Categoria: Sociologia Dissertações |
Conhecimento como substrato dos programas de melhoria contínua e das ações da área de recursos human |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
BUENO, Ademir Moreira
Resumo: A presente dissertação analisou como as empresas por meio dos programas de Melhoria Contínua, e das ações da área de Recursos Humanos, se apropriam do conhecimento do trabalhador. Para tanto, estudou-se os Programas implementados por duas montadoras de veículos e uma fornecedora de autopeças, através de entrevistas com trabalhadores da área operacional e com gerentes de recursos humanos, com vistas a descobrir quais os seus objetivos, suas formas de recompensa, bem como quais eram as ações da área de Recursos Humanos (RH) utilizadas pelas empresas para que seu alvo fosse alcançado. Chegou-se a conclusão que os Programas visam a contribuição dos trabalhadores por meio das práticas que as empresas empreendem na busca por melhorias nos processos, produtos; em máquinas, equipamentos e ambiente de trabalho. Por sua vez, a área de RH auxilia os administradores na preparação dos trabalhadores para que estejam qualificados e prontos, tanto técnica como pessoalmente a fim de responder aos projetos empresariais.
Palavras-chave: Conhecimento do trabalhador. Programas de melhoria contínua. Recursos humanos. Qualificação. Competência.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Do amor em tempos de internet : análise sociológica das relações amorosas mediadas pela tecnologia |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Carlize Regina Ogg; TAMANINI, Marlene Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes.Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Data de publicação: 2007
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 2007
O objetivo principal deste trabalho foi o de pesquisar a sociabilidade amorosa mediada pela tecnologia eletrônica, bem como as representações que os usuários elaboram acerca desta experiência. A problemática central do estudo investiga se existe a possibilidade de se construir relacionamentos amorosos pela Internet e que tipos de relações podem configurar-se nela. Além disso apresentam-se alguns dos motivos encontrados para a busca de parceiros no ambiente virtual, descrevem-se as práticas vivenciadas pelos usuários, verifica-se a vigência ou não da reprodução de valores tradicionais referentes às relações entre os gêneros e averiguam-se as possibilidades do uso construtivo e/ou deletério da Internet em relação à sociabilidade amorosa. A consecução do trabalho deu-se por intermédio da realização de entrevistas com usuários dos sites de encontros e namoros; recursos virtuais escolhidos por serem construídos para a busca de parceiros. Os resultados foram submetidos à análise qualitativa e revelaram que, de acordo com a definição e expectativa, dos usuários entrevistados, acerca das relações amorosas e/ou sexuais, a Internet não é um ambiente onde se possa construí-los e vivenciá-los porém esta ecnologia é uma ferramenta a mais para busca e aproximação entre pessoas que desejam um parceiro. Verificamos que a Internet propicia não só a aproximação como também o rompimento das relações estabelecidas entre os parceiros e, finalmente, que no ambiente virtual reproduzem-se as relações de gênero calcadas nos modelos tradicionais.
Palavras chave: Amor. Sexualidade. Tecnologia. Relacionamento. Internet. Subjetividade. Gênero. Cultura. Indústria cultural.
Área de concentração: Cultura e poder
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Escola, autoridade e indisciplina : um estudo de caso |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
KAFROUNI, Maria Angelica Sant'Anna
Resumo: este estudo é um convite à reflexão sobre a autoridade escolar. A realização da presente pesquisa foi viabilizada pela valorização do espaço de fala, escuta e reflexão de alunos, pais, professores e demais envolvidos em uma comunidade escolar e por consequência no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa tem por objetivo descrever e analisar as relações de autoridade e disciplina no ambiente escolar, tendo em vista a perspectiva da escola em Promover a transmissão de conhecimento formal e valores sociais para a vida presente e futura de seus alunos. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas: observação participante, grupos operativos, questionários, entrevistas semiestruturadas e análise do prontuário de ocorrências da escola. Inicialmente foram formados três grupos selecionados nos três períodos de funcionamento da escola, representados por alunos de 5ª à 8ª série, um grupo com professores e um grupo com pais de alunos. Com os diretores, os orientadores pedagógicos e atendentes de serviços gerais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A partir da análise das informações e da bibliografia estudada, foi possível apreender que sobre a Educação recai a esperança da transmissão dos padrões sociais tradicionais da cultura vigente. A formalização e a transmissão destes padrões sociais são questionados entre os profissionais da escola em foco, gerando tensões entre a direção e o corpo docente, frequentemente acirrando divergências entre os próprios professores. Os conflitos, ao serem acumulados, dificultam a manutenção da autoridade institucional frente aos alunos. Sobre a instituição escolar recai o reconhecimento social do direito e do dever atribuído pelo Estado para oferecerem um leque de informações básicas, que se constituem em parâmetros para as escolhas profissionais da sociedade educada.
