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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (18)


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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Mapas dentro de mapas : estratégias de articulação entre o local, o regional e o global na Bienal do Popular Versão: 
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
FETTERr, Bruna Wulff

O tema desta dissertação é a Fundação Bienal do Mercosul. Ela resulta de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o papel desempenhado por essa organização no sistema local das artes. Criada em 1995, na cidade de Porto Alegre, Brasil, por um grupo de artistas, de empresários e políticos, essa Fundação tinha como objetivo original promover e legitimar a arte regional. Desde então, a Bienal do Mercosul cresceu de forma significava, tornando-se o 2º maior evento de arte contemporânea da América Latina, situando-se atrás apenas da Bienal de São Paulo. Nas seis edições realizadas até o momento, foi possível observar como a criação e a consolidação dessa organização vem produzindo alterações no meio artístico local e na atuação de seus atores; ao mesmo tempo em que se evidencia a existência de tensões entre representantes da academia e do empresariado local (principal financiador do evento e gestor da Fundação). A análise levou-nos a perceber as estratégias de ambas partes em busca da manutenção ou legitimação de suas posições. O estabelecimento de uma lógica empresarial interna à Fundação, bem como a gradual internacionalização do evento e sua independentização em relação à intelectualidade local surgem, então, como resultado do predomínio da estratégia do empresariado na definição dos rumos da Bienal.


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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Entre bytes e pixels : estudo etnográfico sobre a identidade em movimento no Second Life Popular Versão: PDF
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
FRANÇOIS, Elias Davi

As diversas plataformas de interação social disponíveis na internet, como salas de bate-papo (chats) e sites de relacionamento (Orkut, myespace) sempre se mostraram como um efervescente espaço para a manifestação identitária e a experimentação de diferentes nuances da subjetividade humana por parte do sujeito contemporâneo. Com o advento, no ano de 2003, da plataforma Second Life, surge um novo tipo de experimento mediado por computador, o de um "mundo on-line" em três dimensões que procura recriar todos os aspectos encontrados na sociedade off-line. O ideal de transposição de um modelo societário do mundo off para o on-line oferece uma oportunidade ímpar para o sujeito vivenciar novas perspectivas de sua identidade. O "ser ou não ser" depara-se com novas possibilidades de manifestações, seja na forma de sua aparência física, seja na forma de suas atitudes e desejos expressados. Em meio a esta teia de novas possibilidades identitárias, procura-se neste trabalho observar através de um estudo etnográfico, quais as manifestações de identidade encontradas neste espaço on-line e a sua possível correlação com a identidade exercida pelo sujeito no mundo off-line. Neste sentido, desponta atualmente um novo modo de se vivenciar a identidade no espaço on-line, o qual conjuga um potencial quase que ilimitado de novas experiências subjetivas e o intercâmbio de significados entre o sujeito on e off-line, o que aponta para uma possível maior incorporação do espaço on-line na sociedade off-line.

Palavras-chave: Não informado

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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!A politização da identidade religiosa de católicos, africanistas e evangélicos nas eleições de 2006  Popular Versão: 
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
HOFF, Márcio

Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma investigação sociológica a partir da análise da participação de lideranças religiosas (pastores, padres, pais e mães-de-santo, leigos) como candidatos a deputado estadual e federal no Estado do Rio Grande do Sul, nas eleições de 2006. A cada pleito eleitoral, vem crescendo o número de candidatos religiosos que se dizem “representantes de Deus” com a intenção de obter os votos de uma camada considerável da população evangélica, católica, de matriz afro-brasileira ou de outras denominações religiosas minoritárias. Somente no Rio Grande do Sul, foram mais de 60 os adeptos (entre membros e lideranças) de algum credo religioso que se apresentaram como candidatos a deputado nas eleições de 2006. A pesquisa de caráter sociológico tem a intenção de, desvelar as motivações que impulsionaram as denominações religiosas e suas lideranças a participarem do campo políticopartidário, através da análise de documentos de algumas Igrejas, bem como de periódicos, jornais, revistas, livros, pesquisas na internet e da realização de entrevistas semiestruturadas e gravadas com mais de 24 candidatos “religiosos”, buscando ilustrar o cenário demarcado na campanha política do pleito eleitoral de 2006 no Rio Grande do Sul.

Palavras-chave: Política. Eleições. Candidatos religiosos. Igrejas.

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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Entre o público e o privado : interpretações sobre estórias de abuso sexual em narrativas jornalísti Popular Versão: 
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
Kraemer, Luciana

Entre o público e o privado : interpretações sobre estórias de abuso sexual em narrativas jornalísticas [documento impresso e eletrônico].

