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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A revista Festa e a modernidade universalista na arte estido de caso : Adelino Magalhães Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RUCKER, Joseane de Mello

Esta dissertação visa discutir as concepções acerca de Modernismo e nacionalidade a partir do ideário estético elaborado pelos intelectuais da revista Festa: mensário de Pensamento e de arte, no decorrer da sua primeira fase, ou seja, 1927 – 1929, contemporânea aos grupos modernistas paulistas, demonstrando uma visão sobre arte divergente daquelas expostas por outros grupos. Para isso, é apresentado um breve panorama sobre as origens do nacionalismo literário na Europa e no Brasil; as confluências e divergências entre Festa e outros periódicos e a inquietação do grupo diante das inovações culturais do início do século XX. A fim de compreender as percepções dos intelectuais do Mensário sobre arte, centramo-nos na pesquisa dos artigos de seus principais colaboradores: Andrade Muricy, Tasso da Silveira, Henrique Abílio e Barretto Filho. Após a análise desse ideário, investigamos a relação entre o aparato estético idealizado pelos autores e a concretização do mesmo no âmbito da literatura. Assim, utilizamos os contos de Adelino Magalhães, um dos principais realizadores do alvitre estético do Mensário, sobretudo aqueles pertencentes às obras publicadas na década de 20, para verificar em que medida a criação literária do autor realiza os pressupostos teóricos do grupo. Em forma de anexos, acrescentamos uma antologia de artigos de Festa e de contos de Adelino Magalhães que consideramos essenciais para a apreensão das aspirações do Periódico.

Palavras-chave: Nacionalidade. Revista Festa. Modernismo.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Afrânio Coutinho, crítico e historiador da Literatura Brasileira: uma leitura  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BRESSAN, Inês Cardin

O presente trabalho tem por objetivo central a leitura da obra do historiador e crítico literário Afrânio Coutinho (1911-2000), bem como a apresentação de seu método crítico, ressaltando o seu pensamento a respeito da literatura como fenômeno estético, fugindo da abordagem positivista, que estudava o fenômeno literário a partir de valores extrínsecos como a biografia do autor, o contexto histórico no qual este estava inserido, dentre outros, sem levar em consideração os fatores intrínsecos do mesmo. Além disso, traça-se um panorama analítico das histórias de literatura brasileira publicadas antes e depois d'A Literatura no Brasil, com considerações a respeito de seus autores. Motivou a realização do trabalho, a necessidade sentida de uma releitura da obra de Afrânio Coutinho, salientando que A Literatura no Brasil, sua principal obra, é um projeto escrito a várias mãos, o que faz dela um vasto painel de múltiplas visões, que leva o leitor à absorção de um número maior de pontos de vista a respeito do fato literário.

Palavras-Chave: Literatura Brasileira. História Literária. Crítica Literária. Afrânio Coutinho.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Amor romântico x deleite dos sentidos : Cassandra Rios e a identidade homoerótica feminina na litera Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PIOVEZAN, Adriane

O presente trabalho propõe o estudo de dois romances de Cassandra Rios, "A Volúpia do Pecado" (1948) e "Copacabana Posto 6 – A Madrasta" (1972), nos quais pretende-se analisar a construção de uma identidade homossexual feminina na literatura brasileira. Seu pioneirismo está em garantir o direito à existência ficcional das lésbicas como protagonistas, não como simples figurantes de uma história. Ao trabalhar a questão da identidade, Stuart Hall enfatiza a construção histórica da identidade, em que o sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, contraditórias e deslocadas.Comparando os dois livros de Cassandra Rios é possível perceber os conflitos e questionamentos diante dos processos de identificação em relação ao papel do que é ser lésbica em um contexto de personagens urbanas. Sua narrativa ousada e classificada por alguns como pornográfica, evidencia a crítica ao sistema hetero-patriarcal-falocêntrico. Ao se inserir na cultura de massa, sua narrativa linear repleta de sexo, adquiriu ressonância cultural. Ao fazer uso de conceitos machistas/falocráticos inerentes àquele contexto histórico Cassandra Rios os questionou de forma transgressora.

