Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
O uso da LIBRAS no ensino de leitura de Português como segunda língua para Surdos: um estudo de caso |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
MOURA, Débora Rodrigues
Esta pesquisa vincula-se ao Grupo ILCAE (Inclusão Lingüística em Cenário de atividades Educacionais) e parte da necessidade de mais pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de crianças surdas. Ancorada na Teoria Socio-Histórica e Cultural de Vygotsky (1930/1987), tem por objetivo investigar como o significado de um texto escrito em Português pode ser negociado em LIBRAS. O estudo é conduzido em uma perspectiva de bilingüismo, que considera a Língua de Sinais como primeira língua e o Português como segunda língua. A fundamentação teórica discute conceitos da Lingüística Aplicada, tais como linguagem (Bakhtin, 1929) e letramento crítico (Coracini, 2002; Fulgêncio e Liberato, 2003; Leal, 2004; Soares, 2008, entre outros), da Psicologia, como ensino-aprendizagem, desenvolvimento e defectologia (Vygotsky, 1934) e da área de Estudos da Surdez (Ferreira Brito, 1995; Moura, 2000; Perlin, 2001, Fernandes, 2003; Quadros, 2002/2003; Pereira, 2005; Finau, 2006, entre outros). A metodologia de pesquisa aqui adotada é o estudo de caso (Chizzoti, 2006), numa visão de pesquisa qualitativa (Freitas 2003). O estudo foi realizado numa escola municipal da periferia de São Paulo que atende alunos Surdos na Educação Infantil e Ensino Fundamental e teve como participantes focais 11 alunos do 4o ano do Ciclo I e a professora-pesquisadora. Foi analisada uma aula de leitura de Língua Portuguesa como segunda língua e, como resultado, foi possível compreender como ocorre a construção de significados mediados pela LIBRAS em práticas que trazem uma visão bilíngüe de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Leitura, Surdez, LIBRAS, Linguagem, Ensino-Aprendizagem, Bilingüismo e Identidade.
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1722 0 bytes http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
De riograndense a gaúcho : o triunfo do avesso : um processo de representação regional na literatur |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Carla Renata Antunes de Souza
Este estudo quer, através do cruzamento de várias manifestações literárias sobre o Rio Grande do Sul do século XIX, acompanhar o percurso dos termos “riograndense” e “gaúcho”, principalmente, na Literatura regional e de viagem, buscando observar as alternâncias de sentido nas formas de designar o habitante do Rio Grande do Sul, iniciado em 1847 com José Antonio do Vale Caldre e Fião e o romance “A Divina Pastora”, que inaugura o gênero regionalista, estendendo-se até “O vaqueano”, de 1872, além de outros contos de Apolinário Porto Alegre. Assim, o problema central desta pesquisa foi descobrir quando e porquê o ser social “riograndense” assimila e é convertido no ser cultural denominado “gaúcho” e que circunstâncias históricas contribuem para essa transformação, que intenções contribuíram para a construção da imagem do gaúcho tal como a conhecemos hoje e como esta fabricação foi iniciada e se perpetuou ao longo da história. Tendo em vista que o capital cultural dos rio-grandenses é fruto de uma construção histórica, assentada em guerras e lutas que não foram fabricadas, nem imaginadas pelos homens das “belas letras”, foram, sim, representadas em prosa e verso, reconstituídas e embelezadas, recontadas à sua maneira, no firme propósito de perpetuação de uma memória, o que, sem embargo, exige um perseverante culto ao passado por meio de uma sempre seletiva memória histórica, pois se à historiografia cabe evidenciar e trazer à tona determinados fatos, também não é menos verdadeiro que quem a escreve também pode calar quando for conveniente. Considerando, portanto, que na Província do Rio Grande de São Pedro, o século XIX viera e se fora sob o signo da guerra, onde sob constante fogo cruzado se estabeleceram os parâmetros identitários dos rio-grandenses, e que nestas lutas alguns deles entraram como “monarcas” e “gaúchos”, outros se enfrentaram como “luso-brasileiros” e “hispano-platinos” e entre uns e outros surgiram os “gaúchos brasileiros”. E constatando ainda que a Literatura do período tratará com igual fervor este estado de permanente atuação militar, em que restará consagrada pela pena dos autores, a grande revolução de 1835, mas sem embargo da autoridade histórica deste fato, não foram de menos importância as inúmeras guerras de manutenção das fronteiras, assim como a Guerra do Paraguai (1865 a 1870) e, ainda, a Federalista (1893 a 1895), que constituíram os momentos mais tensos do processo de afirmação política nacional e regional, registrando na memória coletiva sul-riograndense o cheiro de pólvora e sangue que permeou um século de história do extremo sul do Brasil. De modo que a História forneceu os subsídios necessários à fabricação do estilo riograndense de ser e à Literatura coube forjar um caráter, um comportamento e um nome, num processo contínuo de construção cultural, que aderiu de tal modo ao imaginário social, que hoje é praticamente impensável outra denominação aos habitantes do Rio Grande do Sul, que não seja a de gaúchos, e que, todavia, não são caricaturas nem de guascas da cidade, nem de janotas do campo.
