Este trabalho tem como objetivo investigar cinco contextos de ensino de língua inglesa nos níveis fundamental e médio de escolas públicas e particulares.
Palavras-chave: Ensino de inglês (ensino fundamental e médio). Alternativas para o ensino de línguas estrangeiras. Pesquisa de caráter etnográfico. Inovações educacionais. Mercantilização do ensino de inglês.
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Esta pesquisa focaliza práticas e eventos de letramento observados no ensino de leitura em inglês de duas escolas do Ensino Médio (uma pública e outra particular).
Palavras-chave: Leitura. Letramento crítico. Multiletramentos. Tecnologias de informação e comunicação. Língua inglesa.
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Este trabalho tem como objetivo estudar as relações sociais traçadas no romance The Awakening, de Kate Chopin, e suas implicações estéticas, como a questão do narrador onisciente e do desenvolvimento da narrativa, os limites desta, bem como os limites da ideologia da modernização.
Palavras-chave: Literatura norte-americana. Kate Chopin. Literatura e História. Século XIX. Narrador Onisciente.
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O objetivo deste estudo exploratório é o de fazer um levantamento das crenças que compõem a competência implícita do professor sobre o ensino de língua estrangeira (LE) e a gênese dessas crenças.
Palavras-chave: Crenças. Competência implícita. Língua. Formação de professores. Línguas: estudo e ensino.
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Este trabalho, de natureza etnográfica, tem como objetivo investigar materiais didáticos criados e produzidos por professores de inglês em atuação em escolas públicas, sob a perspectiva dos gêneros textuais utilizados em sua confecção. O foco da análise repousa sobre o uso de gêneros textuais e as estratégias de leitura para o ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira, dentro da ótica do interacionismo sociodiscursivo, detendo-se nas propostas de utilização de gêneros textuais descritas por Schneuwly & Dolz (2004).
Palavras-chave: Material didático. Gêneros textuais. Escola pública.
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O presente estudo busca investigar o grau de comunicatividade alcançado num determinado contexto escolar, que utiliza a abordagem comunicativa para o ensino de inglês como língua estrangeira.
Palavras-chave: Prática comunicativa. Inglês no contexto escolar. Pedagogia das línguas. Formação de professores.
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