Palavras-chave: Cassandra Rios. Identidade. Literatura lésbica.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Análise de interações interlocutivas em um portal educacional online: tema e valoração Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
VIEIRA. Inglyde Jeane Silva

Este estudo apresenta uma análise de interações interlocutivas em fóruns de discussão, intitulados: “HQs e clássicos literários”, “Adaptações cinematográficas” e “Internetês”, inseridos no ambiente de formação continuada online Hora Atividade Interativa (HAI) no Portal Educacional do Estado do Paraná (Portal Dia a Dia Educação). Buscou-se compreender como se constituem essas interações interlocutivas em situação de formação continuada de professores de Língua Portuguesa, em ambientes online de interação (fóruns do Portal Dia a Dia Educação), ao que resulta em uma comunicação substancialmente mediada pela tecnologia digital. A investigação direcionou a análise para a HAI como o ambiente que mobiliza discussões nos fóruns do Portal, sobretudo para os professores e demais envolvidos na interação online, e como essas interações sociodiscursivas estão imbricadas, com vistas a compreender as relações assimétricas entre os interlocutores.
Como resultados, no contexto dessa formação continuada, a análise aponta para uma acentuação conteudista dos temas em pauta na formação, bem como uma valoração mais proeminente dos materiais disponibilizados e da demanda oficial em detrimento aos posicionamentos dos professores advindos de seus saberes constituídos na prática educativa.

Palavras-chave: Análise dialógica do discurso. Formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Fórum de discussão. Portal Educacional.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!As dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita e suas relações com a ansiedade Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
BAZI, Gisele A. do Patrocinio

São poucos os estudos experimentais que procuram encontrar ligações entre a ansiedade e as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. O estudo aqui apresentado, além de focalizar tal questão, também utilizou as concepções sobre traço e estado de ansiedade, o que na literatura é muito escasso. Assim, os objetivos deste trabalho foram analisar a relação existente entre os níveis (alto ou baixo) e tipos de ansiedade (traço - incluindo e excluindo a mentira - e estado) e o desempenho em leitura e escrita, considerando-se o gênero e a idade. A população investigada foi de 112 sujeitos, de 8 e 9 anos, de duas escolas públicas. Todos os sujeitos foram classificados por intermédio de três ditados, e depois foram avaliados através de uma prova de leitura e de dois instrumentos de ansiedade, um envolvendo o estado, sendo o Inventário de Ansiedade Traço-Estado, para crianças; e um envolvendo o traço (incluindo ou não a mentira), sendo a Escala de Ansiedade Manifesta para crianças e adolescentes. Os dados encontrados foram submetidos à análise de variância e os resultados globais evidenciaram que houve uma relação significativa entre o estado de alta ansiedade e as dificuldades em leitura e em escrita. Também foi possível falar em uma tendência para as crianças mais velhas serem mais ansiosas do que as mais novas. Quanto ao gênero, os resultados mostraram-se difusos, quando relacionados aos níveis e tipos de ansiedade.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ansiedade. Leitura. Escrita. Psicologia educacional.

Downloads 21801  21801  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da UNICAMP  Site http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000206278&fd=y
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Atividade de Aprendizagem Colaborativa e Inovadora de Professores: ressignificando as fronteiras Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MATEUS, Elaine Fernandes

Este estudo tem o propósito de investigar uma rede de sistemas de
atividade de aprendizagem colaborativa e inovadora de professores, a fim de contribuir para a compreensão (a) de suas possibilidades de ressignificação das fronteiras dos mundos universidade-escola e (b) das relações entre os atos sociais concretos de enunciação engendrados em sua trama ideológica e as transformações em seus elementos constitutivos.

Downloads 4528  4528  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Augusto dos Anjos e a poesia científica Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SABINO, Márcia Peters

Esta dissertação pretende demonstrar a influência da poética científica na obra de Augusto dos Anjos. Para tanto, será recuperado o contexto de surgimento dessa proposta estética, a qual tentaremos caracterizar a partir das obras de Rocha Lima, Sílvio Romero e Martins Júnior. A poesia de Augusto dos Anjos será comparada à produção poética de alguns poetas científicos, tendo em vista quatro linhas mestras escolhidas a partir da proposta da poética científica: as relações da poesia com as idéias científicas e filosóficas do Positivismo; a adoção de uma estética do prosaico e do feio; a expressão dos sentimentos do eu-lírico; e a abertura para o contexto social.

