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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Encontros entre a Literatura Infantil e a Escola Transformadora: uma análise de práticas na Escola P Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SOUZA, Daniela dos Santos

Investigação sobre o trabalho realizado com a literatura infantil na década de 1980 nas escolas municipais de Araucária. Essas escolas desenvolveram projetos de educação dentro de uma proposta transformadora e democrática neste período marcado pelo fim da ditadura militar no Brasil. O objetivo foi verificar a prática organizada por professores, a partir desta proposta, com a literatura infantil renovadora e contestadora que chegou às escolas naquela década. Este estudo usou como fontes os documentos da Secretaria Municipal de Educação de Araucária, o arquivo pessoal de professores e os depoimentos cedidos em entrevistas individuais e encontros coletivos, além de estudo bibliográfico e da apresentação de diversos textos infantis. Às diferentes fontes foi destinada a mesma análise, sem conferir a nenhuma delas graus de importância maiores ou menores. Este trabalho mostrou que houve uma prática consciente do uso desta literatura como elemento de discussão e construção de uma nova realidade nas escolas de Araucária.

Palavras-chave: Literatura infantil. Araucária. Década de 1980. Práticas escolares.

Downloads 14585  14585  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3.ufpr.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Estudo sobre um instrumento de escrita designado como auto-retrato para a expressão do indivíduo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PASSALACQUA, Claudia Loewenberg

Este trabalho investiga um instrumento de escrita, intitulado Auto-Retrato, destinado a coletar dados sobre a expressão psíquica do indivíduo. Trata-se de um questionário de trinta e cinco questões, abertas, dirigidas ou semi-dirigidas, no qual a ordem das respostas é livre, assim como o fato de que algumas questões podem vir a ser respondidas inúmeras vezes e outras, nunca serem respondidas. O instrumento foi utilizado num grupo de mulheres, encaminhadas, pela saúde mental, a um posto de saúde da periferia de São Paulo. As mulheres pertenciam a classes sócio-econômico-
culturais baixa e média baixa, em sua maior parte, com poucos anos de escolaridade, mas, no, geral, com experiência de trabalho, na faixa etária de 30 a 60 anos. Chegaram ao posto de saúde via encaminhamentos de psiquiatras e psicólogos, com queixas de depressão, estresse, entre outras. O grupo era coordenado pela psicóloga-pesquisadora e por uma terapeuta ocupacional. Inicialmente, seu objetivo era realizar atividades manuais e paralelamente a elas criar um espaço para a fala e escuta das mulheres entre si e pelas terapeutas. Ao apresentar o questionário às mulheres, a psicóloga- pesquisadora leu a elas suas instruções, suas questões, explicou-lhes as formas de utilização, juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.O questionário era mantido no posto de saúde e apenas cada mulher e as terapeutas tinham acesso a ele. Devido a todas as condições que envolvem um atendimento público- assiduidade, pontualidade, continuidade do atendimento, entre outras - o emprego doAuto-Retrato não ocorreu de modo constante em todas as sessões e nem foi igualmente usado por todas as mulheres.

Palavras-chave: Instrumento de Escrita, Auto-Retrato, Grupo Terapêutico, Posto de Saúde, Mulheres.

Downloads 838  838  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Site do LAEL  Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Estudos de transitividade em Língua Portuguesa: o perfil do gênero cartas de venda Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LOPES, Rodrigo Esteves de Lima

Esta pesquisa, parte do projeto DIRECT (LAEL-PUCSP), estuda 104 cartas de venda de produtos e serviços (33.633 palavras) - escritas em português brasileiro. Três são seus objetivos: a) estudar os movimentos (e passos) das cartas b) estudar as escolhas léxico-gramaticais no sistema de transitividade em cada um dos movimentos e c) analisar as representações veiculadas pelos documentos. O trabalho teve como fundamentação teórica a Gramática Sistêmico- Funcional (Halliday, 1985, 1994) e a Análise Genérica (Swales, 1990, 1991, 1992).

