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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O problema dos dêiticos na interação didático-pedagógica, e passagem de conteúdos: a linguagem do pr Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LAVARDA, Santa Terezinha Falcade

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar os
facilitadores e os complicadores no discurso do professor, quando da exposição do conteúdo, ao usar o quadro, numa turma de inclusão com a presença de alunos com deficiência visual. Dentre os complicadores, destaca-se o uso de expressões indiciais com a presença dos dêiticos, principalmente os espaciais, nos momentos em que se utilizam os recursos visuais para a decodificação dos referenciais. E como facilitadores, destaca-se a complementação verbal desses referentes indiciais apontados, ao trazer para a oralidade o objeto que se quer atenção. Para a realização deste estudo foram selecionadas três escolas de ensino médio e aplicados questionários aos professores, bem como observadas aulas em pesquisa do tipo etnográfica. Após a transcrição das aulas observadas, foram feitas análises e discutidos encaminhamentos possíveis para a efetivação do ensino-aprendizagem. Como pano de fundo para as análises e discussões, desenvolveu-se um estudo sobre a dêixis, bem como sobre quem é a pessoa com deficiência visual (cego ou com baixa visão) e os espaços ocupados por elas na sociedade e na escola.

Palavras-chave: Aluno com deficiência visual. Professor do ensino regular. Elementos dêiticos.

Downloads 2477  2477  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste - Cascavel – PR, 2008  Site http://www.unioeste.br/tede/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O Diário de Leituras: uma experiência didática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BUZZO,Marina Gonçalves
Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem um grande desafio: o de realfabetizar, desinibir e motivar seu aluno a ler, a compreender textos e a produzir outros, pois são esses os objetivos básicos de EJA, para o processo de ensino-aprendizagem. Como são vários os fatores que impedem a realização dessas metas, introduzimos o diário de leituras como o instrumento didático preferencial para tentarmos alcançá-los.O objetivo central desta dissertação de mestrado é verificar se a experiência didática de produção de diários de leitura atingiu os objetivos propostos nas instruções que para ela foram dadas, e seus objetivos específicos são: a) verificar como as instruções foram seguidas pelos alunos; b) comparar as formas de cumprir as instruções entre diferentes sujeitos; c) verificar se há diferenças significativas e quais são elas entre diários da terceira produção e diários da última produção dos alunos.
Palavras-chave: Ensino, leitura, texto literário, compreensão, fragmentação, interpretação.

Downloads 2622  2622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http:///www.pucsp.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Imagens do casamento e do amor em Nelson Rodrigues: um estudo das representaçőes de gênero Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ZECHLINSKI, Beatriz Polidori

Este trabalho preocupou-se em refletir sobre as representações sociais de gênero produzidas em histórias de Nelson Rodrigues, publicadas em jornais nas décadas de 1940 e 1950. Discutem-se as imagens do feminino, do masculino, do casamento e do amor que essas histórias apresentavam e a sua relação com os discursos de delimitação dos papéis sociais de homens e de mulheres do período. Foram analisadas crônicas selecionadas do correio sentimental "Myrna escreve" (1949), os folhetins "Meu destino é pecar" (1944) e "A mulher que amou demais" (1949) e contos selecionados da coluna "A vida como ela é..." (1951-1961). Para os folhetins e o correio sentimental, que visavam atingir o público feminino, o autor criou heterônimos femininos (Suzana Flag e Myrna). Já a coluna "A vida como ela é...", que o autor assinou com o próprio nome, tinha um público predominantemente masculino. Levando em conta as diferenças de cada tipo de história e de seus públicos, buscou-se compreender o caráter e o papel destas na produção de imagens que divulgavam formas de pensar as
relações amorosas e de gênero, que eram apreendidas pelas leitoras e leitores.

Palavras-chave: Discurso Literário. Representações sociais. Relações de gênero. Modelos sociais.

Downloads 2770  2770  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3.ufpr.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A Haplologia no Português de Belo Horizonte Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MENDES, Regina Maria Gonçalves

A haplologia é um processo fonológico autossegmental, prosódico e métrico que reduz a primeira de duas sílabas contíguas e tem sua ocorrência motivada pela adjacência de traços iguais, semelhantes ou diferentes com sequência de sílabas átonas, em sua maioria.

Palavras-Chave: Haplologia. Fonologia Autossegmental. Prosódica e Métrica. Variação Linguística.

Downloads 2942  2942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/Pesquisa  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Chăo partido: conceitos de espaços nos romances "O quinze", de Rachel Queiroz e "A bagaceira",  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
HAIDUKE, Alessandro Andrade

Esta investigação refere-se a dois romances regionalistas sobre o “Nordeste” brasileiro: "A bagaceira" (1928), de José Américo de Almeida e "O quinze" (1931), de Rachel de Queiroz. Tenta apontar a geograficidade destes romances diante das concepções epistemológicas da geográfia e estuda o espaço geográfico através de dois níveis de análise. O primeiro é composto pela trama e pelas espacialidades que se estruturam dentro da obra literária e o segundo refere-se ao contexto da obra em seus aspectos sociais, políticos e históricos. Assim, os dois romances estão inseridos na tradição literária do “regionalismo” brasileiro que surgiu na década de 30 no Brasil e utilizou como temática a luta do homem frente ao semiárido no Nordeste. Fundamentado nas concepções geográficas do crítico literário Mikhael Bakhtin, principalmente a exotopia e o cronotopo, estudam-se as técnicas específicas com as quais os autores criam, investigam e reproduzem as respectivas espacialidades nos romances. Ambos os romances mostram as rupturas entre o elemento tradicional e o mundo moderno através de dois cronotopos de alienação (caminho de fuga) e de individualização (solidão das protagonistas). Utilizam, para estes fins, vários modelos de exotopia: o protagonista frente ao Nordeste popular, os autores da elite frente à população rural, a literatura frente aos fatos sociais e científicos. Destaca-se que, apesar de seu conservadorismo, o regionalismo do Nordeste se desenvolveu técnicas de pesquisa iniciando uma autóctona geografia brasileira nessa região, com métodos que reaparecem atualmente de outras formas na nova geografia cultural.