Palavras-chave: Papel da escola. Indisciplina e autoridade. Instituição escolar. Poder. Política. Ideologia.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Representação teatral: Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, institucionalismo e vetos |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
Autores: Laibida, Luiz Demétrio Janz Oliveira, Ricardo Costa de Braga, Sérgio Soares Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduaçăo em Sociologia. Data de publicação: 2007
Resumo: Anexos Orientador : Ricardo Costa de Oliveira Co-orientador: Sérgio Soares Braga Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 14 de novembro de 2007. Inclui bibliografia e notas
O objetivo deste trabalho é analisar a existência de uma representação teatral do parlamentar dentro da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná. Para tanto, as novas abordagens institucionais (neo-institucionalismo) e as questões de veto serão fundamentais para a comprovação da hipótese do trabalho. A Assembléia Legislativa do Paraná é uma instituição política que tende a uma nova perspectiva de analisar as instituições, principalmente as novas mudanças estruturais. A Assembléia pode ser vista como um palco das representações teatrais dos parlamentares, que na maioria das vezes não almejam grandes transformações e dão continuidade às relações e distribuição de poder, prevalecendo e estruturando a Assembléia enquanto instituição. Os vetos nesse estudo são analisados como uma relação interna na política, e o neo-institucionalismo como uma nova abordagem das relações de vetos. A análise destes prevê a possibilidade de transformação da instituição. É importante salientar que os projetos de lei e os vetos são feitos por um conjunto de atores que interagem entre si, tendo como foco principal o Executivo e o Legislativo; porém, esses mesmos atores têm pontos de vista e interesses também em outras áreas do poder. Mostraremos a instituição democrática legislativa e as novas abordagens do neo-institucionalismo, lembrando que é fundamental reportar-se ao fato de que esta institucionalização está regida na Constituição de 1988. São de extrema relevância para o trabalho a análise das concepções teóricas e o contexto sociológico de representação no Legislativo, pois esse é o foco principal do mesmo. Enfatizaremos as questões de veto, analisando principalmente o seu contexto contemporâneo de interações e tipologias e das relações entre os Poderes. Faremos a análise completa dos vetos no período de 1996 a 2006, findando verificar se os parlamentares se posicionam e agem conforme “regras políticas” previamente estabelecidas pela Assembléia, o que possibilitará traçar perfis que indicarão tipologias específicas confirmando a hipótese de representação teatral.