Downloads 1357  1357  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-SP   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Feedback em ambiente digital : um processo interlocutório de leitura e produção escrita Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COSTA, Patrícia da Silva Campelo

Partindo das pesquisas de Ramal (2002) e Waquil e Behar (2009), as quais sustentam a utilização de ambientes online no processo de ensino, esta pesquisa tem como propósito discutir a utilização de uma ferramenta digital de edição de texto coletivo (ETC)1 na reescrita de textos em língua estrangeira (LE). Investiga-se de que maneira a etapa de reformulações colaborativas de produções escritas individualmente ocorre em uma ferramenta para construção de textos coletivos. Procura-se observar, quando da utilização desse programa como recurso mediador de feedback escrito, de que modo o aluno lida com o processo de reformulação de textos escritos em inglês como LE. Tendo como ponto de partida a manipulação dos gêneros textuais resenha crítica de cinema/seriado e fanfiction2, é observado o decorrer de uma tarefa colaborativa em ambiente digital. Procura-se discutir quais processos cognitivos relacionados à aprendizagem de línguas podem ser desencadeados a partir do uso da ferramenta.

Palavras-chave: Ambientes Online. Gêneros textuais. Heroi. Ambiente digital. Reescrita de textos.

Downloads 1033  1033  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/24042
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Globo Repórter: uma investigaçăo sobre o estilo textual da reportagem televisiva Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BOBERG, Alloyse Rodrigues


Numa época em que os “acontecimentos” são disponibilizados ao público praticamente vinte e quatro horas por dia, o jornalismo de televisão certamente foi escolhido como fonte de informação por boa parte da população brasileira. A televisão trouxe a democratização da informação ao país, já que utiliza uma linguagem acessível ao público, independentemente do nível cultural. A linguagem adotada pelos telejornais se caracteriza como uma forma objetiva de transmitir os acontecimentos e também uma maneira didática de informar. Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo investigar as características estilísticas da linguagem jornalística de televisão, que fazem com que tal linguagem seja facilmente compreendida pelo público. O corpus de análise consiste em duas edições do Globo Repórter, programa semanal da Rede Globo de Televisão. Serão investigados os recursos lingüísticos mobilizados pelos jornalistas, na elaboração dos textos, que criam efeitos de naturalidade e espontaneidade, com o propósito de tornar a informação mais clara ao público.

Palavras-chave: Estilo lingüístico. Reportagem de televisão. Gêneros do
discurso.

Downloads 2137  2137  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/17194
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Híbrida, mas não caótica, a literatura brasileira é Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RICHTER, Vanusa C.P.

A realização deste trabalho tem como norte a verificação de questões típicas de países periféricos colonizados, como a busca identitária imbricada num processo de hibridação cultural. Para tanto, trabalhamos com duas obras consagradas da literatura brasileira: "Iracema", de José de Alencar, e "Macunaíma", de Mário de Andrade, vinculando estas a seus períodos literários correspondentes e, estes, ao meio social e político, numa abordagem que privilegia a sociologia da literatura, em que a obra de Antonio Candido, especialmente, serve de base teórico-prática para a realização desta pesquisa. Nesse contexto, achamos interessante, também, verificar como o indianismo de Alencar, trabalhando numa perspectiva pós-colonial e imbuído de um sentimento patriótico e mitificador do índio e da natureza, faz com que a literatura brasileira integre-se às literaturas européias. E, ainda, com que estratégias "Macunaíma consegue inverter esteticamente a visão etnocêntrica tradicional e trabalhar com a capacidade crítica de selecionar o que não é do autóctone, mas que nos interessa, tingindo esta ação seletiva e seu produto com as cores locais para torná-los dignos representantes de nosso sincretismo racial e cultural. Assim, através de uma postura crítico-sociológica, damos início a uma caminhada pelo viés literário e verificamos que este revelou a hibridação cultural própria do povo brasileiro, ultrapassando preconceitos etnocêntricos, aparentemente sólidos, e mostrando que o caldeamento de raças e, consequentemente, de crenças e costumes, não deve ser olhado sob a ótica da anomalia, mas sob a luz da fertilidade. Desse modo, as obras analisadas, apesar de possuírem estéticas singulares e pertencerem a quadros sociopolíticos distintos, apresentam em sua essência um compromisso literário maior: fazer uma ficção representativa da realidade cultural brasileira.

