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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (11)


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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Atuação e formação dos professores de Química na EJA características dos estilos de pensamento – u Popular Versão: 
Atualização:  12/8/2010
Descrição:
LAMBACH, Marcelo

Este trabalho apresenta o estudo de uma pesquisa feita com os professores de Química que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública do Estado do Paraná. Tomando como referência a Epistemologia de Ludwik Fleck, buscou-se identificar os possíveis elementos que caracterizam o Estilo de Pensamento desses docentes, e como esse interfere na ação pedagógica.

Palavras-chave: Formação continuada. Formação de professores. Formação permanente. Ensino de Química. Educação de Jovens e Adultos. Ludwik Fleck. Paulo Freire.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Produção de papel artesanal de fibra de bananeira: uma proposta de ensino de química por projeto Popular Versão: 2009
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LACERDA, Nília Oliveira Santos

O projeto de produção de papel artesanal a partir da fibra de bananeira surgiu no Colégio Estadual Jardim América, em Goiânia – GO, a partir de uma experiência vivenciada por alunos do Ensino Médio, durante uma visita na Cooperativa de Reciclagem Cooprec, em função de um trabalho que estava sendo realizado sobre o tema gerador LIXO. A partir desse projeto sentimos a necessidade de um estudo mais aprofundado do tema, o que foi feito por meio de um material paradidático sobre a produção de papel e suas relações com conceitos científicos. Para fundamentação do material proposto utilizamos com referenciais norteadores: o ensino por projetos numa perspectiva freireana, o enfoque CTSA, a educação ambiental, a experimentação investigativa, a necessidade de contextualização e de interdisciplinaridade. A metodologia utilizada para aprofundamento do tema foi: pesquisas sobre história e química do papel, entrevistas semiestruturadas com os sócios da cooperativa (Cooprec), com a Assessora do Núcleo Artesanal de Reciclagem. Também foi proposto aos alunos participantes do projeto que formulassem questões que gostariam de aprender em relação ao processo e que pudesse ser explicado por meio de conceitos científicos de maneira interdisciplinar. As questões apresentadas foram analisadas e relacionadas aos conteúdos de química e áreas afins (biologia, geografia etc.). Em seguida as questões foram relacionadas com todos os tópicos que ajudariam a respondê-las, definindo os conteúdos a serem trabalhados no material paradidático. Para a elaboração desse material partimos dos seguintes princípios: (a) o aproveitamento de resíduos da bananicultura como matéria-prima natural; (b) possibilidade de um trabalho com enfoque na preservação ambiental; (c) o resgate e a valorização de técnicas artesanais; (d) a utilização de tema gerador para o ensino de conceitos científicos, ambiente e cidadania; (e) a inserção de textos que tratam sobre atitudes e valores importantes para a formação de alunos críticos e ativos. Um dos objetivos da nossa proposta apresentada é aprimorar o projeto com uma problematização, relacionando esse tema gerador com os conteúdos de química, na tentativa de tornar seu ensino mais significativo para os alunos.

Palavras-chave: Ensino por projetos. Papel de fibra de bananeira. Material paradidático.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!O Texto de Experimentação na Educação em Química Popular Versão: 2005
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
GONÇALVES, Fábio Peres. O Texto de Experimentação na Educação em Química: Discursos Pedagógicos e Epistemológicos. Dissertação. Mestrado em Educação Científica e Tecnológica - UFSC - PPGECT, Florianópolis, 2005.