Palavras-chave: Representação teatral. Assembléia Legislativa do Paraná. Institucionalismo. Vetos. Poder. Política. Ideologia.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Elites políticas em tres perspectivas : origem social, carreira pública e valores dos membros dos po |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
Autores: Rodrigues, Lorena da Silva Perissinotto, Renato M. (Renato Monseff), Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes.Programa de Pós-Graduaçăo em Sociologia. Data de publicação: 2006 Resumo: Orientador: Renato Monseff Perissinotto Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 2006
Inclui bibliografia Área de concentraçao: Cultura e poder
Esta pesquisa está filiada à corrente de estudos que se preocupa com as elites políticas, ou seja, às discussões sociológicas sobre aquelas minorias que têm mais privilégios e influência do que a grande maioria dos indivíduos da sociedade. Especificamente, este trabalho realiza uma análise das elites políticas do município de Ponta Grossa (PR), dos indivíduos que ocuparam posições formais nos setores político-administrativo e legislativo, no período compreendido entre 1993 e 2004. Por meio desta pesquisa estabelece-se uma comparação entre as biografias de prefeitos, vice-prefeitos e secretários de governo das gestões de Paulo Cunha Nascimento (PDC), Jocelito Canto (PSDB) e Péricles de Holleben Mello (PT). Uma análise das biografias dos membros das três legislaturas correspondentes a esses doze anos complementa o trabalho. Os dados levantados para a construção dessas biografias coletivas foram selecionados de modo a se compreender a elite política desse período a partir das três perspectivas de análise: a origem socioeconômica dos membros desses grupos, suas trajetórias públicas e as crenças que orientam suas ações na arena política. Através dessas perspectivas que direcionam toda a discussão do trabalho, foi possível mapear as características de cada legislatura e o sentido da renovação em cada período. No setor político-administrativo, o estudo revela a efetividade das diferenças entre os grupos que estiveram no poder. Finalmente, este trabalho, a partir de uma análise posicional, ao olhar para o resultado do recrutamento político, discute alguns aspectos desse processo e a relevância do treinamento político e das experiências sociais dos indivíduos que compuseram a elite.
Palavras-chave: Elites políticas, origem socioeconômica, socialização, treinamento, valores, renovação, trabalho, produção, poder, política, classes sociais.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Educação e relações raciais : um estudo de caso |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
SANTOS, Abel Ribeiro dos
Resumo: Esta pesquisa teve como pano de fundo as reflexões em âmbito nacional em relação ao tema das relações étnico-raciais no Brasil. O foco central de estudo foram as relações raciais e as práticas educativas de professores, especificamente dentro da realidade sócio-educacional de escolas públicas na cidade e região metropolitana de Curitiba. Para isso, à luz da lei 10.639 de 2003 sobre o ensino de História da África, analisou-se como estão representados o negro e a história da África nos livros didáticos de história de 6ª e 7ª séries, qual é a visão dos professores e qual vem sendo sua prática pedagógica em sala de aula. Para tanto, delimitou-se como universo de pesquisa e estudo de caso uma escola localizada na periferia da cidade de Curitiba. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, foram entrevistados profissionais pedagogos, professores, funcionários e alunos para saber como se dão as relações étnico-raciais na escola. Analisou-se ainda, in fine, como as práticas docentes têm contribuído para a discussão do papel da escola (problematizadora/reprodutora) em relação às práticas discriminatórias a negros no ambiente escolar. A pesquisa evidenciou elementos que constataram as hipóteses levantadas, tais como: formas de silenciamento da questão racial e de práticas discriminatórias na escola; a idéia de democracia racial brasileira perpassando todo o ambiente escolar; os livros didáticos analisados não avançaram na problematização e na desconstrução das imagens negativas dos negros, que ainda estão associadas à escravidão e à inferioridade do negro na formação cultural do País, principal reivindicação dos movimentos negros desde a década de 70; a lei 10.639/03, apesar de 4 anos de sua implementação, é pouco conhecida e não está sendo colocada em prática pelos professores desta escola; há formas de racismo explícito e implícito no ambiente escolar, negado pelos professores, denotando estarem pouco preparados para lidar com a questão racial em sala de aula. No final da pesquisa, evidenciamos a importância da lei 10.639/03, se não para resolver totalmente o problema educacional dos negros, mas, para contribuir na problematização das relações raciais e apontar novos caminhos para diminuir as grandes diferenças sociais existentes no interior das escolas de todo o Brasil.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais. Educação. Livros didáticos. Escola pública. Discriminação. Instituição escolar. Poder. Política. Ideologia.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Preso, prisăo e reabilitaçăo : a visăo das assistentes sociais do departamento penite |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