Palavras-chave: Poesia científica. Rocha Lima. Sílvio Romero. Martins Júnior. Augusto dos Anjos.

Downloads 8258  8258  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.ufjf.br/  Site http://www.ufjf.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Aventuras da linguagem: princípios da narratologia genettiana aplicados à obra de Jamil Snege Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
WINCK, Otto Leopoldo

Surgida no final dos anos 1960, do entroncamento de estruturalismo e semiótica, a narratologia tornou-se um importante instrumento de análise formal da narrativa. Foi o crítico francês Gérard Genette, em uma longa seção de seu livro Figures III, de 1972, denominada Discours du récit, um dos primeiros a apresentar uma poderosa síntese dessa corrente da crítica literária. No primeiro capítulo da presente dissertação, contextualiza-se a narratologia no conjunto dos estudos literários e situa-se a importância de Genette para a consolidação dessa disciplina. A seguir, de maneira esmiuçada, discorre-se sobre o método e as categorias propostas para a análise do discurso narrativo. Todo esse instrumental é apresentado com exemplos
e não raro com alguns reparos quanto a determinadas noções. Em seguida, no segundo capítulo, depois de situar-se a obra de Jamil Snege no âmbito da literatura produzida no Paraná, alguns desses princípios são utilizados para a análise das
seguintes narrativas: as novelas "Tempo sujo" e "Viver é prejudicial à saúde'", o romance "Como eu se fiz por si mesmo", além de alguns contos. Depois de mapeados os principais procedimentos narrativos de que se serve Jamil Snege, avalia-se a
pertinência da narratologia no atual cenário dos estudos literários.

Palavras-chave: Gérard Genette. Narratologia. Narrativas. Jamil Snege. Literatura paranaense.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Bases epistemológicas para a elaboração de um dicionário de lingüística da enunciação Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CREMONESE,Lia Emília
Este trabalho tem dois objetivos. O primeiro é investigar epistemologicamente o campo da Lingüística da Enunciação, verificando em que termos é possível afirmar sua existência. Para isso, buscam-se os seus elementos, as suas fronteiras, a sua situação no Brasil e como esse panorama se formou. O segundo objetivo é fazer uma descrição dos elementos do Dicionário de Lingüística da Enunciação e, a partir da análise de alguns desses itens, verificar como o campo está caracterizado em tal dicionário. Conclui-se que o sintagma “Lingüística da Enunciação” pode ser usado para denominar: 1) um campo heterogêneo que reúne teorias que têm em comum produzir um quadro figurativo do objeto “enunciação”, inserindo o sujeito na linguagem; 2) cada uma das teorias enunciativas isoladamente. A partir da descrição e da análise do plano do dicionário, constata-se que os autores e os verbetes polissêmicos poderiam ser apresentados no dicionário de uma maneira mais próxima à área, e que, embora a árvore de domínio não consiga dar conta das especificidades de um campo – em especial, da Lingüística da Enunciação –, ela é válida como forma de pensar o campo e de guiar a equipe que elabora o desenho da obra terminográfica e os verbetes.
Palavras-chave: Lingüística da Enunciação; Epistemologia da Enunciação; Dicionário de Lingüística da Enunciação.

Downloads 519  519  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Catatau, de Paulo Leminski: Occam versus Cartésio contra a ditadura da razão Popular Versão: 
Atualização:  27/5/2008
Descrição:
MOREIRA, Caio Ricardo Bona

Este trabalho tem como objetivo analisar o "Catatau", de Paulo Leminski. A narrativa dessa obra, de 1975, fala sobre a possível visita do filósofo Descartes ao Brasil Colônia das invasões holandesas. Aqui, Descartes segura uma luneta e um cachimbo feito com ervas alucinógenas.

Palavras-chave: Catatau. Paulo Leminski. Pós-estruturalismo.

Downloads 1220  1220  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL- SC  Site http://
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