Esta dissertação desenvolve um estudo que se propõe a problematizar a experimentação na formação docente e a repensar as características metodológicas das atividades experimentais na educação em Química. À luz de uma abordagem pedagógica e epistemológica, investigamos as características dos discursos sobre experimentos divulgados na revista Química Nova na Escola. Foram analisados 38 artigos e 4 questionários submetidos a autores com expressivo número de publicações na respectiva revista, e com reconhecida experiência em formação de professores. A partir da análise do “corpus” apontamos para a necessidade de transcender as atividades experimentais, enquanto simples artefato motivador dos alunos. De forma semelhante, destacamos a importância de refletir acerca dos entendimentos empirista-indutivistas de Ciência que orientam o discurso a respeito da experimentação. Enriquecer o conhecimento em sala de aula sobre a natureza da ciência pode ser favorecido, como sugere tacitamente parte dos textos, pela associação entre teoria e observação. A análise dos artigos ainda sinalizou para as atividades experimentais como constituinte de um contexto dialógico, apontando para o questionamento reconstrutivo, a construção de argumentos e a comunicação desses argumentos. Outra característica marcante no discurso dos autores foi a utilização de materiais e reagentes de baixo custo e fácil aquisição; principalmente, como modo de superar as deficiências infra-estruturais das escolas. Já os conteúdos conceituais se apresentaram fortemente nas propostas de experimentos, no entanto, os conteúdos factuais, procedimentais e atitudinais, também permearam os artigos, porém de forma muito implícita. Na perspectiva dos conteúdos, foi possível depreender a importância de vincular o contexto na qual os alunos estão inseridos com o conteúdo dos experimentos. Tal fato contribui para reforçar que os conteúdos não têm um fim em si mesmos, ponto de vista compartilhado pela maioria dos autores que responderam ao questionário. Portanto, ao ler artigos com sugestões de atividades experimentais, o professor, tanto da educação básica, quanto o formador, precisa entender que nesses escritos estão subentendidas características para tais atividades, e que podem agregar qualidade na prática docente.

Palavras-chave: Experimentação. Formação docente. Educação em Química.

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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Proposta de guia para apoiar a prática pedagógica de professores de Química em sala de aula inclusiv Popular Versão: 2010
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PIRES, Rejane Ferreira Machado

O ensino a alunos com deficiência visual é hoje uma realidade em nosso sistema educacional. Por isso, há qualquer momento, o professor pode deparar-se com um ou mais alunos com deficiência visual em suas classes regulares. Porém, muitos professores podem se sentir “despreparados” para trabalhar com esses alunos, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de materiais adaptados apoiadores, que possam servir de base para organizar suas estratégias de ensino. Outra questão é a falta de materiais orientadores que possam apoiar a prática pedagógica do professor de alunos com deficiência visual. Daí surgiu nosso problema de pesquisa: como desenvolver um guia básico contendo orientações para adaptação e dicas de convivência para apoiar os professores que recebem alunos com deficiência visual? Este trabalho descreve o desenvolvimento de um material para apoiar a prática pedagógica de professores da educação básica que tenham alunos com deficiência visual em sua sala de aula. Embora aborde questões metodológicas mais voltadas para a disciplina Química, seu conteúdo geral pretende também ser útil a professores de quaisquer disciplinas. Desenvolvemos este trabalho tendo como base a teoria histórico cultural Vigotskiana. A proposta foi avaliada por professores e estudantes de licenciaturas durante uma oficina na IX Semana de extensão da Universidade de Brasília. Para isso, utilizamos instrumentos variados de análise das informações, proposto por González Rey (2002, 2005) com objetivo de compreender o ponto de vista dos professores e estudantes de licenciaturas quanto à aplicabilidade do guia. A análise das informações apontou para a real necessidade do desenvolvimento de um material apoiador, que forneça orientações metodológicas a professores de alunos com deficiência visual.

Palavras-chave: Deficiência visual. Inclusão. Ensino de Química.

Downloads 1348  1348  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UnB, PPGEC, 2010.  Site 
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Uma Análise Sobre a Historiografia da Química no Brasil em Periódicos - 1974 a 2004 Popular Versão: 2006
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
SALATEO, Rosiney Rapolli

Este estudo aborda a produção brasileira de historiografia da química em artigos de periódicos, no período de 1974 a 2004. O pressuposto investigado é a interligação entre a atividade química industrial desenvolvida no país e a quantidade de artigos produzida. A discussão do debate internalista/externalista foi escolhida para iluminar alguns aspectos dessa produção, ao longo do período. Para isso, realizamos um levantamento dos artigos publicados nos principais periódicos brasileiros que abrigam a historiografia da química, bem como, uma pesquisa sobre a produção industrial do setor químico nacional no período estudado. A análise desse conjunto de dados nos revelou que existe uma inter-relação entre a produção industrial e a historiografia da química.

Palavras-chave: História da ciência. Historiografia de química. Internalismo. Externalismo. Indústria química brasileira.

