da expressão e do conteúdo, criam estruturas e geram efeitos de sentido. A imagem, então, constitui-se como objeto de significação e a ilustração presente no livro de literatura infantil, ao ser tratada como texto lisível, torna-se objeto de leitura. A complexidade desse tipo de texto aponta a necessidade da formação.
Palavras-chave: Ilustração. Livro infantil. Imagem. Leitura. Representação. Linguagem visual. Literatura infantil. Semiótica.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
De riograndense a gaúcho : o triunfo do avesso : um processo de representação regional na literatur |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Carla Renata Antunes de Souza
Este estudo quer, através do cruzamento de várias manifestações literárias sobre o Rio Grande do Sul do século XIX, acompanhar o percurso dos termos “riograndense” e “gaúcho”, principalmente, na Literatura regional e de viagem, buscando observar as alternâncias de sentido nas formas de designar o habitante do Rio Grande do Sul, iniciado em 1847 com José Antonio do Vale Caldre e Fião e o romance “A Divina Pastora”, que inaugura o gênero regionalista, estendendo-se até “O vaqueano”, de 1872, além de outros contos de Apolinário Porto Alegre. Assim, o problema central desta pesquisa foi descobrir quando e porquê o ser social “riograndense” assimila e é convertido no ser cultural denominado “gaúcho” e que circunstâncias históricas contribuem para essa transformação, que intenções contribuíram para a construção da imagem do gaúcho tal como a conhecemos hoje e como esta fabricação foi iniciada e se perpetuou ao longo da história. Tendo em vista que o capital cultural dos rio-grandenses é fruto de uma construção histórica, assentada em guerras e lutas que não foram fabricadas, nem imaginadas pelos homens das “belas letras”, foram, sim, representadas em prosa e verso, reconstituídas e embelezadas, recontadas à sua maneira, no firme propósito de perpetuação de uma memória, o que, sem embargo, exige um perseverante culto ao passado por meio de uma sempre seletiva memória histórica, pois se à historiografia cabe evidenciar e trazer à tona determinados fatos, também não é menos verdadeiro que quem a escreve também pode calar quando for conveniente. Considerando, portanto, que na Província do Rio Grande de São Pedro, o século XIX viera e se fora sob o signo da guerra, onde sob constante fogo cruzado se estabeleceram os parâmetros identitários dos rio-grandenses, e que nestas lutas alguns deles entraram como “monarcas” e “gaúchos”, outros se enfrentaram como “luso-brasileiros” e “hispano-platinos” e entre uns e outros surgiram os “gaúchos brasileiros”. E constatando ainda que a Literatura do período tratará com igual fervor este estado de permanente atuação militar, em que restará consagrada pela pena dos autores, a grande revolução de 1835, mas sem embargo da autoridade histórica deste fato, não foram de menos importância as inúmeras guerras de manutenção das fronteiras, assim como a Guerra do Paraguai (1865 a 1870) e, ainda, a Federalista (1893 a 1895), que constituíram os momentos mais tensos do processo de afirmação política nacional e regional, registrando na memória coletiva sul-riograndense o cheiro de pólvora e sangue que permeou um século de história do extremo sul do Brasil. De modo que a História forneceu os subsídios necessários à fabricação do estilo riograndense de ser e à Literatura coube forjar um caráter, um comportamento e um nome, num processo contínuo de construção cultural, que aderiu de tal modo ao imaginário social, que hoje é praticamente impensável outra denominação aos habitantes do Rio Grande do Sul, que não seja a de gaúchos, e que, todavia, não são caricaturas nem de guascas da cidade, nem de janotas do campo.
Palavras-chave: Historia do Rio Grande do Sul. História e literatura. Identidade regional.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A constituição do sujeito e a construção da escrita: uma análise discursiva de histórias produzidas |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
CARDOZO, Adriana de Oliveira Limas.
Este trabalho dissertativo se propõe a investigar através da análise do discurso e da psicanálise como se constrói a subjetividade através da confecção de histórias elaboradas por crianças. As histórias analisadas foram desenvolvidas por alunos de quinta-série do ensino fundamental. Entende-se que a noção de autoria, efeito-autor e função-autor desenvolvidas por Pêcheux auxiliam no entendimento da subjetividade assim como a noção de construção do funcionamento psíquico defendida pela psicanálise através de Lacan e suas teorias relativas ao estádio de espelho, real, simbólico e imaginário. Através dos conceitos elencados e das histórias analisadas percebe-se o quanto o processo de autoria auxilia na construção da subjetividade que está em desenvolvimento que está em desenvolvimento através da elaboração da escrita. A escrita possui um papel fundamental representado pela tentativa de colocar em palavras o que não pode ser significado. Através da sublimação, o investimento libidinal que está focado no trabalho escolar, auxilia na tomada de decisão que o sujeito busca diante de suas e de sua modificação corporal. Assim, pode a escrita auxiliar na posição que o sujeito muitas vezes assume diante das questões sociais impostas.
Palavras-chave: subjetividade, autoria, escrita
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5882 0 bytes Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 20 http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa= |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Newton Sampaio: a leitura de ontem e de hoje |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GUINSKI, Lilian Deise de Andrade
O presente trabalho visou analisar a obra literária do paranaense Newton Sampaio, produzida na década de 30 do século XX. A análise foi desenvolvida sob a perspectiva da Estética da Recepção, teorizada por Hans-Robert Jauss, cuja proposta é destacar a participação do receptor na obra, estabelecendo, e até mesmo, direcionando sentidos e valores para ela ao longo do tempo. A dissertação inicia pela análise contextual do período compreendido entre os anos de 1920 a 1940, de modo a possibilitar um enquadramento histórico-cultural. Em seguida, tratou-se do Movimento Modernista, bem como das características do movimento que foram adotadas por Newton Sampaio. O terceiro capítulo trata da vida e da obra do autor paranaense, privilegiando o seu trabalho criador na literatura. O capítulo seguinte expõe os princípios fundamentais da Estética da Recepção, reaproveitados na análise da obra literária. A dissertação encerra-se com um estudo da obra "Remorso". A pesquisa procurou não apenas resgatar e divulgar a obra de Newton Sampaio, bem como posicioná-la em relação à produção ficcional do Modernismo brasileiro, destacando nela os procedimentos modernistas que renovaram a escrita ficcional do período.
Palavras-chave: Newton Sampaio. Estética da Recepção. Modernismo brasileiro. Literatura paranaense.
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