Palavras-chave: Espaço geográfico. Literatura. Nordeste. Rachel de Queiroz. José Américo de Almeida.

Downloads 2984  2984  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3.ufpr.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A representação da criança nos contos de Hans Christian Andersen: o desvelar de um paradigma Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA,Véra Beatriz M. Bertol de

Esta dissertação tem como tema os contos de fadas de Hans Christian Andersen (1805-1875) e a personagem criança, especificamente nas narrativas em que ela é protagonista. O estudo objetivou analisar e descrever, por meio de uma leitura crítico-interpretativa, a representação da personagem criança nos contos As flores da pequena Ida (1835), O porco de bronze (1842), O anjo (1843), Os sapatos vermelhos (1845), A pequena vendedora de fósforos (1845) e Dance, dance, bonequinha! (1871) pertencentes à obra de Hans Christian Andersen, Histórias e Contos de Fadas: Obra Completa, em dois volumes, com tradução de Eugênio Amado e publicada no Brasil no ano de 1996. Nessa leitura, foram considerados os critérios estéticos, estruturais e temáticos utilizados pelo autor na composição da personagem criança no corpus selecionado, observando-se em que medida esses recursos contribuem para a formação do leitor e, concomitantemente, se as obras em estudo oferecem a esse leitor a possibilidade de obter melhor compreensão da realidade existencial e social. O estudo se justifica pela necessidade de trabalhos que explorem a temática da infância e sua representação na literatura, de modo a suscitar uma reflexão sobre a realidade, mostrada por meio de uma linguagem poética, característica primordial na obra de Andersen.

Palavras-Chave: Personagem criança. Contos de Fadas. Hans Christian Andersen.

Downloads 3180  3180  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arqui  Site http://www.ple.uem.br/defesas/def_vera_bertol.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Clínica de linguagem: algumas considerações sobre interpretação Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Daniela Cristina Spina-de-

Este trabalho tece considerações sobre a problemática da interpretação com vistas à clínica fonoaudiológica de linguagem. Na Fonoaudiologia, embora o termo interpretação circule nos trabalhos e o interpretar faça parte do “fazer clínico”, pouco se diz sobre a interpretação no sentido de especificar/caracterizar sua natureza.

Palavras-chave: ENEM. Língua Portuguesa. Avaliação. Reformulação.

Downloads 3203  3203  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-SP   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Uma análise do português de crianças de cinco anos de idade Popular Versão: pdf
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
TELES, Tércia Ataíde França

A partir da análise do português falado por crianças ouvintes, de cinco anos de idade, propõe-se um trabalho com crianças surdas nesta mesma faixa etária, para o início do processo de alfabetização em português escrito, usando metodologia adequada ao ensino de português como segunda língua, L2.

Palavras-chave: Alfabetização de surdos. Ensino de português como L2. Educação infantil de surdos.

Downloads 3209  3209  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site http://www.unb.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A Recepção de "Olhai os Lírios do Campo", de Érico Veríssimo por leitores da Bíblia Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SAGRILO, Simone Gonzales

A dissertação descreve um estudo realizado em comunidades leitoras da Bíblia. De acordo com a proximidade com este livro, foi analisada a recepção de "Olhai os lírios do campo", de Érico Veríssimo. O estudo foi amparado por teorias da Estética da Recepçao e Sociologia da Leitura.

Palavras-chave: Leitura. Recepção. Leitura da Bíblia. Érico Veríssimo. Olhai os lírios do campo.

Downloads 3279  3279  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Univerisdade Estadual de Maringá  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A nação brasileira entre o fato e a ficção: literatura e questão nacional na imprensa porto-alegrens Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
JAHN, Dilamar Paulo

O presente estudo propõe-se a investigar os debates sobre literatura e questão nacional na imprensa porto-alegrense, entre os anos de 22 e 37. Para tanto, pesquisaram-se os jornais Correio do Povo e Diário de Notícias, bem como as revistas Máscara e Revista do Globo. O objetivo é verificar, de uma parte, de que modo a imprensa de Porto Alegre, no referido período, percebeu e debateu a literatura sua contemporânea, e, de outra, de que modo percebeu e debateu a questão da nacionalidade, da identidade nacional, da brasilidade. Com tal intuito, examina-se, inicialmente, a questão nacional e a literatura no largo período anterior, do romantismo às vésperas da Semana de Arte Moderna. Tal exame mostrou-se fundamental para fins de comparação e contraste, em suma, de alicerce para a leitura aqui proposta. O entrelaçamento de literatura, questão nacional, história e sociedade é igualmente ensaiado, objetivando um quadro mais completo do momento político, social e cultural do período. Os resultados evidenciam a permanência do debate sobre a questão nacional, desde o romantismo brasileiro, não significando, contudo, continuidade invariável de respostas às questões em pauta. Grosso modo, um ufanismo legitimador e um pessimismo reformista são as posições dominantes e em disputa. A partir de 1924, com a virada nacionalizante dos modernistas, uma nova espécie surge: um ufanismo reformista, que será a tônica desses anos aqui estudados.

Palavras-chave: Identidade nacional. Imprensa. Literatura brasileira.

Downloads 3481  3481  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.lume.ufrgs.br  Site http://www.lume.ufrgs.br
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