SHELLA, Julia Alves Ferreira
Resumo: O presente trabalho origina-se de uma experiência anterior de estudo sobre prisões. No momento em que trabalhei o tema conversão religiosa em uma unidade penal fui percebendo outras relações estabelecidas dentro desse universo. A que mais me chamou a atenção foi a figura da assistente social como central no processo de reabilitação. Essa posição tornou-se ainda mais evidente quando acessei os regimentos internos das unidades penais onde as competências das assistentes sociais relacionam-se exclusivamente ao bem estar do preso e à sua reabilitação. Essa expressão reabilitar ou ressocializar implica em preparar o individuo para o mundo externo à prisão sem levar em consideração um processo de ressocialização inverso, qual seja, socializar no universo prisional. Isso parte do pressuposto de que não houve uma socialização no mundo livre. Tal questão torna-se importante se considerarmos a origem desse individuo “não socializado”, que pode-se dizer é excluído duplamente. Uma vez ele é marginalizado por um Estado de bem-estar que não cumpre sua função e é criminalizado por estar à margem da sociedade (o que não implica que este individuo seja criminoso). Ao pensarmos prisão como um aparelho punitivo cruel – já que pensar no sentido contrario é inviável ao analisarmos o que de fato é prisão – temos que inevitavelmente refletir sobre o seu significado dentro de um estado excludente. A prisão em sua origem aparece com intuito de penitenciar, gerar arrependimento. Hoje, no caso brasileiro, ela aprece como resposta ao crescimento da violência – ou ainda, ao crescimento de universo criminalizável. Dessa forma torna-se necessário que estudos sejam feitos e escolher trabalhar com a questão da reabilitação é fundamental pois este aspecto está justamente na contradição colocada por esse aparelho punitivo: como reabilitar, mantendo o individuo preso? Como prepará-lo para a vida livre? E para responder essas perguntas é que os informantes deste trabalho são as assistentes sociais, centrais, num primeiro momento, nesse processo. A conclusão que chegamos é que essas profissionais não acreditam na reabilitação e nem se consideram centrais nesse processo. E a falta de crença na reabilitação não se deve à ineficácia da prisão em si ou à ineficácia do serviço social mas sim à falta de apoio estatal ao sistema prisional e aos recursos humanos que nele atuam.
Palavras-chave: Prisão. Reabilitação. Serviço-social.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Intermediaçăo de măo-de-obra no sistema público de emprego no Paraná : um estudo de caso |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
Intermediaçăo de măo-de-obra no sistema público de emprego no Paraná : um estudo de caso
Autores: Radzinski, Vilmar Motim, Benilde Maria Lenzi Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes.Programa de Pós-Graduaçăo em Sociologia. Data de publicação: 2007
Resumo: Orientadora: Benilde Maria Lenzi Motim Inclui apêndice
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Cięncias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 2007 Inclui bibliografia Área de concentração: Trabalho e Ruralidades
O presente estudo constitui-se de uma reflexão sobre o serviço público de intermediação de mão-de-obra nas Agências Públicas de Emprego no Paraná como um instrumento de enfrentamento do problema do desemprego crescente. Este programa promove o encontro entre trabalhadores e empregadores, propicia informações e orientações aos trabalhadores que procuram emprego e aos empregadores, na busca de recursos humanos. Os objetivos desta dissertação foram entender de forma específica os motivos do não preenchimento das vagas ofertadas no Sistema Público de Emprego e fornecer alguns subsídios no “combate ao desemprego”. Outra contribuição refere-se a uma análise teórico-crítica sobre as eventuais e profundas mudanças que estão ocorrendo no “novo mundo do trabalho”. A política neoliberal enfraqueceu a intervenção do Estado nas relações Capital-trabalho, afetando o Sistema Público de Emprego. Realizou-se uma investigação sobre a atuação do Estado desde o início da década de 1930 até os dias atuais, resgatando sua importância histórica na organização do mercado de trabalho, atuando para redução do tempo de procura por trabalho. Buscou-se, também, levantar os aspectos positivos e as limitações das Políticas Públicas de Emprego no Brasil. Apesar de fazer uma análise sobre as Políticas Públicas de Emprego (PPE) e o Sistema Nacional de Emprego (SINE), o objeto de estudo específico refere-se ao Sistema de Intermediação de Mão-de-obra (SIMO), nas Agências SINE-PR, cujos parâmetros de atuação não permitem a superação do desequilíbrio entre os níveis de oferta e demanda da força de trabalho. Palavras chaves: Estado, Intermediação de mão-de-obra, Políticas Públicas de Emprego, mercado de trabalho, trabalho, produção, classes sociais.
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