Downloads 1355  1355  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Pensamento Crítico, Enfoque Educacional CTS e o Ensino de Química Popular Versão: 2007
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
FREIRE, Leila Inês Follmann

Neste estudo aponto o Ensino de Química com enfoque CTS como uma das possibilidades de desenvolver junto aos alunos o pensamento crítico em relação à Ciência e à Tecnologia.

É possível perceber uma relação muito grande entre o enfoque educacional Ciência, Tecnologia e Sociedade e a perspectiva de Pensamento Crítico (PC) desenhada para esta pesquisa. Ela está alicerçada nos pensamentos de Carraher (1983), Lipman (1995) e Freire (1986; 2000). A partir destes autores, o PC passa a ser entendido como a capacidade de analisar profundamente, questionar, discutir problemas e buscar soluções racionais adequadas, levando em consideração as diferentes opiniões sobre um mesmo assunto. Aliado ao Ensino de Química num
enfoque CTS o desenvolvimento do Pensamento Crítico ganha aplicação prática na sala de aula. Neste sentido, realizei um trabalho empírico com duas turmas de estudantes do ensino médio, com atividades voltadas ao desenvolvimento do PC.

Realizei sondagens iniciais e finais sobre o nível de pensamento crítico dos participantes e pude evidenciar que após a aplicação de seqüências didáticas, estruturadas sob a perspectiva CTS-PC, a capacidade de pensamento deles melhorou. As atividades realizadas em ambas as turmas durante as seqüências didáticas se basearam em casos simulados, uma atividade típica do enfoque CTS, e atividades dirigidas à educação do pensamento.

Com resultados principais apresento as metodologias utilizadas e os seus desdobramentos. Concluo apontando os principais avanços que os estudantes tiveram em sua maneira de pensar a Ciência e a Tecnologia e o desenvolvimento que as atividades trouxeram para o pensamento crítico.

Palavras-chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Pensamento crítico, Ensino de Química.

Downloads 1380  1380  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC - PPGECT  Site http://www.ppgect.ufsc.br/
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Metáforas-Andaime: As analogias como recurso argumentativo no Ensino de Química Popular Versão: 2007
Atualização:  8/8/2013
Descrição:
ROCHA, Aldeir Antônio Neto

Com o olhar atravessado pelas teorias de enunciação e linguagem propostas por Bakhtin, pela dialogicidade de Paulo Freire, e, especialmente, pela teoria da argumentação de Chaïm Perelman o Olbrechts-Tyteca, este trabalho buscou discutir elementos para uma prática dialógica no Ensino de Química. O objeto principal da investigação foi a utilização de analogias como recurso argumentativo e ferramenta para o processo de aprendizagem-ensino de Química, em salas de aula do Ensino Médio. Diversos aspectos permearam a discussão, dentro os quais, destaquei: o papel da linguagem dentro da sala de aula; a importância das condições prévias dos alunos; a construção do conhecimento científico, a importância do auditório na construção dos discursos, a significação e importância do meio social e cultural no desenvolvimento do conhecimento científico e na formação dos estudantes, e, como foco central, o potencial do uso de analogias como ferramenta para o estudo Química. Com a análise de algumas coleções de livros didáticos de Química, busquei perceber a frequência e a natureza das analogias utilizadas pelos autores. Outro procedimento foram entrevistas com professores a respeito da maneira como trabalham tais recursos argumentativos.

Palavras-chave: Ensino de Química. Argumentação. Analogia.

Downloads 1497  1497  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFJF – Programa de Pós-Graduação em Educação  Site 
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Aspectos sociocientíficos em Química do nono ano do ensino fundamental: do livro didático ao relato  Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
DACOREGIO, Gisa Aparecida

Esta pesquisa questiona: que contribuição Livros Didáticos de Ciências do nono ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, podem oferecer para a abordagem de Aspectos Sociocientíficos sobre os conteúdos químicos.

Palavras-chave: Aspectos sociocientíficos. Ensino de Ciências. Livro didático.