Porto Alegre, 2008. 166 f. : il. Diss. (Mestrado em Ciências Sociais) - PUCRS, Fac. de Filosofia e Ciências Humanas


Data 2008
Descrição Física 166 f. : il.
Nota Tese/Diss Diss. (Mestrado em Ciências Sociais) - PUCRS, Fac. de Filosofia e Ciências Humanas

Resumo: O presente estudo investiga o abuso sexual de crianças e adolescentes a partir das narrativas jornalísticas construídas em dois dos jornais de maior circulação da região sul do Brasil, a Zero Hora (RS) e a Gazeta do Povo (PR), entre setembro de 2006 a outubro de 2007. Um dos principais objetivos foi compreender como as notícias neste período retrataram as três posições sociológicas associadas a esta violência, como a vítima, o abusador e a cena de abuso. Outro questionamento da pesquisa diz respeito aos indicadores que revelam a maior ou menor abertura dos jornais ao discurso da Agência de Notícias dos Direitos da Infância, uma ONG que se coloca como porta voz dos direitos da infância no campo jornalístico e que trabalha para regular a abordagem do tema nos meios de comunicação. Para dar conta das especificidades do objeto investigado, se utilizou como referencial teórico leituras associadas à violência, sexualidade, infância, sociologia da comunicação e movimentos sociais. Como fonte de análise utilizou-se ainda o discurso de jornalistas e dirigentes da organização. Dentre os resultados, a evidência de que o discurso jornalístico tem priorizado, nas narrativas, os casos de abuso sexual que se distanciam dos que as estatísticas produzem, deslocando a casa como espaço primeiro onde esta violência normalmente ocorre.

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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!A organização eclesiástica da Assembleia de Deus em Canoas/RS  Popular Versão: 
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
LOPES, Deivis Vânio

Resumo: A presente pesquisa constitui um estudo de caso cujo objetivo principal consiste em analisar a estrutura organizacional da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no município de Canoas/RS. Para tanto, aborda a história desta organização religiosa, no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Canoas; seu crescimento na década de 1990, sua estrutura administrativa, organizada em convenções, campos, distritos, congregações, centros evangelísticos e departamentos; sua forma de governo eclesiástico, em análise comparativa com o governo eclesiástico das Assembleias de Deus na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro/RJ; os locais de culto, suas relações de poder, as práticas e estratégias de seus dirigentes.

Palavras-chave: Assembleia de Deus. Organização eclesiástica. Pentecostalismo. Canoas. Autocracia.

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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!A retórica da intransigência brasileira : uma análise do discurso da oposição durante o primeiro gov Popular Versão: 
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
MENEZES, Daiane Boelhouwer

Resumo: Esta dissertação realiza uma análise do discurso dos dois principais partidos de direita e, pela primeira vez, de oposição no âmbito federal – o Partido da Frente Liberal (PFL) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) –, durante a 52ª Legislatura da Câmara dos Deputados (1º/02/2003 a 1º/02/2007), ou seja, durante o primeiro governo de Luís Inácio Lula da Silva. O corpus de pesquisa foi composto pelos pronunciamentos proferidos em plenário pelos deputados federais líderes desses dois partidos, pois sabendo a indicação da liderança do partido, há fidelidade partidária na Câmara dos Deputados suficiente para poder prever em mais de 90% dos casos o resultado das votações. A análise deste corpus baseia-se nos conceitos da Escola Francesa de Análise de Discurso. A pesquisa busca saber quais das teses propostas por Albert Hirschman foram mais utilizadas pela oposição durante o primeiro mandato de Lula. A tese da perversidade sustenta que ações para melhorar a ordem econômica, social ou política só pioram a situação que se deseja remediar. A tese da futilidade defende que as mudanças são sempre ilusórias, já que as estruturas da sociedade permanecerão as mesmas. A tese da ameaça argumenta que o custo de determinada ação é muito alto, porque coloca em perigo outra realização anterior. A hipótese, baseada na conclusão de André Singer de que é característica da direita brasileira a aversão a qualquer tipo de mudança que ocorra via contestação da ordem e do direito de repressão do Estado no que diz respeito aos movimentos sociais, era que a tese da ameaça referente à ligação do governo com os movimentos sociais fosse a mais representativa. O número de pronunciamentos que utilizam o argumento da ameaça vinda da mobilização social confirma a hipótese, pois se trata do maior percentual, respondendo por 33,93% da retórica da intransigência brasileira. Além disso, ficou claro que o PFL foi o opositor mais contundente e deu preferência ao argumento da ameaça, enquanto o PSDB utilizou-se mais da tese da futilidade e dos efeitos perversos.

Palavras- chave: Oposição. Direita. Esquerda. Partidos políticos. Governo Lula.