Palavras-chave: Análise sociológica. Hibridação. Literatura brasileira.

Downloads 1275  1275  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Identidade, memória, oralidade e escrita em Narradores de Javé Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LIMA, de Amauri

A dissertação apresenta a análise do filme "Narradores de Javé" (2003), de Eliane Caffé. A análise do filme suscita discussões sobre os sentidos da sociedade e os caminhos da construção do conhecimento histórico, pois o filme alude a vários problemas epistemológicos, como a posição do historiador e da história, a verdade absoluta e o caráter científico atribuído à escrita. Por meio da análise problematizamos o cotidiano que nos cerca, a partir das questões: como nos constituímos como grupo social? O que faz de uma comunidade, comunidade? Nossa hipótese mais plausível é que nossa lógica social é construída pela identidade, pela memória e por nossa maneira de entender os símbolos culturais. Na construção da análise discutimos o fato do cinema nacional problematizar a construção de uma identidade brasileira, que se revela relacional. Discutimos ainda o papel da memória e a contribuição da oralidade e da escrita na formação de uma sociedade, de forma que as representações sobre memória, oralidade e escrita presentes no filme sugerem o alargamento da memória social e o consequente estreitamento da memória individual em decorrência da difusão da escrita, revelando que as diferentes culturas geram modos de pensar específicos de acordo com o papel que nelas ocupam as expressões oral e escrita.

Palavras-chave: Identidade. Memória. Oralidade. Escrita.

Downloads 23942  23942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIOESTE  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Horizontes raciais : a idéia de raça no pensamento social brasileiro - 1880-1920 Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COSTA, Hilton

Este trabalho tem por objetivo analisar questões ligadas ao pensamento social brasileiro da virada do século XIX para o século XX. Utilizando como fontes textos significativos do período, mais especificamente as principais obras de Sílvio Romero, Raymundo Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Alberto Torres, procurou-se observar a presença da noção de raça e, a partir desta noção central, a análise social naquele momento, perceber a apropriação, a adequação e a utilização de idéias estrangeiras na interpretação do Brasil, ainda destacando a relevância da raça para esse pensamento social brasileiro através de quatro de seus expoentes.

Palavras-chaves: Pensamento social. Questão racial. Raça.

Downloads 816  816  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O Diário de Leituras: uma experiência didática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BUZZO,Marina Gonçalves
Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem um grande desafio: o de realfabetizar, desinibir e motivar seu aluno a ler, a compreender textos e a produzir outros, pois são esses os objetivos básicos de EJA, para o processo de ensino-aprendizagem. Como são vários os fatores que impedem a realização dessas metas, introduzimos o diário de leituras como o instrumento didático preferencial para tentarmos alcançá-los.O objetivo central desta dissertação de mestrado é verificar se a experiência didática de produção de diários de leitura atingiu os objetivos propostos nas instruções que para ela foram dadas, e seus objetivos específicos são: a) verificar como as instruções foram seguidas pelos alunos; b) comparar as formas de cumprir as instruções entre diferentes sujeitos; c) verificar se há diferenças significativas e quais são elas entre diários da terceira produção e diários da última produção dos alunos.
Palavras-chave: Ensino, leitura, texto literário, compreensão, fragmentação, interpretação.

Downloads 2621  2621  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http:///www.pucsp.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Identidades surdas no processo de identificação lingüística: o entremeio de duas línguas Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MARTINS, André Luís Batista

Esta pesquisa defende a hipótese de que as identidades surdas se constituem na tensão resultante do entremeio das duas línguas a lhes afetar: a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e o Português. Esse contexto faz os alunos surdos viverem, constantemente,entre o desejo da fala e a necessidade do acesso a uma língua gestual (LIBRAS), a qual lhes possibilitaria uma certa identificação com seus pares.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de língua. Educação de surdos. Surdez. Português e língua de sinais. LIBRAS. Identidades surdas. Identificação lingüística. Política de inclusão.

Downloads 9639  9639  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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