Downloads 1945  1945  Tamanho do arquivo 3.03 KB  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!O Átomo de Bohr no Nível Médio: uma análise sob o referencial lakatosiano Popular Versão: 2004
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
BASSO, Andreza Cátia

É quase unânime, entre professores e pesquisadores, que a Física Moderna e Contemporânea deve fazer parte das aulas de Física do nível médio. Como o átomo de Bohr é um dos assuntos da Física Moderna ele começa a ser contemplado em alguns livros didáticos deste nível. Neste sentido, passa a ser objeto de interesse para a pesquisa em Ensino de Física. Tendo em vista que o livro didático ainda permanece sendo a principal fonte de consulta do professor, investigou-se como o modelo atômico de Bohr se apresenta (conteúdo e contexto histórico) em seis obras: cinco livros didáticos de Física e um projeto de ensino. Procurou-se analisar, entre outros aspectos, a possível disseminação da visão empirista-indutivista da ciência. Além disso, durante o desenvolvimento da pesquisa interagiu-se com autores visando esclarecer algumas dúvidas decorrentes da análise de suas respectivas obras, o que se mostrou bastante produtivo. Com o intuito de contribuir para o ensino do átomo de Bohr no nível médio, elaborou-se um texto sobre o tema, de acordo com o referencial lakatosiano. O material instrucional foi avaliado por uma amostra de professores de Física do Ensino Médio. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos professores se posicionou favorável à abordagem do texto, à contextualização dada ao assunto; e ainda, defende que deve haver mudança nos conteúdos de Física apresentados no Ensino Médio, embora apontem algumas dificuldades para esta implementação.

Downloads 1994  1994  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC - PPGECT  Site http://BASSO, Andreza Cátia http://www.ppgect.ufsc.br/
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Categoria: Química Dissertações
Fazer Download agora!Envolvimento dos estudantes do ensino Médio com a Química – Conversas de Professores Popular Versão: 2008
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BAZZAN, Alessandro Callai. Envolvimento dos estudantes do ensino Médio com a Química – Conversas de Professores. Unijuí, 2008

Discute-se, no trabalho realizado, o envolvimento dos estudantes nas aulas de Química do Ensino Médio, com base, principalmente, em conversas entre professores de Química que atuam em escolas de Ijuí-RS. O principal objetivo foi compreender motivos que costumam tornar o ensino de Química pouco significativo para os estudantes, apesar da reconhecida importância dessa área do conhecimento na sociedade contemporânea. A realização de conversas com professores com diferentes perfis, como tempo de formação, cargas horárias em sala de aula, diferentes redes de ensino e que atuam em escolas de Ijuí-RS, permite conhecer um pouco a maneira como os mesmos percebem o envolvimento de seus alunos nas aulas e, ainda, outros aspectos relativos ao seu cotidiano como professores. Com base nas conversas e na leitura de escritos de outros professores sobre o ensino de Química no Brasil, chega-se a algumas proposições sobre fatores que interferem no aprendizado e envolvimento dos estudantes de Química no Ensino Médio. Constatou-se que a realização de atividades experimentais e a concepção do professor em relação à experimentação interferem de forma expressiva no envolvimento dos alunos. Da mesma forma, o estudo de situações que envolvem o cotidiano dos estudantes permite maior significação dos conceitos envolvidos nos fatos químicos; no entanto, é complicado definir qual é realmente o cotidiano de um aluno de ensino médio. As distintas histórias de vida e as diferenças entre as escolas permitem a elaboração de várias hipóteses para explicar o grau de interesse dos estudantes nas aulas de Química, assim, também, as diferentes condições de trabalho implicam em maior ou menor comprometimento dos professores. Outro aspecto considerado foi o currículo adotado pelas escolas e a maneira com que este leva ou não à adoção de práticas de ensino mais significativas para os estudantes. Conclui-se que o problema é complexo e que não há respostas simples a serem dadas quando se analisa as conversas de professores que produzem as aulas em contextos reais, havendo diversos fatores que devem ser levados em conta e analisados, sempre inseridos numa ampla realidade. Para cada situação escolar, compreendendo estudantes, professores e a escola como um todo, devem ser buscados os melhores caminhos que levem ao envolvimento de todos nas aulas de Química. Nenhuma solução genérica, muitas vezes, apresentada como eficaz na aprendizagem do conhecimento químico, foi considerada satisfatória pelos sujeitos da pesquisa.

Palavras-chave: Química do Ensino Médio. Percepções de Professores de Química. Envolvimento dos estudantes com a Química.

Downloads 2120  2120  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unijuí  Site 
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