Palavras-chave: Historia do Rio Grande do Sul. História e literatura. Identidade regional.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
De Meninos a "Homens": Possibilidade de Leituras da Infância em Conversa de Bois, Campo Geral e MUtu |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SIRINO, Salete Paulina Machado
Esta pesquisa, de caráter analítico e bibliográfico, tem como foco a temática da infância e objetiva apontar algumas possibilidades de leitura do conto Conversa de Bois, que integra o livro Sagarana, e da novela Campo Geral/Miguilim, que integra a obra Corpo de baile, de João Guimarães Rosa, bem como da transposição fílmica de Campo Geral para o filme Mutum (2007), de Sandra Kogut. Portanto, a presente dissertação atém-se à práxis da leitura literária, articulada às teorias sobre a recepção de textos literários de Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser, Vincent Jouve, Umberto Eco e Mikhail Bakhtin, à leitura analítica interpretativa dos referidos textos rosianos. E, ainda, a pesquisa visa o estudo do conceito sociológico de infância, advindo da tradição europeia, respaldada nos autores Elizabeth Badinter e Philippe Ariès, e no contexto cultural brasileiro em Gilberto Freyre, e ainda, analisa-se o rito precoce de passagem de menino a “homem” de Tiãozinho e Miguilim – personagens de Guimarães Rosa –, tendo por base os pressupostos teóricos de Mircea Eliade.
Palavras-Chave: Infância. Leitura Literária. Literatura e Cinema.
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1868 0 bytes UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paran http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Thom Pain (Baseado em nada) do escritor norte americano Will Eno: o existencialismo stand-up no text |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ZANOTTI, Luiz Roberto
Will Eno, um dos mais promissores dramaturgos estadunidenses de sua geração, cujas peças foram produzidas em diversos países, foi apontado pela crítica como o herdeiro da dramaturgia de Edward Albee e Samuel Beckett. Depois da produção brasileira de Temporada de Gripe, levado à cena pela Sutil Companhia de Teatro, Eno cedeu ao grupo os direitos de um novo texto intitulado Thom Pain (baseado em nada), uma peça que foi designada como sendo uma mistura da filosofia existencialista e da comédia stand-up. A proposta desse trabalho centralizou-se na análise da peça Thom Pain (baseado em nada), nos seus aspectos textuais e espetaculares, tomando como pano de fundo, toda uma discussão contemporânea a respeito da pós-modernidade no teatro.
Palavras-chave: Filosofia existencialista. Comédia stand-up. Will Eno. Thom Pain. Pós-dramático. Contemporaneidade.
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2124 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://www.dramaturgiacontemporanea.com.br/artigos.php?art=3&letra=E |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Newton Sampaio: a leitura de ontem e de hoje |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GUINSKI, Lilian Deise de Andrade
O presente trabalho visou analisar a obra literária do paranaense Newton Sampaio, produzida na década de 30 do século XX. A análise foi desenvolvida sob a perspectiva da Estética da Recepção, teorizada por Hans-Robert Jauss, cuja proposta é destacar a participação do receptor na obra, estabelecendo, e até mesmo, direcionando sentidos e valores para ela ao longo do tempo. A dissertação inicia pela análise contextual do período compreendido entre os anos de 1920 a 1940, de modo a possibilitar um enquadramento histórico-cultural. Em seguida, tratou-se do Movimento Modernista, bem como das características do movimento que foram adotadas por Newton Sampaio. O terceiro capítulo trata da vida e da obra do autor paranaense, privilegiando o seu trabalho criador na literatura. O capítulo seguinte expõe os princípios fundamentais da Estética da Recepção, reaproveitados na análise da obra literária. A dissertação encerra-se com um estudo da obra "Remorso". A pesquisa procurou não apenas resgatar e divulgar a obra de Newton Sampaio, bem como posicioná-la em relação à produção ficcional do Modernismo brasileiro, destacando nela os procedimentos modernistas que renovaram a escrita ficcional do período.
Palavras-chave: Newton Sampaio. Estética da Recepção. Modernismo brasileiro. Literatura paranaense.
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2366 0 bytes dspace.c3sl.ufpr.br http://dspace.c3sl.ufpr.br |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A Construção da Casa Assassinada |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
DIAS, Saliva Nathalia
A presente dissertação analisa a construção narrativa do romance "Crônica da casa assassinada", de Lúcio Cardoso. Para tanto, faz-se necessário discutir as relações entre o real, o ficcional e o imaginário tendo como fundamentação teórica a proposta de Iser e suas definições para essas esferas. Este estudo visa investigar, também, por meio da revisão bibliográfica, os elementos que compõem a arquitetura do texto, tais sejam, os gêneros discursivos, a organização geral, a linguagem utilizada e as marcas de identidade dos personagens. Procura-se, ainda, demonstrar o papel de cada um desses elementos como suportes essenciais da construção de uma visão de mundo específica. Propõe-se, ainda, à revisão de algumas das críticas concernentes ao romance em questão, pois a arquitetura do texto tem sido negligenciada por outros estudos que tendem a percebê-la como erro fundamental. As conclusões deste trabalho revelam que o arranjo narrativo é meio para a construção de uma visão de mundo peculiar e que o entendimento da estrutura do texto é essencial para a compreensão total da obra.
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