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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Nem toda a comida de shopping center é McDonald's estudo de caso na praça de alimentação do Iguatemi Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MONTEIRO, Karen

Resumo: A dissertação tem como tema a comida, a partir do estudo de caso realizado na praça de alimentação do shopping-center Iguatemi de Porto Alegre. Interessa analisar a comida enquanto construção simbólica, portanto indissociada do seu contexto de inserção. Trata-se de estudar o alcance dos conceitos de fast-food, com ênfase naquele que aqui é denominado modelo Mcdonald’s, apontado como um dos paradigmas da racionalidade formal da sociedade contemporânea. Na praça de alimentação, através da opção pela metodologia qualitativa, a pesquisa analisa comida direcionando suas "lentes" para o "lado de dentro do balcão". A atenção, assim, volta-se para a produção e serviços presentes no espaço social alimentar, emblema dos centros urbanos.

Palavras-chave: Comida. Shopping center. Fast-food.

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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Mude ou desapareça : estudo etnográfico sobre empresas em transformação Popular Versão: 
Atualização:  16/8/2013
Descrição:
RIBEIRO, Dulce Maria Feijó

Resumo: As práticas e os discursos relacionados ao “capital humano” têm obtido cada vez mais força e legitimidade no mundo empresarial. “Pessoas são o nosso patrimônio” é um imperativo que faz parte do discurso daquelas organizações que desejam manter-se no mercado, competindo entre as melhores. Esse estudo, focado em empresas que passam por processos de transformação dos setores de varejo e serviços, mostra que as novas tecnologias de informação, a reconstituição das relações de trabalho e dos sistemas de produção em bases sociais, econômicas e geográficas distintas, não permitem mais o trabalho feito de forma tradicional, estruturado através do controle do saber e do fazer do indivíduo. Entretanto, percebe-se que a lógica do “trabalho árduo” tem se mantido, agora embalada por sofisticados e criativos discursos. O estudo etnográfico realizado nas empresas pesquisadas mostra as inúmeras estratégias que estão servindo para seduzir e conquistar esse “ser humano”, que necessita a cada dia de novas competências para liderar, além de estar aberto aos modismos e às mudanças do mercado considerados irreversíveis.

Palavras-chave: Antropologia das Organizações. Tecnologia de Gestão. Indivíduo. Identidades Organizacionais de Empresas.

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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!Trajetórias de mulheres bem sucedidas profissionalmente : uma análise antropológica a partir de padr Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SCHERER, Aline Cristine Scotti

Resumo: Esta pesquisa busca analisar, através dos padrões culturais de gênero, as trajetórias de mulheres que ocupam cargos de prestígio em organizações no estado do Rio Grande do Sul. Essa perspectiva estão vinculados os arranjos e/ou mecanismos familiares que permeiam as carreiras femininas e as relações cotidianas vivenciadas durante o processo de consolidação no trabalho. O estudo se desenvolveu a partir de entrevistas que focaram a história de vida de seis mulheres que integraram organizações distintas, abarcando as áreas: empresarial, política, educacional, militar, jurídica e da saúde. Atenta-se também para questões referente à construção da imagem feminina e os discursos organizacionais em relação às percepções de gênero.


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Categoria: Sociologia Dissertações
Fazer Download agora!O marketing eleitoral e a decisão do voto : a percepção dos partidos políticos no Rio Grande do Sul Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SEHBE Neto, Kalil

Resumo: Nesta dissertação procurou-se analisar a visão dos partidos políticos sobre a influência do marketing eleitoral na decisão do voto pelo cidadão. Para tanto, optou-se por ouvir os presidentes das dez siglas representadas na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Examinaram-se conceitos e definições de palavras-chave, relacionando-os aos dados colhidos. Desta forma, desenvolveu-se um instrumental dialógico, a partir do qual surgiram entendimentos e considerações. Apresentaram-se aspectos teóricos sobre marketing, marketing político, marketing eleitoral, comportamento do eleitor e legislação eleitoral. Julgou-se importante discorrer sobre os contextos de aplicação das ferramentas de marketing com fins políticos e, mais especificamente, eleitorais nos contextos mundial e brasileiro sem, no entanto, deixar de abordar algumas ressalvas e resistências a sua utilização no processo. A partir daí, realizou-se a análise das considerações constatadas na investigação de campo, que buscou destacar o entendimento dos líderes partidários sobre marketing eleitoral, a visão dos partidos acerca do eleitor e as contribuições dos partidos políticos para a eleição dos seus candidatos. Estudaram-se as restrições e articulações entre as áreas e constatou-se uma sensível perda de influência dos partidos políticos, redundando na individualização da tomada de decisões por parte dos eleitores.

Palavras-chave: Marketing. Marketing eleitoral. Comportamento do eleitor. Partidos políticos

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